Serviços de CSC – Do analógico para o digital
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

Deixe um comentário

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente.

Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se encaixar no contexto tecnológicos dos novos tempos, baseados na internet, na mobilidade de gestão e na disponibilização de uma boa experiência aos clientes.

Sendo assim, nessa postagem você vai ficar por dentro da evolução das CSC’s, quais são os benefícios para a gestão de uma empresa e como ela se encaixa no cenário de transformação digital. Por isso, não deixe de conferir os tópicos abaixo.

CSC – Uma breve história

Uma CSC, também conhecida como Central de Serviços Compartilhados, é um modelo de trabalho que vem sendo usado desde a década de 70 nos EUA, porém no Brasil ele vem sendo utilizado e discutido desde os anos 90.

Esse modelo consiste na centralização de tarefas e áreas de uma empresa ou grupo de empresas, com o objetivo de facilitar e otimizar a gestão.

A CSC já faz parte de várias organizações na atualidade e por meio dela é possível efetuar a integração de áreas muitas vezes distintas, tais como financeira, recursos humanos e logística.

Hoje em dia, diante da transformação digital e de recursos como Inteligência Artificial e Computação em Nuvem, a implantação de uma CSC se torna mais acessível e ao mesmo tempo ainda mais necessária.


Clique aqui e entenda um pouco mais sobre o futuro dos CSC’s


A importância de entender a transformação digital

Para compreender como uma Central de Serviços Compartilhados é relevante nos dias de hoje, vale ficar por dentro do que é e qual a importância da transformação digital.

A transformação digital consiste em trazer para a gestão do negócio o uso de ferramentas digitais e, principalmente, proporcionar uma mudança de mentalidade voltada para o uso da tecnologia.

Por essa razão, a transformação digital demanda também planejamento e a convicção dos colaboradores a adotar esse conceito. Entre as vantagens dessa transformação vale salientar vários pontos.

Melhora a comunicação entre as áreas do negócio

Por meio de ferramentas digitais, como Inteligência Artificial e Big Data, a transformação digital aparece para melhorar a comunicação dentro da empresa, agilizando a interação entre os setores e, consequentemente, otimizando a produtividade.

Ajuda no atendimento ao cliente

Graças também a recursos digitais como, por exemplo, o Chatbot, a interação com o público também melhora. Isso é importante para otimizar a experiência do cliente.

Facilita as tomadas de decisões

Com o uso da tecnologia se torna mais viável a criação de estratégias empresariais, facilitando as tomadas de decisão e reduzindo os processos de burocratização.

Do analógico para o digital – O futuro da CSC

A CSC é um modelo que foi iniciado há muito tempo e vem evoluindo ao longo dos anos, transitando do meio analógico para o digital. Nesse contexto, é possível cogitar que o futuro do CSC vai contar com vários aspectos, os quais podemos conferir a seguir.

A presença constante da tecnologia

Softwares e ferramentas, como Chatbot, estarão cada vez mais atuantes na implantação e funcionamento das CSCs, especialmente devido ao avanço da internet e outras transformações digitais.

Interação mais abrangente com os clientes

Com as ferramentas adequadas é possível melhorar a interação com os clientes. Isso é fundamental para melhorar as estratégias de Marketing do seu negócio e ainda destacar a marca entre o público.


Saiba como uma plataforma de CSC pode melhorar a integração do seu negócio


Inteligência Artificial

Ela vai continuar sendo essencial para as empresas conhecerem e atenderem melhor o seu cliente, bem como monitorar o desempenho das estratégias. Além do mais, há a RPA (Automação de Processos Robóticas) que permite automatizar tarefas.

Problemas que uma CSC pode sanar na sua organização

Ao implantar uma Central de Serviços Compartilhados você pode sanar vários problemas referentes ao seu negócio.

Falhas na comunicação com os clientes

Com uma Central se torna mais fácil gerenciar a interação com os públicos da sua empresa, assegurando mais clareza e organização na comunicação com os clientes.

Falta de uma interação entre os setores da empresa

A CSC também organiza melhor o fluxo de trabalho entre as áreas do seu negócio, melhorando a produtividade entre todos eles. Desse modo, setores como o RH, TI e o financeiro, por exemplo, podem funcionar de forma mais harmônica.

Despesas elevadas

A integração entre os setores e o bom funcionamento entre eles viabiliza uma redução dos custos, pois isso evita retrabalhos e melhora a produtividade.

Reduz a rotatividade dos funcionários

Diante de uma produtividade mais eficiente e com todos os setores funcionando de um modo organizado e compartilhado, você reduz ou até elimina a alta rotatividade dos colaboradores.

A implantação de um CSC na sua organização

Para implantar uma CSC no seu negócio, é necessário seguir alguns conceitos básicos. Realizar um mapeamento é um deles. Nesse caso, você determina quais áreas podem fazer parte da CSC.

O treinamento da sua equipe, além de contar com as ferramentas digitais adequadas também é essencial para a implantação.

Além do mais, é importante optar pela ferramenta adequada. O CSC não nasce do nada, pois ele necessita de um suporte. Sendo assim, na escolha da ferramenta adequada, é preciso avaliar como o seu negócio vai se adaptar a ela ou como ela vai se adaptar ao seu negócio.

Capacidade de integração e de absorção de fluxos de trabalho são alguns dos critérios que devem ser levados em conta na escolha de uma ferramenta.

Os principais pilares do conceito de Central de Serviços Compartilhados

A CSC possui alguns conceitos básicos para que o gestor obtenha o sucesso esperado.

Gestão de pessoas

Além de treinar a sua equipe e adotar uma mentalidade voltada para a transformação digital, é essencial manter uma eficiente gestão de pessoas, garantindo o bom fluxo de profissionais entre as áreas.

Controle das atividades

O controle é fundamental para assegurar o bom desempenho das atividades do seu negócio. Para isso, é importante contar com ferramentas capazes de monitorar, analisar e avaliar os desempenhos do trabalho.

Indicador de performance

Avaliar o desempenho é um alicerce importante de uma CSC, pois auxilia o gestor a ter uma noção mais precisa do trabalho realizado e como está a integração entre elas.


Saiba como uma ferramenta de automação pode ser a solução para melhorar a retenção de clientes

A Central de Serviços Compartilhados evoluiu com o tempo

Surgida na década de 70, ela se tornou fundamental para a gestão dos negócios. Com o passar do tempo, a CSC se tornou essencial para várias empresas pelo mundo, tanto dos grandes quanto dos pequenos negócios.

Ademais, no contexto atual da transformação digital, a CSC depende bastante das ferramentas tecnológicas adequadas.

Portanto, para tornar o seu empreendimento mais moderno e competitivo, vale ficar atento sobre as características e implantar uma Central de Serviços Compartilhados em sua empresa.

A Cervello possui uma solução completa para quem deseja implementar uma CSC eficiente na sua empresa. Solicite agora mesmo uma demonstração da nossa ferramenta e leve a sua empresa a um novo mundo de soluções digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets, fluxo do caixa, recursos humanos e muitos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais
mar
17

Veja os 10 benefícios do CSC para a sua empresa e que ninguém te contou

• 17 de março de 2022

A CSC, que também pode ser chamada de Central de Serviços Compartilhados, também chamada em inglês de Shared Service Center, é um recurso muito importante no atual contexto da gestão de empresas. Em tempos de transformação digital e digitalização de processos, a CSC surge como uma das protagonistas, pois se torna essencial para a sobrevivência… Leia Mais
fev
15

BPM – Saiba o que é e sua importância no suporte ao ESM

• 15 de fevereiro de 2022

O BPM é uma sigla que cada vez mais se torna importante quando o assunto é gestão das empresas na era digital. BPM é um conceito gerencial usado para facilitar, modernizar e melhorar a gestão de um negócio. O BPM ainda tem relação com um outro conceito importante nos negócios: o ESM. O ESM é… Leia Mais
jan
17

Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

• 17 de janeiro de 2022

Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais