Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente
ago
17

Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

3 Comentários

Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa.

Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da imagem da sua marca e um atendimento mais qualificado.

Pelo fato de a base de conhecimento ser uma boa maneira de agilizar os processos de informação e de atendimento, esse artigo vai trazer alguns tópicos importantes acerca do tema. Então, vamos ao conteúdo?

O que é uma base de conhecimento?

A base de conhecimento em uma empresa consiste em um banco de dados, uma espécie de depósito de informações que pode e deve ser consultado sempre que for necessário.

Nesse banco de dados estarão disponíveis conteúdos relevantes sobre o produto ou serviço oferecido, sendo acessível tanto para os clientes quanto para os gestores. Um exemplo que pode ilustrar bem essa questão é uma empresa que atua no segmento da tecnologia.

Outside In – Como melhorar o BPM com essa estratégia?

Nesse contexto, a base de conhecimento pode oferecer informações centralizadas acerca desse tema, servindo como uma biblioteca rica em conteúdo, ideal para sanar os vários tipos de dúvidas dos clientes/usuários.

Os formatos das soluções podem ser dos mais variados, sempre levando em consideração a facilidade ao acesso das informações.

Vamos ver alguns exemplos a seguir.

Artigos

São excelentes para informar pela sua grande quantidade de conteúdo. Eles podem ser redigidos trazendo perguntas e respostas, dicas passo a passo e outras abordagens como tutoriais.

Vídeos

Também se destacam pelo didatismo rápido e eficiente, pois utilizam uma linguagem que une som e imagem, sendo ótimos recursos para mostrar exemplos práticos do uso de algum produto ou serviço.

Infográficos

São recursos que facilitam a explicação e a organização das informações, pois graças a um design criativo, proporcionam uma abordagem bastante didática para oferecer conteúdo.

Saiba por que é importante adotar uma base de conhecimento

No atual contexto, em que os consumidores, de uma forma geral, apelam para a internet em busca conteúdo de conteúdo capaz de sanar os seus problemas, a base de conhecimento surge como uma opção viável para o seu negócio estar ao lado do cliente.

Em muitos casos, em que o cliente pretende saber mais a fundo sobre um produto, a base de conhecimento (ficando disponível 24h) é um recurso bastante útil para o consumidor.

Além disso, existem outros motivos que a tornam um elemento fundamental para trazer bons resultados para o seu negócio como nos exemplos abaixo.

Torna o atendimento mais ágil

 Esse recurso agiliza algo que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio: o processo de atendimento.

O motivo para isso é o fato de que, a partir do momento em que o cliente entra em contato com a empresa para sanar algum problema ou tirar suas dúvidas, a base de conhecimento já proporciona as respostas prontas e documentadas.

Você conhece a Metodologia Ágil? Veja aqui como entregar mais valor para o seu cliente

Nesse caso, basta acessar a base de conhecimento, encontrar a informação correspondente e guiar o cliente da melhor maneira possível. Por tudo isso, essa iniciativa possibilita uma maior satisfação para os consumidores.

Isso é bastante importante e conta pontos para estabelecer um bom incentivo para a sua marca ser lembrada, bem como destaca o negócio entre os concorrentes.

Facilita o engajamento da equipe

 Os funcionários que atuam nos diferentes setores da empresa irão ser fundamentais para a criação de uma boa base de conhecimento. Isso contribui para a atuação dele na melhoria do seu negócio, o valorizando e o incentivando a se dedicar ainda mais para a empresa.

Diante de colaboradores motivados, além de consolidar a sua base de conhecimentos, se torna mais fácil melhorar ainda mais a produtividade.

Vale lembrar ainda que a base de conhecimentos também auxilia no treinamento da equipe, pois diante das informações essenciais centralizadas em um único lugar, os colaboradores podem consultar quais são as informações mais solicitadas pelos clientes e descobrir como sanar tais problemas.

Beneficia a produtividade na realização das atividades

Levando em consideração que a organização dos processos é essencial para o bom andamento de trabalho em uma empresa, então a base de conhecimento é uma excelente maneira de organizar as informações.

A vantagem disso é a melhoria na produtividade, pois os funcionários não irão perder tempo em busca de conteúdo em e-mails e outros locais. A base de conhecimento organiza e centraliza o conteúdo em um local acessível.

Desse modo, os colaboradores terão mais tempo para se dedicar às tarefas que são realmente importantes e encontrarão com mais facilidades as informações quando for necessário consultá-las.

Como criar uma base de conhecimentos para a sua empresa

Ciente da importância que a base de conhecimentos tem para trazer soluções para os clientes, é pertinente pensar em maneiras adequadas para adotar uma para o seu negócio.

As medidas a seguir mostram alguns elementos essenciais que não podem ser deixados de lado ao criar um base de conhecimento para a sua empresa. Então, muita atenção a esses pontos!

Utilize uma ferramenta apropriada

Hoje em dia é possível contar com softwares que possibilitam a organização e implementação de uma base de conhecimento. Vale pesquisar no mercado e encontrar uma ideal para o seu modelo de negócio.

Por essa razão, tais ferramentas surgem como uma solução para o seu negócio, promovendo uma boa interação com os seus clientes.

Mantenha o conteúdo atualizado

A base de conhecimento exige constante atualização. Isso é importante para evitar que informações importantes se tornem obsoletas. Além disso, é fundamental monitorar também essa base.

Por meio de um software adequado para gerenciar a base de conhecimentos, é possível ainda adotar sistemas que possibilitam averiguar quantas pessoas acessam essa base e, em alguns casos, interagir com elas.

Sempre revise os processos

Processos nada mais são do que o passo a passo de como as tarefas devem ser feitas em uma empresa.

Você sabe o que é CSC? Entenda o conceito e os benefícios neste post

Por isso, para que a base de conhecimento sempre seja atual, é preciso primeiramente atualizar tais processos para que não haja divergências de informações.

Na era da informação e do conteúdo, a base de conhecimento auxilia muito uma empresa

Ela estabelece um bom atendimento e ainda permite organizar com mais segurança e eficiência o fluxo de informação do seu negócio.

Para saber mais sobre a utilização e a ferramenta adequada para criar a sua base de conhecimento, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos como esse.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    mar
    16

    Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

    • 16 de março de 2021

    É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos. Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva…. Leia Mais
    mar
    05

    6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

    • 5 de março de 2021

    Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
    fev
    15

    Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

    • 15 de fevereiro de 2021

    Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
    fev
    08

    5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

    • 8 de fevereiro de 2021

    O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais
    fev
    02

    Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente

    • 2 de fevereiro de 2021

    O atendimento automatizado realizado por Chatbots é um dos vários “milagres” que a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) trouxe para o dia a dia das empresas.   Vários tipos de empreendimentos, tanto os pequenos quanto os grandes negócios, podem se beneficiar com a atuação dos Chatbots. No entanto, ainda que a Inteligência Artificial e os… Leia Mais
    jan
    26

    Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?

    • 26 de janeiro de 2021

    A transformação digital há tempos já se tornou uma necessidade no dia a dia de uma empresa. Independente do segmento de atuação, é fato que a automação de processos é um elemento fundamental para um negócio obter bons resultados. Diante do Coronavírus, a digitalização se mostrou ainda mais como uma aliada. Por meio dela se… Leia Mais
    jan
    18

    Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

    • 18 de janeiro de 2021

    Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais