Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente
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Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

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Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa.

Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da imagem da sua marca e um atendimento mais qualificado.

Pelo fato de a base de conhecimento ser uma boa maneira de agilizar os processos de informação e de atendimento, esse artigo vai trazer alguns tópicos importantes acerca do tema. Então, vamos ao conteúdo?

O que é uma base de conhecimento?

A base de conhecimento em uma empresa consiste em um banco de dados, uma espécie de depósito de informações que pode e deve ser consultado sempre que for necessário.

Nesse banco de dados estarão disponíveis conteúdos relevantes sobre o produto ou serviço oferecido, sendo acessível tanto para os clientes quanto para os gestores. Um exemplo que pode ilustrar bem essa questão é uma empresa que atua no segmento da tecnologia.

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Nesse contexto, a base de conhecimento pode oferecer informações centralizadas acerca desse tema, servindo como uma biblioteca rica em conteúdo, ideal para sanar os vários tipos de dúvidas dos clientes/usuários.

Os formatos das soluções podem ser dos mais variados, sempre levando em consideração a facilidade ao acesso das informações.

Vamos ver alguns exemplos a seguir.

Artigos

São excelentes para informar pela sua grande quantidade de conteúdo. Eles podem ser redigidos trazendo perguntas e respostas, dicas passo a passo e outras abordagens como tutoriais.

Vídeos

Também se destacam pelo didatismo rápido e eficiente, pois utilizam uma linguagem que une som e imagem, sendo ótimos recursos para mostrar exemplos práticos do uso de algum produto ou serviço.

Infográficos

São recursos que facilitam a explicação e a organização das informações, pois graças a um design criativo, proporcionam uma abordagem bastante didática para oferecer conteúdo.

Saiba por que é importante adotar uma base de conhecimento

No atual contexto, em que os consumidores, de uma forma geral, apelam para a internet em busca conteúdo de conteúdo capaz de sanar os seus problemas, a base de conhecimento surge como uma opção viável para o seu negócio estar ao lado do cliente.

Em muitos casos, em que o cliente pretende saber mais a fundo sobre um produto, a base de conhecimento (ficando disponível 24h) é um recurso bastante útil para o consumidor.

Além disso, existem outros motivos que a tornam um elemento fundamental para trazer bons resultados para o seu negócio como nos exemplos abaixo.

Torna o atendimento mais ágil

 Esse recurso agiliza algo que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio: o processo de atendimento.

O motivo para isso é o fato de que, a partir do momento em que o cliente entra em contato com a empresa para sanar algum problema ou tirar suas dúvidas, a base de conhecimento já proporciona as respostas prontas e documentadas.

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Nesse caso, basta acessar a base de conhecimento, encontrar a informação correspondente e guiar o cliente da melhor maneira possível. Por tudo isso, essa iniciativa possibilita uma maior satisfação para os consumidores.

Isso é bastante importante e conta pontos para estabelecer um bom incentivo para a sua marca ser lembrada, bem como destaca o negócio entre os concorrentes.

Facilita o engajamento da equipe

 Os funcionários que atuam nos diferentes setores da empresa irão ser fundamentais para a criação de uma boa base de conhecimento. Isso contribui para a atuação dele na melhoria do seu negócio, o valorizando e o incentivando a se dedicar ainda mais para a empresa.

Diante de colaboradores motivados, além de consolidar a sua base de conhecimentos, se torna mais fácil melhorar ainda mais a produtividade.

Vale lembrar ainda que a base de conhecimentos também auxilia no treinamento da equipe, pois diante das informações essenciais centralizadas em um único lugar, os colaboradores podem consultar quais são as informações mais solicitadas pelos clientes e descobrir como sanar tais problemas.

Beneficia a produtividade na realização das atividades

Levando em consideração que a organização dos processos é essencial para o bom andamento de trabalho em uma empresa, então a base de conhecimento é uma excelente maneira de organizar as informações.

A vantagem disso é a melhoria na produtividade, pois os funcionários não irão perder tempo em busca de conteúdo em e-mails e outros locais. A base de conhecimento organiza e centraliza o conteúdo em um local acessível.

Desse modo, os colaboradores terão mais tempo para se dedicar às tarefas que são realmente importantes e encontrarão com mais facilidades as informações quando for necessário consultá-las.

Como criar uma base de conhecimentos para a sua empresa

Ciente da importância que a base de conhecimentos tem para trazer soluções para os clientes, é pertinente pensar em maneiras adequadas para adotar uma para o seu negócio.

As medidas a seguir mostram alguns elementos essenciais que não podem ser deixados de lado ao criar um base de conhecimento para a sua empresa. Então, muita atenção a esses pontos!

Utilize uma ferramenta apropriada

Hoje em dia é possível contar com softwares que possibilitam a organização e implementação de uma base de conhecimento. Vale pesquisar no mercado e encontrar uma ideal para o seu modelo de negócio.

Por essa razão, tais ferramentas surgem como uma solução para o seu negócio, promovendo uma boa interação com os seus clientes.

Mantenha o conteúdo atualizado

A base de conhecimento exige constante atualização. Isso é importante para evitar que informações importantes se tornem obsoletas. Além disso, é fundamental monitorar também essa base.

Por meio de um software adequado para gerenciar a base de conhecimentos, é possível ainda adotar sistemas que possibilitam averiguar quantas pessoas acessam essa base e, em alguns casos, interagir com elas.

Sempre revise os processos

Processos nada mais são do que o passo a passo de como as tarefas devem ser feitas em uma empresa.

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Por isso, para que a base de conhecimento sempre seja atual, é preciso primeiramente atualizar tais processos para que não haja divergências de informações.

Na era da informação e do conteúdo, a base de conhecimento auxilia muito uma empresa

Ela estabelece um bom atendimento e ainda permite organizar com mais segurança e eficiência o fluxo de informação do seu negócio.

Para saber mais sobre a utilização e a ferramenta adequada para criar a sua base de conhecimento, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos como esse.

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