Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

1 Comentário

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços.

Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes. Por essa razão, para se manter relevante na sua área de atuação, o caminho é digital.

A digitalização é mais do que ter um site e gerenciar redes sociais. Ela envolve modernizar e automatizar todas as áreas do seu negócio, desde o RH, passando pelas finanças e, inclusive, o atendimento aos clientes. A tecnologia deve ser protagonista na gestão de uma empresa.

É nesse contexto que o ESM (Enterprise Service Management) ganha força tanto para os pequenos negócios quanto para as grandes corporações. É fundamental encontrar maneiras para otimizá-lo e torná-lo o seu grande aliado na gestão.

Para você saber mais detalhes importantes acerca do ESM, confira alguns tópicos básicos sobre esse tema.

ESM – Saiba o que é?

O ESM é a sigla para o termo Enterprise Service Management que em português significa Gerenciamento de Serviços Corporativos.

Basicamente o ESM é essencial por apresentar a capacidade de administrar todas as áreas de processos do seu negócio a partir de um modelo único de gestão independente.

Isso envolve todos os setores da empresa: TI, Recursos Humanos, administração das frotas de veículos, área financeira, etc. Em resumo, todo e qualquer setor que preste algum tipo de serviço.

Com isso, é possível garantir o Gerenciamento de Serviços Corporativos por meio de uma plataforma de software. Ela conta com os recursos capazes de prestar serviços aos gestores de um modo digitalizado e eficiente.

O ESM viabiliza a criação de um ambiente capaz de trazer mais economia para o seu negócio, diminuindo gastos e proporcionando um melhor desempenho em todos os procedimentos do negócio.

O ESM também permite a utilização de métodos, ferramentas e conceitos conhecidos do Gerenciamento de Serviços de TI com o objetivo de promover avanços em outras áreas da empresa.

Fique por dentro das vantagens que o Enterprise Service Management vai trazer para a sua empresa

A única maneira para uma empresa conseguir se tornar competitiva nos dias de hoje é investindo na otimização dos seus processos, os tornando digitalizados.

É seguindo esse caminho nos rumos da digitalização que qualquer empresa tem condições de oferecer produtos de qualidade, otimizar o atendimento aos clientes e tornar a sua marca ainda mais conhecida.

Entre os vários benefícios que a ESM traz para o seu negócio, podemos destacar alguns a seguir.

Otimização dos serviços e melhorar experiência do cliente

O gerenciamento de serviços corporativos permite que o seu negócio entregue produtos e serviços da mais alta qualidade. Isso viabiliza não apenas o bom posicionamento da sua marca no mercado, mas melhora a experiência dos seus clientes.

Além disso, os setores podem manter a autonomia e entregar serviços e produtos ainda mais qualificados.

Reforça a interação entre os setores

É normal que os funcionários de um setor devam interagir e trabalhar com os integrantes de outros departamentos.

Um exemplo disso pode ser o setor de Recursos Humanos precisando do suporte da equipe de TI. Ou até mesmo a equipe jurídica interagindo com o pessoal das finanças, por exemplo.

Em tais situações, o gerenciamento de serviços corporativos agiliza a interação em vários níveis e ajuda os colaboradores a atribuir responsabilidades para trabalhar com eficiência.

Facilita a avaliação e performance dos serviços

Ao adotar o ESM para a sua empresa, é possível obter informações pertinentes a respeito do desempenho de cada departamento.

Com o Gerenciamento de Serviços Corporativos é possível avaliar com precisão o valor que cada departamento acrescenta para empresa. Diante disso, o gestor tem a oportunidade de encontrar falhas que podem atrapalhar o êxito do empreendimento.

Melhora o desempenho dos colaboradores

No cotidiano de muitas empresas não é difícil reparar que os funcionários de todos os departamentos executam várias tarefas que, nem sempre, acrescentam melhorias para o negócio e trazem bom rendimento.


Clique aqui e conheças as 6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto


Esse desperdício de esforço limita o tempo que eles poderiam gastar em outro trabalho mais relevante para o seu negócio.

Com o gerenciamento de serviços corporativos é possível organizar e otimizar a produtividade, possibilitando automatizar operações essenciais para o seu negócio em vários níveis.

Isso assegura maior eficiência e ainda permite que os colaboradores priorizem atividades mais relevantes.

Redução dos gastos nas operações

Diante da melhoria na interação e na realização dos processos, é possível notar certa redução dos custos. As operações no seu negócio passam a ser realizadas de forma mais rápida e eficiente, há mais qualidade na entrega dos serviços e menos tempo gasto.

Tudo isso também demanda menos investimentos em várias plataformas e reduz o gasto de tempo e energia com a repetição de atividades. Isso influencia de forma positiva também o retorno sobre o investimento (ROI).

Como aplicar o Gerenciamento de Serviços Corporativos na sua empresa

Diante de tantos benefícios que o ESM traz para os negócios, é importante saber como aplicá-lo da forma correta no cenário da sua empresa. Nesse caso, vale seguir as dicas a seguir.

Tenha as ferramentas certas

É fundamental contar com a tecnologia adequada para adotar o ESM em seu negócio. Isso inclui ainda o uso de KPIs que possibilitam monitorar e mensurar o desempenho de vários elementos do seu empreendimento.

Otimize o setor das finanças

O departamento financeiro é uma área importante em qualquer empresa. Sendo assim, ao adotar um ESM é possível fazer a gestão das atividades financeiras de forma mais organizada por meio de tickets e acompanhamento de demandas.


Clique aqui e entenda mais 5 vantagens que o ESM pode proporcionar


Faça uma avaliação geral do negócio

Analise quais as áreas da sua empresa necessitam de melhorias urgentes. Veja onde será possível reduzir custos, o que pode ser otimizado no quesito desempenho e quais procedimentos de trabalho devem ter mais prioridade.

O ESM é um grande aliado na transformação digital de uma empresa

Ele traz uma série de vantagens tanto para os pequenos negócios quanto para as empresas de grande porte.

Nesses tempos, em que a automação de processos e a digitalização não são meras alternativas, mas sim necessárias, o ESM surge para abrir caminhos e criar novas oportunidades.

Portanto, leve essa solução para a sua empresa e veja os seus processos se tornarem mais eficientes.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais