O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

2 Comentários

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa.

É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento acerca de tecnologia e ferramentas digitais, que se torna importante ficar a par de conceitos sobre o que é ITIL, ESM e ITSM.

Para você não ficar perdido quando o assunto diz respeito a essas e outras siglas relevantes, dê uma olhada nesse artigo:

  • O que é ITIL?
  • ITIL e ITSM – Entenda a diferença
  • Exemplos práticos – Os processos de ITIL
  • As vantagens do ITIL para o êxito do seu negócio
  • A relação entre ITIL e ESM

O que é ITIL?

O ITIL vem do termo em inglês Information Technology Infrastructure Library. Traduzindo para o português, podemos defini-lo como sendo uma Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

O ITIL é importante para as empresas, pois ele auxilia na organização dos processos de TI, guiando gestores e colaboradores a realizarem as suas funções com mais qualidade.

Mas como ele se torna tão útil? Ele atua como um conjunto de práticas que auxiliam a gestão de TI, podendo ser aplicado tanto de um modo estratégico quanto nos setores operacionais.

As práticas de ITIL foram desenvolvidas no início da década de 80. A ideia básica era elaborar um banco de dados para as empresas, permitindo o acesso rápido a esse banco, agilizando as suas atividades e a eficiência na solução de problemas.

Hoje em dia, saber o que é o ITIL e conhecer os processos usados é muito importante para melhorar a organização e o gerenciamento dos vários setores de uma empresa, inclusive, melhorando o atendimento ao cliente e a experiência de usuário.


Transformação digital ou digitalização de processos? Clique aqui e entenda as diferenças


ITIL e ITSM – Entenda a diferença

Se o ITIL é um conjunto de práticas de TI, o seu irmão ITSM atua mais como uma tecnologia. O ITSM é a sigla para o termo em inglês Information Technology Service Management. Traduzindo, podemos aferir que ele significa Gerenciamento de Serviços e Tecnologia da Informação.

Quando colocamos o ITIL e o ITSM lado a lado, percebemos que se o primeiro mantém o foco nos processos internos em TI, o ITSM contempla o gerenciamento nos negócios da organização.

Sendo assim, um complementa o outro. Ou seja, o ITIL apresenta as melhores maneiras sobre como trabalhar de maneira mais eficiente, enquanto o ITSM é o modo como a TI organiza a entrega de serviços aos usuários corporativos.

O casamento entre essas duas siglas, ITIL e a ITSM, permite uma série de vantagens, como a otimização de vários processos, aumento na produtividade e a redução de custos.

Exemplos práticos – Os processos de ITIL

Depois de saber o que é o ITIL e qual é a diferença entre ele e o ITSM, fica mais fácil compreender a importância dele quando nos aprofundamos nos processos que ele realiza. Confira como os processos de ITIL são constituídos.

Estratégia de Serviço

A estratégia de serviço possui o objetivo de criar valor para o cliente, tornando o serviço de TI em uma estratégia.

Para isso ela estabelece um plano que abrange a cultura da empresa e a adoção de políticas e padrões capazes de assegurar a implementação e a gestão dos serviços.

Imagine, por exemplo, a Estratégia de Serviços para uma loja de móveis que tem o objetivo de aumentar as vendas em 30%.

Nesse caso, essa estratégia irá estimar alguns requisitos importantes, tais como adotar métodos para estimular as vendas, utilizar canais adequados para interagir com os clientes e outros detalhes pertinentes.

Design de Serviço

Tem o objetivo de avaliar a disponibilidade de colaboradores para realizar o serviço, analisando as suas habilidades, bem como avaliando também questões como logística e prazos.

Transição de Serviço

Consiste na implementação do serviço. Durante esse processo ocorre a realização de testes e validações. Em alguns casos, para melhorar ainda mais essa transição, é criado um banco de dados com várias informações relevantes para a equipe de TI.

Operação de Serviço

Tem o objetivo de garantir que os serviços de TI sejam executados de forma eficiente e que seguirão as normas estabelecidas pelo Acordo de Nível de Serviço (SLA).


Você tem fluência digital? Clique aqui e entenda a importância dessa habilidade para gestores


Na etapa da Operação de Serviço, o cliente tem uma percepção mais nítida do valor do serviço. Por isso, no decorrer desse processo, é fundamental sempre garantir para o cliente um eficiente suporte técnico para sanar qualquer tipo de falha.

Melhoria Constante de Serviço

Consiste em manter a qualidade dos serviços de TI. Para isso, os processos anteriores devem ser constantemente avaliados.

As vantagens do ITIL para o êxito do seu negócio

A influência que os processos de ITIL exerce na gestão da sua empresa é bastante positiva, pois proporciona várias vantagens. Entre as principais podemos mencionar alguns abaixo.

Diminuição dos custos na empresa

Isso é possível porque, na prática, os processos de ITIL conseguem detectar falhas que podem comprometer a eficiência da sua empresa.

Sendo assim, evita contratempos que normalmente afetam vários setores, como o rendimento dos colaboradores e o atendimento aos clientes. Tais problemas custam caro para o seu negócio.

Atendimento de qualidade

Diante de processos otimizados e serviços realizados com qualidade, o atendimento se torna mais eficiente. Isso ajuda a garantir a satisfação dos clientes. E clientes satisfeitos são fundamentais para o crescimento da empresa e do fortalecimento da sua marca.


Quer digitalizar os processos da sua empresa? Clique aqui e assista uma demonstração gratuita da nossa plataforma


Otimização da produção

Com os processos devidamente organizados, é possível notar uma melhora na produção dos colaboradores, pois os erros são reduzidos ao máximo e as atividades são realizadas de forma mais planejada.

A relação entre ITIL e ESM

O ESM também é um conceito importante na digitalização de uma empresa. O ESM é a sigla para Enterprise Service Management.

Em português pode ser traduzido como Gestão de Serviços Corporativos. Ele consiste na aplicação das práticas de TI em várias áreas de uma organização, promovendo a otimização dos setores e a melhoria na realização das atividades e na realização dos processos.

Além disso, o ESM permite monitorar, acompanhar e manipular processos de trabalho nos diferentes departamentos de uma empresa, tais como RH, finanças, instalações, jurídico e muito mais.

Já o ITIL é menos abrangente e consiste em uma abordagem que proporciona adotar diferentes modelos e boas práticas de gestão de voltadas para os serviços de TI.

De uma forma geral, ambos os conceitos se complementam e melhoram os processos e as atividades de uma empresa.

Ao longo dos anos, o ITIL se tornou um elemento tão importante para a gestão das empresas que hoje em dia ele já se consolidou como uma marca registrada.

O ITIL pode ser uma ótima ferramenta para gerenciar um negócio

Saber o que é ITIL e, especialmente, saber como utilizar essa metodologia, traz vários benefícios. Essas práticas são focadas no cliente e isso melhora o atendimento e o relacionamento do público com o cliente.

Além disso, o ITIL, complementando ESM e o ITSM, aperfeiçoam a gestão da sua empresa, viabilizando melhorias em todos os setores e os adaptando aos padrões da transformação digital.

Portanto, vale conhecer mais dessas práticas e adotá-las o quanto antes no gerenciamento do seu negócio.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais