Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise
out
21

Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise

5 Comentários

Diante da crise provocada pela pandemia do Covid-19, a opção mais viável para um negócio se manter presente nos corações e mentes dos consumidores é a digitalização e automação de processos.

No atual contexto em que estamos, a tecnologia avança de forma muito rápida. Softwares com as mais variadas funcionalidades são cada vez mais comuns e se tornam essenciais para facilitar a gestão de uma empresa. 

Se há novidades em excesso para acompanharmos, há também muitas alternativas que podem auxiliar o empreendedor a organizar, conduzir e renovar uma empresa em um período tão conturbado, repleto de dúvidas na economia.

Por causa disso, para você ter uma noção mais precisa sobre como a digitalização e a automação de processos auxiliam os negócios durante a crise, confira os tópicos a seguir:

  • A importância da tecnologia na gestão de um negócio 
  • Nunca é tarde para se adaptar
  • Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

A importância da tecnologia na gestão de um negócio 

A transformação digital dos negócios há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Se antes da pandemia ela já era a alternativa viável para negócios de qualquer segmento obterem bons resultados, agora (e depois) ela continuará relevante.

Não é necessário ter uma bola de cristal para saber que nos próximos meses (vamos arredondar para décadas), a digitalização e automação de processos irão determinar quais empresas irão sobreviver nesse mundo cada vez mais conectado. 


Entenda nesse post como a automação de processos com RPA pode transformar a realidade da sua empresa


Por causa disso, o gestor que adota a transformação digital para o seu negócio irá conseguir suportar o impacto da crise, obtendo ferramentas que irão viabilizar a interação com os clientes e a gestão de vários aspectos do seu empreendimento.

A importância da digitalização e automação de processos ocorre basicamente devido a alguns fatores. Confira nos tópicos a seguir quais são eles. 

Adaptação ao perfil dos clientes

Hoje em dia, clientes das mais variadas classes sociais, perfis e comportamentos utilizam a internet e ferramentas digitais. Uma simples busca por um restaurante, uma dica de viagem ou até uma peça para consertar um móvel é feita com alguns cliques.

Por isso, setores que não conseguiram contar com recursos capazes de atender a esses clientes, integrando diferentes canais digitais e melhorando a experiência do usuário, estão passando por dificuldades.

Flexibilidade

Atualmente, com a Computação em Nuvem, o sistema da empresa se torna de fácil acesso para os colaboradores. Esse tipo de tecnologia é uma das características importantes para a digitalização e automação de processos de negócios.

Desse modo, a gestão da empresa não fica restrita apenas a determinados recursos e locais, tornando mais fácil acessar, armazenar e compartilhar dados, bem como elaborar estratégias mais eficientes.

Redução de custo

Se perder dinheiro já é ruim, imagina então em tempos de incertezas financeiras. O fato é que a automação e digitalização de processos possibilitam uma diminuição dos gastos, pois ajuda a poupar alguns recursos, como a impressão, o uso de papéis e de algumas máquinas. 

Além disso, também melhora a produtividade e otimiza o tempo de trabalho, pois a digitalização dos processos torna a realização das atividades mais rápida e eficiente.

Nunca é tarde para se adaptar com a digitalização e automação

A digitalização, assim como a automação de processos são muito mais do que ter um site e efetuar postagens no Instagram. A digitalização implica também em adotar uma mudança de postura e pensar o seu negócio totalmente voltado para a tecnologia.

Como fazer isso? Será que já é tarde para subir no trem da tecnologia? Felizmente ainda dá tempo. Para isso, é preciso ficar atento para não cometer alguns equívocos. 

Faça um planejamento

Analise a realidade do seu negócio e qual é o segmento de atuação. Veja quais setores do seu empreendimento necessitam urgentemente se adaptar e passarem pela digitalização e automação de processos.

Fique atento para as funcionalidades essenciais 

Um sistema de automação de processos deve contar com algumas funções que são fundamentais para você obter o resultado esperado. Mobilidade, ser intuitivo e proporcionar capacidade de avaliar os resultados são algumas delas.

Pense no cliente

Adaptar o seu negócio ao mundo digital é pensar também no cliente, em como oferecer um atendimento de qualidade. 

Por exemplo, recursos como Chatbots (atendentes virtuais) podem ser uma boa alternativa, dependendo do segmento do negócio.

Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

Em tempos de crise, especialmente uma tão abrangente como a do Covid-19, muitas empresas são afetadas. 

No entanto, ao adotar a digitalização e automação, é possível contar com alguns benefícios que ajudam a enfrentar esse período turbulento.

Maior controle dos resultados

Diante de uma crise tudo acontece muito rápido. A economia oscila muito, o consumo diminui e é preciso prestar muita atenção nos resultados das estratégias adotadas. 

Nesse contexto, sistemas de gestão automatizados são capazes de coletar, segmentar e analisar indicadores de performance internos e benchmarks externos, facilitando a tomada de decisões.


Falando em digitalização e automação, entenda nesse post o que uma plataforma tem que oferecer para ser excelente


Mais competitividade

A empresa que segue os caminhos da transformação digital melhora a produtividade, o atendimento ao cliente e, por consequência, melhora o posicionamento da sua marca na mente do cliente.

Tudo isso favorece para que a empresa se torne mais competitiva e relevante no seu ramo de atuação.

Mais segurança

É um equívoco acreditar que a Computação em Nuvem torna os seus dados mais frágeis e expostos. Hoje em dia, graças a avançados sistemas de segurança e backups, é possível manter todos os dados devidamente protegidos.

A digitalização e automação são passos importantes para as empresas investirem na qualidade

Isso é fundamental, especialmente durante o período da pandemia e também depois dessa crise. Agora não há mais volta, a digitalização e automação de processos chegaram para ficar e, principalmente, ajudar.

Isso é uma ótima notícia, tanto para os gestores quanto para os clientes, pois apesar dos abalos que a economia vem sofrendo, é a tecnologia que vai apontar o caminho mais rápido para a superação dessas dificuldades. 

E então, quer saber mais sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos consultores e entender mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a digitalizar a sua empresa. 

5 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais