5 motivos para implantar um Service desk na sua empresa
jun
23

5 motivos para implantar um Service desk na sua empresa

1 Comentário

Service desk é uma central de atendimento especializado, criada para gerar suporte direto ao cliente, funcionários e parceiros de uma empresa. O objetivo é lidar com incidentes e falhas que comprometeram a disponibilidade de um serviço ou produto. É uma central que analisa as necessidades e o contexto mais amplos da empresa, em vez de se concentrar apenas na resolução das necessidades do usuário, como acontece na central de ajuda.

Se você ainda não oferece esse suporte especializado ao seu cliente interno e externo, pode acabar com um retorno negativo, gerando insatisfação no atendimento. Além disso, ainda promove uma demora nos seus serviços, tornando a solução para problemas mais complexas e demoradas.

Nós listamos cinco motivos que apontam que sua empresa precisa de um sistema de service desk e você, com certeza, vai se identificar com cada um deles. Veja quais são.

1 – A experiência do cliente está cada vez mais importante

Uma pesquisa realizada agora em 2020 reuniu dados de mais de 8 mil consumidores ao redor do mundo. Nela é possível entender mais sobre as expectativas em relação aos principais aspectos em empresas B2C e B2B. Um dos dados aponta que 54% dos clientes acha que as empresas precisam transformar fundamentalmente a maneira como se envolvem com seus consumidores.

Hoje, os clientes não se importam tanto com o seu modelo organizacional. Para eles, o importante é que a empresa tenha uma visão única e abrangente de seus consumidores, de forma que o atendimento seja o mais personalizado possível.

Isso representa que, se ele entra em contato com o atendimento ao cliente e passa toda a problemática, é esperado que o setor seguinte, ao ligar para solucionar o problema, saiba sobre ele e use essas informações para ajudá-lo.

Um bom service desk vai trazer essa personalização, de forma que a qualidade do seu atendimento seja garantida, assim como a experiência do cliente.

LEIA TAMBÉM: Como a tecnologia pode ser uma aliada a experiência do usuário?

2 – O service desk promove um alerta precoce para possíveis problemas

Por ser uma central de atendimento especializada, o service desk consegue mensurar o volume de solicitações a partir de grupos de problema. Isso aponta padrões e tendências para abertura de chamados sob diversos aspectos.

Dá para entender, por exemplo, quais os tipos de problemas mais recorrentes, a periodicidade com que eles ocorrem, o comportamento dos consumidores sobre cada tipo de solicitação, etc.

Quando o service desk consegue montar e analisar esse tipo de abordagem, é possível implementar projetos de melhorias contínuas, de forma que essas queixas reduzam cada vez mais.

LEIA TAMBÉM: Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio

3 – Unificação do canal de atendimento

Voltamos a considerar a qualidade do seu atendimento na hora de implantar um sistema de service desk na empresa. Imagina o seu cliente passar horas tentando descobrir qual o canal de atendimento mais ágil para ele ter a resposta que precisa.

Isso é bastante desconfortável!

O service desk unifica todos os canais de atendimento e se torna o único ponto de entrada para os usuários realizarem solicitações. A consequência disso é que a solicitação, quando é aberta, tem a solução mais rápida, visto que é tratada diretamente pelos profissionais capacitados para isso. A frase de “encaminharemos a sua solicitação ao setor responsável”, tão reclamada por consumidores não será mais ouvida pelos seus clientes!

4 – A implantação do sistema de service desk é democrática e facilitada

Duas grandes vantagens de optar por um sistema de service desk para sua empresa é que ele é bastante democrático e pode ser implantado sem grandes intervenções.

Independente de qual seja o seu negócio, os recursos oferecidos por um sistema de service desk podem ser aplicados. A adaptação às suas necessidades é bem tranquila e dá para personalizar o atendimento, conforme as principais necessidades do cliente. Claro que é importante ter uma análise breve sobre isso, para que o serviço contratado esteja dentro do padrão.

A migração ocorre também de forma tranquila. Não é preciso parar as operações e comprometer o atendimento ao cliente para ter o service desk funcionando. Em contrapartida, há a necessidade de planejamento, de forma que a transição ocorra naturalmente.

5 – Atendimento especializado para seus clientes

O service desk é implantado com uma equipe completamente técnica e capacitada para solucionar os problemas do seu cliente. Isso garante que haja uma resposta maior para o consumidor e, principalmente, evite o retorno do problema.

Quando o atendimento é feito de forma especializada, todas as análises são realizadas quase que automaticamente. Os profissionais conseguem justificar mais rapidamente o erro ocorrido e quais as soluções necessárias. Poucos serão os casos onde o cliente precisará aguardar um segundo contato da empresa, visto que o service desk não encontrou resposta para a solicitação.

Para ter um service desk eficiente, você precisa pensar em ferramentas também eficientes. A escolha de um sistema de service desk faz toda diferença para que as questões que listamos neste post realmente ocorra em seu atendimento. Por isso é importante analisar os fornecedores do mercado e ver qual deles está mais afinado com as expectativas da sua empresa.

Você viu que o service desk pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. A implementação é um processo muito delicado, mas pode ser feito sem prejudicar o fluxo dos times. Nós já contamos sobre essa fase aqui no blog. Leia o post sobre como implantar um sistema de service desk e continue descobrindo mais sobre o tema!

Veja outros conteúdos sobre service desk no blog Cervello

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    27

    A automação vai substituir o trabalho humano?

    • 27 de setembro de 2021

    Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    ago
    05

    7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

    • 5 de agosto de 2021

    A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais