Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021
fev
15

Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

3 Comentários

Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio.

Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as empresas, e provavelmente continuará ganhando ainda depois da pandemia. Esse termo é a Hiperautomação.

A Hiperautomação foi apontada como a grande tendência tecnológica do ano de 2020 e tem tudo para permanecer sendo em 2021. Mas afinal, o que vem a ser esse conceito? Como ele pode ajudar a sua empresa?

Para saber mais a respeito desse assunto tão importante, vale dar uma olhada nesse artigo que preparamos para você.

O que é a Hiperautomação?

É possível afirmar que a Hiperautomação consiste na união de tecnologias e conhecimentos que as mais diversas empresas devem adotar para viabilizar o processo de trabalho automatizado, trazendo mais agilidade na realização das atividades.

Além do mais, a Hiperautomação abrange as ferramentas, os procedimentos e também a automação. Ou seja, ela envolve desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, caso necessário, a reavaliação de como são feitas as atividades na empresa.

Se a automação atua com o objetivo de tornar processos mecânicos em automáticos, de acordo com determinadas regras de funcionamento, a Hiperautomação, por outro lado, contempla ainda mais funcionalidades.


Por falar em automação, como anda a sua fluência digital? Entenda mais sobre o assunto neste clicando aqui


A união de tecnologias diferenciadas, característica da Hiperautomação, possibilita que os softwares façam atividades que vão desde a pesquisa, mensuração, chegando até ao monitoramento e reavaliações.

Além disso, não custa salientar que a Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela é considerada mesmo uma abordagem, uma cultura que pode (e deve) ser adotada pelas empresas, as tornando ainda mais competitivas.

Sendo assim, IA, RPA e iBPMS, consistem em alguns excelentes exemplos de ferramentas voltadas para a Hiperautomação, porém, acima de tudo, vem a filosofia e o foco da empresa para combinar forças com o objetivo de ter um ganho real.

Os negócios considerados de grande porte apresentam vários resultados bem sucedidos quando adotam a Hiperautomação, porém isso não significa que as empresas de menor porte não tenham a capacidade de aproveitar e utilizar essa abordagem.

Como adaptar o seu negócio para a Hiperautomação

Você já sabe que a Hiperautomação consiste em uma cultura empresarial que tem o objetivo de unir ferramentas digitais para viabilizar a melhoria dos serviços. Por isso, quando se fala em preparar um negócio para essa abordagem, é necessário levar em conta a tecnologia utilizada.

Independente do porte da sua empresa, bem como do segmento de atuação, é necessário contar com as ferramentas digitais adequadas que, unidas, permitem a adoção da Hiperautomação.

Sendo assim, atividades fundamentais do seu negócio, como, por exemplo, o atendimento aos clientes, o fluxo financeiro do caixa, o acompanhamento de relatórios, entre outros elementos, podem ser bem sucedidos com a Hiperautomação tomando a frente como solução.

Por essa razão, para utilizar a Hiperautomação na sua empresa, é preciso analisar alguns aspectos considerados fundamentais. Veja quais são eles a seguir.

O seu segmento de atuação

Nem todas as empresas são iguais, inclusive, negócios do mesmo segmento podem até mesmo atender personas de perfis diferenciados. Isso vai depender muito da situação e dos objetivos a serem traçados.

Por isso, para utilizar a Hiperautomação é necessário antes analisar a realidade da sua empresa, ter uma ampla compreensão do que será melhor para ela naquele momento. Desse modo, você saberá quais serão as ferramentas adequadas para otimizar os processos.

As tecnologias que serão utilizadas

IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina) são apenas alguns exemplos de tecnologias fundamentais no dia a dia moderno de várias empresas e que, juntas com outras ferramentas, permitem a Hiperautomação.

Com isso, após efetuar uma avaliação acerca da situação do seu negócio, é hora de procurar uma plataforma de automação adequada para a empresa.

A mudança de mentalidade

Como você já sabe, Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela, na verdade, consiste em uma abordagem, uma filosofia de negócios que prioriza a união de ferramentas, permitindo que isso torne os procedimentos da empresa mais eficientes e competitivos.

Portanto, é importante que antes da adoção da Hiperautomação, os colaboradores estejam cientes dos objetivos e do funcionamento desse tipo de abordagem.

Conheça algumas soluções que contribuem para a Hiperautomação

A Hiperautomação vai além da automação. Na verdade, ela é uma automação mais eficiente e moderna. Isso se tornou possível graças à disponibilização de soluções que viabilizam esse objetivo. Entenda mais sobre elas abaixo.

IA

A Inteligência Artificial nos dias de hoje é mais comum do que imaginamos. Serviços de streaming, como a Netflix e o Youtube utilizam a IA com o objetivo de sugerir conteúdos. Isso é apenas um exemplo.


Clique aqui e saiba por que é importante investir na digitalização de processos


No caso da gestão de negócios, uma amostra da presença da Inteligência Artificial é atendimento automatizado realizado por Chatbots. Esse procedimento pode solucionar vários problemas nesse setor, o tornando mais ágil e melhorando a Experiência do Usuário.

Ferramentas de gestão de projetos

Hoje em dia, especialmente diante da possibilidade do Home Office (Trabalho Remoto), é importante poder contar com a possibilidade de gerenciar a equipe de colaboradores à distância.

Por isso, existem ferramentas que viabilizam tal prática, permitindo o compartilhamento e o armazenamento de arquivos, bem como a distribuição e o acompanhamento das tarefas.

Gestão financeira

Atualmente existem soluções digitais que auxiliam na gestão das finanças da empresa, fornecendo relatórios precisos do fluxo de caixa, do índice das vendas, da precificação e em mais uma série de funcionalidades.

A Hiperautomação é o presente e o futuro

Inclusive, ela foi apontada pela Gartner como a tendência tecnológica estratégica número 1 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020”. Porém, é evidente que ela deixe cada vez menos de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade.

A empresa, grande ou pequena, que não automatizar os seus processos internos de gestão, corre o risco de ficar para trás, perder credibilidade, relevância e, consequentemente, clientes.

Portanto, deixe aqui os seus comentários, opine sobre o assunto e, se quiser, aproveite para sanar as suas dúvidas sobre a Hiperautomação.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais