Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?
nov
30

Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

6 Comentários

Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone.

Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e outras tecnologias, até a gestão de um negócio deve “dançar” no ritmo dos algoritmos.

É por isso que a digitalização de processos é um aspecto fundamental para a condução de um negócio, seja ele uma pequena, média ou grande empresa.

Agora acrescente no presente contexto uma pandemia de Covid-19 obrigando cada vez mais as empresas a se adaptarem a essa nova situação. Pronto! É por tudo isso que um gestor necessita possuir uma boa fluência digital.

É graças a uma boa fluência digital que será possível gerenciar um negócio. Para você saber mais a respeito desse assunto tão importante na gestão dos negócios, vale dar uma conferida nos tópicos abaixo:

  • O que é a fluência digital
  • Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital
  • A importância da fluência digital em tempos de crise

O que é a fluência digital?

A fluência consiste na capacidade que possuímos de compreendermos a transformação digital. Vale destacar que ela não se limita apenas a conhecer as funcionalidades do seu smartphone ou saber gerenciar as redes sociais da empresa.

Na prática, a fluência digital é compreender qual é o papel das diferentes ferramentas digitais no âmbito empresarial e ainda saber como utilizá-las de forma integrada.

Hoje em dia quem gerencia alguma empresa tem à disposição várias ferramentas digitais que viabilizam e auxiliam o trabalho em Home Office.

Contudo, saber como utilizá-las, em que contexto usá-las e como elas podem ajudar a sua equipe faz parte do que chamamos de fluência digital.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


Falando nisso, você já ouviu falar na Internet das Coisas e Análise de Big Data? Acredite, ter uma boa fluência digital também implica em saber o quanto esses elementos são importantes para o seu negócio.

Além disso, a fluência digital não é um processo linear, com início, meio e fim, pois a tecnologia está em constante (e rápida) transformação. Por isso, é necessário pesquisar sempre e olhar atentamente para o cenário do mercado.

Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital

E já que falamos em pesquisar e manter a atenção ao ambiente tecnológico, é possível afirmar que ter fluência digital depende muito do interesse e empenho do gestor.

Assim como para aprender a falar de forma fluente um idioma, obter a fluência digital também exigirá estudos e conhecimentos. Diante disso, para o gestor adquirir essa importante capacitação, vale adotar alguns métodos e características. Confira mais a seguir!

Desenvolva as hard e soft skills

Quem está entrando no mercado de trabalho ouve falar muito em desenvolver as hard skills e as soft skills. “Skill” vem do inglês e significa “habilidade”.

As “hard skills” (“habilidades sólidas”, em uma tradução aproximada) são os conhecimentos técnicos a respeito de uma tecnologia. É compreender na prática como uma ferramenta digital funciona.

As “soft skills” (habilidades suaves) são aquelas habilidades voltadas para o perfil comportamental. Empatia, resiliência, facilidade para falar em público, eis aí alguns exemplos de soft skills. No atual cenário elas são tão importantes quanto as hard skills.

Mas o que isso tem a ver com a fluência digital? Muita coisa, pois com as soft skills é possível gerenciar o seu negócio, já com as hard você tem o conhecimento técnico e prático para utilizar as tecnologias.

Atualize-se com cursos

A realização de cursos e treinamentos também é válida para quem quer obter influência digital. Hoje em dia é possível contar com cursos online em áreas como gestão de Marketing Digital, de Mídias Sociais, enfim, de uma série de conceitos relacionados com a digitalização.

Há cursos online que apresentam materiais variados, que vão de videoaulas a e-books. Tudo isso para facilitar ao máximo o acesso e a imersão no conteúdo.

Atualmente há também cursos EaD que facilitam esse processo de adquirir mais conhecimento e fluência digital.

Capacidade de análise

Ter curiosidade com os conceitos que fazem parte da transformação digital é importante. Isso amplia o olhar do gestor em relação ao contexto atual, auxiliando a encontrar tendências e aprender sempre mais a respeito da tecnologia.


Clique aqui e saiba como a automação e digitalização de processos ajudam as empresas na crise


Por isso é interessante aguçar essa curiosidade no dia a dia, procurar conteúdo na web a respeito da digitalização de processos, vasculhar vídeos, blogs e também utilizar as redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental não ficar estagnado em relação a um determinado assunto. É necessário pesquisar mais também sobre outros temas.

Isso ocorre porque é importante ter em mente que a tecnologia se trata de um conceito muito dinâmico, ainda mais na atual era digital, em que há um excesso de informações e novidades.

A importância da fluência digital em tempos de crise

Há dois modos de encarar uma crise. Uma delas é entregar os pontos, desistir de investimentos, abandonar negócios e esperar sentado até surgir uma luz no fim do túnel.

O outro modo, que na nossa opinião é mais recomendado, consiste em enfrentar a crise encontrando novas oportunidades. São nos momentos de crise que é possível se adaptar aos novos tempos e adotar de uma vez o processo de digitalização no seu negócio. A solução é evoluir e a evolução vem com a transformação digital.

É nesse contexto que a fluência digital se torna uma postura importante, que deve ser adotada pelos gestores de qualquer segmento, independente se é uma grande, pequena ou média empresa.

Diante da digitalização e a automação de processos, o gestor deve ter fluência digital

Esse é um dos requisitos que caracterizam um negócio muito bem gerenciado, em que a tecnologia assume o protagonismo. A fluência digital se torna a grande aliada dos gestores.

E então, quer se tornar fluente na digitalização da sua empresa e torná-la mais competitiva e bem posicionada para os clientes? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre esse e outros assuntos ligados à tecnologia e automação.

6 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais