Automação de RH – Como automatizar fluxos de RH agilizando o atendimento
out
22

Automação de RH – Como automatizar fluxos de RH agilizando o atendimento

1 Comentário

A transformação digital é um processo importante dentro de uma empresa. Por meio dela, se torna possível modernizar a empresa como um todo e agilizar diversas tarefas. Um exemplo claro essa transformação é a automação de RH que melhora a produtividade e a interação entre a equipe e os setores de negócio.

Sobretudo, é levando em conta essa característica da interação que a automação de processos deve ser realizada envolvendo todas as áreas da empresa, incluindo o setor de Recursos Humanos.

Com isso, será possível detectar uma melhoria nesse setor e, consequentemente, uma otimização na produtividade, no rendimento da equipe e na realização do atendimento.

Por conta disso, nesse artigo trouxemos alguns tópicos importantes que mostram como automatizar os fluxos de RH no seu negócio. Não deixe de conferir.

Saiba como automatizar o RH da sua empresa

A automatização do RH é a solução ideal para otimizar as tarefas da área. No entanto, ela deve ser realizada por meio de um planejamento. Primeiro é necessário efetuar uma análise sobre as prioridades desse setor no momento e, com isso, optar pela ferramenta adequada.

Quais rotinas devem ser aprimoradas? A comunicação interna, ou o controle do ponto? O recrutamento e a seleção, ou todos esses elementos?

Será que a automação vai substituir o trabalho humano? Descubra neste post



Ciente de quais são as prioridades para o setor, chega a hora de optar pela ferramenta digital adequada para a automatização. É importante que ela tenha todos os recursos necessários para viabilizar o trabalho, bem como apresente um bom suporte técnico.

Nesse contexto, também é importante treinar a equipe sobre a utilização da tecnologia. Lembre-se que a transformação digital, mais do que o uso de ferramentas digitais, é também uma mudança de pensamento dentro da empresa.

Entenda os benefícios da automação de RH

A utilização de uma ferramenta de automação dos processos melhora o fluxo de tarefas como um todo, pois otimiza e torna mais seguras as atividades de RH. E com isso há a redução de custos em médio e longo prazo.

Isso ocorre porque o fluxo de trabalho melhora, a equipe entra em sintonia com outros setores e tais benefícios refletem a na qualidade do atendimento.

A transição para o RH digital promove também outras vantagens que vamos mencionar a seguir.

Mais eficiência na admissão

Ter à disposição profissionais altamente qualificados é a base para o êxito de qualquer negócio. É por isso que o processo de recrutamento e seleção é fundamental quando se trata do setor de Recursos Humanos.

Graças a uma solução digital, você vai obter nesse processo uma melhoria nas pesquisas internas dos currículos, auxiliando a avaliar os candidatos. Terá também melhores processos de onboarding, que consiste na integração do candidato ao ambiente de trabalho.

Além do mais, diante da pandemia e do aumento do Home Office, a digitalização do RH permite a realização de processos à distância, entre eles estão assinaturas de contrato digital e a gestão digital de documentos.

Melhor controle do ponto

E falando em Home Office, o setor de Recursos Humanos necessita administrar a jornada dos colaboradores, seja dos que estão trabalhando remotamente quanto aqueles que estão no escritório físico.

Nesse caso, a digitalização e a automação de RH atuam facilitando o controle de ponto, permitindo que ele seja feito por meio de um sistema automatizado.

Otimização do monitoramento

É fundamental que a empresa tenha à disposição dados importantes, tais como números de contato de emergência e endereços de seus funcionários.

Em um sistema automatizado, esse processo permite que os funcionários preencham um formulário digital contendo todos os dados existentes, permitindo ainda integrar essas informações na nuvem.

A automação de RH promove mais qualidade na produtividade

Diante de um processo de seleção automatizado e mais eficiente, será possível detectar um aumento na qualidade na produtividade da empresa. Essa melhoria é o resultado dos processos de seleção e contratação que foram muito bem feitos.

Menor rotatividade de colaboradores

A dificuldade em formar um time coeso e duradouro é um grande empecilho para as empresas que querem ganhar mais espaço entre as concorrentes.


Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa? Entenda mais neste post


Diante da eficiência na contratação dos colaboradores, se torna mais fácil constituir equipes com profissionais mais empenhados em crescer junto com o seu negócio.

Exemplos de aplicação da automação de RH

Diante das evidentes vantagens, vale também conhecer na prática a atuação das ferramentas digitais na automação de RH. Sendo assim, confira algumas situações que mostram a eficiência da nossa solução.

Automatize o processo de desligamento de colaboradores

O processo de desligamento de um colaborador com a sua empresa é normalmente lento e burocrático.

Equívocos na realização desse processo pode resultar em multas, processos e muita dor de cabeça para o seu negócio. Porém, com uma ferramenta digital adequada, é possível efetuar tal desligamento de forma segura e rápida.

Agilize processos de seleções e contratações

Da mesma forma que ocorre com o desligamento, o mesmo vale para o fluxo de contratações. A automação de RH permite organizar com mais segurança as etapas de admissão de novos colaboradores.

Organização das solicitações de férias

Outro procedimento rotineiro nas empresas é organizar os pedidos de férias. Nesse caso, quando feitos de modo automatizado, é possível organizar rapidamente a quantidade de dias, compartilhar calendários e documentos para assinaturas.

Otimize as tarefas de pagamento

Esse é um detalhe essencial na rotina de uma companhia. Graças a um bom sistema automatizado, é possível criar rotinas de tarefas, agendando todos os processos manuais que devem ser realizados antes da emissão da folha de pagamento.

Com a automação de RH é possível planejar melhor o fluxo de trabalho

As ferramentas para automação de RH também viabilizam o planejamento adequado do fluxo de trabalho no dia a dia do seu negócio. Isso é possível devido a um painel de controle intuitivo e repleto de recursos, tais como gráficos e relatórios.

Além disso, a ferramenta ainda permite avaliar indicadores importantes para o setor de Recursos Humanos e que permitem avaliar a produtividade, como, por exemplo, relatórios de rotatividade, horas-extras e outros dados relevantes.


Clique aqui e baixe o nosso manual de digitalização de processos


A transformação digital é essencial para todos os setores de um negócio, incluindo o RH

Por meio da automação de RH e outros processos, essa área tem a possibilidade de melhorar as tarefas de recrutamento, organizar o fluxo de trabalho, das folhas de pagamento e demais rotinas do departamento de gestão de pessoas.

Os resultados para a empresa serão os melhores possíveis, assegurando com isso melhoria na produtividade e qualificando ainda mais um detalhe fundamental para o negócio: a gestão de talentos.

Portanto, para ficar por dentro dessa solução, entre em contato e solicite uma demonstração da nossa ferramenta de automação de RH hoje mesmo!

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets, fluxo do caixa, recursos humanos e muitos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais
    mar
    17

    Veja os 10 benefícios do CSC para a sua empresa e que ninguém te contou

    • 17 de março de 2022

    A CSC, que também pode ser chamada de Central de Serviços Compartilhados, também chamada em inglês de Shared Service Center, é um recurso muito importante no atual contexto da gestão de empresas. Em tempos de transformação digital e digitalização de processos, a CSC surge como uma das protagonistas, pois se torna essencial para a sobrevivência… Leia Mais
    fev
    15

    BPM – Saiba o que é e sua importância no suporte ao ESM

    • 15 de fevereiro de 2022

    O BPM é uma sigla que cada vez mais se torna importante quando o assunto é gestão das empresas na era digital. BPM é um conceito gerencial usado para facilitar, modernizar e melhorar a gestão de um negócio. O BPM ainda tem relação com um outro conceito importante nos negócios: o ESM. O ESM é… Leia Mais
    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais