Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise
out
21

Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise

6 Comentários

Diante da crise provocada pela pandemia do Covid-19, a opção mais viável para um negócio se manter presente nos corações e mentes dos consumidores é a digitalização e automação de processos.

No atual contexto em que estamos, a tecnologia avança de forma muito rápida. Softwares com as mais variadas funcionalidades são cada vez mais comuns e se tornam essenciais para facilitar a gestão de uma empresa. 

Se há novidades em excesso para acompanharmos, há também muitas alternativas que podem auxiliar o empreendedor a organizar, conduzir e renovar uma empresa em um período tão conturbado, repleto de dúvidas na economia.

Por causa disso, para você ter uma noção mais precisa sobre como a digitalização e a automação de processos auxiliam os negócios durante a crise, confira os tópicos a seguir:

  • A importância da tecnologia na gestão de um negócio 
  • Nunca é tarde para se adaptar
  • Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

A importância da tecnologia na gestão de um negócio 

A transformação digital dos negócios há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Se antes da pandemia ela já era a alternativa viável para negócios de qualquer segmento obterem bons resultados, agora (e depois) ela continuará relevante.

Não é necessário ter uma bola de cristal para saber que nos próximos meses (vamos arredondar para décadas), a digitalização e automação de processos irão determinar quais empresas irão sobreviver nesse mundo cada vez mais conectado. 


Entenda nesse post como a automação de processos com RPA pode transformar a realidade da sua empresa


Por causa disso, o gestor que adota a transformação digital para o seu negócio irá conseguir suportar o impacto da crise, obtendo ferramentas que irão viabilizar a interação com os clientes e a gestão de vários aspectos do seu empreendimento.

A importância da digitalização e automação de processos ocorre basicamente devido a alguns fatores. Confira nos tópicos a seguir quais são eles. 

Adaptação ao perfil dos clientes

Hoje em dia, clientes das mais variadas classes sociais, perfis e comportamentos utilizam a internet e ferramentas digitais. Uma simples busca por um restaurante, uma dica de viagem ou até uma peça para consertar um móvel é feita com alguns cliques.

Por isso, setores que não conseguiram contar com recursos capazes de atender a esses clientes, integrando diferentes canais digitais e melhorando a experiência do usuário, estão passando por dificuldades.

Flexibilidade

Atualmente, com a Computação em Nuvem, o sistema da empresa se torna de fácil acesso para os colaboradores. Esse tipo de tecnologia é uma das características importantes para a digitalização e automação de processos de negócios.

Desse modo, a gestão da empresa não fica restrita apenas a determinados recursos e locais, tornando mais fácil acessar, armazenar e compartilhar dados, bem como elaborar estratégias mais eficientes.

Redução de custo

Se perder dinheiro já é ruim, imagina então em tempos de incertezas financeiras. O fato é que a automação e digitalização de processos possibilitam uma diminuição dos gastos, pois ajuda a poupar alguns recursos, como a impressão, o uso de papéis e de algumas máquinas. 

Além disso, também melhora a produtividade e otimiza o tempo de trabalho, pois a digitalização dos processos torna a realização das atividades mais rápida e eficiente.

Nunca é tarde para se adaptar com a digitalização e automação

A digitalização, assim como a automação de processos são muito mais do que ter um site e efetuar postagens no Instagram. A digitalização implica também em adotar uma mudança de postura e pensar o seu negócio totalmente voltado para a tecnologia.

Como fazer isso? Será que já é tarde para subir no trem da tecnologia? Felizmente ainda dá tempo. Para isso, é preciso ficar atento para não cometer alguns equívocos. 

Faça um planejamento

Analise a realidade do seu negócio e qual é o segmento de atuação. Veja quais setores do seu empreendimento necessitam urgentemente se adaptar e passarem pela digitalização e automação de processos.

Fique atento para as funcionalidades essenciais 

Um sistema de automação de processos deve contar com algumas funções que são fundamentais para você obter o resultado esperado. Mobilidade, ser intuitivo e proporcionar capacidade de avaliar os resultados são algumas delas.

Pense no cliente

Adaptar o seu negócio ao mundo digital é pensar também no cliente, em como oferecer um atendimento de qualidade. 

Por exemplo, recursos como Chatbots (atendentes virtuais) podem ser uma boa alternativa, dependendo do segmento do negócio.

Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

Em tempos de crise, especialmente uma tão abrangente como a do Covid-19, muitas empresas são afetadas. 

No entanto, ao adotar a digitalização e automação, é possível contar com alguns benefícios que ajudam a enfrentar esse período turbulento.

Maior controle dos resultados

Diante de uma crise tudo acontece muito rápido. A economia oscila muito, o consumo diminui e é preciso prestar muita atenção nos resultados das estratégias adotadas. 

Nesse contexto, sistemas de gestão automatizados são capazes de coletar, segmentar e analisar indicadores de performance internos e benchmarks externos, facilitando a tomada de decisões.


Falando em digitalização e automação, entenda nesse post o que uma plataforma tem que oferecer para ser excelente


Mais competitividade

A empresa que segue os caminhos da transformação digital melhora a produtividade, o atendimento ao cliente e, por consequência, melhora o posicionamento da sua marca na mente do cliente.

Tudo isso favorece para que a empresa se torne mais competitiva e relevante no seu ramo de atuação.

Mais segurança

É um equívoco acreditar que a Computação em Nuvem torna os seus dados mais frágeis e expostos. Hoje em dia, graças a avançados sistemas de segurança e backups, é possível manter todos os dados devidamente protegidos.

A digitalização e automação são passos importantes para as empresas investirem na qualidade

Isso é fundamental, especialmente durante o período da pandemia e também depois dessa crise. Agora não há mais volta, a digitalização e automação de processos chegaram para ficar e, principalmente, ajudar.

Isso é uma ótima notícia, tanto para os gestores quanto para os clientes, pois apesar dos abalos que a economia vem sofrendo, é a tecnologia que vai apontar o caminho mais rápido para a superação dessas dificuldades. 

E então, quer saber mais sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos consultores e entender mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a digitalizar a sua empresa. 

6 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais