Transformação digital ou digitalização de processos – O que você tem feito?
abr
22

Transformação digital ou digitalização de processos – O que você tem feito?

3 Comentários

No atual contexto do mundo dos negócios, todos os bons gestores sabem o quanto o Marketing Digital é a bola da vez. A razão é simples: em uma era dominada por redes sociais, aplicativos e lojas virtuais, os hábitos de consumo dos clientes estão cada vez mais digitais.

É por isso que conceitos como a transformação digital e a digitalização de processos estão cada vez mais presentes nas estratégias das grandes empresas e, inclusive, dos pequenos e médios empreendimentos.

Sabendo de tudo isso, como coloca em prática esses conceitos no seu negócio? Aliás, você sabe as diferenças entre os dois? Ainda que eles apresentem vários pontos em comum, é importante ficar por dentro também das diferenças existentes.

Nesse artigo você vai compreender melhor quais são as distinções entre transformação digital e digitalização de processos, bem como aplicar cada um desses conceitos na sua empresa.

Saiba o que é a digitalização de processos

A digitalização, de uma forma geral, consiste em migrar os processos e atividades do seu negócio para o digital. Em outras palavras, é a substituição de recursos físicos (como papel) pelos recursos digitais.

Sendo assim, aqueles detalhes básicos, como atendimento ao cliente, o controle do estoque de produtos e o fluxo do caixa são auxiliados por ferramentas digitais.

Por isso, a digitalização de processos também consiste na adoção de uma nova filosofia para o seu negócio. Uma filosofia totalmente voltada para a compreensão da importância e da utilização desses recursos digitais.


Antes de partir para a digitalização é preciso adquirir fluência digital – Para saber mais sobre o assunto acompanhe este post


Vantagens da transformação digital para o seu negócio

No atual contexto, a digitalização se torna a solução ideal para modernizar o seu negócio, o tornando mais competitivo e melhorando o engajamento com o cliente, tendo em vista que as ferramentas digitais proporcionam mais agilidade em todos os processos realizados.

Sendo assim, vamos ver algumas vantagens que a digitalização dos processos traz para qualquer empreendimento.

Aumenta a produtividade

Digitalizar os procedimentos do seu negócio é uma solução viável para melhorar a produtividade em vários aspectos. O atendimento ao cliente, por exemplo, fica mais ágil graças ao auxílio das ferramentas digitais adequadas.

A gestão das finanças também se torna mais eficiente quando se tem à disposição as tecnologias próprias para isso.

Outro exemplo é um ambiente corporativo utilizando a Computação em Nuvem. Graças a ela, os colaboradores podem compartilhar armazenar e arquivos, inclusive viabilizando o Home Office.

Proporciona uma redução de custos

E já que mencionamos a Computação em Nuvem, pense na economia que ela vai trazer para a sua empresa.

Ao armazenar e compartilhar arquivos e documentos, é possível poupar em vários aspectos do cotidiano da empresa, como a redução de uso de papéis e da necessidade de impressão, por exemplo.

Isso tudo contribui até mesmo para a empresa realmente adquirir um perfil sustentável, algo muito importante para a imagem de qualquer negócio nos dias de hoje.

Monitorar os resultados

Outro aspecto vantajoso é a possibilidade de utilizar ferramentas digitais que permitem mensurar resultados referentes a vendas e estratégias. Isso permite entender melhor o perfil dos seus clientes e a elaborar campanhas de Marketing ainda mais eficientes.

Conheça as principais ferramentas para digitalizar um negócio

A digitalização de processos depende de algumas ferramentas que são essenciais para o dia a dia da empresa.

Por meio delas o gestor tem a possibilidade de otimizar o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, obter resultados positivos. Conheça algumas delas a seguir.

Chatbots

Os atendentes virtuais são excelentes recursos para melhorar o atendimento. Com eles é possível sanar as principais dúvidas dos clientes, a qualquer hora.


Por falar em atendimento, conheça algumas ferramentas e não erre na hora de contratar uma


Módulos de gestão

A organização e o acompanhamento de ações e tarefas são essenciais em qualquer negócio. E quando se tem a tecnologia ao lado, tudo fica mais fácil.

Os módulos de gestão da Cervello permitem que você faça a gestão de forma ágil e profissional, tendo o controle de diversos setores e demandas como a gestão de contratos, de projetos, de problemas e outras áreas do seu negócio.

Softwares de gestão de equipes

Eles permitem que o gestor crie, agende tarefas e compartilhe arquivos entre os colaboradores. Graças a esses softwares de gestão é possível digitalizar processos de criação de documentos, planilhas, vídeos e outros formatos.

Entenda como aplicar a transformação digital na realidade do seu negócio

Diferente da digitalização de processos, a transformação digital consiste na mudança geral dos processos de uma empresa para aumentar a sua produtividade. E isso envolve o uso e o investimento amplo de várias tecnologias em uma organização. para que a empresa se posicione no atual mercado.

Qualquer tipo de empreendimento pode (e deve) passar pela transformação digital. Para viabilizar esse processo, é necessário adotar uma nova postura para o seu negócio. Veja o que toda essa mudança envolve.

Avalie a realidade do seu negócio

As soluções digitais encontradas devem estar de acordo com o segmento da sua empresa e com os seus objetivos.

Para isso, é necessário pensar em todos os recursos à disposição e quais podem modernizar os procedimentos da sua empresa.

Isso pode, até mesmo, apontar quais empecilhos podem prejudicar o desenvolvimento do trabalho.

Promova o engajamento dos funcionários

Os colaboradores devem estar abertos às novas mudanças que devem ocorrer na empresa. Isso também implica que eles devem compreender como essas transformações funcionam e pensar criativamente sobre como elas podem ser utilizadas.

Abandone os métodos antigos

Mudança requer o abandono do passado. Por isso, é fundamental que para a transformação digital ocorrer, você fique atento ao que há de novidades em ferramentas digitais, bem como abandonar procedimentos antigos.


Clique aqui e entenda os 5 passos para não ter problemas com a transformação digital


Para quê armazenar, por exemplo, os documentos em grandes estantes se você pode utilizar a Computação em Nuvem? A transformação digital traz a tecnologia a seu favor.

A solução é adotar as ferramentas certas

A digitalização de processos e a transformação digital possibilitam isso. Por meio delas o gestor tem a possibilidade de melhorar o atendimento, otimizar a produtividade e impulsionar as vendas.

Ao adotar a digitalização e a transformação digital, você poderá examinar todos os aspectos do seu negócio e descobrir como atualizá-los, conseguindo modernizar o seu trabalho, melhorar a imagem da sua marca e tornar a sua empresa mais competitiva.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais