Metodologia Ágil: como entregar mais valor para o seu cliente?
jul
27

Metodologia Ágil: como entregar mais valor para o seu cliente?

Deixe um comentário

A transformação digital trouxe alguns conceitos à visibilidade e usabilidade das empresas. A Metodologia Ágil é um desses e pode ajudar bastante na entrega de valor e sucesso para o seu cliente.

Antes de implementar o método, é importante conhecê-lo completamente. Não se trata de uma técnica com fórmula padrão, apenas. A metodologia ajuda a quebrar conceitos errados e reformular a eficiência dos seus projetos, principalmente os de implementação.

Neste post vamos passear um pouco pelo conceito de Metodologia Ágil e mostrar como ela pode agregar mais valor para o seu cliente. Veja.

O que é a Metodologia Ágil?

A metodologia ágil é um plano estratégico que promove um processo mais sistemático para o desenvolvimento de um serviço ou produto. O objetivo da aplicação é agilizar a entrega para o cliente, considerando a sua experiência positiva com a empresa.

A ideia veio de um grupo de programadores que percebeu a necessidade de entregar um software a partir da usabilidade dos seus clientes. Em 2001 eles escreveram o Manifesto Ágil, explicando as bases da metodologia para orientar novos usuários.

O conceito parte da entrega de uma versão mais primitiva de um produto ou serviço e, evoluir com a sua construção considerando as necessidades do cliente-usuário e das demandas que ele precisa.

Dentro do conceito de metodologia ágil é muito mais eficiente fazer várias entregas com melhorias contínuas do que fazer o cliente esperar um processo de construção mais longo e, ao final, o produto ou serviço ser ultrapassado.

Benefícios da aplicação do método ágil

A metodologia ágil oferece vários benefícios para as organizações:

  • Inovação acelerada. As equipes têm uma concentração maior em trazer melhores produtos e serviços para o cliente mais rapidamente;
  • Melhor qualidade dos produtos. Como há um desenvolvimento mais integrado, em vez de uma abordagem em times isolados, a qualidade dos produtos e serviços se elevam;
  • Produtividade aumentada. A integração das equipes também aumenta a sua capacitação e engajamento nas entregas. Eles perdem menos tempo e fazem mais coisas;
  • Custos reduzidos. A metodologia ágil controla os erros das as empresas geralmente cometem durante uma produção e que não são percebidos de imediato. Com isso, não há custos para refação de grandes melhorias.

Como o método ágil ajuda a entregar mais valor para o cliente?

A metodologia ágil traz mais valor para o seu cliente se consideramos alguns pontos.

Pessoas são prioridade

Um dos pontos do manifesto ágil diz que é preciso considerar a valorização de “indivíduos e interações sobre processos e ferramentas”. Isso significa que o atendimento ao cliente deve ser bem mais flexível. O foco precisa sempre ser o atendimento às necessidades dele e não seguir um procedimento estabelecido pela empresa de forma unilateral.

Nesse quesito, a comunicação pode se tornar um componente de difícil adaptação. Por isso, considere facilitar a troca de informações e arquive sempre todas as conversas, mensagens e apontamentos para que qualquer membro da sua empresa possa acessar informações críticas do cliente.

Na prática, isso significa que ao entrar em contato com a empresa, o seu cliente pode se comunicar com o time de várias maneiras. Ele pode ir pessoalmente na loja, trocar e-mails com o departamento de reparo, ligar para fazer uma pergunta sobre um problema de cobrança. Pode até haver um bate-papo em tempo real no seu site.

Não é preciso manter aquele atendimento no antigo padrão de “encaminhar para o setor responsável”. O seu cliente já pode entrar em contato direto com ele. A intenção é manter a comunicação simplificada e unificada em vários canais.

Derrube as paredes

Entendendo que a comunicação precisa ser facilitada para o seu cliente, não é preciso levantar “paredes” dentro da empresa, de forma que isole os setores. Antigamente, por exemplo, vendas e marketing tinham seus próprios processos, o atendimento ao cliente era outro e a TI mais outro. O resultado é que a entrega para o cliente era mais complexa e demorada.

A metodologia ágil vem para eliminar todas essas barreiras, melhorando os processos até a entrega do produto ou serviço para o cliente. Toda a equipe envolvida trabalha de forma unificada, sem divisões muito criteriosas de setores.

Se as divisões internas de sua empresa prejudicam a capacidade de seus funcionários de oferecer um ótimo serviço ao cliente, considere derrubar essas barreiras.

Acompanhe as reclamações dos clientes

Todas as empresas, em um momento ou outro, recebe uma queixa de cliente. Não adianta querer se blindar ou não considerar essa reclamação como um alerta de melhoria. Incorporar o feedback do cliente no processo de desenvolvimento – seja ele negativo ou positivo – é uma parte essencial de um processo ágil.

O rastreamento de reclamações de clientes é importante por dois motivos. Primeiro, é fundamental que você acompanhe e verifique se as reclamações foram resolvidas. Segundo o rastreamento de reclamações pode fornecer uma perspectiva geral do que não está funcionando na sua empresa. Se você tiver várias reclamações sobre os mesmos problemas, precisará corrigir o que está dando errado.

Tenha ciência que você comete erros e, certamente, não conseguirá agradar todo mundo o tempo todo. Porém, ao rastrear reclamações e resoluções de clientes, você pode descobrir maneiras de aprimorar seu atendimento.

Eduque os clientes

Essa é uma premissa muito valiosa e muito aplicável pela metodologia ágil. Ter um processo mais acelerado depende muito da colaboração, tanto entre sua equipe como com seus clientes. E, assim como você deseja que sua equipe seja bem treinada, seus clientes provavelmente também podem usar um pouco desse treinamento.

A educação do cliente é uma forma de construção da marca. É uma maneira de passar tempo de qualidade com eles e transformá-los em fãs e defensores da sua empresa. E quando seus clientes são mais instruídos, isso pode ajudá-los a se sentirem mais dispostos e capazes de contribuir para melhorar a qualidade de seu produto ou serviço.

Você já conhecia a metodologia ágil? Te convidamos para ler também o nosso post sobre Metodologia Lean, que pode agregar ainda mais valores em seu projeto.

Leia o post sobre Metodologia Lean no blog Cervello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

out
20

O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

• 20 de outubro de 2020

Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
set
21

7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

• 21 de setembro de 2020

A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais
set
04

5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

• 4 de setembro de 2020

Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor. Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar… Leia Mais
ago
24

O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

• 24 de agosto de 2020

Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios. É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um… Leia Mais
ago
17

Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

• 17 de agosto de 2020

Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
ago
11

Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

• 11 de agosto de 2020

Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In. É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e… Leia Mais