Após a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a saída para as empresas é trilhar o caminho online. É a transformação digital que vai nortear os rumos dos pequenos, médios e grandes negócios.
Se antes da Covid-19 as empresas que estavam mais preparadas para crescer e propiciar um bom atendimento aos clientes já eram aquelas que investiram na digitalização, no cenário pós-pandemia ela será uma questão de sobrevivência.
A transformação, de uma forma geral, consiste em uma mudança de mentalidade que ocorre na gestão de uma organização. Essa mudança tem o intuito de modernizar os processos de trabalho e permitir que a empresa acompanhe os avanços tecnológicos.
Um negócio que investiu e investe na transformação digital e na automação dos seus processos tem condições de se beneficiar em vários aspectos, tanto na gestão interna das suas atividades, quanto no atendimento bem feito ao consumidor.
Por tudo isso, nesses tempos de crise e dúvidas em relação ao futuro dos negócios, a grande certeza é que a transformação digital, realizada de maneira planejada e sempre constante, será a solução para as empresas após a Covid-19.
Para saber mais sobre esse importante processo, acompanhe o nosso artigo a seguir.
- Transformação digital nas empresas – A solução para contornar a crise
- Entenda o que é transformação digital
- Conheça alguns mitos sobre a transformação digital
- Como a transformação afeta os modelos de negócios
- As tecnologias que fazem parte da transformação digital
- Conclusão
Transformação digital nas empresas – A solução para contornar a crise
Antes mesmo do advento do novo Coronavírus, a digitalização já era a solução para as organizações se tornarem mais competitivas e proporcionarem um melhor atendimento aos clientes.
Elementos importantes como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) já traziam uma série de facilidades que, por meio de ferramentas digitais, aprimoravam e modernizavam os processos de gestão.
O Home Office, a redução de gastos com equipamentos e a eliminação de tarefas repetitivas por parte dos colaboradores são alguns benefícios que a digitalização trazia (e ainda traz) para as organizações.
A Covid-19 veio com força, impactando o cenário corporativo de modo significativo. Nesse contexto, a transformação digital deixou de ser algo que pudesse ser adiado e se tornou uma necessidade urgente.
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Por causa da pandemia, em que a quarentena e o distanciamento social alteram drasticamente o dia a dia dos consumidores e também das empresas, é preciso encontrar soluções eficientes para proporcionar atendimento de qualidade a esses clientes.
Inclusive, é preciso também encontrar recursos que facilitam a gestão do seu negócio. É aí que entra a transformação digital.
Entenda o que é transformação digital
De uma maneira bem simples de compreender, a transformação digital consiste no processo de unir tecnologia digital a todos os aspectos de um negócio. Nesse caso, são necessárias alterações fundamentais na cultura e nas operações de uma empresa.
Em poucas palavras, não é um equívoco afirmar que a digitalização não fica limitada apenas a estratégias nas redes sociais e a ter um site. Tais recursos são importantes, mas a transformação digital vai além deles.
Ela também leva em consideração uma mudança de mentalidade na filosofia da empresa, reforçando aos colaboradores a importância da tecnologia na realização dos processos e incentivando o treino e o conhecimento a respeito das ferramentas digitais.
Tais ferramentas são fundamentais para assegurar a qualidade de processos que podem ser o atendimento ao cliente, o controle de estoque, a gestão de chamados, entre outras ações.
Sendo assim, o cerne da transformação digital está em fazer os processos utilizados ficarem de acordo com a lógica do ambiente digital, caracterizada pelo uso de vários canais, entregas mais ágeis e feedback constante dos clientes.
Ou seja, diante de consumidores habituados ao mundo moderno, cada vez mais exigentes e em busca de soluções rápidas, a transformação digital se torna a solução fundamental.
Um exemplo de como a digitalização altera o processo de trabalho em uma organização é o conceito do Home Office. Vale lembrar que o Home Office é de grande ajuda para muitas empresas não interromperem as suas atividades durante o período de distanciamento social.
Por meio dessa prática, os colaboradores usam ferramentas digitais e trabalham em suas respectivas casas, garantindo a saúde de todos os envolvidos e contribuindo para evitar a disseminação do vírus.
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Além do Home Office, a transformação digital também envolve outros aspectos, como a utilização de chatbots para o atendimento de clientes em lojas online, por exemplo. Todas essas facetas da transformação digital permitem que o negócio se mantenha competitivo.
Conheça alguns mitos sobre a transformação digital
É importante também que para compreender melhor a transformação digital nas empresas, seja possível ainda saber o que ela NÃO é.
Existem alguns mitos acerca da digitalização de um negócio que mais atrapalham do que ajudam os empreendedores. Por isso, vale citar alguns dos mais comuns. Vamos ver?
Só o que importa é o atendimento ao cliente
“O cliente sempre tem razão”. Esse mantra repetido exaustivamente é a bússola que orienta as decisões de vários gestores.
A ideia do cliente sobre um pedestal é importante, pois o sucesso de qualquer organização depende muito de compreender as necessidades e os anseios do público-alvo.
Nesse contexto, a transformação digital, especialmente em tempos de pandemia, oferece todos os recursos para manter o atendimento bem feito e o cliente cada vez mais perto da sua marca. Contudo, é um equívoco afirmar que a digitalização só tem olhos para os clientes.
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Ainda assim, é óbvio que a automação de processos visa melhorar a experiência do cliente, mas ela vai além disso. Ela também atua em outras áreas da empresa, como, por exemplo, o controle de estoque, o fluxo de caixa e o treinamento dos colaboradores.
Isso funciona apenas com empresas de tecnologia
Apenas porque a palavra “digital” aparece no nome, não quer dizer que ela vai auxiliar apenas startups e organizações que atuam nesse segmento.
Pelo contrário, um restaurante que investe em aplicativos que facilitam o atendimento aos clientes e a entrega de comida está seguindo a receita da transformação digital.
Uma loja de calçados que adota um sistema que facilita atender os chamados dos clientes e uma loja de utensílios domésticos que usa uma tecnologia para gerenciar o estoque são exemplos da digitalização no segmento do comércio.
A ideia de que a transformação digital só é válida e eficiente para empresas que atuam no segmento de tecnologia é equivocada. Qualquer negócio, desde um pequeno negócio em casa a uma grande rede de lojas deve se digitalizar.
Com isso, eles asseguram mais eficiência na realização das suas atividades, na gestão dos processos e do atendimento, especialmente durante o período do pós-pandemia.
Basta saber utilizar as redes sociais
Não há dúvidas de que a presença online é importante, porém ela é apenas a parte visível desse imenso iceberg que é a transformação digital. Ela envolve aspectos que vão além de ter um site e uma conta no Instagram.
No entanto, é sempre bom lembrar que ela vai além disso, pois a transformação digital envolve todos os setores da organização. Por meio dela, é possível manter uma gestão de 360°, abrangendo a tecnologia para melhorar o setor de recursos humanos, o financeiro, o atendimento e outras áreas.
Ela tem relação com todos os aspectos do negócio, como a integração dos setores da empresa, automação da gestão financeira, ações baseadas nas análises de dados e o uso adequado de diferentes canais de atendimento, tanto online quanto também offline.
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Como a transformação afeta os modelos de negócios
O impacto da transformação digital nos negócios, especialmente no contexto de pós-pandemia, é bastante significativo. Hoje em dia não dá mais para conceber uma organização que não invista na automação dos seus processos.
Entre os benefícios que ela proporciona para o desenvolvimento da empresa, vale mencionar alguns pontos.
Controle de gestão
Ferramentas adequadas de gestão trazem mais facilidades para o seu negócio, desde o fluxo do caixa até as entradas e saídas dos produtos.
Hoje em dia, por exemplo, com muitos softwares baseados na Computação em Nuvem e graças aos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) é possível gerenciar vários setores de um negócio de qualquer lugar.
Desse modo, o gestor pode estar em uma viagem e ainda assim ele terá condições de acessar e controlar aspectos importantes da empresa.
Mais competitividade
Com os processos devidamente automatizados e digitalizados, a tendência é que a organização assegure uma melhoria na produtividade dos colaboradores, obtenha mais eficiência no atendimento e mais uma série de ganhos.
Tudo isso traz aspectos positivos para a marca e também para a relação entre os clientes, fortalecendo a imagem da organização e a tornando mais forte no seu segmento de atuação.
A empresa que não está antenada aos novos tempos digitais perde o bonde da história, ainda mais após a pandemia, em que muitos clientes já estarão habituados com atendimento online e procedimentos informatizados.
Diminuição dos gastos
A transformação digital serve para otimizar todos os processos. Imagine o tempo que você poderá economizar ao eliminar tarefas repetitivas.
Além disso, pense também na economia que é armazenar arquivos e documentos na nuvem, sem a necessidade de grandes estruturas e equipamentos caros. Tais possibilidades resultam em uma evidente redução dos gastos.
As tecnologias que fazem parte da transformação digital
Entre os pilares que sustentam a transformação digital estão os clientes e a mudança na cultura da organização, pois os clientes exercem um papel importante na automação e na digitalização.
Se até há alguns anos o cliente se limitava a atuar apenas como um espectador para quem as empresas mostravam anúncios, atualmente a situação mudou, ainda mais se levarmos em conta o período de pandemia.
Hoje em dia, em que a internet é a protagonista, a presença dos consumidores alterou essa relação de forma significativa.
Um exemplo disso é o acesso às redes sociais, que aproximaram ainda mais os clientes das marcas. Outro aspecto relevante é a disponibilidade de ferramentas de busca, como os smartphones, que agilizam a interação dos clientes com as empresas.
Também não dá para ignorar o fato de que o consumidor do século XXI também está exigente, mais atento ao atendimento de qualidade, espera acesso mais fácil às informações, faz questão de realizar as compras rapidamente e agilidade para sanar dúvidas.
Além de assegurar a satisfação dos clientes, a organização deve estar também atenta para uma nova cultura na realização dos processos, uma cultura com foco no uso da tecnologia. Por isso, uma equipe treinada para enfrentar essas mudanças é essencial.
Levando em consideração esse cenário, é possível afirmar que algumas tecnologias possuem uma estreita relação com a transformação digital.
Machine Learning
A Inteligência Artificial hoje é fundamental para otimizar vários processos nas organizações e é aí que entra a Machine Learning (Aprendizado de Máquina).
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O uso de um Chatbot para automatizar o atendimento é um exemplo dessa possibilidade. Por meio do Aprendizado de Máquina, os computadores e sistemas podem agilizar tarefas por meio de algoritmos e padrões pré-definidos.
Big Data
É a enorme quantidade de dados que podem ser úteis para auxiliar na realização de estratégias e tomadas de decisão na organização.
Encontrar ferramentas que auxiliam a coletar e a analisar esse grande volume de dados faz toda a diferença para a gestão do negócio, especialmente no atual contexto de pós-pandemia.
Marketing automatizado
Para auxiliar a jornada de compra do cliente, assim como para agilizar uma eficiente conversão de leads, as ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas no início da pandemia.
A partir de agora, com o retorno gradual da situação econômica, é possível promover a automação do seu Marketing, permitindo usar vários canais de interação, enviar mensagens de e-mail, segmentar as suas estratégias e outros recursos.
Por tudo isso, vale a pena investir em ferramentas de automação para digitalizar os processos da sua organização e proporcionar uma experiência cada vez mais fluida aos seus clientes.
Conclusão
A transformação digital nas empresas será a solução mais viável no pós-pandemia. Por meio dela é possível contornar as adversidades ocasionadas pela pandemia, assegurando uma gestão mais eficiente de todos os processos que envolvem o negócio.
Já podemos afirmar que a automação não é uma mera alternativa, mas sim uma necessidade que muitos negócios passarão a priorizar. E para não ficar para trás nessa corrida, é importante contar com ferramentas como o Cervello ESM Suite, uma solução tecnológica capaz de transformar a sua empresa.
Portanto, para você saber mais sobre o assunto, acompanhe outras informações em nosso Instagram, Facebook e LinkedIn para entender melhor sobre a transformação digital que está ocorrendo no mercado.