Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

3 Comentários

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas.

Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento.

Além disso, graças a um atendimento humanizado, o consumidor se sente respeitado pela empresa. Com isso, ele tem plenas condições de se tornar um fiel seguidor – e também defensor – da sua marca.

Hoje em dia a digitalização é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. O uso de softwares e ferramentas digitais assegura várias vantagens para todos os processos de uma gestão, inclusive atendimento.

Não por acaso, a ideia de promover uma satisfatória Experiência de Usuário é um dos pilares de qualquer tecnologia. Mas como aliar a transformação digital de um negócio com a humanização de atendimento? Confira nos tópicos a seguir.

Humanização dos atendimentos – Saiba o que é e conheça a sua importância

O atendimento humanizado consiste no tratamento guiado pelo diálogo atencioso com o cliente. O principal intuito da humanização dos atendimentos é sanar os problemas dos consumidores de modo eficiente e, ao mesmo tempo, de forma acolhedora.

A humanização dos atendimentos destaca a boa relação entre cliente e empresa. Isso porque, ao se sentir valorizado, o consumidor conclui que a sua marca é parceira e, assim, passa a confiar nela.

Isso é um avanço importante não apenas para aumentar as vendas, mas também para contribuir com a fidelização dos clientes.

Sendo assim, isso apenas comprova que o atendimento humanizado não se limita a um comportamento altruísta da empresa, mas representa também uma estratégia de negócio capaz de auxiliar a melhorar a experiência do cliente.


Clique aqui e saiba como estruturar uma central de serviços multicanais


Sendo assim, a humanização dos atendimentos ao cliente é importante, ainda mais em um cenário competitivo. Diante disso, a empresa que disponibilizar um tratamento adequado aos clientes terá léguas de vantagens em relação aos concorrentes.

Por isso, a humanização dos atendimentos e a digitalização podem sim andar de mãos dadas. Como isso pode ser feito? Alguns procedimentos básicos podem ser conferidos abaixo.

Treine a sua equipe

É fundamental preparar o time da sua empresa para uma abordagem voltada para o uso das ferramentas digitais. É importante destacar que aqueles processos manuais se tornam mais eficientes e menos repetitivos com o auxílio da tecnologia.

E é nesse contexto que a presença humana é crucial. A tecnologia não vai substituir o trabalho e o intelecto humano para a resolução de problemas. É necessário conhecimento e treinamento adequado para utilizar tais ferramentas e por isso o treinamento é essencial.

Mostre que máquinas não podem substituir o fator humano

No caso do atendimento ao cliente, o fator humano é parte determinante para um trabalho bem feito. Os consumidores querem, além de solucionar os problemas, obter uma boa experiência com isso.

Diante disso, a integração de chatbot com o chat humano, por exemplo, é uma solução para sanar dúvidas de modo ágil, garantindo um menor tempo de resposta.

Valorize a experiência do cliente

A humanização de atendimento pode ser obtida por meio de serviços omnichannel. Eles são perfeitos para viabilizar a integração de canais do seu negócio, facilitando a interação com os clientes e otimizando a experiência deles.

Além disso, há outros modos de proporcionar essa experiência agradável. Ter à disposição uma solução digital que ajuda a mensurar a satisfação dos clientes é um exemplo, pois também permite conhecer melhor o comportamento do consumidor e realizar novas estratégias.

Conheça a importância do pós-atendimento

Conquistar novos clientes é importante, mas manter os antigos ao seu lado também é importante. Por essa razão, é pertinente pensar em abordagens que visam reforçar o elo de interação com o cliente mesmo após a compra ou uma dúvida solucionada.

Um software omnichannel é útil para proporcionar aos clientes um pós-atendimento bem feito.

Pessoas e máquinas – Como é o atendimento humanizado na era da transformação digital

Os gestores mais atentos já perceberam que o caminho para as empresas obterem sucesso é uma estrada composta por bytes e algoritmos. Ou seja, cada vez mais o destino é a digitalização dos negócios.

Mas será que em tempos de transformação digital e automação de processos é possível ainda promover a humanização dos atendimentos? A resposta é sim, pois tecnologia e atendimento humanizado podem – e devem – andar de mãos dadas.

Ainda que a Inteligência Artificial tenha um papel importante nas estratégias de negócio e o diálogo com os clientes seja realizado por meio de chatbots, há sempre a possibilidade de humanizar os atendimentos e melhorar as vendas.

O uso do e-mail marketing para interagir com os clientes, por exemplo, é um recurso de fácil personalização e que promove a segmentação do seu público, além também de permitir a promoção de conteúdo humanizado.

Uma estratégia que visa a interação frequente em redes sociais com os clientes também mostra o quanto a sua marca é de confiança, atenciosa com os clientes e, por isso, humanizada.

O chat em tempo real, por exemplo, é um recurso bastante válido para assegurar a humanização de atendimento. Ele consiste em uma interação com o público do seu negócio, fornecendo respostas imediatas, personalizando o atendimento e trazendo soluções rápidas.

Com o chat em tempo real se torna mais fácil também estabelecer uma abordagem mais eficiente para o seu atendimento. Algumas das vantagens, nesse caso, são:

  • Personalização do atendimento
  • Otimiza a jornada de compra
  • Disponibiliza respostas mais rápidas
  • Mais satisfação do cliente

Dicas para promover a humanização dos atendimentos

Não dá para pensar no aumento das vendas sem contar com boas estratégias capazes de humanizar o atendimento do seu negócio.

Lembre-se que promover a humanização dos atendimentos na sua empresa não é difícil. Para isso, você deve adotar algumas medidas básicas. Vamos entender alguns pontos então?

Valorize a personalização

O consumidor na era digital quer vivenciar uma boa experiência de compra. E uma experiência personalizada tem tudo para gerar lealdade.


Clique aqui e entenda mais sobre como a abordagem omnichannel pode ser implementada em várias áreas da empresa


Para isso, contar com um ESM é uma solução bastante viável. Entre as vantagens desse recurso digital está obter o histórico do cliente e com isso, você pode avaliar várias informações acerca dos interesses e desejos dos consumidores.

Desse modo, o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada e personalizada se torna mais acessível.

A personalização do atendimento é um dos primeiros passos para a humanização do mesmo. Ao se deparar com um atendimento personalizado, o cliente nota um maior valor na marca, otimizando a sua satisfação em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Desse modo, ele verá que o seu negócio permite que as suas necessidades sejam atendidas de forma eficiente e, principalmente, humanizada.

Treine a sua equipe

Atendimento de qualidade também exige treinamento. Por esse motivo se torna fundamental valorizar as chamadas soft skills, como o pensamento crítico, a postura positiva e o trabalho em equipe.

Nesse caso, além de beneficiar a experiência do cliente, será possível contribuir para o bom andamento do trabalho da sua equipe.

Além dessas soft skills, que são habilidades fundamentais para o bom atendimento ao cliente, você vai obter um bom engajamento para a sua marca.

Também é importante salientar que treinar a sua equipe facilita para que ela se adapte às mudanças promovidas pela transformação digital, visto que a digitalização e a automação de processos demandam o conhecimento e a prática dos colaboradores.

Destaque a importância da ética

Salientar a ética no atendimento humaniza ainda mais o seu negócio porque, além de ser algo fundamental em qualquer negócio, ela traz características essenciais relacionadas com a moral e os seus valores, questões importantes que o cliente sempre leva em consideração.

Diante disso, adotar posturas que promovam a ética e a boa interação no atendimento ao cliente, além de fortalecer e humanizar a reputação de sua marca, também melhora a sua relação com seus clientes.

Não esqueça da transparência na política de privacidade

Adotar práticas que viabilizam o monitoramento do comportamento dos clientes é essencial. Sendo assim, ao efetuar uma pesquisa de satisfação com seus consumidores, é indispensável proporcionar a eles a opção de compartilhar ou não as suas informações.

Para esse procedimento ocorrer da forma adequada, seja transparente, reforce que o seu negócio usará os dados com segurança e que eles são importantes para viabilizar uma experiência de compra personalizada e agradável.

Isso é importante porque nos dias de hoje a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) já é uma realidade nos negócios e grande parte dos consumidores estão cientes disso.

Por causa disso, assegurar a transparência da sua empresa sinaliza compromisso ético e a força de um atendimento humanizado e preocupado com a segurança do consumidor.

Valorize o pós-atendimento

Se sanar um problema do cliente é importante, manter contato depois também. Essa postura comprova que o seu negócio realmente se preocupa com as exigências do cliente, o que também valoriza a sua interação.

Por isso, a realização de um telefonema ou o envio de um e-mail tem muita relevância. Além disso, caso o cliente seja receptivo, vale aproveitar para coletar algumas informações interessantes por meio de uma pesquisa de satisfação.

Por isso, conquistar novos clientes é importante, mas consolidar a fidelização dos já existentes é ainda mais.


Clique aqui e acompanhe o case de sucesso da Fundação Zerrener que modernizou a sua gestão com o Cervello


Sendo assim, diante de um atendimento humanizado e capaz de trazer as soluções almejadas, você garante não apenas que eles comprem, mas que voltem a fazer isso no futuro e espalhem a sua marca pelo boca a boca.

Empatia na gestão do negócio – Um caminho para a humanização

O termo “empatia” é muito difundido no dia a dia moderno. A empatia, de uma forma bem simplificada, significa a capacidade de se colocar no lugar do outro.

No caso da gestão de uma empresa, a empatia auxilia muito o processo de humanização do atendimento, visto que ela permite aos colaboradores compreender de forma satisfatória as necessidades e os desejos dos clientes.

Levando em consideração que boa parte dos clientes abandonam uma determinada organização quando se sentem negligenciados em um atendimento, valorizar a empatia em seu negócio se torna um caminho propício para o êxito de várias estratégias.

Campos de estudo, como a Neurociência e a Psicologia ajudam a entender a importância da empatia para o atendimento e um melhor conhecimento em relação aos clientes. 

Atendimento humanizado é atendimento de qualidade

Quando o cliente é bem atendido e possui uma boa experiência de compra, o seu negócio se destaca diante da concorrência e você poderá engajar melhor a sua marca.

Mesmo diante das soluções oferecidas pela transformação digital, a humanização dos atendimentos ainda é um fator fundamental para a longevidade de qualquer negócio.

Portanto, nunca deixe de encontrar maneiras de humanizar a interação com os seus clientes. Isso vai auxiliar no aumento das vendas e no prestígio do seu negócio.

Se você quer entender mais sobre atendimento humanizado, não deixe de conhecer o Alex, o chatbot desenvolvido pela Cervello ESM Suite. É só clicar aqui e solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo.


Para continuar por dentro do mundo digital, continue seguindo nossas dicas Cervello em nossas redes sociais LinkedIn, Instagram e Facebook.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais