Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

Deixe um comentário

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes.

Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a retenção de clientes. Atrair clientes é difícil, mas mantê-los perto de você por mais tempo também é um desafio.

No atual cenário da gestão de empresas, cada vez mais marcado pela necessidade de transformação digital e automação de processos, a retenção de clientes pode ser obtida por meio de ferramentas de digitalização.

Sendo assim, neste post você vai entender mais sobre como manter os clientes sempre perto da sua marca.

  • Por que a retenção de clientes é importante?
  • Conheça o papel da tecnologia nesse processo
  • As soluções oferecidas por uma ferramenta de digitalização

Por que a retenção de clientes é importante?

Imagine todo o esforço e o investimento necessário para atrair os clientes para o seu negócio. Você utilizou as estratégias e as ferramentas certas para trazê-los até você.

Eles viram que você oferece as soluções, efetuaram as compras e depois disso seguem as suas vidas porque você não utiliza estratégias para fidelizá-los.


Clique aqui e conheça 6 vantagens do atendimento com acesso remoto


Isso não é nada bom, pois mais uma vez será preciso empreender um enorme esforço – e também recursos financeiros – para atrair esses clientes. Nesse cenário vem a pergunta: Por que não atrair e conquistar de vez esses clientes?

Fidelizar quem compra um produto ou serviço que você oferece é a solução mais inteligente. É, de certa forma, valorizar quem entra em contato com a sua marca. Isso é a retenção de clientes.

De uma forma geral, o gestor que consegue reter a clientela demonstra que é capaz de criar uma base fiel de consumidores. Pense na importância que isso tem diante da concorrência que temos nos dias de hoje.

Para atingir uma boa taxa de retenção de clientes é preciso adotar, de maneira contínua, uma relação de confiança. Existem estratégias para isso, assim como existem ferramentas de digitalização e automação de processos que viabilizam tais estratégias.

Conheça o papel da tecnologia nesse processo

Os benefícios que a retenção de clientes proporciona são vários. Inclusive, por meio dela os consumidores podem até defender e divulgar a sua marca.

No atual contexto, onde a digitalização de processos é a solução ideal para a gestão de qualquer negócio, todos os aspectos de uma empresa devem ser feitos e organizados por meio de ferramentas de automação. E a retenção de clientes é um deles.

Diante disso, vale a pena ficar por dentro da tecnologia que pode auxiliar você não apenas a atrair, mas mais do que isso, fidelizar os clientes.

Utilize um ESM

É a sigla para Enterprise Service Management que traduzido para o nosso idioma é a Gestão de Serviços Empresariais. Mais do que importante, podemos concluir que é uma ferramenta fundamental para o gestor integrar e gerenciar as demandas de todos os clientes do negócio.

Por meio dessa solução, a empresa consegue acompanhar detalhes importantes, como, por exemplo, a performance de cada área e também as principais demandas internalizadas de cada setor.

O ESM também possibilita a centralização de todas as áreas de um negócio e com isso otimizar a experiência dos clientes da empresa por meio de um único contato.

Da mesma forma, é possível até ter ações preditivas de acordo com o comportamento do seu cliente, evitando que ele deixe de usar seu produto ou serviço.

Atendimento humanizado

Consiste em uma importante estratégia que também pode ser utilizada no pós-atendimento com o intuito de fidelizar os clientes.

O atendimento humanizado é famoso por proporcionar mais qualidade, bem como uma interação personalizada com clientes específicos.

É importante, nesse caso, utilizar soluções digitais que automatizem o processo, permitindo organizar e executar melhor o atendimento.

Chatbots

O atendimento de qualidade é um dos fatores que mais se destacam para garantir a retenção de clientes.

Hoje em dia, diante do avanço da tecnologia de IA (Inteligência Artificial), você pode contar com assistentes virtuais, os famosos chatbots.

Os chatbots interagem com os consumidores respondendo perguntas básicas sobre o serviço ou o produto. A vantagem deles é assegurar que o atendimento ao cliente seja feito a qualquer instante, proporcionando que o seu negócio atenda sempre que possível.


Chat humano e chatbot – Entenda como podem se complementar no atendimento ao cliente


As vantagens oferecidas por uma ferramenta de digitalização

Reter os clientes significa não apenas garantir a quantidade alta de vendas, mas também trazer mais credibilidade para a sua marca. Entre outras soluções que a retenção traz, confira as principais a seguir.

Otimiza as vendas e a gestão comercial

Por facilitar saber quais são os itens mais procurados pelos clientes, uma ferramenta de digitalização influencia de forma positiva até mesmo nas vendas e na gestão comercial, permitindo avaliar quais produtos são mais procurados e oferecem mais retorno.

Também facilita na identificação de produtos ou serviços com pouco apelo comercial, dando um norte mais positivo ao setor de vendas sobre quais estratégias seguir.

Tudo isso faz com que a empresa invista seus esforços em produtos adequados aos interesses e necessidades dos clientes, otimizando assim as vendas.

Facilita conhecer o comportamento de compra

As ferramentas digitais possibilitam ainda registrar várias informações sobre os clientes. Há registros de quais são os produtos mais vendidos, qual é a periodicidade das compras e o ticket médio.

Isso permite que o gestor tenha uma ampla visão do comportamento de consumo, mostrando quais pontos que devem ser trabalhados e quais serão as melhores estratégias.

Redução de custos

Com os clientes sempre perto de você, defendendo e divulgando a marca, há pouca necessidade de empreender um esforço para atrair uma enorme quantidade de consumidores.


Baixe agora o nosso guia de como implementar um sistema de Service Desk eficiente


Atrair é importante, reter também

E é aí que uma ferramenta de digitalização e automação de processos surge como uma solução.

Em tempos de transformação digital, as empresas devem automatizar os seus processos, facilitando a gestão de negócios.

Portanto, no caso da retenção de clientes, a digitalização viabiliza uma interação de qualidade, uma melhor compreensão do perfil dos consumidores e, por consequência, resultando em fidelidade de marca e vendas elevadas.

Para continuar acompanhando conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

• 28 de julho de 2021

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

• 28 de julho de 2021

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

• 28 de julho de 2021

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
maio
24

Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

• 24 de maio de 2021

A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais