Operações de TI | 5 maneiras de integrá-las com mais rapidez na estratégia da sua empresa
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Operações de TI | 5 maneiras de integrá-las com mais rapidez na estratégia da sua empresa

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Nos últimos anos, foi perceptível o avanço de tecnologias relacionadas à internet e aos dispositivos móveis.

As melhorias e as novidades nessa área favoreceram a importância das ferramentas digitais no dia a dia dos consumidores e nas estratégias das empresas. Isso fez com que o setor de TI ganhasse uma função ainda mais relevante na gestão dos negócios.

Em uma época em que os clientes cada vez mais apelam para lojas virtuais e utilizam redes sociais e a internet para tudo, as empresas devem levar em conta a necessidade da digitalização das suas atividades.

Por essa razão, a solução para lidar com essa realidade é integrar as operações de TI a todos os outros departamentos.

Como a tecnologia é importante em praticamente todas as áreas, a integração de TI aos setores da empresa possibilita agilizar as análises de dados, planejar as estratégias e executar processos de forma automatizada e muito mais.

Para você saber mais a respeito da integração das operações de TI em sua empresa, confira os tópicos desse artigo.

A importância da integração de TI

Até alguns anos atrás, a TI era encarada como um departamento que se limitava a oferecer infraestrutura e dar suporte às máquinas, impressoras e configurações de aplicativos, como editores de texto e caixas de e-mail. Tudo para agilizar o andamento das atividades em uma determinada empresa.

Hoje em dia, essa área passou a ser vista também como uma área de caráter mais estratégico, contendo a função de monitorar e dar suporte ao negócio como um todo.


5 sinais de que você precisa de um novo sistema de automação de processos


Por causa disso, o gerenciamento dos sistemas de TI é essencial para garantir o bom andamento de uma empresa. E para garantir essa boa gestão, a integração de TI é a solução mais ideal.

A principal finalidade da integração é possibilitar que todos os recursos de tecnologia estejam em perfeito andamento, sendo capaz de atender às principais necessidades do negócio.

Com a integração das operações de TI é possível obter vários resultados positivos, como, por exemplo, redução de custos, otimização do tempo na realização das atividades e atendimento de mais qualidade.

Saiba como integrar as operações de TI com mais rapidez em seu negócio

Hoje em dia, o setor de TI se transformou em um dos principais aliados na gestão de um negócio. Porém, essa área poderá assumir essa relevância quando está integrada ao resto da empresa.

Sendo assim, é por meio das soluções e práticas de TI que é possível otimizar vários aspectos do seu negócio, fazendo com que haja diálogo entre os departamentos.

Por essa razão, gestores, diretores e donos de empresas dos mais variados segmentos estão reavaliando o modo como posicionam estrategicamente os seus departamentos de TI. É aí que a integração das operações de TI se torna a solução mais viável.

Diante disso, vale conhecer algumas maneiras que viabilizam essa integração e assim trazer mais vantagens para o seu negócio.

1- A TI deve fazer parte do negócio como um todo

A TI deve fazer parte de todas as estratégias do negócio e por conta disso há a necessidade de alinhamento de visão entre tecnologia e as áreas do negócio.

Essa integração pode tornar a empresa mais produtiva e até mesmo reduzir demandas desnecessárias em diferentes setores. Somente assim a TI se torna um parceiro estratégico e com resultados palpáveis.

Da mesma forma, essa integração promove mais rapidez e tangibilidade dos resultados gerados nas operações de TI.

2Tenha um bom planejamento para permitir o gerenciamento adequado de TI

Planejar é importante em vários aspectos que envolvem a gestão de uma empresa, inclusive quando o assunto envolve integração e operações de TI.

Sendo assim, para ter uma gestão de TI eficiente é pertinente realizar o planejamento da área. Para fazer isso é necessário estruturar a área de TI e estabelecer um conjunto de regras e procedimentos capazes de promover uma boa administração de todos os recursos.

Sobretudo, é preciso que todos os processos estejam alinhados aos objetivos do negócio como os recursos disponíveis, custos envolvidos, prazos e resultados esperados.

Portanto, o planejamento ajuda a definir de forma organizada os objetivos de todas as operações de TI, como a infraestrutura, os sistemas, a segurança e como realizar a integração entre os setores.

Esse alinhamento ajuda a promover serviços com mais qualidade e compreender quais pontos possuem gaps e oportunidades de melhorias na gestão de TI.

3 – Invista na digitalização

Qualquer empresa que queira ser competitiva no atual contexto da era digital, deve contar com apoio tecnológico e investir em tecnologias de ponta, como cloud computing, business intelligence e a cada vez mais imprescindível IA (Inteligência Artificial).

Com essas tecnologias você terá condições de integrar as operações de TI entre os setores, possibilitando estudar tendências de mercado, analisar o comportamento do cliente, identificar oportunidades de negócios e assegurar várias outras vantagens.


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Além da integração, investir na digitalização do seu negócio também ajuda na redução de custos. Por exemplo, ao investir em digitação de processos, é possível melhorar as operações de TI com o investimento em formulários de solicitações de acesso, aprovações e automatizações.

4 – Estabeleça canais de comunicação

Ao integrar as operações de TI, leve em conta a necessidade de utilizar canais de comunicação no dia a dia da empresa.

Desse modo, os colaboradores terão a chance de interagir, sanar dúvidas e encontrar soluções em conjunto, otimizando o atendimento ao cliente e o compartilhamento de informações.

Vale destacar ainda que os técnicos de TI estão aptos a auxiliar as outras equipes, seja por meio de ferramentas remotas ou com suporte presencial.

5 – Acompanhe e ofereça métricas aos gestores das áreas atendidas

Para a integração das operações de TI garantirem bons resultados, é necessário contar com bons indicadores de desempenho, que devem ser acompanhados de perto por você.

Esse acompanhamento é muito importante para agilizar a integração entre as áreas e otimizar processos. Entre os índices que podem ser medidos em TI, estão:

  • volume de chamados;
  • tempo médio de atendimento;
  • índice de reaberturas
  • índice de produtividade
  • e o tempo de disponibilidade de hardwares e softwares.

Além disso, com base nesses resultados você terá condições de identificar quais são os principais aspectos que devem ser melhorados e quais deles estão no caminho certo.


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As operações de TI se tornaram parte essencial de qualquer negócio

A integração entre os setores é muito importante para assegurar a gestão adequada dos negócios, viabilizando o desenvolvimento coeso das atividades e um excelente atendimento aos clientes.

No atual contexto da era digital, a equipe de TI não deve mais ficar isolada do resto da companhia, mas sim estar estrategicamente conectada para que a empresa se mantenha devidamente atualizada.

É por esse motivo que a integração das operações de TI é uma solução importante para o seu negócio.

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