Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?
nov
13

Inovação digital – Por que a forma que as empresas gerenciam seus acordos se tornou tão importante hoje?

2 Comentários

Não há como escapar, em tempos de crise, é preciso inovar para gerenciar um negócio. Como estamos na era da internet, então é aí que entra em cena a inovação digital. Ela é importante, pois facilita o atendimento aos clientes e melhora os outros processos de gestão do seu negócio.

Além disso, não importa o segmento da empresa, nem mesmo se é um negócio de pequeno, médio ou grande porte, a digitalização de processos é o que move as engrenagens para que o seu empreendimento seja competitivo no mercado.

No entanto, a digitalização envolve a adoção de ferramentas e a contratação de determinados serviços. Por isso, pelo fato de envolver contratos, é importante que o gestor conheça o conceito de SLA.

Para você ficar a par do que é o SLA (Service Level Agreement) e também compreender melhor a atuação da inovação digital confira as dicas e informações valiosas que separamos nesse artigo.

A importância da inovação digital em tempos de pandemia

A inovação digital também diz respeito à digitalização de processos em uma empresa, mas não se resume somente a isso. Inovação assim como a digitalização devem ser parte da cultura organizacional que vai muito além de tecnologias.

Sobretudo, a inovação há tempos deixou de ser uma tendência e, diante do avanço da pandemia, acabou se tornando uma necessidade.


Entenda nesse post o que realmente significa transformação digital


O motivo para entender isso é bem simples: diante das limitações causadas pela quarentena e regras de distanciamento social, é fundamental encontrar alternativas que viabilizem a venda de produtos e serviços e que melhorem a experiência dos clientes.

Da mesma forma, é importante também adotar práticas que facilitem a gestão dos processos internos da empresa, como as finanças, o estoque, o RH, ou seja, que permitam manter o negócio relevante, competitivo e que atende bem os consumidores.

Sendo assim, a Computação em Nuvem (também chamada de Cloud Computing), a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são apenas alguns dos termos que fazem parte de tudo isso que chamamos de inovação digital.

Conheça alguns setores que se beneficiam com a inovação digital

Para compreender melhor como a inovação digital traz benefícios para os mais variados tipos de negócios, basta olhar ao redor e perceber como a tecnologia influencia o nosso cotidiano. Vamos ver alguns exemplos então?

Setor da saúde

Os recursos de telemedicina são um exemplo evidente da tecnologia auxiliando no atendimento aos pacientes.

Por meio de ferramentas digitais próprias para a área, é possível efetuar diagnósticos à distância, médicos podem participar de conferências e mais uma série de vantagens.

A digitalização de processos no setor da saúde também ajuda a gerenciar aspectos importantes de uma clínica médica, como o agendamento de consultas e as finanças, por exemplo.

Setor da educação

Já não é de hoje que ferramentas digitais viabilizam o EaD, o chamado Ensino à Distância. Sendo assim, diante da pandemia, tais tecnologias se tornam ainda mais atuantes. Graças a elas é possível realizar aulas, reuniões e demais atividades educacionais.

E não dá para esquecer das ferramentas que proporcionam mudanças e inovam o mercado, auxiliando não apenas estudantes, professores, mas também empresas de segmentos diferentes. As Edtechs estão aí para provar isso.

Setor do comércio e varejo

O que seria desse setor nos dias de hoje sem a possibilidade das vendas online? Diante da digitalização de processos é possível efetuar vendas online, divulgar produtos, alertar os clientes sobre promoções e outras várias ações importantes.

Além disso, por meio da inovação digital é possível interagir melhor com os seus clientes e fornecedores, melhorando de forma significativa a logística do seu negócio.

Essa integração com clientes e fornecedores é essencial para aumentar a eficiência na administração das vendas e também do estoque, pois ambas áreas geralmente estão atreladas.

Por isso, além dos processos internos, a digitalização também veio para melhorar os acordos entre empresa, clientes e fornecedores.

Você já ouviu falar em SLA? Saiba porque ele é importante para a sua empresa

Diante da necessidade de inovação digital, é importante ficar por dentro de um conceito muito importante, que é o SLA. Ele é a sigla para Service Level Agreement, que em bom português quer dizer Acordo do Nível de Serviço, ou ANS.

O SLA é um acordo essencial para a contratação de serviços de TI. Ele é um documento importante não apenas para a empresa contratante, mas também para a que está prestando os serviços, pois ele estabelece garantias para ambos os lados.


Quer saber mais sobre SLA? Então clique aqui e confira esse artigo


Além do mais, é fundamental salientar que como uma empresa está em constante transformação, é importante revisar o SLA com frequência.

Funcionalidades importantes para as ferramentas de SLA

O SLA deve apresentar descrições precisas dos serviços apresentados, bem como ser monitorado de forma constante, sempre com o intuito de assegurar a sua eficiência.

Sendo assim, quando se trata do SLA, é importante ter a possibilidade de analisar métricas referentes a ele.

Diante da análise correta de tais indicadores é possível obter uma boa percepção do que é preciso para identificar quais metas são reais e quais necessitam ser revisadas para assegurar bons resultados na prestação de serviço.

Algumas das funcionalidades importantes que uma ferramenta de SLA deve ter são:

  • Possibilidade de escalonamento
  • Monitoramento via gráficos
  • Definição por categorização, usuário ou ICs.
  • Mensuração de SLA por grupo selecionador

Uma boa inovação digital depende também do modo como as empresas gerenciam os seus acordos

Em uma época marcada por novas tecnologias e pela necessidade da digitalização de processos, se torna fundamental que o gestor tenha a possibilidade de administrar e avaliar de forma segura os seus acordos.

É por isso que, além de conhecer os conceitos básicos da transformação digital, como IA e Cloud Computing, é importante também ficar a par do que é e para serve o SLA.

Por fim, para você saber mais sobre inovação digital e outros temas relevantes sobre transformação digital e negócios, não deixe de assinar a newsletter da Cervello.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais