Como implantar um Sistema de Service Desk eficiente
abr
24

Como implantar um Sistema de Service Desk eficiente

1 Comentário

O gestor que deseja elevar seu negócio a um outro patamar só conquistará seu objetivo por meio do uso de um sistema de Service Desk eficiente. Isso porque esse tipo de plataforma oferece um melhor controle das demandas.

A solução de Service Desk é capaz de estruturar rotinas de atendimento, administrar com mais competência as atividades dos colaboradores e diminuir impasses sistêmicos estruturais, ampliando os recursos tecnológicos da organização.

Entenda quais são os pontos focais a serem considerados para uma implantação eficiente do sistema de Service Desk.

Planejar antes de implementar

O primeiro passo antes de escolher um fornecedor de TI para implantar o sistema de Service Desk em uma organização é planejar. Analise internamente quais são as necessidades do negócio, que tipos de gargalos do processo produtivo precisam ser eliminados e quais são as melhorias a serem adotadas para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

A partir do momento que um planejamento eficiente realiza o mapeamento de todos os itens indispensáveis ao controle das demandas, o gestor será capaz de identificar os recursos tecnológicos a serem solicitados à plataforma.

Considerar o SLA

Preste atenção ao Service Level Agreement (SLA), também chamado de Acordo de Nível de Serviço (ANS). Ele é o documento que descreve todos os direitos, bem como as obrigações da instituição contratada.

Geralmente, o SLA discorre sobre a qualidade dos serviços prestados, o deadline de retorno, escala de trabalho entre outros itens. A principal finalidade do SLA é dar clareza ao que foi contratado por parte do cliente e a entrega dos serviços por parte do fornecedor. Estruture o ANS sem erros e você evitará dores de cabeça no futuro.

Capacitar a equipe

Vale lembrar que nem mesmo a melhor plataforma de Service Desk será útil se os colaboradores que irão lidar com ela não possuírem os conhecimentos necessários para operar esse sistema. Portanto, invista no treinamento da sua equipe, de modo que eles dominem todos os recursos disponíveis na solução informatizada.

Pesquisar bem antes de escolher o fornecedor

A partir do momento que o gestor já tem em mãos o planejamento estratégico do que a plataforma a ser contratada precisa oferecer no que tange as suas funcionalidades, é hora que realizar a pesquisa dos possíveis fornecedores.

Não economize tempo nessa etapa. Afinal de contas, firmar essa parceria com uma instituição que tenha uma boa reputação no mercado, com clientes satisfeitos, é parte essencial do sucesso do seu projeto de implantação de um sistema de Service Desk.

O indicado é que o fornecedor permita que os gestores façam um teste no sistema antes da implementação começar, para analisarem se a ferramenta, de fato, está em concordância com as demandas do plano traçado. Questione como funciona o serviço de suporte, visto que é comum surgirem dúvidas e necessidades com o sistema em uso.

Escolha o software adequado para as necessidades da empresa

Para que a contratação do sistema de Service Desk seja bem-sucedida, não poupe esforços para passar todas as informações da operação do negócio para o fornecedor escolhido. À vista disso, a empresa contratada estará muito mais habilitada e qualificada para suprir as expectativas do contratante.

Atente-se à capacidade de personalização dos serviços

A customização da plataforma de Service Desk é um grande diferencial, já que conforme a implantação for progredindo, é comum surgirem necessidades de adaptação de acordo com a realidade da empresa e dos seus clientes.

As automações podem incluir respostas às questões mais frequentes, por exemplo, de modo a tornar o atendimento mais ágil, aumentando o nível de produtividade do time. O importante é alimentar consistentemente a base de dados do sistema, para que as soluções implantadas estejam alinhadas com as melhores práticas do negócio e do mercado.

Acompanhamento de métricas

Monitore as métricas fornecidas pela plataforma, para que ações de aprimoramento sejam identificadas e aplicadas ao sistema. O acompanhamento de KPIs estratégicos também possibilita ao gestor diagnosticar comportamentos de clientes e colaboradores, aperfeiçoando a operação do negócio.

1 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    18

    Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

    • 18 de janeiro de 2021

    Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais
    jan
    12

    LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

    • 12 de janeiro de 2021

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online. No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio… Leia Mais
    dez
    18

    Customer Sucess – Por que pensar no sucesso do cliente faz diferença em seus processos?

    • 18 de dezembro de 2020

    O cliente bem atendido é um fator fundamental para que qualquer empreendimento apresente bons resultados. É nesse contexto que atualmente as empresas passaram a utilizar o termo Customer Sucess. Customer Sucess pode ser traduzido como “Sucesso do Cliente”. As empresas sabem que se o cliente obter êxito na realização dos seus objetivos isso será vantajoso… Leia Mais
    dez
    07

    5 vantagens do ESM que precisamos te contar

    • 7 de dezembro de 2020

    A tecnologia é algo que está em constante evolução e, na era digital, ela é decisiva para que uma empresa seja bem sucedida. Hoje em dia é impossível imaginar um pequeno – e também os grandes negócios – se tornar competitivo sem investir na digitalização dos seus processos. Entre as soluções digitais disponíveis nos dias… Leia Mais
    nov
    30

    Fluência Digital | Qual a importância para os gestores?

    • 30 de novembro de 2020

    Estamos na era digital e não há mais dúvidas disso. Basta olhar as nossas interações no dia a dia e a forma que atualmente consumimos informação, cultura, produtos e serviços na tela de um computador ou de um smartphone. Em um cenário cada vez mais digitalizado, dependente da Computação em Nuvem, da Inteligência Artificial e… Leia Mais
    nov
    16

    Por que é importante investir na digitalização de processos?

    • 16 de novembro de 2020

    A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano. Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer… Leia Mais