Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?
ago
11

Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

2 Comentários

Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In.

É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e obter bons resultados.

Até mesmo a elaboração de estratégias e ações de marketing perde em eficiência diante da falta de um bom conhecimento em relação a processos organizacionais.

Por essa razão, os conceitos de Outside In e de BPM se tornam cada vez mais relevantes no atual contexto das organizações. Para você ficar por dentro da importância desses temas e assim melhorar a sua gestão, confira o nosso conteúdo a seguir.

O que é o Outside In?

O termo Outside In, conforme o próprio nome sugere, consiste em analisar os processos de um negócio sob uma perspectiva de fora para dentro. Ou seja, é possível afirmar que essa perspectiva leva em consideração o olhar do cliente.

Metologia Lean – Saiba como aplicar corretamente e melhorar a sua produção

O Outside In é importante porque auxilia o gestor a promover ações de acordo com a perspectiva do cliente. Isso é muito importante, pois permite elaborar ações que priorizam a qualidade do atendimento.

Se levarmos em conta o quanto o bom atendimento é parte fundamental para consolidar clientes, fortalecer a imagem da sua marca e manter o negócio competitivo no mercado, então a visão de fora para dentro promovida pelo Outside In se torna fundamental.

A importância da relação entre Outside In e o BPM na sua empresa

O BPM consiste na sigla Business Process Management, que em bom português podemos traduzir como Gerenciamento de Processos de Negócio.

Contudo, é importante salientar que o BPM não é um conjunto de ferramentas, um método ou uma divisão de estruturas de negócio.

Na verdade, o BPM é uma abordagem que consiste em reunir informações para melhorar o gerenciamento e a execução dos processos da empresa, permitindo tomadas de decisões mais seguras e eficientes.

Como a perspectiva Outside In traz uma visão de fora para dentro da sua organização, baseada no ponto de vista do cliente, então ela se torna uma grande aliada para a melhoria da gestão dos processos.

O Outside In beneficiando o BPM

O BPM é importante porque permite que o gerenciamento de um negócio seja efetuado por meio de processos, algo que é fundamental para o êxito de organização.

Qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, deve contar com os seus processos devidamente organizados. Isso facilita a gestão e também o atendimento de qualidade aos clientes.

Entre as vantagens que o Outside In traz para o BPM é possível mencionar alguns pontos essenciais como veremos abaixo.

Eficiência na cadeia de processos

O trabalho em uma organização é baseado em uma cadeia de processos. Os processos, de uma forma geral, denotam uma sequência de tarefas e ações. Nesse sentido, cadeia de processos representa uma sequência de processos.

O Outside In permite avaliar sob uma perspectiva mais ampla essa rede de processos, a tornando mais eficiente e com o olhar do cliente e não apenas do que a empresa acha que seria melhor.

Processos mais transparentes

 Todos os colaboradores que atuam na empresa se tornam cientes dos processos. Com isso, eles se tornam aptos a executar as suas atividades de maneira mais eficiente e centrada nos valores, missão e objetivos da empresa.

Isso também gera melhorias na comunicação interna entre os funcionários, que passam a ter uma ampla compreensão de toda a cadeia produtiva.

Redução de custos

Eis aí o sonho de qualquer empreendedor: obter uma redução de custos sem diminuir a eficiência do trabalho. O BPM proporciona isso! Os custos de operação diminuem conforme os processos se tornam mais eficientes e os resultados passam a ser melhores.

A organização que dominar com qualidade os seus processos vai obter ganhos reais por meio da operação de negócio, criando assim mais competitividade.

Atendimento de qualidade

Diante do Outside In com a sua perspectiva voltada para os clientes, o atendimento ganha ainda mais qualidade.

Veja 5 motivos de implementar um Service Desk na sua empresa

Isso é essencial para manter o negócio sempre em alta, pois o atendimento bem feito melhora a imagem da empresa e a faz ser lembrada mais vezes pelos clientes.

Outside In e o Círculo de Ouro

O Outside In se caracteriza por ser uma solução que mantém o foco de fora para dentro, dando relevância para o olhar que o cliente tem para o seu negócio. Em suma, ela é uma perspectiva com o foco no consumidor.

Nesse contexto, para facilitar a adoção da estratégia do Outside In, é possível contar com uma abordagem conhecida como o Círculo de Ouro, também conhecida pelo seu nome original em inglês, Golden Circle.

Essa abordagem consiste em uma investigação profunda a respeito dos principais alicerces do seu negócio. Ao seguir o método do Círculo de Ouro você deve formular três perguntas básicas:

O que fazemos?

 Ao responder essa indagação o gestor avalia qual é a função do seu negócio e compreende qual é a solução que o seu produto ou serviço apresenta para o cliente. Essa visão mais atenta acerca do que a empresa realmente se propõe a fazer facilita a gestão dos processos.

Como fazemos?

Responder essa pergunta permite otimizar os procedimentos de trabalho na empresa, analisando de forma mais detalhada como será possível entregar um produto ou serviço de qualidade para o cliente.

Por que fazemos?

Essa indagação permite que o gestor encontre um objetivo para a sua organização. De acordo com a perspectiva da estratégia Outside In, saber o porquê da sua empresa oferecer determinado produto ou serviço ajuda a saber a solução que o seu cliente quer.

Entenda como o BPM pode ajudar na redução de custos da sua empresa

O Outside In é fundamental para melhorar o BPM do seu negócio

A visão que ele traz permite o gerenciamento dos processos de maneira organizada, mantendo o foco na qualidade do produto e no atendimento ao cliente.

Isso tudo possibilita a melhor compreensão do comportamento do seu cliente, dos desejos e necessidades que ele possui. Com isso, você tem condições de estabelecer quais serão as melhores estratégias e também os canais de comunicação a serem adotados.

Portanto, se você deseja melhorar os processos da sua empresa, converse com a gente, pois certamente temos as melhores soluções de BPM para ajudar o seu negócio.

2 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    out
    20

    O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

    • 20 de outubro de 2020

    Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
    set
    21

    7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

    • 21 de setembro de 2020

    A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais
    set
    04

    5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

    • 4 de setembro de 2020

    Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor. Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar… Leia Mais
    ago
    24

    O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

    • 24 de agosto de 2020

    Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios. É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um… Leia Mais
    ago
    17

    Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

    • 17 de agosto de 2020

    Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
    ago
    11

    Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

    • 11 de agosto de 2020

    Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In. É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e… Leia Mais