Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021
3 ComentáriosHoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio.
Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as empresas, e provavelmente continuará ganhando ainda depois da pandemia. Esse termo é a Hiperautomação.
A Hiperautomação foi apontada como a grande tendência tecnológica do ano de 2020 e tem tudo para permanecer sendo em 2021. Mas afinal, o que vem a ser esse conceito? Como ele pode ajudar a sua empresa?
Para saber mais a respeito desse assunto tão importante, vale dar uma olhada nesse artigo que preparamos para você.
O que é a Hiperautomação?
É possível afirmar que a Hiperautomação consiste na união de tecnologias e conhecimentos que as mais diversas empresas devem adotar para viabilizar o processo de trabalho automatizado, trazendo mais agilidade na realização das atividades.
Além do mais, a Hiperautomação abrange as ferramentas, os procedimentos e também a automação. Ou seja, ela envolve desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, caso necessário, a reavaliação de como são feitas as atividades na empresa.
Se a automação atua com o objetivo de tornar processos mecânicos em automáticos, de acordo com determinadas regras de funcionamento, a Hiperautomação, por outro lado, contempla ainda mais funcionalidades.
A união de tecnologias diferenciadas, característica da Hiperautomação, possibilita que os softwares façam atividades que vão desde a pesquisa, mensuração, chegando até ao monitoramento e reavaliações.
Além disso, não custa salientar que a Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela é considerada mesmo uma abordagem, uma cultura que pode (e deve) ser adotada pelas empresas, as tornando ainda mais competitivas.
Sendo assim, IA, RPA e iBPMS, consistem em alguns excelentes exemplos de ferramentas voltadas para a Hiperautomação, porém, acima de tudo, vem a filosofia e o foco da empresa para combinar forças com o objetivo de ter um ganho real.
Os negócios considerados de grande porte apresentam vários resultados bem sucedidos quando adotam a Hiperautomação, porém isso não significa que as empresas de menor porte não tenham a capacidade de aproveitar e utilizar essa abordagem.
Como adaptar o seu negócio para a Hiperautomação
Você já sabe que a Hiperautomação consiste em uma cultura empresarial que tem o objetivo de unir ferramentas digitais para viabilizar a melhoria dos serviços. Por isso, quando se fala em preparar um negócio para essa abordagem, é necessário levar em conta a tecnologia utilizada.
Independente do porte da sua empresa, bem como do segmento de atuação, é necessário contar com as ferramentas digitais adequadas que, unidas, permitem a adoção da Hiperautomação.
Sendo assim, atividades fundamentais do seu negócio, como, por exemplo, o atendimento aos clientes, o fluxo financeiro do caixa, o acompanhamento de relatórios, entre outros elementos, podem ser bem sucedidos com a Hiperautomação tomando a frente como solução.
Por essa razão, para utilizar a Hiperautomação na sua empresa, é preciso analisar alguns aspectos considerados fundamentais. Veja quais são eles a seguir.
O seu segmento de atuação
Nem todas as empresas são iguais, inclusive, negócios do mesmo segmento podem até mesmo atender personas de perfis diferenciados. Isso vai depender muito da situação e dos objetivos a serem traçados.
Por isso, para utilizar a Hiperautomação é necessário antes analisar a realidade da sua empresa, ter uma ampla compreensão do que será melhor para ela naquele momento. Desse modo, você saberá quais serão as ferramentas adequadas para otimizar os processos.
As tecnologias que serão utilizadas
IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina) são apenas alguns exemplos de tecnologias fundamentais no dia a dia moderno de várias empresas e que, juntas com outras ferramentas, permitem a Hiperautomação.
Com isso, após efetuar uma avaliação acerca da situação do seu negócio, é hora de procurar uma plataforma de automação adequada para a empresa.
A mudança de mentalidade
Como você já sabe, Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela, na verdade, consiste em uma abordagem, uma filosofia de negócios que prioriza a união de ferramentas, permitindo que isso torne os procedimentos da empresa mais eficientes e competitivos.
Portanto, é importante que antes da adoção da Hiperautomação, os colaboradores estejam cientes dos objetivos e do funcionamento desse tipo de abordagem.
Conheça algumas soluções que contribuem para a Hiperautomação
A Hiperautomação vai além da automação. Na verdade, ela é uma automação mais eficiente e moderna. Isso se tornou possível graças à disponibilização de soluções que viabilizam esse objetivo. Entenda mais sobre elas abaixo.
IA
A Inteligência Artificial nos dias de hoje é mais comum do que imaginamos. Serviços de streaming, como a Netflix e o Youtube utilizam a IA com o objetivo de sugerir conteúdos. Isso é apenas um exemplo.
Clique aqui e saiba por que é importante investir na digitalização de processos
No caso da gestão de negócios, uma amostra da presença da Inteligência Artificial é atendimento automatizado realizado por Chatbots. Esse procedimento pode solucionar vários problemas nesse setor, o tornando mais ágil e melhorando a Experiência do Usuário.
Ferramentas de gestão de projetos
Hoje em dia, especialmente diante da possibilidade do Home Office (Trabalho Remoto), é importante poder contar com a possibilidade de gerenciar a equipe de colaboradores à distância.
Por isso, existem ferramentas que viabilizam tal prática, permitindo o compartilhamento e o armazenamento de arquivos, bem como a distribuição e o acompanhamento das tarefas.
Gestão financeira
Atualmente existem soluções digitais que auxiliam na gestão das finanças da empresa, fornecendo relatórios precisos do fluxo de caixa, do índice das vendas, da precificação e em mais uma série de funcionalidades.
A Hiperautomação é o presente e o futuro
Inclusive, ela foi apontada pela Gartner como a tendência tecnológica estratégica número 1 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020”. Porém, é evidente que ela deixe cada vez menos de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade.
A empresa, grande ou pequena, que não automatizar os seus processos internos de gestão, corre o risco de ficar para trás, perder credibilidade, relevância e, consequentemente, clientes.
Portanto, deixe aqui os seus comentários, opine sobre o assunto e, se quiser, aproveite para sanar as suas dúvidas sobre a Hiperautomação.
- Ferramenta de atendimento – Por onde começar para não errar na contratação?
- 5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário
Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital
Produtividade • 23 de junho de 2022
Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios
Produtividade, Tecnologia • 14 de junho de 2022
Sistema de Service Desk – A mobilidade do cliente/usuário como um novo paradigma
Service Desk • 30 de maio de 2022
Sistema de help desk – Entenda como fazer a melhor escolha para o seu negócio
Help Desk • 30 de maio de 2022
Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello
Casos de Sucesso • 23 de maio de 2022
Case Up Brasil | Como a empresa conseguiu modernizar e otimizar o trabalho com as soluções digitais da Cervello
Casos de Sucesso • 29 de abril de 2022
Enterprise Service Management | Entenda como essa ferramenta pode ser a alavanca de crescimento no CSC
Produtividade • 12 de abril de 2022
Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem
Produtividade • 3 de abril de 2022
Serviços de CSC – Do analógico para o digital
Produtividade • 28 de março de 2022
Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços
Automação • 20 de março de 2022