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ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

Produtividade3 Comentários

Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços.

Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na experiência dos clientes e colaboradores e diminuição dos custos operacionais.

  1. Por que é importante fazer a integração de serviços no seu negócio
  2. Como a integração de serviços ajuda o seu negócio
    1. Torna a gestão mais inteligente
    2. Melhora o desempenho da empresa
    3. Otimiza o atendimento
    4. Proporciona o aumento do ROI
  3. Escolha a plataforma para a integração
    1. Vantagens que a Cervello oferece na integração

Vale salientar ainda que para viabilizar de forma definitiva a transformação digital em uma empresa, todos os setores devem contar com processos digitais e é aí que o ESM mostra o quanto é relevante.

Para isso, é preciso contar com uma plataforma que possibilite esse processo de forma segura e correta. E nesse caso nós temos a solução que você precisa e irá saber mais nos tópicos a seguir.

Por que é importante fazer a integração de serviços no seu negócio

ESM é a sigla em inglês para Enterprise Service Management (Gerenciamento de Serviços Corporativos). Ele consiste na possibilidade de gerenciar todos os serviços de um determinado negócio, incluindo os internos e externos, de um modo parecido como ocorre com o gerenciamento dos serviços de ITSM.


Clique aqui e entenda o que é ITIL e como influencia no sucesso de uma empresa


De uma forma geral, as habilidades e capacidades desenvolvidas no Gerenciamento de Serviços Corporativos podem ser utilizadas em todas as áreas, tais como Marketing, Jurídico, RH, Logística e atendimento ao cliente.

Sendo assim, é possível dizer que o ESM é um primeiro passo essencial para integrar os vários setores de uma companhia. Em outras palavras, ele utiliza a tecnologia para maximizar e otimizar as diferentes áreas do negócio, o tornando mais competitivo e consolidando a transformação digital.

É a partir do ESM que podemos dar o próximo passo e promover a integração entre os diferentes processos e subprocessos de todas as áreas. Com isso, as soluções oferecidas aos clientes resultam num produto final e não em diversos pedaços que cabe ao cliente juntar.

Como a integração de serviços ajuda o seu negócio

Os motivos que tornam a integração fundamental para a sua empresa residem no fato de que se torna mais viável gerenciar os processos, diante de um trabalho com setores capazes de conversarem entre si e são percebidos pelos clientes e usuários como uma só frente dedicada a fornecer valor.

Com essa integração você assegura algumas vantagens evidentes para o sucesso da sua gestão.

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Torna a gestão mais inteligente

No atual contexto digital, em que muito se fala em “business Intelligence”, é importante contar com as ferramentas digitais para realmente tornar a sua gestão mais inteligente, moderna e eficiente.

Por meio da integração de TI e os recursos do ESM isso se torna completamente viável, favorecendo a evolução de todos os setores do seu empreendimento. 

Melhora o desempenho da empresa

Com a gestão mais inteligente do seu negócio, você vai notar um aumento da produtividade dos colaboradores, visto que todos os setores se tornarão integrados e com uma comunicação interna bem mais eficiente.

Um exemplo prático disso pode ser o setor de RH obtendo um melhor controle sobre várias atividades fundamentais para essa área, tais como solicitação de férias e melhorias no processo seletivo.


Entenda neste artigo como automatizar fluxos de RH com a Cervello


Otimiza o atendimento

Proporcionar uma boa experiência de atendimento é imprescindível para que uma empresa seja lembrada pelos consumidores. Não há dúvidas sobre isso.

Isso beneficia a criação de estratégias de vendas e abordagens dos clientes, facilitando a utilização de multicanais e, consequentemente, melhorando o atendimento.

Proporciona o aumento do ROI

A integração entre as áreas viabiliza o aumento da taxa de Retorno sobre Investimento, trazendo mais tranquilidade financeira para a sua empresa e permitindo melhores tomadas de decisão estratégicas.

Escolha a plataforma para a integração

Para permitir que as soluções de TI sejam empregadas para a circulação de informações entre vários setores, é necessário optar pela plataforma ideal.

O uso de plataformas como a nossa, por exemplo, simplifica a criação de interfaces de comunicação e amplia a capacidade da empresa escalar os recursos sempre que for necessário.


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Ao integrar todos os serviços, as comunicações ganharão maior segurança e confiabilidade. A troca de informações será realizada de forma automatizada e o gestor poderá acompanhar as melhorias automaticamente em todos os setores.

Nesse caso, é fundamental poder contar com uma plataforma como a Cervello.

Vantagens que a Cervello oferece na integração

Com a nossa plataforma você tem a possibilidade de estabelecer o relacionamento coeso entre os vários setores da empresa, acabando com os processos lentos e com o baixo desempenho.

Um exemplo na prática pode ser o processo de incorporação de um novo funcionário na empresa. Esse processo pode ser realizado por meio da integração que vai desde o setor de Recursos Humanos até o de TI, passando também pelo setor de finanças e jurídico.

No caso da integração de canais de atendimento, por exemplo, dependendo do segmento da sua empresa você terá condições de estabelecer a criação de filas de atendimento que apontam os clientes aos atendentes especializados em suas necessidades.

E então, quer trazer melhorias e produtividade para o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e conheça um mundo de soluções digitais integradas que envolvem várias ferramentas de TI e ESM.


Neste caso sim. Estamos escrevendo no estágio de fundo de funil, onde o potencial cliente já conhece tais soluções ou tem conhecimentos prévios sobre alguns conceitos.

Além disso, a explicação do conceito já foi dita mais abaixo no artigo.

Acrescentar mais uma palavra quebrará a dinâmica de SEO, no que se refere à palavra-chave já definida e validada no planejamento. Sugiro deixar como estava.

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