Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?
nov
13

Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?

2 Comentários

Não há como escapar, em tempos de crise, é preciso inovar para gerenciar um negócio. Como estamos na era da internet, então é aí que entra em cena a inovação digital. Ela é importante, pois facilita o atendimento aos clientes e melhora os outros processos de gestão do seu negócio.

Além disso, não importa o segmento da empresa, nem mesmo se é um negócio de pequeno, médio ou grande porte, a digitalização de processos é o que move as engrenagens para que o seu empreendimento seja competitivo no mercado.

No entanto, a digitalização envolve a adoção de ferramentas e a contratação de determinados serviços. Por isso, pelo fato de envolver contratos, é importante que o gestor conheça o conceito de SLA.

Para você ficar a par do que é o SLA (Service Level Agreement) e também compreender melhor a atuação da inovação digital confira as dicas e informações valiosas que separamos nesse artigo.

A importância da inovação digital em tempos de pandemia

A inovação digital também diz respeito à digitalização de processos em uma empresa, mas não se resume somente a isso. Inovação assim como a digitalização devem ser parte da cultura organizacional que vai muito além de tecnologias.

Sobretudo, a inovação há tempos deixou de ser uma tendência e, diante do avanço da pandemia, acabou se tornando uma necessidade.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


O motivo para entender isso é bem simples: diante das limitações causadas pela quarentena e regras de distanciamento social, é fundamental encontrar alternativas que viabilizem a venda de produtos e serviços e que melhorem a experiência dos clientes.

Da mesma forma, é importante também adotar práticas que facilitem a gestão dos processos internos da empresa, como as finanças, o estoque, o RH, ou seja, que permitam manter o negócio relevante, competitivo e que atende bem os consumidores.

Sendo assim, a Computação em Nuvem (também chamada de Cloud Computing), a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são apenas alguns dos termos que fazem parte de tudo isso que chamamos de inovação digital.

Conheça alguns setores que se beneficiam com a inovação digital

Para compreender melhor como a inovação digital traz benefícios para os mais variados tipos de negócios, basta olhar ao redor e perceber como a tecnologia influencia o nosso cotidiano. Vamos ver alguns exemplos então?

Setor da saúde

Os recursos de telemedicina são um exemplo evidente da tecnologia auxiliando no atendimento aos pacientes.

Por meio de ferramentas digitais próprias para a área, é possível efetuar diagnósticos à distância, médicos podem participar de conferências e mais uma série de vantagens.

A digitalização de processos no setor da saúde também ajuda a gerenciar aspectos importantes de uma clínica médica, como o agendamento de consultas e as finanças, por exemplo.

Setor da educação

Já não é de hoje que ferramentas digitais viabilizam o EaD, o chamado Ensino à Distância. Sendo assim, diante da pandemia, tais tecnologias se tornam ainda mais atuantes. Graças a elas é possível realizar aulas, reuniões e demais atividades educacionais.

E não dá para esquecer das ferramentas que proporcionam mudanças e inovam o mercado, auxiliando não apenas estudantes, professores, mas também empresas de segmentos diferentes. As Edtechs estão aí para provar isso.

Setor do comércio e varejo

O que seria desse setor nos dias de hoje sem a possibilidade das vendas online? Diante da digitalização de processos é possível efetuar vendas online, divulgar produtos, alertar os clientes sobre promoções e outras várias ações importantes.

Além disso, por meio da inovação digital é possível interagir melhor com os seus clientes e fornecedores, melhorando de forma significativa a logística do seu negócio.

Essa integração com clientes e fornecedores é essencial para aumentar a eficiência na administração das vendas e também do estoque, pois ambas áreas geralmente estão atreladas.

Por isso, além dos processos internos, a digitalização também veio para melhorar os acordos entre empresa, clientes e fornecedores.

Você já ouviu falar em SLA? Saiba porque ele é importante para a sua empresa

Diante da necessidade de inovação digital, é importante ficar por dentro de um conceito muito importante, que é o SLA. Ele é a sigla para Service Level Agreement, que em bom português quer dizer Acordo do Nível de Serviço, ou ANS.

O SLA é um acordo essencial para a contratação de serviços de TI. Ele é um documento importante não apenas para a empresa contratante, mas também para a que está prestando os serviços, pois ele estabelece garantias para ambos os lados.


Quer saber mais sobre SLA? Então clique aqui e confira esse artigo


Além do mais, é fundamental salientar que como uma empresa está em constante transformação, é importante revisar o SLA com frequência.

Funcionalidades importantes para as ferramentas de SLA

O SLA deve apresentar descrições precisas dos serviços apresentados, bem como ser monitorado de forma constante, sempre com o intuito de assegurar a sua eficiência.

Sendo assim, quando se trata do SLA, é importante ter a possibilidade de analisar métricas referentes a ele.

Diante da análise correta de tais indicadores é possível obter uma boa percepção do que é preciso para identificar quais metas são reais e quais necessitam ser revisadas para assegurar bons resultados na prestação de serviço.

Algumas das funcionalidades importantes que uma ferramenta de SLA deve ter são:

  • Possibilidade de escalonamento
  • Monitoramento via gráficos
  • Definição por categorização, usuário ou ICs.
  • Mensuração de SLA por grupo selecionador

Uma boa inovação digital depende também do modo como as empresas gerenciam os seus acordos

Em uma época marcada por novas tecnologias e pela necessidade da digitalização de processos, se torna fundamental que o gestor tenha a possibilidade de administrar e avaliar de forma segura os seus acordos.

É por isso que, além de conhecer os conceitos básicos da transformação digital, como IA e Cloud Computing, é importante também ficar a par do que é e para serve o SLA.

Por fim, para você saber mais sobre inovação digital e outros temas relevantes sobre transformação digital e negócios, não deixe de assinar a newsletter da Cervello.

2 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais