Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021
fev
15

Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

3 Comentários

Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio.

Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as empresas, e provavelmente continuará ganhando ainda depois da pandemia. Esse termo é a Hiperautomação.

A Hiperautomação foi apontada como a grande tendência tecnológica do ano de 2020 e tem tudo para permanecer sendo em 2021. Mas afinal, o que vem a ser esse conceito? Como ele pode ajudar a sua empresa?

Para saber mais a respeito desse assunto tão importante, vale dar uma olhada nesse artigo que preparamos para você.

O que é a Hiperautomação?

É possível afirmar que a Hiperautomação consiste na união de tecnologias e conhecimentos que as mais diversas empresas devem adotar para viabilizar o processo de trabalho automatizado, trazendo mais agilidade na realização das atividades.

Além do mais, a Hiperautomação abrange as ferramentas, os procedimentos e também a automação. Ou seja, ela envolve desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, caso necessário, a reavaliação de como são feitas as atividades na empresa.

Se a automação atua com o objetivo de tornar processos mecânicos em automáticos, de acordo com determinadas regras de funcionamento, a Hiperautomação, por outro lado, contempla ainda mais funcionalidades.


Por falar em automação, como anda a sua fluência digital? Entenda mais sobre o assunto neste clicando aqui


A união de tecnologias diferenciadas, característica da Hiperautomação, possibilita que os softwares façam atividades que vão desde a pesquisa, mensuração, chegando até ao monitoramento e reavaliações.

Além disso, não custa salientar que a Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela é considerada mesmo uma abordagem, uma cultura que pode (e deve) ser adotada pelas empresas, as tornando ainda mais competitivas.

Sendo assim, IA, RPA e iBPMS, consistem em alguns excelentes exemplos de ferramentas voltadas para a Hiperautomação, porém, acima de tudo, vem a filosofia e o foco da empresa para combinar forças com o objetivo de ter um ganho real.

Os negócios considerados de grande porte apresentam vários resultados bem sucedidos quando adotam a Hiperautomação, porém isso não significa que as empresas de menor porte não tenham a capacidade de aproveitar e utilizar essa abordagem.

Como adaptar o seu negócio para a Hiperautomação

Você já sabe que a Hiperautomação consiste em uma cultura empresarial que tem o objetivo de unir ferramentas digitais para viabilizar a melhoria dos serviços. Por isso, quando se fala em preparar um negócio para essa abordagem, é necessário levar em conta a tecnologia utilizada.

Independente do porte da sua empresa, bem como do segmento de atuação, é necessário contar com as ferramentas digitais adequadas que, unidas, permitem a adoção da Hiperautomação.

Sendo assim, atividades fundamentais do seu negócio, como, por exemplo, o atendimento aos clientes, o fluxo financeiro do caixa, o acompanhamento de relatórios, entre outros elementos, podem ser bem sucedidos com a Hiperautomação tomando a frente como solução.

Por essa razão, para utilizar a Hiperautomação na sua empresa, é preciso analisar alguns aspectos considerados fundamentais. Veja quais são eles a seguir.

O seu segmento de atuação

Nem todas as empresas são iguais, inclusive, negócios do mesmo segmento podem até mesmo atender personas de perfis diferenciados. Isso vai depender muito da situação e dos objetivos a serem traçados.

Por isso, para utilizar a Hiperautomação é necessário antes analisar a realidade da sua empresa, ter uma ampla compreensão do que será melhor para ela naquele momento. Desse modo, você saberá quais serão as ferramentas adequadas para otimizar os processos.

As tecnologias que serão utilizadas

IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina) são apenas alguns exemplos de tecnologias fundamentais no dia a dia moderno de várias empresas e que, juntas com outras ferramentas, permitem a Hiperautomação.

Com isso, após efetuar uma avaliação acerca da situação do seu negócio, é hora de procurar uma plataforma de automação adequada para a empresa.

A mudança de mentalidade

Como você já sabe, Hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela, na verdade, consiste em uma abordagem, uma filosofia de negócios que prioriza a união de ferramentas, permitindo que isso torne os procedimentos da empresa mais eficientes e competitivos.

Portanto, é importante que antes da adoção da Hiperautomação, os colaboradores estejam cientes dos objetivos e do funcionamento desse tipo de abordagem.

Conheça algumas soluções que contribuem para a Hiperautomação

A Hiperautomação vai além da automação. Na verdade, ela é uma automação mais eficiente e moderna. Isso se tornou possível graças à disponibilização de soluções que viabilizam esse objetivo. Entenda mais sobre elas abaixo.

IA

A Inteligência Artificial nos dias de hoje é mais comum do que imaginamos. Serviços de streaming, como a Netflix e o Youtube utilizam a IA com o objetivo de sugerir conteúdos. Isso é apenas um exemplo.


Clique aqui e saiba por que é importante investir na digitalização de processos


No caso da gestão de negócios, uma amostra da presença da Inteligência Artificial é atendimento automatizado realizado por Chatbots. Esse procedimento pode solucionar vários problemas nesse setor, o tornando mais ágil e melhorando a Experiência do Usuário.

Ferramentas de gestão de projetos

Hoje em dia, especialmente diante da possibilidade do Home Office (Trabalho Remoto), é importante poder contar com a possibilidade de gerenciar a equipe de colaboradores à distância.

Por isso, existem ferramentas que viabilizam tal prática, permitindo o compartilhamento e o armazenamento de arquivos, bem como a distribuição e o acompanhamento das tarefas.

Gestão financeira

Atualmente existem soluções digitais que auxiliam na gestão das finanças da empresa, fornecendo relatórios precisos do fluxo de caixa, do índice das vendas, da precificação e em mais uma série de funcionalidades.

A Hiperautomação é o presente e o futuro

Inclusive, ela foi apontada pela Gartner como a tendência tecnológica estratégica número 1 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020”. Porém, é evidente que ela deixe cada vez menos de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade.

A empresa, grande ou pequena, que não automatizar os seus processos internos de gestão, corre o risco de ficar para trás, perder credibilidade, relevância e, consequentemente, clientes.

Portanto, deixe aqui os seus comentários, opine sobre o assunto e, se quiser, aproveite para sanar as suas dúvidas sobre a Hiperautomação.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais