O que realmente significa transformação digital?
out
26

O que realmente significa transformação digital?

1 Comentário

Entender o que é a transformação digital é entender o presente e o futuro dos métodos de gestão. A digitalização chegou para ficar e é ela quem vai ditar os rumos dos negócios daqui por diante.

É por meio de várias ferramentas digitais que a maioria das interações com os clientes são – e continuarão sendo – realizadas.

Estratégias como o e-mail marketing, o atendimento por meio de chatbots, a análise de Big Data. Tudo isso é o reflexo da transformação digital auxiliando a gestão de um negócio, seja ele um grande empreendimento ou uma pequena Startup.

Além do mais, em tempos de pandemia, o processo de transformação digital é o grande aliado para as empresas se manterem firmes e fortes.

Mas afinal, o que é essa transformação e como ela realmente ajuda o seu negócio? Para saber mais a fundo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo:

O que é a transformação digital?

A transformação digital significa providenciar uma reestruturação nos processos de gestão da empresa, adotando para isso ferramentas tecnológicas adequadas para esse objetivo. Reparou que o conceito fala em “reestruturação”, não é mesmo?

Esse termo não está aí por acaso, pois quando se fala em processo de transformação digital, não estamos nos referindo apenas ao fato de criar um site para a empresa e utilizar as redes sociais para interagir com os clientes.

É possível afirmar que o embrião da atual transformação digital iniciou na metade da década de 90, quando a geração Z, composta pelos “nativos digitais”, surgiu. Essa geração nasceu bem no período em que a internet rumava para a sua popularidade.

Hoje em dia podemos afirmar que essa transformação é um processo de reestruturação completa, que abrange vários aspectos de um negócio, desde a gestão financeira do negócio, incluindo outros setores, como o RH e o atendimento.

Em suma, a transformação digital é uma mudança completa no modo como a empresa gerencia os seus processos e interage com os consumidores.

Por essa razão, dependendo do tipo de empreendimento, o processo de transformação digital pode exigir investimentos mais elevados e também levar um pouco mais de tempo. Não é algo que é feito de um dia para o outro, porém ainda assim permanece sendo fundamental.

Saiba quais são as vantagens da transformação digital

Por envolver ferramentas e softwares modernos, talvez seja possível imaginar que os processos de transformação digital são voltados apenas para as empresas que atuam no segmento da tecnologia.

Errado! A digitalização dos processos é algo que deve ser feito “para ontem” em negócios de qualquer segmento. Um pequeno restaurante vai se beneficiar muito quando adotar recursos digitais que facilitam o atendimento e os pedidos dos clientes.

Um escritório se tornará mais produtivo quando adotar ferramentas que viabilizam o Home Office e a interação entre os integrantes da equipe. Pense nos benefícios que esse restaurante – em tempos de pandemia – terá ao facilitar as entregas aos clientes.

Imagine também o quanto o Home Office será saudável para os colaboradores de uma empresa, tendo a oportunidade de realizarem as atividades do trabalho sem sair de casa.

Além do mais, vale ficar por dentro de outros benefícios que a transformação digital pode trazer para o seu negócio. Confira!

Controle do gerenciamento

Diante do uso das ferramentas digitais é possível tornar a gestão do seu negócio ainda mais eficiente. Soluções como Computação em Nuvem, Chatbots e outros recursos atuam beneficiando a adoção de estratégias e o gerenciamento de todos setores da empresa.

Isso tudo torna o processo de trabalho mais produtivo e ainda oferece informações relevantes para que decisões sejam tomadas de forma eficiente, baseadas em dados devidamente analisados.

Procedimentos mais simples

A digitalização e a automação de processos possibilitam alguns avanços, como a integração de setores, a mensuração de resultados e a utilização de recursos de Computação em Nuvem. Tais tecnologias simplificam várias tarefas.

No caso da Computação em Nuvem, por exemplo, ela viabiliza o acesso rápido a arquivos. Isso pode ser feito de qualquer lugar.

Menos gastos e mais produtividade

A transformação digital também viabiliza a diminuição de gastos na empresa. Um exemplo disso é a implementação da automação de processos que possibilita otimizar a produtividade por meio de tecnologias de RPA.  

Melhor atendimento e compreensão do comportamento dos consumidores

Os recursos digitais atuais também permitem mensurar o resultado de estratégias e analisar dados importantes acerca do comportamento dos consumidores. Isso torna mais fácil encontrar as melhores maneiras de abordar o público.

Não dá para esquecer também das ferramentas que facilitam o atendimento. Os chatbots, baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning, são bons exemplos. Com eles, um e-commerce pode atender os clientes sempre que for necessário.

Como fazer corretamente o processo de transformação digital em sua empresa?

Que os processos de transformação digital são importantes ninguém mais duvida. No entanto, não basta simplesmente entrar nesse barco, pois é preciso antes compreender aonde você pretende levar o seu negócio, ter um mapa para guiá-lo nessa empreitada.

Para não errar na hora de investir na utilização de ferramentas digitais para o seu negócio, é preciso ficar de olho em alguns aspectos fundamentais.

Tenha uma estratégia

Não adianta digitalizar apenas por digitalizar. É preciso adequar as ferramentas digitais com a natureza do seu negócio. Pergunte o que o seu empreendimento necessita no momento. Integrar os setores? Treinar a equipe? Melhorar o atendimento?

Esses questionamentos ajudam a você entender melhor como deve ser o processo de transformação digital da sua empresa e evitar se empolgar demais com recursos que no fim você não irá precisar.

Mude os pensamentos

A transformação digital é uma mudança que deve começar de dentro da empresa, por meio de uma forma de pensar cada vez mais informatizada. Isso não significa em desumanizar o negócio, pelo contrário, significa melhorar o trabalho por meio da tecnologia.

Se antes os colaboradores perdiam tempo com procedimentos repetitivos e demorados, a utilização de softwares vai otimizar esses trabalhos. É por isso que antes de digitalizar é importante esclarecer para os funcionários os motivos e as vantagens das mudanças.

A mudança é permanente

Não pense que a transformação digital é um processo linear, com início, meio e fim. Na verdade, ela é algo que deve ser trabalhado constantemente. As tecnologias evoluem e é importante que o gestor fique atento para as novidades e possibilidades.

Transformação digital significa se manter atualizado

Nesse cenário de pandemia, em que o consumidor utiliza a internet, smartphones e vários recursos digitais, é essencial que as empresas também sigam esse caminho.

É desse modo que as empresas vão entrar em sintonia com o contexto atual, cada vez mais rápido, interativo e digitalizado.

Gostou das dicas e informações? Se você achou essas informações relevantes compartilhe essa postagem nas suas redes sociais e com sua rede de contatos que ainda têm dúvidas sobre a transformação digital.

1 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    nov
    16

    Por que é importante investir na digitalização de processos?

    • 16 de novembro de 2020

    A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano. Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer… Leia Mais
    out
    26

    O que realmente significa transformação digital?

    • 26 de outubro de 2020

    Entender o que é a transformação digital é entender o presente e o futuro dos métodos de gestão. A digitalização chegou para ficar e é ela quem vai ditar os rumos dos negócios daqui por diante. É por meio de várias ferramentas digitais que a maioria das interações com os clientes são – e continuarão… Leia Mais
    out
    20

    O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

    • 20 de outubro de 2020

    Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
    set
    21

    7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

    • 21 de setembro de 2020

    A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais