Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise
out
21

Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise

4 Comentários

Diante da crise provocada pela pandemia do Covid-19, a opção mais viável para um negócio se manter presente nos corações e mentes dos consumidores é a digitalização e automação de processos.

No atual contexto em que estamos, a tecnologia avança de forma muito rápida. Softwares com as mais variadas funcionalidades são cada vez mais comuns e se tornam essenciais para facilitar a gestão de uma empresa. 

Se há novidades em excesso para acompanharmos, há também muitas alternativas que podem auxiliar o empreendedor a organizar, conduzir e renovar uma empresa em um período tão conturbado, repleto de dúvidas na economia.

Por causa disso, para você ter uma noção mais precisa sobre como a digitalização e a automação de processos auxiliam os negócios durante a crise, confira os tópicos a seguir:

  • A importância da tecnologia na gestão de um negócio 
  • Nunca é tarde para se adaptar
  • Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

A importância da tecnologia na gestão de um negócio 

A transformação digital dos negócios há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Se antes da pandemia ela já era a alternativa viável para negócios de qualquer segmento obterem bons resultados, agora (e depois) ela continuará relevante.

Não é necessário ter uma bola de cristal para saber que nos próximos meses (vamos arredondar para décadas), a digitalização e automação de processos irão determinar quais empresas irão sobreviver nesse mundo cada vez mais conectado. 


Entenda nesse post como a automação de processos com RPA pode transformar a realidade da sua empresa


Por causa disso, o gestor que adota a transformação digital para o seu negócio irá conseguir suportar o impacto da crise, obtendo ferramentas que irão viabilizar a interação com os clientes e a gestão de vários aspectos do seu empreendimento.

A importância da digitalização e automação de processos ocorre basicamente devido a alguns fatores. Confira nos tópicos a seguir quais são eles. 

Adaptação ao perfil dos clientes

Hoje em dia, clientes das mais variadas classes sociais, perfis e comportamentos utilizam a internet e ferramentas digitais. Uma simples busca por um restaurante, uma dica de viagem ou até uma peça para consertar um móvel é feita com alguns cliques.

Por isso, setores que não conseguiram contar com recursos capazes de atender a esses clientes, integrando diferentes canais digitais e melhorando a experiência do usuário, estão passando por dificuldades.

Flexibilidade

Atualmente, com a Computação em Nuvem, o sistema da empresa se torna de fácil acesso para os colaboradores. Esse tipo de tecnologia é uma das características importantes para a digitalização e automação de processos de negócios.

Desse modo, a gestão da empresa não fica restrita apenas a determinados recursos e locais, tornando mais fácil acessar, armazenar e compartilhar dados, bem como elaborar estratégias mais eficientes.

Redução de custo

Se perder dinheiro já é ruim, imagina então em tempos de incertezas financeiras. O fato é que a automação e digitalização de processos possibilitam uma diminuição dos gastos, pois ajuda a poupar alguns recursos, como a impressão, o uso de papéis e de algumas máquinas. 

Além disso, também melhora a produtividade e otimiza o tempo de trabalho, pois a digitalização dos processos torna a realização das atividades mais rápida e eficiente.

Nunca é tarde para se adaptar com a digitalização e automação

A digitalização, assim como a automação de processos são muito mais do que ter um site e efetuar postagens no Instagram. A digitalização implica também em adotar uma mudança de postura e pensar o seu negócio totalmente voltado para a tecnologia.

Como fazer isso? Será que já é tarde para subir no trem da tecnologia? Felizmente ainda dá tempo. Para isso, é preciso ficar atento para não cometer alguns equívocos. 

Faça um planejamento

Analise a realidade do seu negócio e qual é o segmento de atuação. Veja quais setores do seu empreendimento necessitam urgentemente se adaptar e passarem pela digitalização e automação de processos.

Fique atento para as funcionalidades essenciais 

Um sistema de automação de processos deve contar com algumas funções que são fundamentais para você obter o resultado esperado. Mobilidade, ser intuitivo e proporcionar capacidade de avaliar os resultados são algumas delas.

Pense no cliente

Adaptar o seu negócio ao mundo digital é pensar também no cliente, em como oferecer um atendimento de qualidade. 

Por exemplo, recursos como Chatbots (atendentes virtuais) podem ser uma boa alternativa, dependendo do segmento do negócio.

Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

Em tempos de crise, especialmente uma tão abrangente como a do Covid-19, muitas empresas são afetadas. 

No entanto, ao adotar a digitalização e automação, é possível contar com alguns benefícios que ajudam a enfrentar esse período turbulento.

Maior controle dos resultados

Diante de uma crise tudo acontece muito rápido. A economia oscila muito, o consumo diminui e é preciso prestar muita atenção nos resultados das estratégias adotadas. 

Nesse contexto, sistemas de gestão automatizados são capazes de coletar, segmentar e analisar indicadores de performance internos e benchmarks externos, facilitando a tomada de decisões.


Falando em digitalização e automação, entenda nesse post o que uma plataforma tem que oferecer para ser excelente


Mais competitividade

A empresa que segue os caminhos da transformação digital melhora a produtividade, o atendimento ao cliente e, por consequência, melhora o posicionamento da sua marca na mente do cliente.

Tudo isso favorece para que a empresa se torne mais competitiva e relevante no seu ramo de atuação.

Mais segurança

É um equívoco acreditar que a Computação em Nuvem torna os seus dados mais frágeis e expostos. Hoje em dia, graças a avançados sistemas de segurança e backups, é possível manter todos os dados devidamente protegidos.

A digitalização e automação são passos importantes para as empresas investirem na qualidade

Isso é fundamental, especialmente durante o período da pandemia e também depois dessa crise. Agora não há mais volta, a digitalização e automação de processos chegaram para ficar e, principalmente, ajudar.

Isso é uma ótima notícia, tanto para os gestores quanto para os clientes, pois apesar dos abalos que a economia vem sofrendo, é a tecnologia que vai apontar o caminho mais rápido para a superação dessas dificuldades. 

E então, quer saber mais sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos consultores e entender mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a digitalizar a sua empresa. 

4 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    mar
    05

    6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

    • 5 de março de 2021

    Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
    fev
    15

    Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

    • 15 de fevereiro de 2021

    Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
    fev
    08

    5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

    • 8 de fevereiro de 2021

    O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais
    fev
    02

    Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente

    • 2 de fevereiro de 2021

    O atendimento automatizado realizado por Chatbots é um dos vários “milagres” que a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) trouxe para o dia a dia das empresas.   Vários tipos de empreendimentos, tanto os pequenos quanto os grandes negócios, podem se beneficiar com a atuação dos Chatbots. No entanto, ainda que a Inteligência Artificial e os… Leia Mais
    jan
    26

    Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?

    • 26 de janeiro de 2021

    A transformação digital há tempos já se tornou uma necessidade no dia a dia de uma empresa. Independente do segmento de atuação, é fato que a automação de processos é um elemento fundamental para um negócio obter bons resultados. Diante do Coronavírus, a digitalização se mostrou ainda mais como uma aliada. Por meio dela se… Leia Mais
    jan
    18

    Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

    • 18 de janeiro de 2021

    Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais
    jan
    12

    LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

    • 12 de janeiro de 2021

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online. No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio… Leia Mais