Sociedade 5.0: A sua empresa está preparada para atender essa demanda?
abr
01

Sociedade 5.0: A sua empresa está preparada para atender essa demanda?

Um modelo de organização social, como a Sociedade 5.0 ou qualquer outro, nada mais é do que a maneira como uma sociedade estrutura sua dinâmica, atribuindo papéis específicos a todos os setores e cidadãos. Os formatos de organização social sofrem alterações de acordo com as necessidades coletivas ao longo do tempo.

Seja qual for o modelo de escolha, é fundamental que ele assegure o pleno funcionamento da ordem dentro desse grupo social. Afinal de contas, estamos vivendo em meio a avanços tecnológicos constantes, onde a inteligência artificial (IA) é o centro das atenções.

Por isso, é preciso ser dinâmico e rápido na adoção e implantação de ações que modernizam o modelo de negócios de uma empresa. Instituições que não aplicam os conceitos da sociedade 5.0 em suas operações, correm um sério risco de serem ultrapassados por seus concorrentes. Leia este post e fique bem informado acerca do assunto.

O que é Sociedade 5.0?

A Sociedade 5.0 é um tipo de modelo organizacional social que utiliza a aplicação prática do conhecimento científico e tecnológico para originar soluções focadas nas necessidades dos cidadãos, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Um bom exemplo são as smart cities (cidades inteligentes), que fazem uso do big data, da inteligência artificial e da internet das coisas (IoT) em suas políticas públicas. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2019, Campinas (SP) está no topo da lista. Em seguida, vem São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano do Sul (SP).

Esses municípios que optaram pela modelagem social 5.0 buscam a promoção dos serviços essenciais para proporcionar o bem-estar da população a todo momento, onde quer que seja, para todo mundo.

Isso é possível devido ao planejamento dessas cidades embasados na conectividade, no qual o virtual é integrado harmonicamente com o espaço físico. A Sociedade 5.0 emprega o avanço tecnológico já presente na Indústria 4.0, considerada a Quarta Revolução Industrial.

Entre essas tecnologias, estão a análise de dados, os robôs autônomos, simulações, sistemas horizontalizados e verticalizados de integração, segurança cibernética, cloud computing, impressões 3D e realidade aumentada.

A qualidade de vidas das pessoas é beneficiada a partir do momento que a conversão dessas inovações atua no combate ao envelhecimento, na redução da desigualdade social, na melhoria da segurança pública e na resolução de situações adversas causadas por um desastre natural.

Para que serve a Sociedade 5.0?

O intuito da Sociedade 5.0 é justamente resolver os desafios da humanidade, como livrar as pessoas do estresse que passam no trânsito ou permitir que elas possam acessar inovações no campo da medicina com preços baixos e em todos os lugares.

Isto quer dizer que a Sociedade 5.0 serve para que os seres humanos possam tirar proveito de suas vidas do melhor jeito possível. Os principais valores que embasam esse modelo de organização social são a sustentabilidade, a abertura e a inclusão. Ou seja, trata-se de algo com uma amplitude máxima, sem que seja limitado somente aos profissionais do segmento científico, de engenharia ou aos empresários. A revolução da Sociedade 5.0 tem como um pilar fundamental a participação ativa de todos.

Os especialistas nas tecnologias da Indústria 4.0 antecipam que a Sociedade 5.0 terá resultados bastante positivos em vários setores do nosso cotidiano. Além dos que já falamos, como o envelhecimento, também podemos citar a personalização da mobilidade urbana, a cura de enfermidades e os meios de pagamento.

Tudo isso muda a partir do momento que a virtualização é implantada. Um bom exemplo são as criptomoedas, tendência para esse tipo de sociedade. A intenção é efetivar a adaptação das pessoas em relação à vida dentro de sociedades inteligentes, onde será possível fazer de tudo com a ajuda de tecnologias que conectam e rastreiam comportamentos.

Como funciona a Sociedade 5.0?

O funcionamento da Sociedade 5.0 se dá a partir da união entre o ciberespaço e o espaço físico. Vamos fazer um comparativo com a Sociedade 4.0, para que você possa compreender melhor esse conceito.

Na Sociedade 4.0, podemos acessar os bancos de dados através da nuvem (cloud computing), situada no espaço virtual, por meio na internet. Assim, o ser humano consegue realizar a análise de todas essas informações.

Na sociedade 5.0, o estudo dos dados que são acumulados a cada segundo é feito com a aplicação da inteligência artificial. Como resultado, temos várias formas das pessoas interagirem com seu espaço físico.

A conectividade entre os cidadãos, as coisas e os sistemas para que os resultados e geração de valor sejam otimizados, algo que não seria possível sem essas soluções tecnológicas.

Para esclarecer ainda mais a concepção da Sociedade 5.0, veja algumas das funcionalidades que esse modelo de organização social insere na rotina das pessoas.

Drones

Esse tipo de veículo aéreo não tripulado será cada vez mais usado pelos setores de logística nas entregas de produtos, na prestação de serviços durante desastres e no monitoramento da segurança de cidades, por exemplo.

Smart home

É a mesma ideia da smart city, mas dentro do âmbito doméstico, onde a IoT e a IA transformam um lar em uma casa mais conectada, mais eficiente e mais confortável.

Medicina robotizada

Um robô tem a probabilidade de erro muito menor do que o ser humano. Além do mais, ele não se cansa. A medicina robotizada é fundamental para trazer mais saúde para as pessoas.

Trabalho pesado

As indústrias do agronegócio, da construção e da limpeza podem utilizar os robôs em atividades pesadas, para que os trabalhadores humanos não tenham que se desgastar ou atuar em funções que provoquem degradações físicas.

Cloud Computing

Empresas de qualquer tamanho são muito beneficiadas com a eficiência da gestão em nuvem.

Pode até soar como ficção científica, mas como você pode conferir com essa leitura, a Sociedade 5.0 é uma realidade tangível. Inclusive, apesar de ainda não ter sido disponibilizada a preços acessíveis, já existem carros autônomos e a tendência é que o transporte coletivo e de cargas implantem veículos dirigidos por máquinas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Você considera sua empresa ou a sua cidade inseridas em um modelo de Sociedade ou Indústria 5.0? Conte para nós aqui nos comentários.

2 Comentários
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais