Transformação digital nas empresas | 5 passos importantes que evitam problemas nesse processo
nov
24

Transformação digital nas empresas | 5 passos importantes que evitam problemas nesse processo

4 Comentários

Não há como escapar! A transformação digital nas empresas chegou para ficar quando o assunto é a gestão de um negócio. É por meio dela que se torna possível a adaptação em um cenário cada vez mais digital.

E se olharmos para a crise provocada pela pandemia, veremos também que a transformação digital é a solução para qualquer negócio, independentemente de ser uma grande empresa ou uma startup.

No entanto, não custa lembrar que a transformação digital envolve muito mais do que gerenciar as redes sociais e utilizar o e-mail marketing. A transformação digital não recebeu esse nome à toa.

Todo esse movimento envolve uma mudança tanto no modo como os colaboradores encaram as novas tecnologias, como também na maneira em que são realizados os processos internos e externos do seu negócio, desde a gestão do caixa até o atendimento ao cliente.

Porém, a transformação digital nas empresas deve ser feita de maneira correta, sem atropelos, com planejamento e com as ferramentas adequadas.

O que você deve saber para não errar no processo de transformação digital

Apesar de reconhecer a transformação digital nas empresas é fundamental para o êxito de qualquer empreendimento nos dias de hoje, nem sempre os gestores sabem como a transformação digital funciona. Inclusive, alguns deles acreditam que é um investimento muito caro.

Por causa disso, temendo que a digitalização possa comprometer as finanças do negócio – ainda mais no meio da tormenta causada pela pandemia – vários empreendedores demoram a pôr em prática.


Digitalização de processos X Automação de processos – Entenda mais nesse post


Contudo, é fundamental ressaltar que a transformação digital nem sempre necessita envolver investimento pesado em tecnologia.

Além disso, a digitalização possui o potencial de estabelecer novas classes de empregos e proporcionar oportunidade para profissionais.

No entanto, para que a transformação digital entre no dia a dia da sua empresa sem nenhum problema, é pertinente seguir alguns passos básicos. Vamos ver quais são eles?

1 – Contrate uma ferramenta segura

Há várias ferramentas no mercado que viabilizam a transformação digital nas empresas. Porém, antes de utilizá-las, certifique-se de que as mesmas atendem as necessidades dos seus serviços, bem como é a questão segurança digital.

A segurança é o alicerce para tudo que envolve digitalização. Por isso, é importante que a ferramenta apresente módulos que viabilizem a gestão de problemas, trazendo com isso mais segurança.

Diante de tal recurso, é possível garantir uma digitalização eficiente, rápida e segura.

2 – Mantenha o foco no cliente

A otimização dos processos do seu negócio deve caminhar para um único caminho: deixar o cliente satisfeito. Ponto! Cliente que sai com um sorriso nos lábios ajuda o seu negócio a garantir novos clientes.

Por essa razão, a transformação digital nas empresas deve ir nessa direção, pensando na experiência do cliente. Ao manter o foco no público que consome os seus produtos e serviços, você perceberá que vai melhorar também outros processos do seu negócio.

Ou seja, não só o atendimento vai ser otimizado, mas também as estratégias de Marketing, o setor do RH, a interação entre os colaboradores, em suma, tudo que resultar em um atendimento de qualidade é beneficiado.

Diante disso, pensar a transformação digital e adotar ferramentas que levam em conta a experiência do consumidor é essencial. Uma ferramenta que permite a utilização de chatbots (atendentes virtuais) é um exemplo disso.

3 -Avalie a situação do seu negócio

É essencial encontrar quais são as reais necessidades do seu empreendimento e o que se adapta com o seu momento atual. Será que é preciso mudar o foco para um tipo de produto? Será que é mais em conta captar leads?

Cada situação e cada negócio exige soluções diferenciadas. Levando isso em consideração, você poderá concluir que é necessário reavaliar alguma equipe da sua empresa, repensar os direcionamentos dos seus colaboradores ou realizar a contratação de novas pessoas.

Sobretudo, é pertinente que os gestores do negócio tentem efetuar uma mudança de pensamento que envolva todos da organização.


Veja 7 funções indispensáveis que um sistema de automação de processos deve oferecer


Além do mais, para que a análise da situação seja completa, é necessário ir além das estruturas internas do negócio e buscar analisar todo o mercado que você está inserido.

Sendo assim, aponte, por meio da análise de concorrentes e tendências, quais são os recursos da digitalização que resultarão em mais vantagens no seu negócio e como você poderá implementá-los dentro da realidade da sua empresa.

4 – Mantenha a sua equipe engajada

Transformação digital consiste em uma mudança, um passo adiante do seu negócio, a adoção de uma gestão voltada para a tecnologia. Se antes a equipe do seu negócio perdia um precioso tempo em serviços repetitivos, a transformação digital nas empresas chega para mudar isso.

Sendo assim, para que tudo seja efetuado sem problemas, a equipe de colaboradores deve estar em sintonia com esses novos tempos, com essa nova maneira de realizar os processos da empresa.

É aí que entram a realização de algumas reuniões, palestras, tudo devidamente planejado para inserir o seu time no processo de digitalização.

Portanto, converse com os diferentes profissionais da sua empresa e prepare o terreno para que a transformação digital traga vantagens e não empecilhos.

5 – Amplie a sua fluência digital

Na era da internet é importante que o gestor tenha fluência digital, pois o marketing online, os consumidores e todos os stakeholders também estão atualizados com esse universo que envolve tecnologia.

Ter fluência é possuir conhecimento sobre um determinado assunto. Falar inglês fluentemente é dominar o idioma de Shakespeare com perfeição, certo? Pois então, ter fluência digital é estar a par dos principais conceitos envolvendo as ferramentas digitais.


Clique aqui e entenda a importância da transformação digital pós COVID-19


É óbvio que não há a necessidade de ser um perito em tudo relacionado a computação e linguagem de programação. Na verdade, o que vale aqui é estar por dentro das tendências e novas ferramentas lançadas no mercado.

A transformação digital nas empresas é a solução para se adaptar a esse cenário marcado pela tecnologia

Atendimento mal feito, baixa produtividade, reclamações sucessivas dos clientes, concorrentes na frente, esses são alguns dos sintomas de que o seu negócio não está ainda no século XXI.

Portanto, a solução para esse problema é a transformação digital nas empresas. Siga os passos mencionados nesse artigo e veja como ela pode ser feita de maneira tranquila e sem prejuízos.

E para saber mais sobre esse assunto, não esqueça também de acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos do universo tecnológico.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

• 23 de junho de 2022

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
jun
14

Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

, • 14 de junho de 2022

Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais