O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)
maio
20

O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

3 Comentários

No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG.

O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC, que é um conceito muito importante atualmente no mercado.

A Cervello contou com um estande onde trouxe à tona a importância da digitalização de processos no atual cenário da gestão de negócios, bem como da relevância dos Centros de Serviços Compartilhados nas empresas.

Para saber mais sobre o que é os CSCs e o que o futuro reserva para eles, confira os tópicos a seguir:

  • CSC – Saiba o que são os Centros de Serviços Compartilhados
  • Conheça o futuro dos CSCs
  • Os benefícios dos CSCs

CSC – Saiba o que são os Centros de Serviços Compartilhados

O CSC, que a gente já conhece por Centros de Serviços Compartilhados, é um recurso em que os serviços em uma empresa ou grupo empresarial passam a ser centralizados e padronizados.

De uma forma geral, o CSC consiste em uma estrutura de centralização dos processos dos serviços de uma empresa.


Neste artigo você vai entender os 5 sinas que indicam a necessidade de um novo sistema de automação de processos


Entre os departamentos que podem ser convertidos em um Centro de Serviços Compartilhados estão o de finanças, recursos humanos, marketing, contabilidade, tecnologia da informação, entre outros.

A ideia de um CSC não é exatamente nova. Nos Estados Unidos, durante a década de 70, esse tipo de modelo começou a dar os primeiros passos. Com o passar do tempo, de acordo com os avanços da tecnologia, esses centros foram se adaptando e sofrendo mudanças.

Hoje em dia, na era digital, eles são cada vez mais importantes e a tendência é que, no futuro, ganhem ainda mais protagonismo.

Conheça o futuro dos CSCs

Os Centros de Serviços Compartilhados evoluíram muito ao longo dos anos, ganhando novas características e acompanhando o desenvolvimento das modernas ferramentas digitais.

Além do mais, as organizações os utilizam de acordo com as suas próprias perspectivas, levando em conta as características do negócio e o segmento de atuação.

Como o dia a dia das empresas está atualmente baseado na digitalização dos processos, a tendência é que isso se fortaleça nos anos seguintes. Sendo assim, quando se fala no futuro do CSC, é preciso analisar alguns detalhes.

Business Intelligence

É um conceito que une análise e mineração de dados, benchmarking, acompanhamento de métricas, enfim, vários recursos que utilizam ferramentas digitais apropriadas e visam coletar informações importantes sobre o negócio, auxiliando nas estratégias. 

Os Centros de Serviços Compartilhados cada vez mais estarão voltados para esses aspectos estratégicos e de análises de dados, tornando a gestão do negócio ainda mais eficiente.

Robotização

A utilização da tecnologia baseada em IA (Inteligência Artificial) é uma das principais características da atual era digital. Ela auxilia na realização dos processos repetitivos, liberando os funcionários para a realização de tarefas mais estratégicas em uma empresa.


Clique aqui e conheça os benefícios da Centralização da Gestão de Contratos


Diante disso, os Centros de Serviços Compartilhados irão atuar com mais agilidade e não serão meros espectadores dos processos.

Integração

Para promover uma melhor centralização das áreas de uma empresa, as ferramentas digitais cada vez mais vão contar com características capazes de integrar os setores. Isso vai agilizar as atividades.

Sendo assim, o RH, o setor financeiro, o setor da TI, essas e outras áreas passarão a atuar com mais sinergia dentro do seu negócio. Tudo isso vai refletir em um trabalho mais dinâmico, organizado e com uma melhora evidente na produtividade.

Os benefícios dos CSCs

A utilização dos Centros de Serviços Compartilhados já faz parte do presente e do futuro das empresas. O gestor que pretender ter um negócio cada vez mais competitivo e moderno deve investir em um CSC.

Apesar dos CSCs terem surgido nos anos 70, eles se modernizaram e hoje em dia são várias as vantagens que proporcionam para o andamento de uma empresa.

Diminuição de gastos e economia de escala

A utilização de um Centro de Serviços Compartilhados permite que a organização se torne mais enxuta, integrando ferramentas e processos em um único lugar, proporcionando assim a realização de vários serviços a um custo menor e com maior escalabilidade.

Definição e padronização dos processos e ferramentas

Estipular uma padronização dos processos e das ferramentas que serão utilizadas na gestão da empresa torna os procedimentos mais eficientes.


Entenda a importância da transformação digital após a COVID-19


Essa padronização é extremamente importante para criar processos uniformes e que contribuem para melhorar a produtividade em todos os setores de uma organização.

Melhoria da produtividade dos serviços

Com a padronização e integração dos processos realizados, um dos resultados é a melhoria do serviço entregue pelo Centro de Serviços Compartilhados. Com isso, se torna evidente também uma maior satisfação dos clientes e um aumento da competitividade da empresa.

Foco no que é importante para a empresa

Diante da implantação de um Centro de Serviços Compartilhados, os profissionais da empresa não necessitam efetuar tarefas que não acrescentam nenhum valor evidente ao cliente.

Desse modo, é possível se dedicar às tarefas que estão diretamente relacionadas na construção do produto ou entrega do serviço ao cliente final.

Não é difícil entender o futuro dos Centros de Serviços Compartilhados

O futuro das empresas é a automação de processos. É nesse contexto que os CSCs cada vez mais estarão voltados para as tecnologias digitais.

A transformação digital consiste na mudança guiada pelas inovações tecnológicas que as organizações do mundo inteiro estão passando. Se no período anterior à pandemia essa transformação era importante, agora ela é essencial.

Dessa forma, os Centros de Serviços Compartilhados exercem um papel muito importante nesse contexto. E se levarmos em conta ainda a tendência de que a automação de processos continuará sendo relevante nos próximos anos, então o futuro será das CSCs.

Ou seja, no mundo pós-pandemia, a empresa que pretende ser competitiva, deve investir nos Centros de Serviços Compartilhados com o intuito de otimizar os seus serviços.

Portanto, para você saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados com a transformação digital, não deixe de assinar a nossa newsletter.   

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais