7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time
ago
05

7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

Deixe um comentário

A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa.

É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os empreendedores devem viabilizar a transformação digital dos seus respectivos negócios.

No entanto, é preciso estar ciente de que digitalizar a sua empresa não se restringe apenas a ter um site e gerenciar o Instagram do seu empreendimento. Ela é uma solução muito mais abrangente.

A transformação digital, de uma forma geral, envolve uma profunda mudança em todos os setores da sua gestão, tais como o RH, a área financeira e o atendimento ao cliente, por exemplo. Tudo isso no rendimento e no modo de trabalho do seu time de colaboradores.

Entendendo isso, uma recente pesquisa promovida pelo McKinsey Digital concluiu que o investimento em tecnologia é fundamental, mesmo em tempos de crise. Portanto, conheça 7 lições que a transformação digital pode trazer para o time de uma empresa com base neste estudo.

1 – Investimento em tecnologia valoriza o seu negócio

A utilização de novas tecnologias otimiza e padroniza o trabalho do time de funcionários, possibilitando que o negócio ganhe em qualidade e eficiência.

Uma pesquisa recente apontou que a transformação digital nas empresas está em alta. No referido estudo foi percebido que mais de três quartos das iniciativas tecnológicas adotadas por empresas resultaram na reduções de custos e melhorias na experiência dos funcionários.

[Clique aqui e baixe o nosso e-book sobre transformação digital após a Covid-19]

Além disso, mais de dois terços dos entrevistados afirmaram que os investimentos em tecnologia aumentaram a receita dos fluxos existentes. Inclusive, mais da metade cita a criação de novos fluxos de receita, tais como uma nova linha de produtos ou novos projetos.

2 – Manter o foco nas pessoas agrega ainda mais valor

No que diz respeito ao impacto das mudanças, os resultados apontam que os entrevistados dizem que as mudanças no pessoal e nas estratégias de talentos de suas empresas estão entre os movimentos de maior valor a serem feitos.

Empresas que investiram no aprimoramento de talentos com habilidades digitais e de engenharia, relataram um maior impacto nos negócios.

Enquanto isso, os entrevistados cujas empresas não viram valor negativo nessas medidas afirmaram que eram menos propensos a buscar transformações de talentos ou o dimensionamento de seus dados e recursos analíticos.


Entenda por que a transformação digital é a solução para a sua empresa em 2021


Porém, a pesquisa apontou que vários gestores irão modernizar a infraestrutura nos próximos um a dois anos.

3 – Talento ainda é um bem valioso para as empresas

A pesquisa ainda reforçou que os gestores acreditam que mais de 40% de sua força de trabalho precisará ser substituída ou passar por capacitação para compensar as lacunas de habilidades de suas organizações.

No entanto, apenas 15% dos entrevistados afirmaram que as suas empresas planejam buscar uma transformação de estratégia de talento nos próximos dois anos, embora o desafio de encontrar talentos continuará a ser considerável.

A falta de talentos também parece impedir o progresso das empresas que não buscaram transformações tecnológicas. Nesse caso, 42% dos entrevistados disseram que mantiveram o status quo porque é difícil encontrar o talento de que precisam.

4 – É difícil encontrar novos talentos

Diante da dificuldade de encontrar novos talentos, os entrevistados responderam que estão utilizando novas abordagens para preencher algumas lacunas.

No geral, a maioria dos entrevistados afirma que suas empresas envolveram parceiros na automação de processos, auxiliando na transformação digital do negócio.

5 – Aqueles que apresentam melhor desempenho investem mais na transformação digital

Observando com mais atenção os desempenhos das melhores empresas, é possível concluir que tais companhias não apenas viram mais valor como resultado de suas transformações tecnológicas, mas também se concentraram em várias iniciativas digitais.

Em média, essas organizações realizaram cinco entre dez iniciativas de transformação digital nos últimos anos, em comparação com três iniciativas nas empresas com baixo desempenho.

Essa é uma conclusão que está de acordo com a afirmação de que construir capacidades em uma área geralmente requer o desenvolvimento de outras ao mesmo tempo, porque essas capacidades se reforçam mutuamente.

Um exemplo disso são as empresas que trabalham no dimensionamento de seus recursos de desenvolvimento investindo na contratação de novos talentos e na utilização da Computação em Nuvem para permitir integração e a automação de processos.

6 – O uso mais amplo de tecnologias avançadas agrega mais valor


Os resultados da pesquisa apontam que, de uma forma geral, as tecnologias avançadas podem gerar mais valor nas transformações tecnológicas.

44% dos entrevistados que relataram o uso da Internet das Coisas (IoT) ou tecnologias de computação de ponta em transformações recentes afirmaram que perceberam reduções de custos significativas – em comparação com uma média de apenas 31% que notaram pouca diferença.

7 – A ponte entre tecnologia e negócios é fundamental para melhor desempenho

Hoje em dia não dá mais para pensar no gerenciamento de um empreendimento sem levar em conta também a utilização da tecnologia.

Nas organizações de TI de alto desempenho, 57% dos entrevistados disseram que seus líderes seniores estão envolvidos no planejamento estratégico.

Nessas organizações, as equipes de TI e de negócios também têm muito mais probabilidade de trabalhar juntas para desenvolver estratégias e fornecer tecnologia.


Clique aqui e entenda como a hiperautomação pode ajudar a sua empresa


Conforme os entrevistados, as empresas de melhor performance são mais propensas a rastrear o desempenho de suas organizações de tecnologia, bem como o desempenho da equipe em toda a empresa.

Para isso, elas contam com métricas mais orientadas para os negócios, como, por exemplo satisfação do usuário, tempo de colocação no mercado e impacto financeiro. De um modo geral, a pesquisa aferiu algo que é fundamental: a transformação digital é a principal aliada dos gestores na hora de fazer a empresa decolar.

A era digital já chegou com força

Antes mesmo da pandemia, a digitalização já era a solução ideal para as empresas se tornarem mais competitivas.

Isso ocorre porque as ferramentas digitais agregam mais integração e qualidade no trabalho do time de funcionários. A tecnologia agiliza atividades, evita o retrabalho e facilita a interação.

Os resultados disso podem ser vistos no aumento das vendas e na satisfação dos clientes. Portanto, a transformação digital nas empresas é o caminho para uma boa gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

set
27

A automação vai substituir o trabalho humano?

• 27 de setembro de 2021

Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
ago
05

7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

• 5 de agosto de 2021

A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

• 28 de julho de 2021

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

• 28 de julho de 2021

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

• 28 de julho de 2021

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais