Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?
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Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

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A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas.

Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento.

Contudo, se levarmos em conta o atual cenário da gestão de negócios, que cada vez mais depende da tecnologia e da digitalização, esses conceitos surgem como ingredientes indispensáveis para humanizar o atendimento e assim valorizar ainda mais os clientes do seu negócio.

Para você ficar ainda mais por dentro do atendimento humanizado e como ele afeta positivamente as vendas, preparamos um artigo com tópicos relevantes sobre ele. Dê uma conferida!

Humanização dos atendimentos – Saiba o que é e conheça a sua importância

O atendimento humanizado consiste no tratamento guiado pelo diálogo atencioso com o cliente. O principal intuito da humanização dos atendimentos é sanar os problemas dos consumidores de modo eficiente e, ao mesmo tempo, de forma acolhedora.

A humanização dos atendimentos destaca a boa relação entre cliente e empresa. Isso porque, ao se sentir valorizado, a pessoa conclui que a sua marca é parceira e, assim, passa a confiar nela.


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Isso é um avanço importante não apenas para aumentar as vendas, mas também para contribuir com a fidelização dos clientes.

Sendo assim, isso apenas comprova que o atendimento humanizado não se limita a um comportamento altruísta da empresa, mas representa também uma estratégia de negócio capaz de auxiliar a melhorar a experiência do cliente.

Sendo assim, a humanização dos atendimentos ao cliente é importante, ainda mais em um cenário competitivo. Diante disso, a empresa que disponibilizar um tratamento adequado aos clientes terá léguas de vantagens em relação aos concorrentes.

Pessoas e máquinas – Como é o atendimento humanizado na era da transformação digital

Os gestores mais atentos já perceberam que o caminho para as empresas obterem sucesso é uma estrada composta por bytes e algoritmos. Ou seja, cada vez mais o destino é a digitalização dos negócios.

Mas será que em tempos de transformação digital e automação de processos é possível ainda promover a humanização dos atendimentos?

A resposta é sim, pois tecnologia e atendimento humanizado podem – e devem – andar de mãos dadas.

Ainda que a Inteligência Artificial tenha um papel importante nas estratégias de negócio e o diálogo com os clientes seja realizado por meio de chatbots, há sempre a possibilidade de humanizar os atendimentos e melhorar as vendas.

O uso do e-mail marketing para interagir com os clientes, por exemplo, é um recurso de fácil personalização e que promove a segmentação do seu público, além também de permitir a promoção de conteúdo humanizado.

Uma estratégia que visa a interação frequente em redes sociais com os clientes também mostra o quanto a sua marca é de confiança, atenciosa com os clientes e, por isso, humanizada.

Dicas para promover a humanização dos atendimentos

Não dá para pensar no aumento das vendas sem contar com boas estratégias capazes de humanizar o atendimento do seu negócio.

Lembre-se que promover a humanização dos atendimentos na sua empresa não é difícil. Para isso, você deve adotar algumas medidas básicas.

Valorize a personalização

O consumidor na era digital quer vivenciar uma boa experiência de compra. E uma experiência personalizada tem tudo para gerar lealdade.

Para isso, contar com um ESM é uma solução bastante viável. Entre as vantagens desse recurso digital está obter o histórico do cliente. Com isso, você pode avaliar várias informações acerca dos interesses e desejos dos consumidores.

Desse modo, o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada e personalizada se torna mais acessível.

Treine a sua equipe

Atendimento de qualidade também exige treinamento. Por esse motivo se torna fundamental valorizar as chamadas soft skills, como o pensamento crítico, a postura positiva e o trabalho em equipe.


Neste post nós mostramos algumas dicas para você não errar na escolha de uma ferramenta de atendimento


Nesse caso, além de beneficiar a experiência do cliente, será possível contribuir para o bom andamento do trabalho da sua equipe.

Além dessas soft skills, que são habilidades fundamentais para o bom atendimento ao cliente, você vai obter um bom engajamento para a sua marca.

Destaque a importância da ética

Destacar a ética no atendimento humaniza ainda mais o seu negócio porque, além de ser algo fundamental em qualquer negócio, ela traz características essenciais relacionadas com a moral e os seus valores, questões importantes que o cliente sempre leva em consideração.

Diante disso, adotar posturas que promovam a ética e a boa interação no atendimento ao cliente, além de fortalecer e humanizar a reputação de sua marca, também melhora a sua relação com seus clientes, proporcionando o aumento das vendas.

Não esqueça da transparência na política de privacidade

Adotar práticas que viabilizam o monitoramento do comportamento dos clientes é essencial. Sendo assim, ao efetuar uma pesquisa de satisfação com seus consumidores, é indispensável proporcionar a eles a opção de compartilhar ou não as suas.

Para esse procedimento ocorrer da forma adequada, seja transparente, reforce que o seu negócio usará os dados com segurança e que eles são importantes para viabilizar uma experiência de compra personalizada e agradável.

Valorize o pós-atendimento

Se sanar um problema do cliente é importante, manter contato depois também. Essa postura comprova que o seu negócio realmente se preocupa com as exigências do cliente, o que também valoriza a sua interação.


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Por isso, a realização de um telefonema ou o envio de um e-mail tem muita relevância. Além disso, caso o cliente seja receptivo, vale aproveitar para coletar algumas informações interessantes por meio de uma pesquisa de satisfação.

Atendimento humanizado é atendimento de qualidade

Quando o cliente é bem atendido e possui uma boa experiência de compra, o seu negócio se destaca diante da concorrência e você poderá engajar melhor a sua marca.

Mesmo diante das soluções oferecidas pela transformação digital, a humanização dos atendimentos ainda é um fator fundamental para a longevidade de qualquer negócio.

Portanto, nunca deixe de encontrar maneiras de humanizar a interação com os seus clientes. Isso vai auxiliar no aumento das vendas e no prestígio do seu negócio.

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