7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos
set
21

7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

1 Comentário

A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes.

Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe com a qualidade necessária. Vamos ver quais são essas funções?

Funções que constituem um bom sistema de automação

A automação de processos consiste no uso de sistemas tecnológicos que facilitam o trabalho, o tornando menos custoso, mais eficiente e rápido. Ciente de que unir baixo custo e eficiência é o sonho de todo o gestor, os sistemas de automação surgem como solução.

De uma forma geral, a automação de processos se consolidou como a saída para qualquer empreendimento, tanto em um escritório quanto no cenário das grandes indústrias.


Você conhece a gestão de demandas? Veja com essa prática pode aumentar a eficiência na sua empresa


Sabendo disso, graças a automação é possível sanar vários problemas, como, por exemplo, falhas na produção, atendimento precário, baixa produtividade e mais uma série de empecilhos que atrapalham o seu negócio.

Por isso que quando se fala em adotar um sistema de automação de processos é pertinente inicialmente ver quais as necessidades do seu negócio. Um escritório, por exemplo, demanda funcionalidades diferentes de uma indústria.

A partir daí é possível ficar atento para as funções que são indispensáveis nesse sistema. Confira quais são elas!

1 – Mobilidade

É muito importante que um sistema de automação de processos proporcione uma das características essenciais na era digital, que é a mobilidade.

Essa característica é fundamental para que as informações fiquem ao alcance de todos os envolvidos por meio dos dispositivos móveis.

No caso de escritórios, em que é possível contar com o Home Office, o sistema de automação adotado deve funcionar de forma correta no celular e em outros dispositivos.

A mobilidade facilita o trabalho no dia a dia agilizando várias atividades, tais como reuniões e compartilhamento de arquivos.

Por isso, é indispensável que um sistema mantenha todas as informações seguras na nuvem, agilizando assim as tomadas de decisão, sem atrapalhar as atividades da empresa.

2 – Facilidade de personalização

Um bom sistema de automação de processos deve ser fácil de personalizar. Isso inclui a capacidade de incluir novos módulos ou funcionalidades específicas para cada cliente.

Embora não seja uma função propriamente, essa característica confere maior flexibilidade ao sistema o que também o torna uma porta única de entrada para a jornada do cliente.

Isso faz com que o seu negócio não sofra com mudanças ou implementações repentinas de sistemas, apresentando assim maior escalabilidade à sua empresa. Já imaginou ter que parar um setor inteiro para implementar um novo módulo a um sistema já existente?

3 – Realização de análises e relatórios

Um trabalho de gestão só pode ser bem avaliado caso possibilite relatórios das atividades realizadas.

Na era digital, os dados guiam o caminho dos empreendedores, trazendo informações pertinentes sobre os clientes, agilizando a criação de estratégias e as tomadas de decisões.

Por isso, é importante que um sistema de automação facilite a elaboração e a análise de relatórios, disponibilizando maneiras que viabilize, seja por meio de gráficos, painéis e outros modelos.

A possibilidade de integração com outros ferramentas de análise, como o Excel, por exemplo, também é uma característica válida.

4 – Gestão de prazos e tarefas 

A automação de processos apenas será eficiente quando torna possível gerenciar a entrega e o prazo das tarefas.

Um exemplo disso é o trabalho no regime de Home Office, em que é preciso ter à disposição ferramentas que possibilitam o compartilhamento e o armazenamento de arquivos.

5 – Facilidade no fluxo de trabalho

Para ser considerado eficiente, um sistema de automação de processos deve ser criado e desenvolvido para facilitar ao máximo o dia a dia de trabalho do usuário.


Leia nesse post como reduzir custos e prazos com o uso da Inteligência Artificial


Por isso, um bom sistema se adapta ao workflow da sua empresa, sem obrigar que você tenha que alterar o seu procedimento de trabalho.

É importante que a solução em automação possa ser utilizada em mais de um setor da empresa. Entre esses setores estão o Jurídico, o de Recursos Humanos, o de Marketing, Financeiro, enfim, todas as áreas do seu negócio devem ser beneficiadas.

6 – Versatilidade

Um qualificado sistema de automação no setor de RH, por exemplo, permite gerenciar funções como a abertura de vagas, contratação, registro de horas e também a solicitação de férias.

7 – Chat

Essa é uma funcionalidade que facilita bastante a interação, possibilitando a organização de filas que direcionam o usuário para o atendimento apto a sanar necessidades específicas.

Esse tipo de função torna o atendimento mais ágil, otimiza o tempo e deixa o cliente mais satisfeito. 

As vantagens da automação de processos em seu negócio

A automação de processos é a solução ideal em tempos de transformação digital, Internet das Coisas e de consumidores cada vez mais adeptos das plataformas online.

Por isso, uma automação de processos vai além da simples presença digital. Entre as soluções que ela proporciona vale mencionar os principais benefícios.

Ganhos em produtividade

A otimização da produtividade talvez seja um dos principais pontos positivos de um sistema de automação, tendo em vista a redução de tempo e recursos gastos para executar uma ou um conjunto de tarefas.

Melhora o processo de comunicação na empresa

A automação de processos facilita a comunicação interna entre os colaboradores que atuam em diferentes setores, bem como permite também uma eficiente comunicação com os clientes, estabelecendo um atendimento da mais alta qualidade.

Otimiza o controle financeiro

A utilização de um sistema automatizado contribui para a boa gestão do fluxo de caixa, de estoque, das compras e vendas que ocorrem no negócio. Ter um amplo controle dessas atividades proporciona uma gestão eficiente e segura. 

Um sistema de automação é a solução que você precisa

Diante das vantagens que a automação de processos proporciona, bem como diante da necessidade da digitalização do seu negócio, é essencial adotar para a empresa um sistema eficiente.


Veja nesse post como fazer uma revolução nos negócios por meio da tecnologia


Da mesma forma, é importante também que esse sistema conte com funções capazes de ajudar o seu empreendimento, trazendo as soluções que você necessita.

Por isso, na hora de adquirir um sistema para automatizar o seu negócio, verifique se ele possui as características mencionadas nesse artigo. Além disso, não esqueça de assinar a nossa Newsletter.

1 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    out
    20

    O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

    • 20 de outubro de 2020

    Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
    set
    21

    7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

    • 21 de setembro de 2020

    A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais
    set
    04

    5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

    • 4 de setembro de 2020

    Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor. Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar… Leia Mais
    ago
    24

    O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

    • 24 de agosto de 2020

    Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios. É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um… Leia Mais
    ago
    17

    Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

    • 17 de agosto de 2020

    Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
    ago
    11

    Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

    • 11 de agosto de 2020

    Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In. É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e… Leia Mais