Como o gerenciamento de processos (BPM) ajuda na redução de custos na empresa?
maio
07

Como o gerenciamento de processos (BPM) ajuda na redução de custos na empresa?

2 Comentários

Responde para nós: como é feito o gerenciamento de processos em sua empresa hoje?

Nós sabemos o quão importante é considerar o BPM dentro de uma instituição – independente do seu tamanho. O mercado muda frequentemente e se você não percebe isso, perde o foco dos seus processos.

Sabia, por exemplo, que um dos maiores erros de gestão de negócios é fazer as coisas no automático? E sabe o que mais é afetado nessa forma de trabalho? O seu financeiro!

Assim como a falta do gerenciamento de processos de negócios pode aumentar suas despesas, quando mal administrado, quando bem estruturado ele pode ajudar na redução de custos. Neste post vamos explicar como o BPM é eficiente nesse segundo caso e deixaremos algumas dicas para você aplicar na sua empresa.

Antes, entenda bem o que é o BPM

Não dá para iniciar um processo sem entender o que ele significa completamente.

BPM é uma abreviação de Business Process Management, que em português significa Gerenciamento de Processos de Negócios.

Explicando de uma forma mais expansiva, pode-se dizer que o gerenciamento de processos de negócios é a forma como uma empresa desenvolve, adapta e analisa cada um dos processos previsíveis do negócio.

Sendo assim, o BPM se torna um modelo completo de melhoria empresarial. Ele passa a ser muito eficiente para garantir que todos os processos de uma organização sejam eficientes. Dessa forma, a empresa se torna cada vez mais mensurável e lucrativa.

Trabalhando o BPM, as empresas conseguem analisar o seu estado atual, podendo identificar as áreas de melhorias focando na redução de custos e na sustentabilidade da marca.

LEIA TAMBÉM: Saiba aplicar corretamente a Metodologia Lean e melhore a sua produção

Gerenciamento de processos de negócios (BPM) aplicado para redução de custos

Um número considerável das empresas que adotam o gerenciamento de processos de negócios é pensando na redução de custos que ele trará.

E como aplicar o BPM na melhoria do financeiro da sua empresa?

Mapeando os processos

Partimos do princípio de Peter Drucker, onde diz que “Aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. O gerenciamento de processos deve, portanto, começar com o mapeamento de todas as etapas básicas. Isso permite que você consiga ver como elas operam com todos os detalhes e, consequentemente, mapear as possíveis melhorias.

O mapeamento permite que você descubra informações como:

  • tempo de duração;
  • recursos necessários para cada etapa do processo;
  • frequência de aplicação (quantas vezes uma etapa precisa ser repetida até o final do processo).

Sabendo das informações acima, consequentemente, você consegue identificar qual o custo envolvido para que tudo isso aconteça com a melhor qualidade.

Identificando processos dispensáveis

O gerenciamento de processos permite que você descubra quais os processos que não são bons investimentos para a sua empresa. Isso pode ser uma tomada de decisão temporária ou definitiva. Você pode decidir sobre cortar completamente um processo do seu negócio ou suspendê-lo e retomá-lo em um melhor momento.

Aplicar o BPM nesse sentido traz ainda uma outra boa vantagem para a gestão de negócios: a identificação de possíveis terceirizações de serviços.

Sabemos que, em alguns momentos, é mais que viável terceirizar uma etapa do que investir na capacitação de uma equipe inteira. Há vantagens relacionadas ao tempo de aplicação, custo e demanda.

Reconhecendo modelos de negócios ultrapassados

Se você trabalha em cima de um modelo de negócio ultrapassado, as chances de prejuízos financeiros são elevadas. Você encontrará problemas com o seu cliente e com a sua equipe. De um lado você tem um consumidor crítico, que não tem um serviço prestado completamente. Do outro lado, uma equipe sem a devida capacitação ou ferramenta atualizada de trabalho.

O gerenciamento de processos traz uma nova perspectiva e mostra o que pode ser atualizado e, principalmente, quanto isso vai custar para a sua organização.

Identificando essas questões, é possível dá um passo atrás, atualizar o que é importante e gerar mais valor para o seu cliente e para seu colaborador.

Padronizando os processos

Processos unificados geram menos custos para as empresas. Mais acima falamos que um dos maiores erros das organizações é fazer tudo no automático. Isso acontece, geralmente, quando não há um padrão entre as equipes. Ou seja, todo mundo trabalha em direções diferentes.

O resultado é a repetição de etapas, a desatualização do andamento dos processos, atrasos nas demandas etc.

O BPM ajuda na organização e padronização de toda gestão de negócios. Com todos os departamentos trabalhando na mesma direção, as metas são mais facilmente atingidas e não há custos excessivos e desnecessários.

 

Você já nos acompanha nas redes sociais? Descubra mais sobre BPM e gestão de negócios em nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram  e em nossa página de negócios no LinkedIn.

2 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais
    mar
    16

    Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

    • 16 de março de 2021

    É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos. Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva…. Leia Mais