Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital
jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

Deixe um comentário

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos.

Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais rápido, eficiente e com capacidade reduzida de falhas.

Sendo assim, a iniciativa de automatizar tarefas cotidianas e operacionais na condução de um negócio é a solução para impedir que informações sejam perdidas, ou que prazos acabem expirando.

Por tudo isso, já não é surpresa saber que a gestão de chamados, aliada a uma solução digital, é vital para as empresas que almejam obter uma melhor performance em todas as áreas solucionadoras.

A digitalização da gestão dos chamados também influencia a qualidade das entregas realizadas pelo atendimento. Isso viabiliza a empresa investir em mais melhorias nos seus processos.

Ao detectar falhas na gestão de chamados em sua empresa, confira os tópicos a seguir e entenda como uma solução digital é a saída que você precisa.

A relação da gestão de chamados com o bom Marketing Digital

Não é novidade para ninguém o fato de que a digitalização já se tornou a palavra de ordem quando se fala em gestão de empresas. O uso das ferramentas digitais impacta inclusive na elaboração e na realização das mais variadas estratégias de Marketing.

Hoje em dia é bastante difícil consolidar a imagem da sua marca e interagir com os seus clientes sem ter à disposição eficientes soluções digitais.

Como o Marketing Digital é feito em ambiente digital, ele possibilita uma interação mais eficiente com os consumidores.

Diante disso, a gestão de chamados bem feita, levando em conta o uso de ferramentas adequadas, é essencial para sanar vários problemas, inclusive no atendimento.

São várias as vantagens que a gestão de chamados, realizada por meio de uma solução digital, traz para o Marketing da sua empresa e para o gerenciamento de processos como um todo.

Sendo assim, confira a seguir os principais benefícios que essa ferramenta pode oferecer a uma organização.

Organiza o atendimento

A gestão eficiente dos chamados facilita a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, algo que é fundamental para humanizar o atendimento. Graças a uma solução de gestão é possível:

  • Organizar tickets
  • Dar prioridades para demandas mais urgentes
  • Acompanhar os resultados de cada atendimento
  • Centralizar contatos e chamados

Tudo isso possibilita uma melhor organização na realização do atendimento, o tornando mais coeso e com menos possibilidade de falhas.


E falando em tickets, clique aqui e confira como uma fundação obteve sucesso com uma de nossas soluções


Otimiza a experiência do cliente

Com uma solução digital para a gestão de chamados, é possível proporcionar respostas rápidas para os clientes. Com isso, possivelmente você garante a satisfação e a retenção do seu público.

Se hoje em dia há a necessidade de providenciar uma boa experiência do cliente, uma solução digital auxilia nesse quesito. Ela consegue reforçar a qualidade no atendimento, mostrando para o cliente o compromisso que você tem com ele.

Isso ocorre porque graças a uma boa gestão de chamados se torna viável receber, priorizar e permitir que os profissionais mais capacitados da sua equipe efetuem o atendimento. 

Auxilia na jornada de compra

Quando o atendimento flui de modo dinâmico, digitalizado e rápido, você vai reparar o quanto a jornada de compra do seu cliente também melhora.

A jornada normalmente se inicia quando um consumidor detecta a necessidade de um produto, passa a pesquisar sobre ele e, no decorrer das etapas, pode se deparar com a sua empresa.

Diante disso, estar preparado para atender às principais demandas e dúvidas desse cliente, o auxilia a finalizar a jornada e tomar a decisão de compra. Não por acaso, a gestão de chamados ajuda bastante a obter bons índices de vendas. 

Melhora a imagem do seu negócio

Devido ao atendimento bem feito e a satisfação dos clientes garantida, a marca do seu negócio ganha mais destaque, se consolidando como a certeza de credibilidade e comprometimento com a qualidade.

Os clientes, quando gostam da marca, a apoiam e a defendem, muitas vezes promovendo a divulgação da mesma. Tudo isso porque cliente bem informado se torna mais leal a uma marca.

Por isso, a informação se torna um ativo muito valioso nas organizações, pois transmite mais transparência e faz com que o cliente tenha certeza de que está se relacionando com uma empresa idônea.

A atuação de uma solução digital na gestão de chamados

A digitalização há tempos vem sendo o caminho para os gestores garantirem a produtividade dos colaboradores, otimização dos processos e altas vendas. Quando a pandemia ganhou força, a digitalização dos negócios adquiriu ainda mais protagonismo.

Por conta disso, digitalizar a gestão de chamados faz parte do processo da transformação na estrutura de uma empresa. E da mesma forma, a presença de uma solução digital permite alguns detalhes relevantes para o êxito da sua empresa.

Automatiza o atendimento

Uma solução digital promove a automatização do atendimento, viabilizando algumas ações importantes, como, por exemplo:

  • Elaborar os históricos dos clientes
  • Organizar dados importantes
  • Avaliar o tempo médio de atendimento
  • Descobrir a origem dos chamados
  • Mensurar índices de satisfação dos clientes

Tais ações ajudam a gestão de um modo geral, permitindo identificar pontos de melhoria e otimizar o trabalho da sua equipe.


Clique aqui e baixe agora mesmo o nosso guia de como implementar um sistema de Service Desk eficiente


Facilita a aplicação de abordagens omnichannel

O conceito de omnichannel está em evidência nos dias de hoje. A razão para isso é simples: a abordagem omnichannel permite a integração de vários canais, trazendo mais alternativas de interação com os clientes e permitindo ações de atendimento que unem esses canais.

Graças a uma solução digital utilizada para facilitar a gestão de chamados, é possível também estabelecer estratégias omnichannel com mais segurança e eficiência. 

Aumenta a produtividade da equipe

Ao ter à disposição recursos para identificar as origens das chamadas, média de tempo de resolução, organizar tickets e outros pontos fundamentais, a produtividade também ganha melhorias.

Os colaboradores passam a contar com mais organização e recursos para oferecer um atendimento marcado pela qualidade e agilidade.

Proporciona mais qualidade na interação entre cliente e empresa

A solução digital de gestão de chamados ajuda a gerenciar o atendimento da empresa, o tornando mais humanizado e personalizado. Isso proporciona uma relação mais forte com o cliente e o resultado disso é a consolidação da sua marca na mente dos consumidores.

Como gerenciar o atendimento com uma solução de gestão de chamados

Uma solução digital torna a gestão do atendimento mais eficiente porque traz várias possibilidades. Entre elas vale destacar os pontos mais importantes.

Permite priorizar demandas

Manter todas as demandas listadas em uma única ferramenta permite usar recursos que possibilitam priorizar as mais importantes.

Desse modo, aquelas demandas urgentes não serão ignoradas, evitando falhas que podem prejudicar as vendas e a interação com os clientes.

Gerencia a abertura de chamados

Controlar a abertura de chamados é fator básico para organizar o atendimento. A abertura centraliza os chamados em um único ambiente, otimizando o gerenciamento ao máximo.

Essa concentração única faz com que as solicitações não se percam em prazos e colaboradores, contribuindo assim para a eficiente gestão de chamados.

Possibilita a criação de uma base de conhecimento

Uma base de conhecimento é importante para gerenciar informações relevantes dentro de uma organização para facilitar a identificação de prioridades e sanar várias dúvidas dos clientes.


Clique aqui e saiba mais sobre como aliar a base conhecimentos e as necessidades dos seus clientes


Sendo assim, a gestão de chamados é um fator essencial para a criação de uma base de conhecimento que contenha as dúvidas mais frequentes dos clientes e também do público interno.

Monitora KPIs

Os KPIs, também chamados de Indicadores de Desempenho, podem ser usados como métricas para realizar várias avaliações.

Eles também são importantes para a sua organização estabelecer melhorias constantes, pois caso o gestor não tenha dados à disposição para mensurar, não há a possibilidade de avaliar os resultados e o que deve ser ou não corrigido.

Acompanha o SLA

O SLA consiste em um contrato que resume o nível de qualidade do serviço que deverá ser prestado.

Caso uma empresa não tenha meios de gerenciar o SLA que assumiu com seus clientes, é bem provável que ela irá se deparar com várias críticas e insatisfações.

Com uma gestão de chamados guiada por uma solução digital, é possível ter um controle mais abrangente do SLA.

A gestão de chamados é fundamental para a estratégia de atendimento de qualquer organização

Por isso ele deve receber total atenção. É nesse contexto que uma solução digital se torna mais do que necessária.

Diante de tantos dados e informações importantes sob o ponto de vista estratégico, a gestão de chamados é uma saída valiosa para o gestor.

Ao gerenciar as informações de forma correta e extrair relatórios, o gestor pode estabelecer um melhor monitoramento dos indicadores de performance.

Portanto, uma solução digital é com certeza o melhor investimento para tornar o seu negócio mais competitivo e sinônimo de atendimento de qualidade.

Para saber mais sobre a nossa solução, agende uma demonstração gratuita de nossa plataforma Cervello ESM Suite e continue seguindo nossas dicas Cervello em nossas redes sociais LinkedIn, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

• 23 de junho de 2022

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
jun
14

Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

, • 14 de junho de 2022

Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais