Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?
nov
30

Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

3 Comentários

Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone.

Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e outras tecnologias, até a gestão de um negócio deve “dançar” no ritmo dos algoritmos.

É por isso que a digitalização de processos é um aspecto fundamental para a condução de um negócio, seja ele uma pequena, média ou grande empresa.

Agora acrescente no presente contexto uma pandemia de Covid-19 obrigando cada vez mais as empresas a se adaptarem a essa nova situação. Pronto! É por tudo isso que um gestor necessita possuir uma boa fluência digital.

É graças a uma boa fluência digital que será possível gerenciar um negócio. Para você saber mais a respeito desse assunto tão importante na gestão dos negócios, vale dar uma conferida nos tópicos abaixo:

  • O que é a fluência digital
  • Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital
  • A importância da fluência digital em tempos de crise

O que é a fluência digital?

A fluência consiste na capacidade que possuímos de compreendermos a transformação digital. Vale destacar que ela não se limita apenas a conhecer as funcionalidades do seu smartphone ou saber gerenciar as redes sociais da empresa.

Na prática, a fluência digital é compreender qual é o papel das diferentes ferramentas digitais no âmbito empresarial e ainda saber como utilizá-las de forma integrada.

Hoje em dia quem gerencia alguma empresa tem à disposição várias ferramentas digitais que viabilizam e auxiliam o trabalho em Home Office.

Contudo, saber como utilizá-las, em que contexto usá-las e como elas podem ajudar a sua equipe faz parte do que chamamos de fluência digital.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


Falando nisso, você já ouviu falar na Internet das Coisas e Análise de Big Data? Acredite, ter uma boa fluência digital também implica em saber o quanto esses elementos são importantes para o seu negócio.

Além disso, a fluência digital não é um processo linear, com início, meio e fim, pois a tecnologia está em constante (e rápida) transformação. Por isso, é necessário pesquisar sempre e olhar atentamente para o cenário do mercado.

Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital

E já que falamos em pesquisar e manter a atenção ao ambiente tecnológico, é possível afirmar que ter fluência digital depende muito do interesse e empenho do gestor.

Assim como para aprender a falar de forma fluente um idioma, obter a fluência digital também exigirá estudos e conhecimentos. Diante disso, para o gestor adquirir essa importante capacitação, vale adotar alguns métodos e características. Confira mais a seguir!

Desenvolva as hard e soft skills

Quem está entrando no mercado de trabalho ouve falar muito em desenvolver as hard skills e as soft skills. “Skill” vem do inglês e significa “habilidade”.

As “hard skills” (“habilidades sólidas”, em uma tradução aproximada) são os conhecimentos técnicos a respeito de uma tecnologia. É compreender na prática como uma ferramenta digital funciona.

As “soft skills” (habilidades suaves) são aquelas habilidades voltadas para o perfil comportamental. Empatia, resiliência, facilidade para falar em público, eis aí alguns exemplos de soft skills. No atual cenário elas são tão importantes quanto as hard skills.

Mas o que isso tem a ver com a fluência digital? Muita coisa, pois com as soft skills é possível gerenciar o seu negócio, já com as hard você tem o conhecimento técnico e prático para utilizar as tecnologias.

Atualize-se com cursos

A realização de cursos e treinamentos também é válida para quem quer obter influência digital. Hoje em dia é possível contar com cursos online em áreas como gestão de Marketing Digital, de Mídias Sociais, enfim, de uma série de conceitos relacionados com a digitalização.

Há cursos online que apresentam materiais variados, que vão de videoaulas a e-books. Tudo isso para facilitar ao máximo o acesso e a imersão no conteúdo.

Atualmente há também cursos EaD que facilitam esse processo de adquirir mais conhecimento e fluência digital.

Capacidade de análise

Ter curiosidade com os conceitos que fazem parte da transformação digital é importante. Isso amplia o olhar do gestor em relação ao contexto atual, auxiliando a encontrar tendências e aprender sempre mais a respeito da tecnologia.


Clique aqui e saiba como a automação e digitalização de processos ajudam as empresas na crise


Por isso é interessante aguçar essa curiosidade no dia a dia, procurar conteúdo na web a respeito da digitalização de processos, vasculhar vídeos, blogs e também utilizar as redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental não ficar estagnado em relação a um determinado assunto. É necessário pesquisar mais também sobre outros temas.

Isso ocorre porque é importante ter em mente que a tecnologia se trata de um conceito muito dinâmico, ainda mais na atual era digital, em que há um excesso de informações e novidades.

A importância da fluência digital em tempos de crise

Há dois modos de encarar uma crise. Uma delas é entregar os pontos, desistir de investimentos, abandonar negócios e esperar sentado até surgir uma luz no fim do túnel.

O outro modo, que na nossa opinião é mais recomendado, consiste em enfrentar a crise encontrando novas oportunidades. São nos momentos de crise que é possível se adaptar aos novos tempos e adotar de uma vez o processo de digitalização no seu negócio. A solução é evoluir e a evolução vem com a transformação digital.

É nesse contexto que a fluência digital se torna uma postura importante, que deve ser adotada pelos gestores de qualquer segmento, independente se é uma grande, pequena ou média empresa.

Diante da digitalização e a automação de processos, o gestor deve ter fluência digital

Esse é um dos requisitos que caracterizam um negócio muito bem gerenciado, em que a tecnologia assume o protagonismo. A fluência digital se torna a grande aliada dos gestores.

E então, quer se tornar fluente na digitalização da sua empresa e torná-la mais competitiva e bem posicionada para os clientes? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre esse e outros assuntos ligados à tecnologia e automação.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais