Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?
2 ComentáriosEstamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone.
Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e outras tecnologias, até a gestão de um negócio deve “dançar” no ritmo dos algoritmos.
É por isso que a digitalização de processos é um aspecto fundamental para a condução de um negócio, seja ele uma pequena, média ou grande empresa.
Agora acrescente no presente contexto uma pandemia de Covid-19 obrigando cada vez mais as empresas a se adaptarem a essa nova situação. Pronto! É por tudo isso que um gestor necessita possuir uma boa fluência digital.
É graças a uma boa fluência digital que será possível gerenciar um negócio. Para você saber mais a respeito desse assunto tão importante na gestão dos negócios, vale dar uma conferida nos tópicos abaixo:
- O que é a fluência digital
- Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital
- A importância da fluência digital em tempos de crise
O que é a fluência digital?
A fluência consiste na capacidade que possuímos de compreendermos a transformação digital. Vale destacar que ela não se limita apenas a conhecer as funcionalidades do seu smartphone ou saber gerenciar as redes sociais da empresa.
Na prática, a fluência digital é compreender qual é o papel das diferentes ferramentas digitais no âmbito empresarial e ainda saber como utilizá-las de forma integrada.
Hoje em dia quem gerencia alguma empresa tem à disposição várias ferramentas digitais que viabilizam e auxiliam o trabalho em Home Office.
Contudo, saber como utilizá-las, em que contexto usá-las e como elas podem ajudar a sua equipe faz parte do que chamamos de fluência digital.
Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital
Falando nisso, você já ouviu falar na Internet das Coisas e Análise de Big Data? Acredite, ter uma boa fluência digital também implica em saber o quanto esses elementos são importantes para o seu negócio.
Além disso, a fluência digital não é um processo linear, com início, meio e fim, pois a tecnologia está em constante (e rápida) transformação. Por isso, é necessário pesquisar sempre e olhar atentamente para o cenário do mercado.
Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital
E já que falamos em pesquisar e manter a atenção ao ambiente tecnológico, é possível afirmar que ter fluência digital depende muito do interesse e empenho do gestor.
Assim como para aprender a falar de forma fluente um idioma, obter a fluência digital também exigirá estudos e conhecimentos. Diante disso, para o gestor adquirir essa importante capacitação, vale adotar alguns métodos e características. Confira mais a seguir!
Desenvolva as hard e soft skills
Quem está entrando no mercado de trabalho ouve falar muito em desenvolver as hard skills e as soft skills. “Skill” vem do inglês e significa “habilidade”.
As “hard skills” (“habilidades sólidas”, em uma tradução aproximada) são os conhecimentos técnicos a respeito de uma tecnologia. É compreender na prática como uma ferramenta digital funciona.
As “soft skills” (habilidades suaves) são aquelas habilidades voltadas para o perfil comportamental. Empatia, resiliência, facilidade para falar em público, eis aí alguns exemplos de soft skills. No atual cenário elas são tão importantes quanto as hard skills.
Mas o que isso tem a ver com a fluência digital? Muita coisa, pois com as soft skills é possível gerenciar o seu negócio, já com as hard você tem o conhecimento técnico e prático para utilizar as tecnologias.
Atualize-se com cursos
A realização de cursos e treinamentos também é válida para quem quer obter influência digital. Hoje em dia é possível contar com cursos online em áreas como gestão de Marketing Digital, de Mídias Sociais, enfim, de uma série de conceitos relacionados com a digitalização.
Há cursos online que apresentam materiais variados, que vão de videoaulas a e-books. Tudo isso para facilitar ao máximo o acesso e a imersão no conteúdo.
Atualmente há também cursos EaD que facilitam esse processo de adquirir mais conhecimento e fluência digital.
Capacidade de análise
Ter curiosidade com os conceitos que fazem parte da transformação digital é importante. Isso amplia o olhar do gestor em relação ao contexto atual, auxiliando a encontrar tendências e aprender sempre mais a respeito da tecnologia.
Clique aqui e saiba como a automação e digitalização de processos ajudam as empresas na crise
Por isso é interessante aguçar essa curiosidade no dia a dia, procurar conteúdo na web a respeito da digitalização de processos, vasculhar vídeos, blogs e também utilizar as redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.
Sendo assim, é fundamental não ficar estagnado em relação a um determinado assunto. É necessário pesquisar mais também sobre outros temas.
Isso ocorre porque é importante ter em mente que a tecnologia se trata de um conceito muito dinâmico, ainda mais na atual era digital, em que há um excesso de informações e novidades.
A importância da fluência digital em tempos de crise
Há dois modos de encarar uma crise. Uma delas é entregar os pontos, desistir de investimentos, abandonar negócios e esperar sentado até surgir uma luz no fim do túnel.
O outro modo, que na nossa opinião é mais recomendado, consiste em enfrentar a crise encontrando novas oportunidades. São nos momentos de crise que é possível se adaptar aos novos tempos e adotar de uma vez o processo de digitalização no seu negócio. A solução é evoluir e a evolução vem com a transformação digital.
É nesse contexto que a fluência digital se torna uma postura importante, que deve ser adotada pelos gestores de qualquer segmento, independente se é uma grande, pequena ou média empresa.
Diante da digitalização e a automação de processos, o gestor deve ter fluência digital
Esse é um dos requisitos que caracterizam um negócio muito bem gerenciado, em que a tecnologia assume o protagonismo. A fluência digital se torna a grande aliada dos gestores.
E então, quer se tornar fluente na digitalização da sua empresa e torná-la mais competitiva e bem posicionada para os clientes? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre esse e outros assuntos ligados à tecnologia e automação.
- 5 vantagens do ESM que precisamos te contar
- Transformação digital nas empresas | 5 passos importantes que evitam problemas nesse processo
Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios
Produtividade • 16 de março de 2021
Centralização da Gestão de contratos – Evite riscos e facilite processos
Automação • 8 de março de 2021
6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto
Tecnologia • 5 de março de 2021
Ferramenta de atendimento – Por onde começar para não errar na contratação?
Tecnologia • 26 de fevereiro de 2021
Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021
Produtividade • 15 de fevereiro de 2021
5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário
Produtividade • 8 de fevereiro de 2021
Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente
Tecnologia • 2 de fevereiro de 2021
Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?
Tecnologia • 26 de janeiro de 2021
Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021
Tecnologia • 18 de janeiro de 2021
Como a experiência do usuário pode ser melhorada com a Inteligência Artificial nas empresas
Tecnologia • 12 de janeiro de 2021