Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?
nov
30

Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

1 Comentário

Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone.

Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e outras tecnologias, até a gestão de um negócio deve “dançar” no ritmo dos algoritmos.

É por isso que a digitalização de processos é um aspecto fundamental para a condução de um negócio, seja ele uma pequena, média ou grande empresa.

Agora acrescente no presente contexto uma pandemia de Covid-19 obrigando cada vez mais as empresas a se adaptarem a essa nova situação. Pronto! É por tudo isso que um gestor necessita possuir uma boa fluência digital.

É graças a uma boa fluência digital que será possível gerenciar um negócio. Para você saber mais a respeito desse assunto tão importante na gestão dos negócios, vale dar uma conferida nos tópicos abaixo:

  • O que é a fluência digital
  • Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital
  • A importância da fluência digital em tempos de crise

O que é a fluência digital?

A fluência consiste na capacidade que possuímos de compreendermos a transformação digital. Vale destacar que ela não se limita apenas a conhecer as funcionalidades do seu smartphone ou saber gerenciar as redes sociais da empresa.

Na prática, a fluência digital é compreender qual é o papel das diferentes ferramentas digitais no âmbito empresarial e ainda saber como utilizá-las de forma integrada.

Hoje em dia quem gerencia alguma empresa tem à disposição várias ferramentas digitais que viabilizam e auxiliam o trabalho em Home Office.

Contudo, saber como utilizá-las, em que contexto usá-las e como elas podem ajudar a sua equipe faz parte do que chamamos de fluência digital.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


Falando nisso, você já ouviu falar na Internet das Coisas e Análise de Big Data? Acredite, ter uma boa fluência digital também implica em saber o quanto esses elementos são importantes para o seu negócio.

Além disso, a fluência digital não é um processo linear, com início, meio e fim, pois a tecnologia está em constante (e rápida) transformação. Por isso, é necessário pesquisar sempre e olhar atentamente para o cenário do mercado.

Como um gestor pode desenvolver a sua fluência digital

E já que falamos em pesquisar e manter a atenção ao ambiente tecnológico, é possível afirmar que ter fluência digital depende muito do interesse e empenho do gestor.

Assim como para aprender a falar de forma fluente um idioma, obter a fluência digital também exigirá estudos e conhecimentos. Diante disso, para o gestor adquirir essa importante capacitação, vale adotar alguns métodos e características. Confira mais a seguir!

Desenvolva as hard e soft skills

Quem está entrando no mercado de trabalho ouve falar muito em desenvolver as hard skills e as soft skills. “Skill” vem do inglês e significa “habilidade”.

As “hard skills” (“habilidades sólidas”, em uma tradução aproximada) são os conhecimentos técnicos a respeito de uma tecnologia. É compreender na prática como uma ferramenta digital funciona.

As “soft skills” (habilidades suaves) são aquelas habilidades voltadas para o perfil comportamental. Empatia, resiliência, facilidade para falar em público, eis aí alguns exemplos de soft skills. No atual cenário elas são tão importantes quanto as hard skills.

Mas o que isso tem a ver com a fluência digital? Muita coisa, pois com as soft skills é possível gerenciar o seu negócio, já com as hard você tem o conhecimento técnico e prático para utilizar as tecnologias.

Atualize-se com cursos

A realização de cursos e treinamentos também é válida para quem quer obter influência digital. Hoje em dia é possível contar com cursos online em áreas como gestão de Marketing Digital, de Mídias Sociais, enfim, de uma série de conceitos relacionados com a digitalização.

Há cursos online que apresentam materiais variados, que vão de videoaulas a e-books. Tudo isso para facilitar ao máximo o acesso e a imersão no conteúdo.

Atualmente há também cursos EaD que facilitam esse processo de adquirir mais conhecimento e fluência digital.

Capacidade de análise

Ter curiosidade com os conceitos que fazem parte da transformação digital é importante. Isso amplia o olhar do gestor em relação ao contexto atual, auxiliando a encontrar tendências e aprender sempre mais a respeito da tecnologia.


Clique aqui e saiba como a automação e digitalização de processos ajudam as empresas na crise


Por isso é interessante aguçar essa curiosidade no dia a dia, procurar conteúdo na web a respeito da digitalização de processos, vasculhar vídeos, blogs e também utilizar as redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental não ficar estagnado em relação a um determinado assunto. É necessário pesquisar mais também sobre outros temas.

Isso ocorre porque é importante ter em mente que a tecnologia se trata de um conceito muito dinâmico, ainda mais na atual era digital, em que há um excesso de informações e novidades.

A importância da fluência digital em tempos de crise

Há dois modos de encarar uma crise. Uma delas é entregar os pontos, desistir de investimentos, abandonar negócios e esperar sentado até surgir uma luz no fim do túnel.

O outro modo, que na nossa opinião é mais recomendado, consiste em enfrentar a crise encontrando novas oportunidades. São nos momentos de crise que é possível se adaptar aos novos tempos e adotar de uma vez o processo de digitalização no seu negócio. A solução é evoluir e a evolução vem com a transformação digital.

É nesse contexto que a fluência digital se torna uma postura importante, que deve ser adotada pelos gestores de qualquer segmento, independente se é uma grande, pequena ou média empresa.

Diante da digitalização e a automação de processos, o gestor deve ter fluência digital

Esse é um dos requisitos que caracterizam um negócio muito bem gerenciado, em que a tecnologia assume o protagonismo. A fluência digital se torna a grande aliada dos gestores.

E então, quer se tornar fluente na digitalização da sua empresa e torná-la mais competitiva e bem posicionada para os clientes? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre esse e outros assuntos ligados à tecnologia e automação.

1 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    18

    Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

    • 18 de janeiro de 2021

    Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais
    jan
    12

    LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

    • 12 de janeiro de 2021

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online. No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio… Leia Mais
    dez
    18

    Customer Sucess – Por que pensar no sucesso do cliente faz diferença em seus processos?

    • 18 de dezembro de 2020

    O cliente bem atendido é um fator fundamental para que qualquer empreendimento apresente bons resultados. É nesse contexto que atualmente as empresas passaram a utilizar o termo Customer Sucess. Customer Sucess pode ser traduzido como “Sucesso do Cliente”. As empresas sabem que se o cliente obter êxito na realização dos seus objetivos isso será vantajoso… Leia Mais
    dez
    07

    5 vantagens do ESM que precisamos te contar

    • 7 de dezembro de 2020

    A tecnologia é algo que está em constante evolução e, na era digital, ela é decisiva para que uma empresa seja bem sucedida. Hoje em dia é impossível imaginar um pequeno – e também os grandes negócios – se tornar competitivo sem investir na digitalização dos seus processos. Entre as soluções digitais disponíveis nos dias… Leia Mais
    nov
    30

    Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

    • 30 de novembro de 2020

    Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone. Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e… Leia Mais
    nov
    16

    Por que é importante investir na digitalização de processos?

    • 16 de novembro de 2020

    A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano. Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer… Leia Mais