A automação vai substituir o trabalho humano?
set
27

A automação vai substituir o trabalho humano?

2 Comentários

Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito.

E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de ser meras alternativas e se tornam parte essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele um pequeno, médio ou grande negócio.

Mas é aí que vem aquela pergunta já bastante comum entre os gestores: “A automação de processos vai substituir o trabalho humano?”

Justamente, diante de uma pandemia que provocou uma onda de desempregos, é vantajoso saber que há ferramentas de automação capazes de substituir a força humana nas empresas.

Nos tópicos a seguir, você vai ver que a automação de processos não veio para exterminar empregos e colocar as rédeas das empresas nas mãos das máquinas. Para saber mais acerca desse importante assunto – que tem a ver com o futuro dos negócios – confira os tópicos:

  • Automação de processos – Saiba como ela funciona
  • Automação de processos e as profissões do futuro
  • Inteligência Artificial é importante, mas Inteligência Humana também
  • Automação no contexto da pandemia

Automação de processos – Saiba como ela funciona

A automação de processos atua em uma empresa transformando atividades que antes eram efetuadas de modo estritamente manual em ações que contam com o auxílio de tecnologia.

Sabendo disso, será que estamos diante do domínio das máquinas e veremos o elemento humano se tornar obsoleto nas empresas?

Definitivamente a resposta é não. A automação não surge para prejudicar as pessoas substituindo a atividade humana nos negócios. Ela entra em cena com o intuito de otimizar recursos e auxiliar a atuação dos profissionais nos mais variados segmentos de gestão.

Os empreendedores, de uma forma geral, devem saber que a automação de processos é fundamentada em vários detalhes, como, por exemplo, a coleta, a análise e o armazenamento de dados.

Ela também é importante na execução de determinadas tarefas produtivas e na facilitação de tomadas de decisão.


Veja 6 formas de melhorar o atendimento ao cliente com automação de processos


Para isso, são usadas soluções de tecnologia e ferramentas que viabilizam a empresa diminuir os custos de operação. Sendo assim, a automação pode atuar em vários segmentos de um negócio, desde o financeiro, à gestão do estoque e o atendimento ao cliente.

Automação de processos e as profissões do futuro

A automação de processos não veio para atrapalhar. Ela, na verdade, veio para apontar novos caminhos.

As ferramentas de automação, mais do que substituir a força humana, atuam com o intuito de realizar aquelas atividades mais repetitivas, dando espaço para que as pessoas possam atuar em áreas que demandam mais estratégia e criatividade.

Uma atividade simples, por exemplo, como o envio de e-mail marketing para determinados clientes, pode ser efetuada por ferramentas digitais aptas para isso, agilizando assim todo o processo.

Diante desse quadro, a importância das pessoas nas empresas terá mais relação com a capacidade delas controlarem as ferramentas de automação. É por essa razão que novas profissões estão em alta, cada vez mais voltadas para a compreensão de algoritmos e análise de dados.

Além disso, é evidente também que habilidades como criatividade e saber trabalhar em equipe ganham destaque nos perfis de candidatos a empregos. Sendo assim, conheça algumas profissões que, nesse contexto de automação de processos, estão ganhando terreno.

Analista de Big Data

Os Big Data, ou seja, os Grande Volume de Dados, são informações. Eles são valiosos para empresas, pois servem para os gestores compreenderem os perfis dos seus consumidores e, com isso, estabelecerem estratégias de Marketing mais eficientes.

Porém, é necessário profissionais que saibam coletar, organizar e analisar essa quantidade de informações, os transformando em aspectos estratégicos relevantes para as empresas.


Veja aqui 5 formas de gerar automação de processos com a tecnologia


Esses profissionais são os analistas de dados, que atuam utilizando ferramentas digitais que auxiliam nesse processo.

Gestão e desenvolvimento de Inteligência Artificial

A IA é essencial para os negócios hoje em dia. Os chatbots, também chamados de atendentes virtuais, dependem dessa tecnologia para atuarem.

Por essa razão, profissionais que conhecem e dominam conceitos que viabilizam o desenvolvimento e a atuação da Inteligência Artificial ganharão bastante espaço nas organizações.

Engenheiro e Arquiteto em 3D

A tecnologia 3D é muito importante para a utilização da Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, que são dois recursos importantes para as estratégias de vários tipos de negócios. Por essa razão, tais profissionais irão contar com mais espaço.

Inteligência Artificial é importante, mas Inteligência Humana também

A Inteligência Artificial e o Machine Learning exercem um papel fundamental, especialmente quando se fala em estratégias de Marketing.

Você sabe como famosos serviços de streaming, como a Netflix e a Spotify, sugerem conteúdos para os clientes? Por meio da Inteligência Artificial, que utiliza algoritmos para “aprender” quais são as preferências dos consumidores.

A máquina pode até aprender a agradar o público-alvo, mas por trás dessa inteligência de aprendizado, há profissionais que sabem como programar a máquina. Ou seja, por essa razão a automação nunca vai substituir o trabalho humano.

A máquina pode ser inteligente para aprender números, mas o elemento criativo, a capacidade de inventar, esse é um recurso insubstituível em qualquer negócio e é algo exclusivo dos seres humanos.

As ferramentas de automação de processo, hoje em dia, podem enviar e-mails, organizar planilhas, analisar dados e até efetuar o atendimento ao cliente, respondendo algumas perguntas básicas.

Porém, as grandes soluções, as melhores estratégias, ainda serão executadas por profissionais que entendem as mudanças e estão se preparando para o futuro

A automação de processos é uma realidade

Mais do que isso, ela é uma necessidade. As vantagens que proporciona são várias, pois podem ajudar na redução de gastos e agilizar diversas tarefas em diferentes setores de uma empresa.

É normal que gestores e colaboradores, diante dessas transformações repentinas, acreditem que estão perdendo espaço para as máquinas. Porém, na verdade, eles estão tendo a oportunidade de criar novas profissões, oportunidades e áreas de estudos.

Portanto, para saber mais a respeito desse tema tão importante, deixe o seu comentário, a sua dúvida ou sugestão.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais