7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos
set
21

7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

3 Comentários

A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes.

Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe com a qualidade necessária. Vamos ver quais são essas funções?

Funções que constituem um bom sistema de automação

A automação de processos consiste no uso de sistemas tecnológicos que facilitam o trabalho, o tornando menos custoso, mais eficiente e rápido. Ciente de que unir baixo custo e eficiência é o sonho de todo o gestor, os sistemas de automação surgem como solução.

De uma forma geral, a automação de processos se consolidou como a saída para qualquer empreendimento, tanto em um escritório quanto no cenário das grandes indústrias.


Você conhece a gestão de demandas? Veja com essa prática pode aumentar a eficiência na sua empresa


Sabendo disso, graças a automação é possível sanar vários problemas, como, por exemplo, falhas na produção, atendimento precário, baixa produtividade e mais uma série de empecilhos que atrapalham o seu negócio.

Por isso que quando se fala em adotar um sistema de automação de processos é pertinente inicialmente ver quais as necessidades do seu negócio. Um escritório, por exemplo, demanda funcionalidades diferentes de uma indústria.

A partir daí é possível ficar atento para as funções que são indispensáveis nesse sistema. Confira quais são elas!

1 – Mobilidade

É muito importante que um sistema de automação de processos proporcione uma das características essenciais na era digital, que é a mobilidade.

Essa característica é fundamental para que as informações fiquem ao alcance de todos os envolvidos por meio dos dispositivos móveis.

No caso de escritórios, em que é possível contar com o Home Office, o sistema de automação adotado deve funcionar de forma correta no celular e em outros dispositivos.

A mobilidade facilita o trabalho no dia a dia agilizando várias atividades, tais como reuniões e compartilhamento de arquivos.

Por isso, é indispensável que um sistema mantenha todas as informações seguras na nuvem, agilizando assim as tomadas de decisão, sem atrapalhar as atividades da empresa.

2 – Facilidade de personalização

Um bom sistema de automação de processos deve ser fácil de personalizar. Isso inclui a capacidade de incluir novos módulos ou funcionalidades específicas para cada cliente.

Embora não seja uma função propriamente, essa característica confere maior flexibilidade ao sistema o que também o torna uma porta única de entrada para a jornada do cliente.

Isso faz com que o seu negócio não sofra com mudanças ou implementações repentinas de sistemas, apresentando assim maior escalabilidade à sua empresa. Já imaginou ter que parar um setor inteiro para implementar um novo módulo a um sistema já existente?

3 – Realização de análises e relatórios

Um trabalho de gestão só pode ser bem avaliado caso possibilite relatórios das atividades realizadas.

Na era digital, os dados guiam o caminho dos empreendedores, trazendo informações pertinentes sobre os clientes, agilizando a criação de estratégias e as tomadas de decisões.

Por isso, é importante que um sistema de automação facilite a elaboração e a análise de relatórios, disponibilizando maneiras que viabilize, seja por meio de gráficos, painéis e outros modelos.

A possibilidade de integração com outros ferramentas de análise, como o Excel, por exemplo, também é uma característica válida.

4 – Gestão de prazos e tarefas 

A automação de processos apenas será eficiente quando torna possível gerenciar a entrega e o prazo das tarefas.

Um exemplo disso é o trabalho no regime de Home Office, em que é preciso ter à disposição ferramentas que possibilitam o compartilhamento e o armazenamento de arquivos.

5 – Facilidade no fluxo de trabalho

Para ser considerado eficiente, um sistema de automação de processos deve ser criado e desenvolvido para facilitar ao máximo o dia a dia de trabalho do usuário.


Leia nesse post como reduzir custos e prazos com o uso da Inteligência Artificial


Por isso, um bom sistema se adapta ao workflow da sua empresa, sem obrigar que você tenha que alterar o seu procedimento de trabalho.

É importante que a solução em automação possa ser utilizada em mais de um setor da empresa. Entre esses setores estão o Jurídico, o de Recursos Humanos, o de Marketing, Financeiro, enfim, todas as áreas do seu negócio devem ser beneficiadas.

6 – Versatilidade

Um qualificado sistema de automação no setor de RH, por exemplo, permite gerenciar funções como a abertura de vagas, contratação, registro de horas e também a solicitação de férias.

7 – Chat

Essa é uma funcionalidade que facilita bastante a interação, possibilitando a organização de filas que direcionam o usuário para o atendimento apto a sanar necessidades específicas.

Esse tipo de função torna o atendimento mais ágil, otimiza o tempo e deixa o cliente mais satisfeito. 

As vantagens da automação de processos em seu negócio

A automação de processos é a solução ideal em tempos de transformação digital, Internet das Coisas e de consumidores cada vez mais adeptos das plataformas online.

Por isso, uma automação de processos vai além da simples presença digital. Entre as soluções que ela proporciona vale mencionar os principais benefícios.

Ganhos em produtividade

A otimização da produtividade talvez seja um dos principais pontos positivos de um sistema de automação, tendo em vista a redução de tempo e recursos gastos para executar uma ou um conjunto de tarefas.

Melhora o processo de comunicação na empresa

A automação de processos facilita a comunicação interna entre os colaboradores que atuam em diferentes setores, bem como permite também uma eficiente comunicação com os clientes, estabelecendo um atendimento da mais alta qualidade.

Otimiza o controle financeiro

A utilização de um sistema automatizado contribui para a boa gestão do fluxo de caixa, de estoque, das compras e vendas que ocorrem no negócio. Ter um amplo controle dessas atividades proporciona uma gestão eficiente e segura. 

Um sistema de automação é a solução que você precisa

Diante das vantagens que a automação de processos proporciona, bem como diante da necessidade da digitalização do seu negócio, é essencial adotar para a empresa um sistema eficiente.


Veja nesse post como fazer uma revolução nos negócios por meio da tecnologia


Da mesma forma, é importante também que esse sistema conte com funções capazes de ajudar o seu empreendimento, trazendo as soluções que você necessita.

Por isso, na hora de adquirir um sistema para automatizar o seu negócio, verifique se ele possui as características mencionadas nesse artigo. Além disso, não esqueça de assinar a nossa Newsletter.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    12

    LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

    • 12 de janeiro de 2021

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online. No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio… Leia Mais
    dez
    18

    Customer Sucess – Por que pensar no sucesso do cliente faz diferença em seus processos?

    • 18 de dezembro de 2020

    O cliente bem atendido é um fator fundamental para que qualquer empreendimento apresente bons resultados. É nesse contexto que atualmente as empresas passaram a utilizar o termo Customer Sucess. Customer Sucess pode ser traduzido como “Sucesso do Cliente”. As empresas sabem que se o cliente obter êxito na realização dos seus objetivos isso será vantajoso… Leia Mais
    dez
    07

    5 vantagens do ESM que precisamos te contar

    • 7 de dezembro de 2020

    A tecnologia é algo que está em constante evolução e, na era digital, ela é decisiva para que uma empresa seja bem sucedida. Hoje em dia é impossível imaginar um pequeno – e também os grandes negócios – se tornar competitivo sem investir na digitalização dos seus processos. Entre as soluções digitais disponíveis nos dias… Leia Mais
    nov
    30

    Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

    • 30 de novembro de 2020

    Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone. Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e… Leia Mais
    nov
    16

    Por que é importante investir na digitalização de processos?

    • 16 de novembro de 2020

    A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano. Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer… Leia Mais