A partir do momento em que a internet foi se tornando essencial no dia a dia das pessoas, aos poucos também foi abrindo as portas para a atual era digital e a digitalização de processos.
Hoje em dia, em que smartphones, e-mails, redes sociais e canais de vídeo são comuns, as empresas, de uma forma geral, devem se adequar a esses canais. Digitalizar, nesse caso, é a palavra de ordem, independentemente do tamanho ou do segmento de um negócio.
- Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
- As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
- Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio
- Mais do que um investimento, a digitalização de processos é a grande solução
É nesse contexto que o conceito de digitalização e automação de processos aparecem com cada vez mais frequência no cotidiano dos gestores de negócio. Atualmente quem quer se tornar competitivo no mercado, deve pensar digitalmente.
Por isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos. Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta e ficar por dentro de tudo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo.
- Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
- As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
- Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio
Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
Você pode até utilizar as redes sociais para interagir com os seus clientes. Pode, inclusive, ter um site institucional trazendo aquelas informações básicas a respeito do seu negócio, tais como o bom e velho “Quem Somos”, “nossos serviços”, “missão” e “valores”.
Isso tudo significa que você está investindo e construindo uma boa presença online para o seu negócio, porém ainda não quer dizer que você está se convertendo de vez ao lado digital da força.
Na verdade, a digitalização do seu negócio consiste em tornar digital todos os procedimentos do seu empreendimento, não apenas os canais de interação com os clientes.
Sendo assim, ela é a transformação que todos os setores e processos do seu negócio passam para se tornarem digitais. Diante disso, é possível perceber a distinção existente entre digitalização e automação de processos.
A digitalização de processos consiste em efetuar as atividades da sua empresa sem utilizar papel, tudo de maneira digital.
Entenda com mais profundidade o porquê é importante investir na digitalização de processos
Enquanto isso, a automação de processos compreende as ferramentas digitais que serão usadas no seu negócio para deixar tudo no “piloto automático”.
e-Book: saiba como digitalizar os processos da sua empresa
Por favor, preencha seus dados para receber o material gratuito
Eu concordo em receber comunicações.
https://www.cervello.com.br/politica-de-privacidade
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.Baixar o e-Book agora!
As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
A razão para você investir na digitalização e na automação de processos reside nos vários benefícios que ela traz para a sua empresa. Entre essas vantagens, é importante salientar algumas mais relevantes.
Diminuição dos gastos
Você já parou para pensar quanto custa a impressora e seus suprimentos que você usa no escritório? Já pensou também na quantidade de papéis que você gasta para imprimir documentos?
Imagine agora o quanto você irá economizar ao poder digitalizar todos esses documentos, os armazenando na nuvem, acessando e os compartilhando com outros funcionários sempre que possível.
Isso é apenas um exemplo simples do quanto a transformação digital dos processos do seu negócio viabiliza a redução de gastos no dia a dia da sua empresa.
Otimização da produtividade
Com a utilização de ferramentas digitais adequadas, há uma visível melhora na produtividade dos seus colaboradores. Os processos se tornam mais rápidos, com mais qualidade e eficientes.
Um exemplo disso é a possibilidade de adotar o Home Office em tempos de pandemia. As ferramentas digitais hoje em dia permitem compartilhar diversos tipos de arquivo à distância, viabilizando a produtividade da sua empresa.
Acompanhamento do crescimento do seu negócio
A digitalização e a automação de processos possibilitam que você monitore, em tempo real, centenas de informações relevantes do seu negócio, auxiliando, com isso, na execução das estratégias mais eficientes e gerando mais credibilidade diante dos clientes.
E falando em monitoramento, vale mencionar também algumas métricas que a digitalização de processos ajuda analisar e que são essenciais para o andamento da sua empresa. Algumas dessas métricas são taxas de conversão, ROI e o tráfego do seu site.
Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio
Como dito antes, a digitalização e a automação de processos vão além de gerenciar um blog e redes sociais. É necessário, acima de tudo, pensar na mudança estrutural completa do seu empreendimento. E alguns desses passos fundamentais você pode conferir a seguir.
Avalie a realidade do seu negócio
Antes de digitalizar, é necessário analisar como está a sua empresa no contexto do mercado. Quais setores demandam mais agilidade e eficiência. Isso vai ajudar a utilizar as ferramentas digitais adequadas para iniciar o processo de transformação.
Além do mais, é fundamental avaliar nessa análise todos os seus procedimentos e fatores que envolvem a sua empresa.
Capacite a sua equipe
É importante também que todos os envolvidos no seu empreendimento estejam cientes da mudança.
Em determinados casos, especialmente quando se trata de negócios mais tradicionais, é comum que os colaboradores demonstrem uma certa resistência inicial quando se trata de usar mais a tecnologia.
Contudo, diante de treinamentos e reuniões, se torna mais fácil trazer para a realidade do seu negócio uma mentalidade com perfil mais digital.
Valorize a experiência do cliente
Ao adotar a transformação digital e a automação de processos, é necessário promover mudanças que auxiliam todos os procedimentos do seu negócio, desde o controle das finanças ao armazenamento de produtos, por exemplo.
Mas lembre-se sempre de otimizar a experiência do cliente. Entender o perfil, as necessidades e as preferências sempre foram importantes. Na era digital a situação não é diferente.
Para auxiliar nesse contexto, existem ferramentas digitais de Big Data onde você tem a possibilidade de conhecer e até prever melhor as reações dos seus clientes. Com isso, você ganha muito mais tranquilidade na hora de elaborar as estratégias de Marketing e de digitalização de processos.
Veja aqui como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise
Mais do que um investimento, a digitalização de processos é a grande solução
Hoje em dia, independente do segmento, utilizar a tecnologia é uma necessidade. Por meio dela você assegura credibilidade e ainda melhora o posicionamento da sua marca no mercado.
As soluções digitais já são uma realidade, basta você encontrar as mais adequadas para as propostas da sua empresa. Portanto, é preciso sim investir em digitalização e automação de processos.
Para saber mais a respeito desses e outros assuntos relacionados com tecnologia e transformação digital, assine a nossa newsletter.