A automação vai substituir o trabalho humano?
set
27

A automação vai substituir o trabalho humano?

1 Comentário

Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito.

E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de ser meras alternativas e se tornam parte essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele um pequeno, médio ou grande negócio.

Mas é aí que vem aquela pergunta já bastante comum entre os gestores: “A automação de processos vai substituir o trabalho humano?”

Justamente, diante de uma pandemia que provocou uma onda de desempregos, é vantajoso saber que há ferramentas de automação capazes de substituir a força humana nas empresas.

Nos tópicos a seguir, você vai ver que a automação de processos não veio para exterminar empregos e colocar as rédeas das empresas nas mãos das máquinas. Para saber mais acerca desse importante assunto – que tem a ver com o futuro dos negócios – confira os tópicos:

  • Automação de processos – Saiba como ela funciona
  • Automação de processos e as profissões do futuro
  • Inteligência Artificial é importante, mas Inteligência Humana também
  • Automação no contexto da pandemia

Automação de processos – Saiba como ela funciona

A automação de processos atua em uma empresa transformando atividades que antes eram efetuadas de modo estritamente manual em ações que contam com o auxílio de tecnologia.

Sabendo disso, será que estamos diante do domínio das máquinas e veremos o elemento humano se tornar obsoleto nas empresas?

Definitivamente a resposta é não. A automação não surge para prejudicar as pessoas substituindo a atividade humana nos negócios. Ela entra em cena com o intuito de otimizar recursos e auxiliar a atuação dos profissionais nos mais variados segmentos de gestão.

Os empreendedores, de uma forma geral, devem saber que a automação de processos é fundamentada em vários detalhes, como, por exemplo, a coleta, a análise e o armazenamento de dados.

Ela também é importante na execução de determinadas tarefas produtivas e na facilitação de tomadas de decisão.


Veja 6 formas de melhorar o atendimento ao cliente com automação de processos


Para isso, são usadas soluções de tecnologia e ferramentas que viabilizam a empresa diminuir os custos de operação. Sendo assim, a automação pode atuar em vários segmentos de um negócio, desde o financeiro, à gestão do estoque e o atendimento ao cliente.

Automação de processos e as profissões do futuro

A automação de processos não veio para atrapalhar. Ela, na verdade, veio para apontar novos caminhos.

As ferramentas de automação, mais do que substituir a força humana, atuam com o intuito de realizar aquelas atividades mais repetitivas, dando espaço para que as pessoas possam atuar em áreas que demandam mais estratégia e criatividade.

Uma atividade simples, por exemplo, como o envio de e-mail marketing para determinados clientes, pode ser efetuada por ferramentas digitais aptas para isso, agilizando assim todo o processo.

Diante desse quadro, a importância das pessoas nas empresas terá mais relação com a capacidade delas controlarem as ferramentas de automação. É por essa razão que novas profissões estão em alta, cada vez mais voltadas para a compreensão de algoritmos e análise de dados.

Além disso, é evidente também que habilidades como criatividade e saber trabalhar em equipe ganham destaque nos perfis de candidatos a empregos. Sendo assim, conheça algumas profissões que, nesse contexto de automação de processos, estão ganhando terreno.

Analista de Big Data

Os Big Data, ou seja, os Grande Volume de Dados, são informações. Eles são valiosos para empresas, pois servem para os gestores compreenderem os perfis dos seus consumidores e, com isso, estabelecerem estratégias de Marketing mais eficientes.

Porém, é necessário profissionais que saibam coletar, organizar e analisar essa quantidade de informações, os transformando em aspectos estratégicos relevantes para as empresas.


Veja aqui 5 formas de gerar automação de processos com a tecnologia


Esses profissionais são os analistas de dados, que atuam utilizando ferramentas digitais que auxiliam nesse processo.

Gestão e desenvolvimento de Inteligência Artificial

A IA é essencial para os negócios hoje em dia. Os chatbots, também chamados de atendentes virtuais, dependem dessa tecnologia para atuarem.

Por essa razão, profissionais que conhecem e dominam conceitos que viabilizam o desenvolvimento e a atuação da Inteligência Artificial ganharão bastante espaço nas organizações.

Engenheiro e Arquiteto em 3D

A tecnologia 3D é muito importante para a utilização da Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, que são dois recursos importantes para as estratégias de vários tipos de negócios. Por essa razão, tais profissionais irão contar com mais espaço.

Inteligência Artificial é importante, mas Inteligência Humana também

A Inteligência Artificial e o Machine Learning exercem um papel fundamental, especialmente quando se fala em estratégias de Marketing.

Você sabe como famosos serviços de streaming, como a Netflix e a Spotify, sugerem conteúdos para os clientes? Por meio da Inteligência Artificial, que utiliza algoritmos para “aprender” quais são as preferências dos consumidores.

A máquina pode até aprender a agradar o público-alvo, mas por trás dessa inteligência de aprendizado, há profissionais que sabem como programar a máquina. Ou seja, por essa razão a automação nunca vai substituir o trabalho humano.

A máquina pode ser inteligente para aprender números, mas o elemento criativo, a capacidade de inventar, esse é um recurso insubstituível em qualquer negócio e é algo exclusivo dos seres humanos.

As ferramentas de automação de processo, hoje em dia, podem enviar e-mails, organizar planilhas, analisar dados e até efetuar o atendimento ao cliente, respondendo algumas perguntas básicas.

Porém, as grandes soluções, as melhores estratégias, ainda serão executadas por profissionais que entendem as mudanças e estão se preparando para o futuro

A automação de processos é uma realidade

Mais do que isso, ela é uma necessidade. As vantagens que proporciona são várias, pois podem ajudar na redução de gastos e agilizar diversas tarefas em diferentes setores de uma empresa.

É normal que gestores e colaboradores, diante dessas transformações repentinas, acreditem que estão perdendo espaço para as máquinas. Porém, na verdade, eles estão tendo a oportunidade de criar novas profissões, oportunidades e áreas de estudos.

Portanto, para saber mais a respeito desse tema tão importante, deixe o seu comentário, a sua dúvida ou sugestão.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais