Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?
nov
13

Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?

2 Comentários

Não há como escapar, em tempos de crise, é preciso inovar para gerenciar um negócio. Como estamos na era da internet, então é aí que entra em cena a inovação digital. Ela é importante, pois facilita o atendimento aos clientes e melhora os outros processos de gestão do seu negócio.

Além disso, não importa o segmento da empresa, nem mesmo se é um negócio de pequeno, médio ou grande porte, a digitalização de processos é o que move as engrenagens para que o seu empreendimento seja competitivo no mercado.

No entanto, a digitalização envolve a adoção de ferramentas e a contratação de determinados serviços. Por isso, pelo fato de envolver contratos, é importante que o gestor conheça o conceito de SLA.

Para você ficar a par do que é o SLA (Service Level Agreement) e também compreender melhor a atuação da inovação digital confira as dicas e informações valiosas que separamos nesse artigo.

A importância da inovação digital em tempos de pandemia

A inovação digital também diz respeito à digitalização de processos em uma empresa, mas não se resume somente a isso. Inovação assim como a digitalização devem ser parte da cultura organizacional que vai muito além de tecnologias.

Sobretudo, a inovação há tempos deixou de ser uma tendência e, diante do avanço da pandemia, acabou se tornando uma necessidade.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


O motivo para entender isso é bem simples: diante das limitações causadas pela quarentena e regras de distanciamento social, é fundamental encontrar alternativas que viabilizem a venda de produtos e serviços e que melhorem a experiência dos clientes.

Da mesma forma, é importante também adotar práticas que facilitem a gestão dos processos internos da empresa, como as finanças, o estoque, o RH, ou seja, que permitam manter o negócio relevante, competitivo e que atende bem os consumidores.

Sendo assim, a Computação em Nuvem (também chamada de Cloud Computing), a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são apenas alguns dos termos que fazem parte de tudo isso que chamamos de inovação digital.

Conheça alguns setores que se beneficiam com a inovação digital

Para compreender melhor como a inovação digital traz benefícios para os mais variados tipos de negócios, basta olhar ao redor e perceber como a tecnologia influencia o nosso cotidiano. Vamos ver alguns exemplos então?

Setor da saúde

Os recursos de telemedicina são um exemplo evidente da tecnologia auxiliando no atendimento aos pacientes.

Por meio de ferramentas digitais próprias para a área, é possível efetuar diagnósticos à distância, médicos podem participar de conferências e mais uma série de vantagens.

A digitalização de processos no setor da saúde também ajuda a gerenciar aspectos importantes de uma clínica médica, como o agendamento de consultas e as finanças, por exemplo.

Setor da educação

Já não é de hoje que ferramentas digitais viabilizam o EaD, o chamado Ensino à Distância. Sendo assim, diante da pandemia, tais tecnologias se tornam ainda mais atuantes. Graças a elas é possível realizar aulas, reuniões e demais atividades educacionais.

E não dá para esquecer das ferramentas que proporcionam mudanças e inovam o mercado, auxiliando não apenas estudantes, professores, mas também empresas de segmentos diferentes. As Edtechs estão aí para provar isso.

Setor do comércio e varejo

O que seria desse setor nos dias de hoje sem a possibilidade das vendas online? Diante da digitalização de processos é possível efetuar vendas online, divulgar produtos, alertar os clientes sobre promoções e outras várias ações importantes.

Além disso, por meio da inovação digital é possível interagir melhor com os seus clientes e fornecedores, melhorando de forma significativa a logística do seu negócio.

Essa integração com clientes e fornecedores é essencial para aumentar a eficiência na administração das vendas e também do estoque, pois ambas áreas geralmente estão atreladas.

Por isso, além dos processos internos, a digitalização também veio para melhorar os acordos entre empresa, clientes e fornecedores.

Você já ouviu falar em SLA? Saiba porque ele é importante para a sua empresa

Diante da necessidade de inovação digital, é importante ficar por dentro de um conceito muito importante, que é o SLA. Ele é a sigla para Service Level Agreement, que em bom português quer dizer Acordo do Nível de Serviço, ou ANS.

O SLA é um acordo essencial para a contratação de serviços de TI. Ele é um documento importante não apenas para a empresa contratante, mas também para a que está prestando os serviços, pois ele estabelece garantias para ambos os lados.


Quer saber mais sobre SLA? Então clique aqui e confira esse artigo


Além do mais, é fundamental salientar que como uma empresa está em constante transformação, é importante revisar o SLA com frequência.

Funcionalidades importantes para as ferramentas de SLA

O SLA deve apresentar descrições precisas dos serviços apresentados, bem como ser monitorado de forma constante, sempre com o intuito de assegurar a sua eficiência.

Sendo assim, quando se trata do SLA, é importante ter a possibilidade de analisar métricas referentes a ele.

Diante da análise correta de tais indicadores é possível obter uma boa percepção do que é preciso para identificar quais metas são reais e quais necessitam ser revisadas para assegurar bons resultados na prestação de serviço.

Algumas das funcionalidades importantes que uma ferramenta de SLA deve ter são:

  • Possibilidade de escalonamento
  • Monitoramento via gráficos
  • Definição por categorização, usuário ou ICs.
  • Mensuração de SLA por grupo selecionador

Uma boa inovação digital depende também do modo como as empresas gerenciam os seus acordos

Em uma época marcada por novas tecnologias e pela necessidade da digitalização de processos, se torna fundamental que o gestor tenha a possibilidade de administrar e avaliar de forma segura os seus acordos.

É por isso que, além de conhecer os conceitos básicos da transformação digital, como IA e Cloud Computing, é importante também ficar a par do que é e para serve o SLA.

Por fim, para você saber mais sobre inovação digital e outros temas relevantes sobre transformação digital e negócios, não deixe de assinar a newsletter da Cervello.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    27

    A automação vai substituir o trabalho humano?

    • 27 de setembro de 2021

    Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    ago
    05

    7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

    • 5 de agosto de 2021

    A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais