Automação de RH – Como automatizar fluxos de RH agilizando o atendimento
out
22

Automação de RH – Como automatizar fluxos de RH agilizando o atendimento

Deixe um comentário

A transformação digital é um processo importante dentro de uma empresa. Por meio dela, se torna possível modernizar a empresa como um todo e agilizar diversas tarefas. Um exemplo claro essa transformação é a automação de RH que melhora a produtividade e a interação entre a equipe e os setores de negócio.

Sobretudo, é levando em conta essa característica da interação que a automação de processos deve ser realizada envolvendo todas as áreas da empresa, incluindo o setor de Recursos Humanos.

Com isso, será possível detectar uma melhoria nesse setor e, consequentemente, uma otimização na produtividade, no rendimento da equipe e na realização do atendimento.

Por conta disso, nesse artigo trouxemos alguns tópicos importantes que mostram como automatizar os fluxos de RH no seu negócio. Não deixe de conferir.

Saiba como automatizar o RH da sua empresa

A automatização do RH é a solução ideal para otimizar as tarefas da área. No entanto, ela deve ser realizada por meio de um planejamento. Primeiro é necessário efetuar uma análise sobre as prioridades desse setor no momento e, com isso, optar pela ferramenta adequada.

Quais rotinas devem ser aprimoradas? A comunicação interna, ou o controle do ponto? O recrutamento e a seleção, ou todos esses elementos?

Será que a automação vai substituir o trabalho humano? Descubra neste post



Ciente de quais são as prioridades para o setor, chega a hora de optar pela ferramenta digital adequada para a automatização. É importante que ela tenha todos os recursos necessários para viabilizar o trabalho, bem como apresente um bom suporte técnico.

Nesse contexto, também é importante treinar a equipe sobre a utilização da tecnologia. Lembre-se que a transformação digital, mais do que o uso de ferramentas digitais, é também uma mudança de pensamento dentro da empresa.

Entenda os benefícios da automação de RH

A utilização de uma ferramenta de automação dos processos melhora o fluxo de tarefas como um todo, pois otimiza e torna mais seguras as atividades de RH. E com isso há a redução de custos em médio e longo prazo.

Isso ocorre porque o fluxo de trabalho melhora, a equipe entra em sintonia com outros setores e tais benefícios refletem a na qualidade do atendimento.

A transição para o RH digital promove também outras vantagens que vamos mencionar a seguir.

Mais eficiência na admissão

Ter à disposição profissionais altamente qualificados é a base para o êxito de qualquer negócio. É por isso que o processo de recrutamento e seleção é fundamental quando se trata do setor de Recursos Humanos.

Graças a uma solução digital, você vai obter nesse processo uma melhoria nas pesquisas internas dos currículos, auxiliando a avaliar os candidatos. Terá também melhores processos de onboarding, que consiste na integração do candidato ao ambiente de trabalho.

Além do mais, diante da pandemia e do aumento do Home Office, a digitalização do RH permite a realização de processos à distância, entre eles estão assinaturas de contrato digital e a gestão digital de documentos.

Melhor controle do ponto

E falando em Home Office, o setor de Recursos Humanos necessita administrar a jornada dos colaboradores, seja dos que estão trabalhando remotamente quanto aqueles que estão no escritório físico.

Nesse caso, a digitalização e a automação de RH atuam facilitando o controle de ponto, permitindo que ele seja feito por meio de um sistema automatizado.

Otimização do monitoramento

É fundamental que a empresa tenha à disposição dados importantes, tais como números de contato de emergência e endereços de seus funcionários.

Em um sistema automatizado, esse processo permite que os funcionários preencham um formulário digital contendo todos os dados existentes, permitindo ainda integrar essas informações na nuvem.

A automação de RH promove mais qualidade na produtividade

Diante de um processo de seleção automatizado e mais eficiente, será possível detectar um aumento na qualidade na produtividade da empresa. Essa melhoria é o resultado dos processos de seleção e contratação que foram muito bem feitos.

Menor rotatividade de colaboradores

A dificuldade em formar um time coeso e duradouro é um grande empecilho para as empresas que querem ganhar mais espaço entre as concorrentes.


Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa? Entenda mais neste post


Diante da eficiência na contratação dos colaboradores, se torna mais fácil constituir equipes com profissionais mais empenhados em crescer junto com o seu negócio.

Exemplos de aplicação da automação de RH

Diante das evidentes vantagens, vale também conhecer na prática a atuação das ferramentas digitais na automação de RH. Sendo assim, confira algumas situações que mostram a eficiência da nossa solução.

Automatize o processo de desligamento de colaboradores

O processo de desligamento de um colaborador com a sua empresa é normalmente lento e burocrático.

Equívocos na realização desse processo pode resultar em multas, processos e muita dor de cabeça para o seu negócio. Porém, com uma ferramenta digital adequada, é possível efetuar tal desligamento de forma segura e rápida.

Agilize processos de seleções e contratações

Da mesma forma que ocorre com o desligamento, o mesmo vale para o fluxo de contratações. A automação de RH permite organizar com mais segurança as etapas de admissão de novos colaboradores.

Organização das solicitações de férias

Outro procedimento rotineiro nas empresas é organizar os pedidos de férias. Nesse caso, quando feitos de modo automatizado, é possível organizar rapidamente a quantidade de dias, compartilhar calendários e documentos para assinaturas.

Otimize as tarefas de pagamento

Esse é um detalhe essencial na rotina de uma companhia. Graças a um bom sistema automatizado, é possível criar rotinas de tarefas, agendando todos os processos manuais que devem ser realizados antes da emissão da folha de pagamento.

Com a automação de RH é possível planejar melhor o fluxo de trabalho

As ferramentas para automação de RH também viabilizam o planejamento adequado do fluxo de trabalho no dia a dia do seu negócio. Isso é possível devido a um painel de controle intuitivo e repleto de recursos, tais como gráficos e relatórios.

Além disso, a ferramenta ainda permite avaliar indicadores importantes para o setor de Recursos Humanos e que permitem avaliar a produtividade, como, por exemplo, relatórios de rotatividade, horas-extras e outros dados relevantes.


Clique aqui e baixe o nosso manual de digitalização de processos


A transformação digital é essencial para todos os setores de um negócio, incluindo o RH

Por meio da automação de RH e outros processos, essa área tem a possibilidade de melhorar as tarefas de recrutamento, organizar o fluxo de trabalho, das folhas de pagamento e demais rotinas do departamento de gestão de pessoas.

Os resultados para a empresa serão os melhores possíveis, assegurando com isso melhoria na produtividade e qualificando ainda mais um detalhe fundamental para o negócio: a gestão de talentos.

Portanto, para ficar por dentro dessa solução, entre em contato e solicite uma demonstração da nossa ferramenta de automação de RH hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nov
25

Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

• 25 de novembro de 2021

A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
nov
24

Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

• 24 de novembro de 2021

A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais
out
27

Gestão de Produtividade – Como melhorar a performance da sua equipe de RH

• 27 de outubro de 2021

Uma das grandes preocupações do setor de Recursos Humanos é a gestão da produtividade. É fundamental estar a par de informações básicas acerca do processo de trabalho. Sobretudo, é preciso saber quem é o responsável por determinada atividade, quem tem a função de efetuar as demandas de folha de pagamento, quem lida com os contratos… Leia Mais
out
22

Fluxo de admissão – Como automatizar esse processo na sua empresa

• 22 de outubro de 2021

Em se tratando do setor de Recursos Humanos, é comum ouvir gestores afirmando que, muitas vezes, o fluxo de admissão é problemático, demorado e com vários gaps por falta de documentação e erros de comunicação. Tais falhas são o resultado de um sistema que ainda não foi digitalizado. A partir do momento que a sua… Leia Mais
out
22

Digital First – Saiba como esse conceito pode mudar o seu negócio para melhor

• 22 de outubro de 2021

A digitalização e a automação de processos se tornaram fundamentais para qualquer empresa seguir forte e competitiva, especialmente nesses de pós-pandemia. Nesse contexto, é interessante que você conheça o Digital First. O Digital First consiste em um conceito e um modelo cultural dentro de uma empresa. O objetivo desse modelo é priorizar a utilização de… Leia Mais
out
22

Automação de RH – Como automatizar fluxos de RH agilizando o atendimento

• 22 de outubro de 2021

A transformação digital é um processo importante dentro de uma empresa. Por meio dela, se torna possível modernizar a empresa como um todo e agilizar diversas tarefas. Um exemplo claro essa transformação é a automação de RH que melhora a produtividade e a interação entre a equipe e os setores de negócio. Sobretudo, é levando… Leia Mais
set
27

A automação vai substituir o trabalho humano?

• 27 de setembro de 2021

Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais