Serviços de TI – Entenda como eles podem revolucionar a sua organização
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Serviços de TI – Entenda como eles podem revolucionar a sua organização

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Mais do que uma alternativa, a transformação digital é a solução para que qualquer organização se torne relevante para os seus clientes. No atual contexto, é impossível reforçar o posicionamento da sua marca sem automatizar os processos do seu negócio com serviços de TI.

Nesse cenário de digitalização surgindo como solução, os serviços de TI chegam para revolucionar a sua organização, agilizando a realização dos processos e valorizando ainda mais o atendimento aos clientes.

Os serviços de TI estão em constante evolução e atualmente o uso das ferramentas digitais é um fator decisivo para a qualidade dos serviços de qualquer empresa.

Sendo assim, nos tópicos a seguir, você vai ficar por dentro das principais características dos serviços de TI, conhecendo as aplicações, os benefícios, bem como outros conceitos importantes, tais como o ITSM e o ITIL. Confira!

Serviços de TI – Saiba o que são

TI é uma abreviação para a sigla Tecnologia da Informação. Esses serviços compreendem várias atividades e soluções que envolvem banco de dados, hardware, software, redes e todas as tecnologias que trabalham para viabilizar a produção de sistemas de informações.

Ainda assim, um bom serviço de TI beneficia a realização dos processos do seu negócio, garantindo bons resultados e tornando a sua organização adaptada aos atuais conceitos de transformação digital.

Desse modo, tais serviços de TI ajudam a estabelecer rotinas de trabalho mais inteligentes e automatizadas. Para isso, entram em ação softwares e sistemas digitais, garantindo mais produtividade para a sua equipe.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de aprimorar o relacionamento com os clientes e melhorar a sua experiência com a entrega rápida de soluções e serviços.

Não por acaso, os serviços de TI possuem o foco nos clientes, tendo como objetivo assegurar a satisfação dos mesmos e possibilitar a redução dos custos na organização.

Conheça os principais serviços prestados pela TI

Os serviços de TI normalmente abrangem tarefas importantes, relacionadas com a automatização dos processos. Entre eles vale mencionar algumas das mais importantes.

Gestão de TI

Ocorre o planejamento e a organização da infraestrutura e das atividades de TI. Além disso, é realizada a administração dos gastos em tecnologia, no gerenciamento de projetos e outros aspectos relevantes.

A gestão de TI é quem promove todo o norteamento dos outros serviços, avaliando as melhores soluções e os custos que serão despendidos para as demandas da organização.

Manutenção das plataformas computacionais

Esses serviços asseguram a qualidade e o bom desempenho dos vários dispositivos computacionais dentro da organização, como, por exemplo, computadores, impressoras, notebooks e dispositivos móveis.

No entanto, não se resumem apenas a isso, pois a TI também atua de forma preventiva e proativa, efetuando manutenções constantes e sugerindo novas soluções tecnológicas.

Desenvolvimento e suporte de aplicações

São serviços direcionados para as tarefas de manutenção e desenvolvimento das aplicações que ajudam na gestão da organização, tais como os sistemas ERP, sistemas CRM e tudo que abrange os sistemas gerenciais da empresa.

Gestão de instalações físicas

A TI também atua com o intuito de gerenciar as instalações físicas que viabilizam o uso das ferramentas digitais adequadas como data centers e demais estruturas essenciais para as organizações.

BPMS – Entenda a sua relevância para a gestão de processos

O BPMS é a sigla para Business Process Management Suite (Sistemas de Gestão de Processos de Negócio). Ele consiste em um sistema automatizado que efetua o gerenciamento integrado dos processos da organização.


Clique aqui e entenda a importância do BPM no suporte ao ESM


Ao utilizar um BPMS é possível determinar processos, acompanhar a realização desses processos, garantir relatórios e várias outras atividades. Dentre algumas das vantagens que o BPMS proporciona para o gerenciamento dos processos, é importante destacar alguns pontos.

Diminuição de gastos e otimização do tempo

O uso de uma ferramenta BPMS permite assegurar a qualidade dos processos. A razão disso reside no fato de que a digitalização reduz tempo, gastos e desperdícios, visto que ela elimina atividades que não acrescentam valor significativo para a organização.

Fácil monitoramento do desempenho

Há uma melhoria no monitoramento do desempenho dos processos, proporcionando dados precisos e indicadores confiáveis. Esse monitoramento é um recurso fundamental para viabilizar tomadas de decisões certeiras.

Gestão de ponta a ponta

O BPMS proporciona melhorias na gestão da sua organização por oferecer uma visão de ponta a ponta dos processos. Esse é um benefício que possibilita, por exemplo, gerenciar os processos em tempo real.

Equipe mais produtiva

Com os processos digitalizados, você terá plenas condições de viabilizar o aumento da produtividade do seu time. Sendo assim, o risco de erros é bem menor, etapas e atividades desnecessárias são eliminadas e o aumento da qualidade dos serviços é evidente.

ITSM – Um importante fundamento do serviço de TI

Ao trazer à tona a importância dos serviços de TI, não dá para deixar de lado também a relevância do ITSM.

O ITSM é a sigla em inglês para Information Technology Service Management. Em português ele quer dizer Gerenciamento de Serviços de TI. A partir daí você já pode ter uma ideia do quanto ele é fundamental para a Tecnologia da Informação.

De uma forma bem prática, é possível afirmar que o ITSM é uma reunião dos processos relacionados ao planejamento, a execução e a gestão dos serviços de TI, sendo fundamental para promover a integração dos setores de qualquer empresa.

Por meio do ITSM, é possível tornar a TI um sistema que integra todas as áreas da organização. Ele também possibilita a adoção de uma abordagem com o foco no atendimento, sempre priorizando bons resultados para os clientes.

Entendendo o funcionamento do ITSM

O ITSM tem a possibilidade de trazer mais qualidade para os serviços de TI de uma organização, pois o seu principal intuito é promover, de um modo estratégico, o alinhamento das necessidades, metas e objetivos do negócio.

Portanto, o ITSM realiza a integração de aspectos tecnológicos de várias áreas de uma organização, como, por exemplo:

  • Recursos Humanos
  • Setor financeiro
  • Setor de estoque
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing

Para realizar essa integração e facilitar a oferta dos serviços de TI, o ITSM funciona efetuando avaliações sobre as áreas de TI, podendo realizar um mapeamento da infraestrutura da organização. Com esse mapeamento ele consegue melhorar ainda mais os serviços.

O ITSM também pode estabelecer metas e objetivos, sempre levando em conta os custos necessários. Além disso, conheça alguns exemplos de gestão de processos auxiliadas pelo Gerenciamento de Serviços de TI.

Gestão de ativos

Você tem a possibilidade de acompanhar e registrar os recursos importantes, tangíveis e intangíveis da sua organização.

Gestão de problemas

Permite apontar e identificar problemas estruturais que podem prejudicar os processos do seu negócio.

Gestão de mudanças

Possibilita implementar rotinas que podem incluir substituição de equipamentos e também de softwares.

Gestão de recursos

Você tem a possibilidade de identificar as melhores soluções de tecnologia para a sua organização, acompanhar os resultados e tomar decisões mais precisas.

Gestão de incidentes

Auxilia na gestão de todas as reclamações, solicitações e tickets que são gerados em uma organização.

Conheça as principais vantagens do ITSM

Devido a essas e outras funções, podemos destacar alguns dos principais benefícios do ITSM.

Diminuição de custos com TI

O ITSM permite que todos os recursos relacionados com a tecnologia da sua organização sejam devidamente organizados e alinhados. Desse modo, é possível obter vantagens como identificar falhas, erros, bugs e falhas de segurança.


Clique aqui e entenda a evolução do ITSM para o ESM


Ao obter tais benefícios, o gasto com soluções de Tecnologia da Informação apresenta uma redução, resultando na boa saúde financeira do negócio.

Alinhamento dos serviços de TI

Ter à disposição uma estratégia de gerenciamento de serviços de TI apoiada pela tecnologia permite que a organização possua uma visão abrangente de todas as áreas que usam algum mecanismo digital.

Essa integração torna a sua gestão muito mais moderna, qualificada e centralizada. E quanto melhor esse alinhamento, mais agilidade terão os seus processos.

Serviços de mais qualidade

Com um gerenciamento digitalizado dos processos de TI, é possível reduzir os sistemas inativos, agilizar prazos e elevar a qualidade do atendimento.

Clientes mais satisfeitos

Diante de tantas vantagens, a gestão dos serviços de TI é o caminho ideal para garantir a satisfação dos clientes. Isso ocorre porque ao diminuir falhas, gerar menos incidentes e tornar os processos mais consistentes, a qualidade do atendimento é facilmente atingida e percebida.

Isso tudo resulta em mais confiança com o seu público, proporcionando uma maior fidelização do cliente. Por causa disso, os serviços de TI, além de melhorar as demandas da organização, melhoram também o atendimento.

ITIL e os seus benefícios

Os serviços de TI também contam com o auxílio de um outro elemento que hoje em dia é cada vez mais relevante no aspecto da gestão digital. Estamos falando do ITIL.

O termo vem do inglês Information Technology Infrastructure Library. Em português ele pode ser traduzido como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

De um modo bem prático, o ITIL pode ser visto como uma metodologia, uma série de práticas específicas que permitem a realização adequada da gestão dos serviços de tecnologia da informação.

Vale destacar ainda que, com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o ITIL vem evoluindo ao longo dos anos e hoje é considerado a grande referência para a gestão de serviços de TI.

Portanto, é possível aferir que o principal intuito do ITIL é garantir uma gestão mais eficiente dos seus processos, resultando em uma boa experiência para os clientes. Ainda assim, o ITIL é um recurso que permite que a sua organização atenda as necessidades do cliente, disponibilizando um padrão alto de segurança e confiança.

Sabe esses termos que hoje estão cada vez mais comuns quando o assunto é gestão digital, tais como SLA, Service Desk, Gestão de Problemas e outros? Pois então, tais conceitos surgiram e ganharam destaque graças ao ITIL.

ITIL – Evoluindo os Serviços de TI

O ITIL serve para auxiliar qualquer organização que ofereça um produto ou serviço habilitado (ou não) por TI.  Por essa razão, ele está presente em empresas dos mais variados segmentos, tais como:

  • Instituições de saúde
  • Indústrias
  • Comércio
  • ONGs

O ITIL evoluiu ao longo dos anos, assim como os serviços de Tecnologia da Informação também evoluíram. Um claro exemplo disso é o ITIL V1, a primeira versão dessa metodologia, surgida no início da década de 80.

Os primórdios do ITIL iniciaram com uma coleção de livros, onde o conteúdo de cada uma dessas publicações abrangia uma prática específica dentro do gerenciamento de serviços de TI. Tais práticas eram baseadas nos conceitos e nos modelos de processos de controle e gerenciamento desenvolvidos William Edwards Deming.

Já no ano 2000 surgiu o ITIL V2, com publicações que apontavam um direcionamento mais moderno e avançado para os serviços de TI. Em 2007 o ITIL passou por uma nova atualização e surgiu o ITIL V3.


Clique aqui e confira a evolução dos serviços de CSC e como eles mudaram ao longo do tempo


Em 2019 houve uma evolução e surgiu o ITIL4, porém sem a letra “v” que denomina a palavra “versão”. A razão para isso é uma referência ao atual conceito de quarta revolução industrial, também conhecida como revolução 4.0.

As vantagens do ITIL4 para a TI

O ITIL4 apresenta atualmente um novo meio para contextualizar e gerenciar serviços, de um modo muito mais flexível, rápido e eficiente.

Diferente em relação a versões anteriores, o ITIL4 já denota uma ruptura de paradigmas no modo de conceber o serviço, o visualizando de forma abrangente, como um todo.

Sendo assim, o ITIL4 é baseado em um fluxo de valor flexível, chamado de Service Value System (Sistema de Valor de Serviço).

Este modelo, dotado de mais flexibilidade, é mais robusto e não dá ênfase apenas nos processos. De um modo geral, ele também leva em conta outros detalhes relevantes para o gerenciamento de serviços e a entrega de valor, como a governança.

Diante dessa abordagem mais flexível e que enxerga os processos do seu negócio de um modo mais integrado, o ITIL4 traz algumas vantagens para a gestão organizacional.

Satisfação aos clientes

O ITIL4 permite diminuir a ocorrência de erros, resultando uma quantidade menor de incidentes de ITIL, como, por exemplo, a interrupção de serviços. O motivo para isso é o fato de que ele consegue prever e gerenciar falhas de serviços de TI.

Diante disso, ele melhora a experiência do cliente, já que ele recebe um serviço mais confiável e seguro.

Desse modo, há condições de promover a credibilidade da uma marca diante do consumidor e, com isso, fortalecer o seu relacionamento e consolidar o processo de fidelização.

Vantagem competitiva

Diante de uma gestão com erros reduzidos, entrega de uma boa experiência e confiança na sua marca, o seu negócio passa a ganhar mais destaque, se tornando uma referência no seu segmento de atuação e obtendo ainda mais competitividade no mercado.

Compatível para qualquer organização

Ao levarmos em consideração o quanto a transformação digital é importante para a gestão de empresas de um modo geral, podemos aferir que o ITIL possui práticas que se adaptam aos mais variados modelos de negócios.

Independente do porte da empresa, a atuação desse recurso promove mais facilidade para o gerenciamento dos processos como um todo.

Facilidade no gerenciamento de riscos

Ao utilizar esse benefício, você tem plenas condições de gerenciar riscos, resultando com isso em processos mais qualificados e baseados no alto rendimento dos colaboradores. Ou seja, o ITIL4 também melhora a produtividade da sua equipe.

De um modo geral, diante das práticas do ITIL, os processos e as atividades da equipe apresentam melhor organização, bem como se torna mais fácil determinar de um modo mais claro os papéis e as funções de um time.

Desse modo, a equipe compreende da melhor maneira possível como estabelecer e manter o foco em prioridades, tendo uma visão mais nítida do que é considerado urgente e o que pode ser melhorado mais tarde, otimizando com isso a gestão de tempo e dos riscos.


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Diminuição dos gastos

Graças a otimização dos processos, ao controle do gerenciamento, a eficiência na realização dos processos e a melhora no atendimento aos clientes, é possível notar uma redução dos gastos com a gestão.

Visto que as práticas de ITIL servem também para identificar erros com antecedência, elas reduzem os danos, seja em curto, médio e até mesmo longo prazo, pois assim não é necessário adotar saídas custosas com o intuito de sanar problemas.

Conclusão

Os serviços de TI são soluções que modernizam e revolucionam o modo de gerenciar uma organização.

Hoje em dia muito se fala em transformação digital, em quarta revolução industrial e no quanto a digitalização dos processos é importante.

Isso não é por acaso, pois a internet e as atuais ferramentas digitais mudaram o modo como os clientes procuram por produtos, bem como consomem tais produtos.

Nesse cenário de intensa e rápida transformação, as organizações devem estar atentas às tecnologias que digitalizam e melhoram a realização dos processos, especialmente o atendimento ao cliente. É aí que entra a importância dos serviços de TI.

Conceitos como BPMS, ITIL e muitos outros fazem parte dos atuais serviços de Tecnologia da Informação. Com eles, a gestão dos processos ganha mais eficiência, os clientes adquirem uma boa experiência com a sua marca e a sua organização se torna mais conhecida.

Portanto, conheça o Cervello ESM Suite, uma plataforma completa para otimizar o BPMS e trazer melhores resultados para a sua organização.

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