Processos de negócios – Entenda como a TI pode ser essencial para a melhoria organizacional
jul
07

Processos de negócios – Entenda como a TI pode ser essencial para a melhoria organizacional

1 Comentário

A TI significa Tecnologia da Informação e vem do inglês Information Technology (IT). E hoje em dia a TI se tornou uma das principais aliadas das organizações que desejam se tornar mais competitivas e ainda manterem a sua marca em evidência no mercado.

A TI abrange todas as soluções tecnológicas que são utilizadas por uma organização com o objetivo de otimizar os processos de negócio, além de proporcionar mais qualidade no instante de acessar, produzir, enviar e gerenciar dados.

Alguns dos exemplos práticos do uso da TI é possível mencionar os softwares de gestão de empresas, os serviços de Internet, os servidores que armazenam informações e também os equipamentos utilizados pela equipe da organização.

Diante de tudo isso, já não é surpresa que, em plena era de transformação digital nas empresas, a TI surge como um importante recurso para promover a execução perfeita dos processos de negócios. Para saber como ela faz isso, confira os tópicos que você irá ler a seguir

Saiba o que são processos de negócios

Para uma melhor compreensão sobre como a TI auxilia a realização dos processos na sua organização, é importante inicialmente, conhecer melhor a definição de processos de negócios.

De uma forma geral, processos de negócios consistem em tarefas executadas por uma organização com o objetivo de atingir os seus resultados com qualidade e ainda proporcionar uma boa experiência para o cliente.

Nesse aspecto, em que a transformação digital é fundamental para qualquer organização (seja ela de pequeno, médio ou grande porte), é necessário saber gerenciar e digitalizar os seus processos de negócio.

Quando os processos seguem uma lógica, ou um fluxo, a organização consegue atingir as metas propostas e se destacar para os clientes.


Clique aqui e confira 5 maneiras de integrar as operações de TI na sua empresa


Por isso, quando não há um planejamento dos processos, a interação entre a equipe se torna repleta de falhas e desperdícios, comprometendo a qualidade dos serviços oferecidos.

A classificação dos processos de negócios

Os processos de negócios são categorizados de acordo com os seus objetivos. Sendo assim, entenda mais sobre cada tipo de classificação a seguir.

Processos Primários

Esses processos são aqueles que trazem benefícios diretamente para o cliente, pois devido a essa característica são considerados fundamentais para o negócio atingir os seus principais objetivos.

De uma forma geral, os processos considerados primários estão relacionados com experiência de compra do produto ou serviço oferecido pela organização.

Na prática, um exemplo de processo primário pode ser um trabalho de venda e pós-venda de um serviço ou produto.

Um atendimento digitalizado, capaz de proporcionar a satisfação do cliente ao sanar as suas dúvidas, é um modo de otimizar o processo primário da sua organização.

Processos de Suporte

Se os processos entregam valor diretamente ao cliente, o processo de suporte entrega valor aos próprios processos. Em um primeiro momento pode até parecer confuso, mas na prática é bem simples de entender.

Um exemplo disso pode ser a área do RH. Apesar de ser essencial para a organização viabilizar de forma correta e segura a contratação de profissionais, de realizar treinamentos e promover outras funções, essa área não possui ligação direta com o cliente.

Além disso, a digitalização tem muito a oferecer para os processos de suporte, os tornando mais precisos e priorizando a qualidade dos serviços.

Processos de Gerenciamento

Esses processos são aqueles que estão relacionados com a mensuração de resultados, gerenciar atividades, enfim, administrar o negócio de um modo geral.

A TI, por exemplo, é importante para assegurar a qualidade desses processos, os digitalizando e garantindo a sua eficiência.

BPM e BPMS – Eles se complementam

Para entender como a TI pode beneficiar os serviços da sua organização, é necessário compreender o que é o BPM e BPMS.

O BPM é a sigla para Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócios). Ele consiste em uma metodologia que possui o objetivo de otimizar o desempenho dos processos da organização, trazendo mais qualidade e redução de custos.


Clique aqui e entenda mais sobre como o BPM é importante no suporte ao ESM


Já o BPMS significa Business Process Management Suite (Sistemas de Gestão de Processos de Negócio). Ele é basicamente um sistema automatizado que realiza a gestão integrada dos processos da organização.


Benefícios do BPMS na gestão de processos

Graças a um BPMS você tem a possibilidade de estabelecer fluxos de trabalho, monitorar a execução de processos, obter relatórios e várias outras funcionalidades. Dessa forma, ele é um complemento do BPM.

Entre os benefícios que o BPMS traz para a gestão dos processos da sua organização, confira agora quais deles oferece mais destaque.

Redução de custo e tempo

A presença de uma ferramenta BPMS ajuda a garantir a qualidade dos processos. Isso ocorre porque a digitalização auxilia a reduzir tempo, custos e desperdícios, pois ela acaba com as etapas que não agregam valor para o dia a dia da organização.

Facilidade para monitorar o desempenho

Há uma melhoria no monitoramento do desempenho dos processos, proporcionando dados precisos e indicadores confiáveis. Esse monitoramento é um recurso fundamental para viabilizar tomadas de decisões certeiras.

Integração de todos os setores da empresa

Uma das principais características da transformação digital é promover uma mudança completa na organização, automatizando e integrando todas as áreas. Isso facilita a realização dos processos e a qualidade do trabalho.

O BPMS confere para a gestão uma visão de ponta a ponta dos processos. Essa é uma vantagem que permite atuar e controlar os processos em tempo real.

Aumenta a produtividade

Diante da qualidade e da digitalização dos processos, é possível comprovar o aumento da produtividade da equipe. Os gaps são reduzidos, etapas e tarefas desnecessárias são eliminadas e a qualidade dos serviços se torna mais visível.

Como uma ferramenta de BPMS pode auxiliar a melhorar os processos de negócios

A otimização dos processos na sua organização ocorre porque a ferramenta de BPMS é uma solução que possui várias funcionalidades.

Criação de formulários

Ao criar formulários dinâmicos e inteligentes, você tem a possibilidade de interagir com os seus clientes.

Determinar os responsáveis para a realização dos processos

Isso facilita a gestão dos processos e também melhora a produtividade da equipe da organização. Além disso, evita gaps com a distribuição e responsabilidade com as tarefas.

Mostrar históricos de execução dos processos

Esse é um recurso que torna ainda mais eficiente o controle dos processos. Nesse caso, quando uma determinada tarefa é iniciada como, por exemplo, uma nova solicitação de compra, é gerado um recurso que armazena os dados desta execução.

Desse modo, é possível aferir quem executou tal processo, quando realizou, qual foi o tempo gasto e outras informações importantes.

Mensuração dos KPIs

Com a mensuração eficiente é mais fácil gerenciar os processos. Sendo assim, a solução BPMS determina os KPI de processos e também mensurá-los.

Ao obter informações tão importantes, é possível realizar uma avaliação detalhada dos resultados, avaliando se eles estão corretos com as suas estratégias ou se precisam de ajustes.

Exemplos de processos que podem ser automatizados pelo BPMS

Para compreender melhor como um BPMS é essencial para a sua organização, vale mencionar alguns exemplos. Vamos conferir alguns deles?

Solicitação de compras

Esse é um processo importante e deve ser automatizado, pois é um elemento crucial para otimizar a experiência do cliente. Portanto, com uma solução digital, se torna mais fácil gerenciar essa etapa, auxiliando o consumidor desde a solicitação.

Orçamentos até decisão e execução

Uma solução digital também disponibiliza orçamentos, trazendo mais transparência para a sua gestão de processos, entendo assim o que ocorreu em cada etapa e os motivos para o aceite ou não de um orçamento.


Saiba neste post como uma fundação melhorou a sua gestão de TI com a solução da Cervello


Processos de vendas

Com uma ferramenta adequada, é possível gerenciar também as vendas, otimizando ainda mais a experiência dos consumidores com a sua marca. Incluindo aí avaliar propostas, negociações e fechamentos.

Processos de entregas e suporte aos clientes

Em se tratando de uma boa experiência de compra, não dá para deixar de lado os processos de entregas e também o suporte. Tais elementos constituem etapas importantes de pós-vendas e facilitam a retenção de clientes e a confiabilidade da sua marca.

Conheça o Cervello ESM Suite, a solução completa em BPMS

Hoje em dia, diante da necessidade da transformação digital na gestão de uma organização, a TI ganha protagonismo e passa a ir além do seu conceito de tecnologia, se tornando parte fundamental da realização dos processos.

Por essa razão, a TI é responsável pelo uso e melhoria dos recursos tecnológicos usados para gerar e armazenar dados fundamentais para parceiros, consumidores e colaboradores.

Com a importância da TI, é válido também mencionar a relevância de uma ferramenta BPMS capaz de otimizar ainda mais os processos da organização.

Portanto, conheça a solução da Cervello em BPMS, com todos os recursos necessários para oferecer uma excelente experiência de compra aos clientes e tornar o seu negócio mais competitivo. Solicite hoje mesmo uma demonstração da nossa ferramenta e tenha um mundo de soluções digitais em suas mãos.

Também continue seguindo as dicas da Cervello em nossas redes sociais. Acompanhe mais informações como essas em nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    ago
    16

    Atendimento omnichannel – Conheça 10 dicas importantes de como implementar na sua organização

    • 16 de agosto de 2022

    Dificuldade para atender todas as chamadas dos clientes. Não conseguir entender as prioridades do seu público-alvo. Se esses são alguns dos problemas que você enfrenta na gestão da sua organização, a solução é investir no atendimento omnichannel. Na era digital os clientes estão mais exigentes em relação ao atendimento. Além da qualidade dos produtos e… Leia Mais
    ago
    09

    O que é modelagem de processos – Como funciona e como fazer

    • 9 de agosto de 2022

    Um dos requisitos básicos para que uma organização tenha êxito na hora de alcançar os seus objetivos é estabelecer a digitalização e a correta modelagem de processos. O fato é que por meio da transformação digital uma organização consegue otimizar a produtividade dos colaboradores, bem como efetuar um atendimento de qualidade aos clientes. No entanto,… Leia Mais
    jul
    15

    Serviços de TI – Entenda como eles podem revolucionar a sua organização

    • 15 de julho de 2022

    Mais do que uma alternativa, a transformação digital é a solução para que qualquer organização se torne relevante para os seus clientes. No atual contexto, é impossível reforçar o posicionamento da sua marca sem automatizar os processos do seu negócio com serviços de TI. Nesse cenário de digitalização surgindo como solução, os serviços de TI… Leia Mais
    jul
    07

    Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

    • 7 de julho de 2022

    Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
    jun
    27

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 27 de junho de 2022

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais