Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021
fev
15

Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

3 Comentários

Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio.

Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as empresas, e provavelmente continuará ganhando ainda depois da pandemia. Esse termo é a Hiperautomação.

A Hiperautomação foi apontada como a grande tendência tecnológica do ano de 2020 e tem tudo para permanecer sendo em 2021. Mas afinal, o que vem a ser esse conceito? Como ele pode ajudar a sua empresa?

Para saber mais a respeito desse assunto tão importante, vale dar uma olhada nesse artigo que preparamos para você.

O que é a Hiperautomação?

É possível afirmar que a Hiperautomação consiste na união de tecnologias e conhecimentos que as mais diversas empresas devem adotar para viabilizar o processo de trabalho automatizado, trazendo mais agilidade na realização das atividades.

Além do mais, a Hiperautomação abrange as ferramentas, os procedimentos e também a automação. Ou seja, ela envolve desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, caso necessário, a reavaliação de como são feitas as atividades na empresa.

Se a automação atua com o objetivo de tornar processos mecânicos em automáticos, de acordo com determinadas regras de funcionamento, a Hiperautomação, por outro lado, contempla ainda mais funcionalidades.


Por falar em automação, como anda a sua fluência digital? Entenda mais sobre o assunto neste clicando aqui


A união de tecnologias diferenciadas, característica da Hiperautomação, possibilita que os softwares façam atividades que vão desde a pesquisa, mensuração, chegando até ao monitoramento e reavaliações.

Além disso, não custa salientar que a Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela é considerada mesmo uma abordagem, uma cultura que pode (e deve) ser adotada pelas empresas, as tornando ainda mais competitivas.

Sendo assim, IA, RPA e iBPMS, consistem em alguns excelentes exemplos de ferramentas voltadas para a Hiperautomação, porém, acima de tudo, vem a filosofia e o foco da empresa para combinar forças com o objetivo de ter um ganho real.

Os negócios considerados de grande porte apresentam vários resultados bem sucedidos quando adotam a Hiperautomação, porém isso não significa que as empresas de menor porte não tenham a capacidade de aproveitar e utilizar essa abordagem.

Como adaptar o seu negócio para a Hiperautomação

Você já sabe que a Hiperautomação consiste em uma cultura empresarial que tem o objetivo de unir ferramentas digitais para viabilizar a melhoria dos serviços. Por isso, quando se fala em preparar um negócio para essa abordagem, é necessário levar em conta a tecnologia utilizada.

Independente do porte da sua empresa, bem como do segmento de atuação, é necessário contar com as ferramentas digitais adequadas que, unidas, permitem a adoção da Hiperautomação.

Sendo assim, atividades fundamentais do seu negócio, como, por exemplo, o atendimento aos clientes, o fluxo financeiro do caixa, o acompanhamento de relatórios, entre outros elementos, podem ser bem sucedidos com a Hiperautomação tomando a frente como solução.

Por essa razão, para utilizar a Hiperautomação na sua empresa, é preciso analisar alguns aspectos considerados fundamentais. Veja quais são eles a seguir.

O seu segmento de atuação

Nem todas as empresas são iguais, inclusive, negócios do mesmo segmento podem até mesmo atender personas de perfis diferenciados. Isso vai depender muito da situação e dos objetivos a serem traçados.

Por isso, para utilizar a Hiperautomação é necessário antes analisar a realidade da sua empresa, ter uma ampla compreensão do que será melhor para ela naquele momento. Desse modo, você saberá quais serão as ferramentas adequadas para otimizar os processos.

As tecnologias que serão utilizadas

IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina) são apenas alguns exemplos de tecnologias fundamentais no dia a dia moderno de várias empresas e que, juntas com outras ferramentas, permitem a Hiperautomação.

Com isso, após efetuar uma avaliação acerca da situação do seu negócio, é hora de procurar uma plataforma de automação adequada para a empresa.

A mudança de mentalidade

Como você já sabe, Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela, na verdade, consiste em uma abordagem, uma filosofia de negócios que prioriza a união de ferramentas, permitindo que isso torne os procedimentos da empresa mais eficientes e competitivos.

Portanto, é importante que antes da adoção da Hiperautomação, os colaboradores estejam cientes dos objetivos e do funcionamento desse tipo de abordagem.

Conheça algumas soluções que contribuem para a Hiperautomação

A Hiperautomação vai além da automação. Na verdade, ela é uma automação mais eficiente e moderna. Isso se tornou possível graças à disponibilização de soluções que viabilizam esse objetivo. Entenda mais sobre elas abaixo.

IA

A Inteligência Artificial nos dias de hoje é mais comum do que imaginamos. Serviços de streaming, como a Netflix e o Youtube utilizam a IA com o objetivo de sugerir conteúdos. Isso é apenas um exemplo.


Clique aqui e saiba por que é importante investir na digitalização de processos


No caso da gestão de negócios, uma amostra da presença da Inteligência Artificial é atendimento automatizado realizado por Chatbots. Esse procedimento pode solucionar vários problemas nesse setor, o tornando mais ágil e melhorando a Experiência do Usuário.

Ferramentas de gestão de projetos

Hoje em dia, especialmente diante da possibilidade do Home Office (Trabalho Remoto), é importante poder contar com a possibilidade de gerenciar a equipe de colaboradores à distância.

Por isso, existem ferramentas que viabilizam tal prática, permitindo o compartilhamento e o armazenamento de arquivos, bem como a distribuição e o acompanhamento das tarefas.

Gestão financeira

Atualmente existem soluções digitais que auxiliam na gestão das finanças da empresa, fornecendo relatórios precisos do fluxo de caixa, do índice das vendas, da precificação e em mais uma série de funcionalidades.

A Hiperautomação é o presente e o futuro

Inclusive, ela foi apontada pela Gartner como a tendência tecnológica estratégica número 1 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020”. Porém, é evidente que ela deixe cada vez menos de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade.

A empresa, grande ou pequena, que não automatizar os seus processos internos de gestão, corre o risco de ficar para trás, perder credibilidade, relevância e, consequentemente, clientes.

Portanto, deixe aqui os seus comentários, opine sobre o assunto e, se quiser, aproveite para sanar as suas dúvidas sobre a Hiperautomação.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais