Como implantar um Sistema de Service Desk eficiente
abr
24

Como implantar um Sistema de Service Desk eficiente

2 Comentários

Hoje em dia não há dúvidas, no cenário da gestão de negócios, a tecnologia deve ser a protagonista. É por meio da digitalização e da automação dos processos que as empresas podem fortalecer a marca e interagir melhor com os consumidores.

E no âmbito da transformação digital nas empresas, a implantação e o uso de um sistema de Service Desk deve ser uma das prioridades na gestão.

O Service Desk é um recurso que tem o intuito de unificar todas as necessidades de uma empresa em um único local, administrando os processos, bem como registrando várias interações como um modo eficiente de gerenciar e monitorar a produtividade do negócio.

Sabendo disso, é importante saber como implantar um sistema de Service Desk para ter uma solução adequada e assim organizar as demandas internas da organização.  

As características de um sistema Service Desk

Antes de falar sobre Service Desk, é sempre bom ter em mente que ele possui diferenças em relação a outro conceito igualmente importante, o Help Desk.

O Help Desk atua para sanar problemas em um primeiro estágio de interação com os usuários. Em geral, serve como resposta a incidentes e solicitações à área de TI ou tecnológica de uma organização. Abaixo, podemos entender alguns exemplos de ações voltadas ao help desk:

  • Elucidar dúvidas cotidianas
  • Gerenciar senhas
  • Solucionar problemas simples de hardwares

Já o Service Desk possui a função menos reativa e mais preventiva, atuando como um apoio mais amplo e que envolve todas questões tecnológicas de uma organização. Alguns exemplos podem ser:

  • Corrigir problemas de segurança digital
  • Resolver falhas nos servidores
  • Prevenir possíveis falhas em sistemas

Quando o Service Desk se torna relevante

O Service Desk é bastante recomendado para resolver problemas de difícil resolução e que afetam vários aspectos importantes do seu negócio, especialmente o atendimento. Entre os principais benefícios desse recurso, vale salientar alguns pontos abaixo.

Organizar o fluxo de trabalho

Quando os processos do seu negócio parecerem engessados e a equipe não consegue apresentar uma alta produtividade, o Service Desk aparece como a solução capaz de proporcionar um fluxo de trabalho mais organizado. 

Otimização do gerenciamento de tickets

A gestão de tickets auxilia o atendimento, algo fundamental para tornar o seu negócio mais atuante e presente no dia a dia dos clientes.

Quando há uma falta de organização desse atendimento, o gerenciamento de tickets surge para facilitar a interação e reforçar o posicionamento da marca da sua empresa.

Automatização de processos

Além de organizar o fluxo de trabalho e o atendimento, o Service Desk também ajuda a automatizar outros processos. Nesse caso, se o seu negócio ainda depende de tarefas repetitivas, essa ferramenta tem tudo para automatizar tais processos e agilizar os trabalhos.

Centralização dos canais de atendimento

Quando há ruídos na interação entre o seu negócio e os clientes, a solução é adotar medidas para centralizar os canais e sanar esse problema. Diante disso, o Service Desk atua também para facilitar essa centralização.

Clique aqui e conheça os benefícios de uma central de atendimento integrada com multicanais

Monitorar indicadores importantes

É essencial, na gestão de um negócio, ficar a par de determinados indicadores, tais como chamados atendidos e o tempo médio de resolução.

Um Service Desk, nesse caso, é uma solução apta para gerenciar esse monitoramento de forma eficiente.

Como implantar o Service Desk

A seguir você poderá entender os principais passos a serem seguidos para ter êxito na implantação de um service desk.

Planeje antes de implementar

A implantação de um sistema de Service Desk é um caminho da transformação digital do seu negócio. Por essa razão, tal iniciativa deve levar em conta uma profunda mudança na estrutura do negócio, que vai desde a capacitação da equipe ao uso de novas tecnologias.

Portanto, é fundamental efetuar um planejamento capaz de adaptar o seu negócio a essa nova realidade, em que o Service Desk é a solução.

Considere o SLA

O SLA, também conhecido como Acordo de Nível de Serviço, é um documento usado por equipes de TI que estabelece diretrizes capazes de auxiliar a gestão.

Esses acordos nada mais são do que diretrizes que irão pautar os processos de atendimento como o tempo de resposta de um ticket, por exemplo. Entretanto, é importante revisar o SLA com uma certa frequência. 

Escolha o software adequado para as necessidades atuais e futuras da empresa

 Ao levar em conta o treinamento da equipe, o SLA e outros procedimentos, é importante que o sistema escolhido tenha características que se adaptem ao segmento do seu negócio. Inclusive, levando em conta o futuro da sua empresa.

Acompanhamento de métricas

As métricas são importantes para você ficar por dentro de aspectos importantes do seu negócio. Por isso, ao efetuar a implantação, fique atento para as possibilidades apresentadas pelas métricas.

Problemas que o Service Desk pode solucionar

Um sistema de Service Desk, pelo fato de ser desenvolvido para resolver problemas complexos, tem totais condições de solucionar vários empecilhos que impedem o êxito do seu negócio. Entre esses problemas é importante destacar alguns.

Insatisfação de clientes e usuários

Atendimento de má qualidade e dificuldade de interação com o seu negócio. O Service Desk chega para dar um fim nesses empecilhos e otimizar a experiência do cliente e dos usuários com a sua empresa.

Para isso ele unifica a gestão de atendimento, facilitando a interação e otimizando o gerenciamento de tickets.


Clique aqui e entenda mais sobre como a digitalização pode ajudar a reter mais clientes


Gaps no atendimento

Gaps consistem em divergências que ocorrem na gestão de uma organização, muitas vezes resultando falhas na informação e consequentemente na execução de tarefas.

Com um atendimento centralizado e tickets devidamente gerenciados, se torna mais fácil organizar as informações de forma digitalizada e otimizada, evitando o desencontro e dificuldades na comunicação.

Melhora o fluxo de demandas

O sistema Service Desk evita os processos truncados no gerenciamento de uma empresa, otimizando o fluxo das demandas por meio de ferramentas que facilitam a atuação dos colaboradores. O resultado disso é também uma visível melhora na produtividade.

Centralização de solicitações

Solicitações desencontradas dificultam uma boa gestão, atrapalhando o atendimento e prejudicando vários aspectos do seu negócio. Graças ao Service Desk, as solicitações ficam centralizadas, organizando os processos e o atendimento.

Apoio geral de projetos corporativos 

Diante de todas as vantagens e problemas que esse sistema pode solucionar, é possível aferir que um Service Desk é a solução para projetos corporativos em geral.


Quer saber mais? Clique aqui e baixe nosso guia de como implementar um sistema de Service Desk eficiente


Conclusão

A implantação de um Service Desk não é uma alternativa, é a solução para fortalecer a sua gestão.

Com ele, alguns benefícios são visíveis. Só para citar alguns deles, vale mencionar:

  • o atendimento mais qualificado,
  • a gestão de tickets mais eficiente
  • e facilidades na jornada do cliente.

Isso mesmo, um sistema de Service Desk é fundamental também para facilitar os resultados satisfatórios do seu negócio.

Portanto, ao implantar esse sistema em seu negócio, é importante planejar essa mudança na sua gestão, investindo na qualificação do seu time e levando em conta as necessidades da organização.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais