A importância da transformação digital nas empresas após a COVID-19
ago
11

A importância da transformação digital nas empresas após a COVID-19

2 Comentários

Após a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a saída para as empresas é trilhar o caminho online. É a transformação digital que vai nortear os rumos dos pequenos, médios e grandes negócios.

Se antes da Covid-19 as empresas que estavam mais preparadas para crescer e propiciar um bom atendimento aos clientes já eram aquelas que investiram na digitalização, no cenário pós-pandemia ela será uma questão de sobrevivência.

Um negócio que investiu e investe na transformação digital e na automação dos seus processos tem condições de se beneficiar em vários aspectos, tanto na gestão interna das suas atividades, quanto no atendimento bem feito ao consumidor.

Por tudo isso, nesses tempos de crise e dúvidas em relação ao futuro dos negócios, a grande certeza é que a transformação digital, realizada de maneira planejada e sempre constante, será a solução para as empresas após a Covid-19.

Para saber mais sobre esse importante processo, acompanhe o nosso post a seguir.

Transformação digital nas empresas – A solução para contornar a crise

O Coronavírus é como um vento muito forte derrubando as árvores que encontra pelo caminho. Muitas vão cair, mas aquelas que tiverem raízes mais firmes poderão se manter em pé.

Imagine que as árvores são as empresas e as raízes são os processos de transformação digital. Pois é assim que muitos negócios irão se fortalecer diante do estrago ocasionado pela crise.

Por causa da pandemia, em que a quarentena e o distanciamento social alteram drasticamente o dia a dia dos consumidores e também das empresas, é preciso encontrar soluções eficientes para proporcionar atendimento de qualidade a esses clientes.

Inclusive, é preciso também encontrar recursos que facilitam a gestão do seu negócio. É aí que entra a transformação digital.

Entenda o que é transformação digital

De uma maneira bem simples de compreender, a transformação digital consiste no processo de unir tecnologia digital a todos os aspectos de um negócio. Nesse caso, são necessárias alterações fundamentais na cultura e nas operações de uma empresa.

Veja aqui 9 benefícios ao automatizar e digitalizar os processos de negócios

Em poucas palavras, não é um equívoco afirmar que a digitalização não fica limitada apenas a estratégias nas redes sociais e a ter um site. Tais recursos são importantes, mas a transformação digital vai além deles.

A utilização de ferramentas como Trello e Asana, por exemplo, que auxiliam na gestão de tarefas e na realização do Home Office, ilustram bem essa questão.

Vale lembrar que o Home Office é de grande ajuda para muitas empresas não interromperem as suas atividades durante o período de distanciamento social.

Por meio dessa prática, os colaboradores usam ferramentas digitais e trabalham em suas respectivas casas, garantindo a saúde de todos os envolvidos e contribuindo para evitar a disseminação do vírus.

Além do Home Office, a transformação digital também envolve outros aspectos, como a utilização de chatbots para o atendimento de clientes em lojas online, por exemplo. Todas essas facetas da transformação digital permitem que o negócio se mantenha competitivo.

Conheça alguns mitos sobre a transformação digital

É importante também que para compreender melhor a transformação digital nas empresas, seja possível ainda saber o que ela NÃO é.

Existem alguns mitos acerca da digitalização de um negócio que mais atrapalham do que ajudam os empreendedores. Por isso, vale citar alguns dos mais comuns. Vamos ver?

Só o que importa é o atendimento ao cliente

 É óbvio que a automação de processos visa melhorar a experiência do cliente, mas ela vai além disso. Ela também atua em outras áreas da empresa, como, por exemplo, o controle de estoque, o fluxo de caixa e o treinamento dos colaboradores.

Clique aqui e saiba como salvar a sua empresa em tempos de crise com a tecnologia

Isso funciona apenas com empresas de tecnologia

A ideia de que a transformação digital só é válida e eficiente para empresas que atuam no segmento de tecnologia é equivocada. Qualquer negócio, desde um pequeno empreendimento em casa a uma grande rede de lojas deve se digitalizar.

Com isso, eles asseguram mais eficiência na realização das suas atividades, na gestão dos processos e do atendimento, especialmente durante o período do pós-pandemia.

Basta saber utilizar as redes sociais

Não há dúvidas de que a presença online é importante, porém ela é apenas a parte visível desse imenso iceberg que é a transformação digital. Ela envolve aspectos que vão além de ter um site e uma conta no Instagram.

Ela tem relação com todos os aspectos do negócio, como a integração dos setores da empresa, automação da gestão financeira, ações baseadas nas análises de dados e o uso adequado de diferentes canais de atendimento, tanto online quanto também offline.

Como a transformação afeta os modelos de negócios

A digitalização afeta de várias maneiras os modelos de negócios das empresas, trazendo mais agilidade e qualidade na execução das tarefas. Veremos alguns exemplos disso abaixo!

 

Controle de gestão

 Ferramentas adequadas de gestão trazem mais facilidades para o seu negócio, desde o fluxo do caixa até as entradas e saídas dos produtos.

Hoje em dia, por exemplo, com muitos softwares baseados na Computação em Nuvem e graças a dispositivos móveis, como tablets e smartphones, é possível gerenciar vários setores de um negócio de qualquer lugar.

Desse modo, o gestor pode estar em uma viagem e ainda assim ele terá condições de acessar e controlar aspectos importantes da empresa.

Mais competitividade

A empresa que não está antenada aos novos tempos digitais perde o bonde da história, ainda mais após a pandemia, em que muitos clientes já estarão habituados com atendimento online e procedimentos informatizados.

Diminuição dos gastos

A Cloud Computing promove a redução de custos na empresa. O motivo para isso é o fato de que a empresa consegue substituir gastos como a infraestrutura, volume de impressões, entre outros recursos, por serviços em nuvem.

Entenda aqui como aumentar a eficiência da sua empresa com a gestão de demandas

A transformação digital nas empresas será a solução mais viável no pós-pandemia

Por meio dela é possível contornar as adversidades ocasionadas pela pandemia, assegurando uma gestão mais eficiente de todos os processos que envolvem o negócio.

Já podemos afirmar que a automação não é uma mera alternativa, mas sim uma necessidade que muitos negócios passarão a priorizar.

Portanto, para você saber mais sobre a importância da transformação digital, clique no banner e faça o download do nosso e-book para entender melhor sobre a transformação digital que está ocorrendo no mercado.

2 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    out
    20

    O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

    • 20 de outubro de 2020

    Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
    set
    21

    7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

    • 21 de setembro de 2020

    A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais
    set
    04

    5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

    • 4 de setembro de 2020

    Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor. Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar… Leia Mais
    ago
    24

    O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

    • 24 de agosto de 2020

    Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios. É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um… Leia Mais
    ago
    17

    Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

    • 17 de agosto de 2020

    Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
    ago
    11

    Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

    • 11 de agosto de 2020

    Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In. É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e… Leia Mais