Ferramenta de atendimento – Por onde começar para não errar na contratação?
fev
26

Ferramenta de atendimento – Por onde começar para não errar na contratação?

4 Comentários

Uma boa ferramenta de atendimento é um detalhe que não deve ser deixado de lado na gestão do seu negócio. Cliente que não está satisfeito com o atendimento faz mal para a imagem da marca, prejudica o posicionamento da empresa e as vendas ficam abaixo do esperado.

Por isso, é importante utilizar uma boa ferramenta de atendimento já que estamos na era digital e a automação de processos não é mais uma opção (é na verdade a solução).

As vantagens são evidentes: o atendimento ganha em qualidade e agilidade, sem falar também na otimização da interação com o público. No entanto, apesar dos óbvios benefícios, é necessário ter atenção para não errar na escolha da ferramenta adequada.

Por isso, nesse artigo você vai poder conferir algumas medidas necessárias que você deverá tomar na hora de optar pela ferramenta de service desk, help desk e CSC ideal para o seu empreendimento.

Saiba mais sobre CSC, Service Desk e/ou Help Desk

Seja a sua necessidade atual baseada num Help Desk, Service Desk ou CSC’s, os pontos chaves de sucesso são:

  • Agilidade
  • Fácil administração
  • Integração facilitada
  • Categorização de chamados
  • Análise de métricas e relatórios

O Service Desk é um importante aliado do atendimento em uma empresa. Ele pode ser considerado como uma Central de Serviços. Por meio dele, é possível integrar em um único ponto vários detalhes básicos da sua gestão.

Entre eles estão o atendimento aos clientes e as interações entre os colaboradores e os fornecedores. Inclusive, ele se torna muito importante na hora de oferecer auxílio para a equipe de TI sanar algum tipo de problema.

Por esse motivo, quando o objetivo é aprimorar a comunicação da empresa com os usuários finais, reduzindo ao máximo os impactos negativos de possíveis erros, é necessário contar com um bom sistema de service desk.

Já o help desk não é por acaso que recebe esse nome. Ele é um balcão de ajuda, um serviço de atendimento que auxilia os clientes sempre que eles procuram por algum tipo de orientação.

Enquanto isso, a Central de Serviços Compartilhados é importante para viabilizar a redução de custos das empresas. Para que ela seja eficiente, é preciso garantir um amplo controle do que ocorre nas CSCs como:

  • melhorar a gestão como um todo
  • melhorar as métricas das entregas dos serviços
  • medir a eficiência e produtividade em diferentes áreas (RH, financeiro, suprimentos, marketing, etc.)

Clique aqui e saiba como tornar o processo de suporte mais fácil com a ferramenta de acesso remoto da Cervello


As ferramentas de atendimento unem, organizam e integram os mais diversos pedidos que recebem dos clientes, viabilizando aos colaboradores fornecer respostas mais ágeis, otimizando com isso o atendimento.

O que fazer na hora de escolher a sua ferramenta de atendimento

Diante da importância que uma ferramenta desse tipo exerce na gestão do seu negócio, é preciso levar em consideração alguns procedimentos que você deve adotar na hora da escolha. Entenda mais nos tópicos seguintes.

Analise o processo como um todo

Antes de adotar a sua ferramenta de atendimento, é importante realizar um mapeamento geral a respeito do funcionamento do seu negócio.

Por isso, analise com cuidado quais são as suas principais necessidades e quais os problemas e incidentes mais comuns no seu negócio.

Ao fazer esse mapeamento, você terá, inclusive, condições de instruir melhor os seus colaboradores na realização de vários procedimentos.

Contudo, é essencial visualizar as necessidades atuais e futuras da empresa. Portanto, a análise dessas demandas permite fácil adaptação a novos serviços e áreas de trabalho.

Essa análise possibilita a capitalização do investimento inicial com crescimento por toda a organização atendendo a clientes internos e externos.

Às vezes, uma única funcionalidade pode fazer toda diferença para o seu negócio. Negligenciar essa analise pode gerar custos desnecessários e insatisfação por parte dos clientes finais.

Avalie se ela efetua atendimento em tempo real

É importante que o seu negócio possa contar com um chat. Eles permitem a interação com os clientes em tempo real, tornando com isso o atendimento mais ágil e sanando as principais dúvidas do público de forma rápida.

Sendo assim, na hora de optar pela sua ferramenta de atendimento, não esqueça de avaliar essa característica.

Fique atento para a possibilidade de integração com os serviços de e-mail

Os e-mails ainda são um excelente canal de comunicação entre empresa e cliente, especialmente quando se trata de estratégias de marketing com o objetivo de captar leads e segmentar o público.

Os e-mails também denotam mais profissionalismo na hora da interação, transmitindo mais confiança e credibilidade. Por isso, avalie essa integração como um ponto positivo na ferramenta de atendimento.

Tenha à disposição a opção de criar formulários

Verifique se há a modalidade de autoatendimento

Os formulários são elementos que auxiliam muito as atividades de atendimento. Eles podem ser disponibilizados nos mais diversos canais online do seu negócio, incluindo aí o chat, o site e também os processos e serviços.

A presença de formulários agiliza o atendimento ao cliente, fornecendo para ele uma alternativa a mais para a comunicação. Além do mais, é interessante também que ele disponibilize pesquisas de satisfação.

Com isso, se torna mais fácil obter informações mais precisas acerca dos seus clientes e, desse modo, agilizar estratégias de entregas dos serviços com atendimento em primeiro nível.

O autoatendimento é um detalhe imprescindível para promover o aumento da produtividade da sua equipe na hora de atender o público.

Por causa disso, é importante não deixar de lado uma ferramenta que apresente a possibilidade de construir uma base de conhecimento completa e com informações relevantes.


Clique aqui e saiba como aliar a base de conhecimentos da sua empresa às soluções dos seus clientes


Por meio desse recurso se torna possível centralizar e publicar documentos dos mais variados, tutoriais a respeito da usabilidade do produto, respostas para as perguntas mais comuns (também conhecidas como FAQs) e até mesmo utilizar artigos produzidos pela equipe de colaboradores.

As vantagens que uma ferramenta de atendimento traz para o seu negócio são várias

Por meio de uma ferramenta de atendimento você terá a possibilidade de otimizar ainda mais a interação com os clientes, assim como poderá diminuir gastos e também reduzir o tempo de atendimento, o tornando ainda mais ágil e satisfatório.

Sobretudo, é fundamental que o atendimento do seu negócio seja eficiente. E para isso, é importante ter uma ferramenta apta para promover essa eficiência.

Para saber mais a respeito desse assunto e também de outros pontos importantes relacionados com a automação de processos de qualquer empresa, assine a nossa newsletter.

4 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais
    mar
    16

    Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

    • 16 de março de 2021

    É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos. Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva…. Leia Mais
    mar
    05

    6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

    • 5 de março de 2021

    Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
    fev
    15

    Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

    • 15 de fevereiro de 2021

    Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
    fev
    08

    5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

    • 8 de fevereiro de 2021

    O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais