Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise
out
21

Como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise

6 Comentários

Diante da crise provocada pela pandemia do Covid-19, a opção mais viável para um negócio se manter presente nos corações e mentes dos consumidores é a digitalização e automação de processos.

No atual contexto em que estamos, a tecnologia avança de forma muito rápida. Softwares com as mais variadas funcionalidades são cada vez mais comuns e se tornam essenciais para facilitar a gestão de uma empresa. 

Se há novidades em excesso para acompanharmos, há também muitas alternativas que podem auxiliar o empreendedor a organizar, conduzir e renovar uma empresa em um período tão conturbado, repleto de dúvidas na economia.

Por causa disso, para você ter uma noção mais precisa sobre como a digitalização e a automação de processos auxiliam os negócios durante a crise, confira os tópicos a seguir:

  • A importância da tecnologia na gestão de um negócio 
  • Nunca é tarde para se adaptar
  • Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

A importância da tecnologia na gestão de um negócio 

A transformação digital dos negócios há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Se antes da pandemia ela já era a alternativa viável para negócios de qualquer segmento obterem bons resultados, agora (e depois) ela continuará relevante.

Não é necessário ter uma bola de cristal para saber que nos próximos meses (vamos arredondar para décadas), a digitalização e automação de processos irão determinar quais empresas irão sobreviver nesse mundo cada vez mais conectado. 


Entenda nesse post como a automação de processos com RPA pode transformar a realidade da sua empresa


Por causa disso, o gestor que adota a transformação digital para o seu negócio irá conseguir suportar o impacto da crise, obtendo ferramentas que irão viabilizar a interação com os clientes e a gestão de vários aspectos do seu empreendimento.

A importância da digitalização e automação de processos ocorre basicamente devido a alguns fatores. Confira nos tópicos a seguir quais são eles. 

Adaptação ao perfil dos clientes

Hoje em dia, clientes das mais variadas classes sociais, perfis e comportamentos utilizam a internet e ferramentas digitais. Uma simples busca por um restaurante, uma dica de viagem ou até uma peça para consertar um móvel é feita com alguns cliques.

Por isso, setores que não conseguiram contar com recursos capazes de atender a esses clientes, integrando diferentes canais digitais e melhorando a experiência do usuário, estão passando por dificuldades.

Flexibilidade

Atualmente, com a Computação em Nuvem, o sistema da empresa se torna de fácil acesso para os colaboradores. Esse tipo de tecnologia é uma das características importantes para a digitalização e automação de processos de negócios.

Desse modo, a gestão da empresa não fica restrita apenas a determinados recursos e locais, tornando mais fácil acessar, armazenar e compartilhar dados, bem como elaborar estratégias mais eficientes.

Redução de custo

Se perder dinheiro já é ruim, imagina então em tempos de incertezas financeiras. O fato é que a automação e digitalização de processos possibilitam uma diminuição dos gastos, pois ajuda a poupar alguns recursos, como a impressão, o uso de papéis e de algumas máquinas. 

Além disso, também melhora a produtividade e otimiza o tempo de trabalho, pois a digitalização dos processos torna a realização das atividades mais rápida e eficiente.

Nunca é tarde para se adaptar com a digitalização e automação

A digitalização, assim como a automação de processos são muito mais do que ter um site e efetuar postagens no Instagram. A digitalização implica também em adotar uma mudança de postura e pensar o seu negócio totalmente voltado para a tecnologia.

Como fazer isso? Será que já é tarde para subir no trem da tecnologia? Felizmente ainda dá tempo. Para isso, é preciso ficar atento para não cometer alguns equívocos. 

Faça um planejamento

Analise a realidade do seu negócio e qual é o segmento de atuação. Veja quais setores do seu empreendimento necessitam urgentemente se adaptar e passarem pela digitalização e automação de processos.

Fique atento para as funcionalidades essenciais 

Um sistema de automação de processos deve contar com algumas funções que são fundamentais para você obter o resultado esperado. Mobilidade, ser intuitivo e proporcionar capacidade de avaliar os resultados são algumas delas.

Pense no cliente

Adaptar o seu negócio ao mundo digital é pensar também no cliente, em como oferecer um atendimento de qualidade. 

Por exemplo, recursos como Chatbots (atendentes virtuais) podem ser uma boa alternativa, dependendo do segmento do negócio.

Conheça os benefícios de implementar a digitalização e automação de processos

Em tempos de crise, especialmente uma tão abrangente como a do Covid-19, muitas empresas são afetadas. 

No entanto, ao adotar a digitalização e automação, é possível contar com alguns benefícios que ajudam a enfrentar esse período turbulento.

Maior controle dos resultados

Diante de uma crise tudo acontece muito rápido. A economia oscila muito, o consumo diminui e é preciso prestar muita atenção nos resultados das estratégias adotadas. 

Nesse contexto, sistemas de gestão automatizados são capazes de coletar, segmentar e analisar indicadores de performance internos e benchmarks externos, facilitando a tomada de decisões.


Falando em digitalização e automação, entenda nesse post o que uma plataforma tem que oferecer para ser excelente


Mais competitividade

A empresa que segue os caminhos da transformação digital melhora a produtividade, o atendimento ao cliente e, por consequência, melhora o posicionamento da sua marca na mente do cliente.

Tudo isso favorece para que a empresa se torne mais competitiva e relevante no seu ramo de atuação.

Mais segurança

É um equívoco acreditar que a Computação em Nuvem torna os seus dados mais frágeis e expostos. Hoje em dia, graças a avançados sistemas de segurança e backups, é possível manter todos os dados devidamente protegidos.

A digitalização e automação são passos importantes para as empresas investirem na qualidade

Isso é fundamental, especialmente durante o período da pandemia e também depois dessa crise. Agora não há mais volta, a digitalização e automação de processos chegaram para ficar e, principalmente, ajudar.

Isso é uma ótima notícia, tanto para os gestores quanto para os clientes, pois apesar dos abalos que a economia vem sofrendo, é a tecnologia que vai apontar o caminho mais rápido para a superação dessas dificuldades. 

E então, quer saber mais sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos consultores e entender mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a digitalizar a sua empresa. 

6 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais