Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?
jun
09

Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?

1 Comentário

A partir do momento em que a internet foi se tornando essencial no dia a dia das pessoas, aos poucos também foi abrindo as portas para a atual era digital e a digitalização de processos.

Hoje em dia, em que smartphones, e-mails, redes sociais e canais de vídeo são comuns, as empresas, de uma forma geral, devem se adequar a esses canais. Digitalizar, nesse caso, é a palavra de ordem, independentemente do tamanho ou do segmento de um negócio.

É nesse contexto que o conceito de digitalização e automação de processos aparecem com cada vez mais frequência no cotidiano dos gestores de negócio. Atualmente quem quer se tornar competitivo no mercado, deve pensar digitalmente.

Por isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos. Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta e ficar por dentro de tudo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo.

  • Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
  • As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
  • Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças

Você pode até utilizar as redes sociais para interagir com os seus clientes. Pode, inclusive, ter um site institucional trazendo aquelas informações básicas a respeito do seu negócio, tais como o bom e velho “Quem Somos”, “nossos serviços”, “missão” e “valores”.

Isso tudo significa que você está investindo e construindo uma boa presença online para o seu negócio, porém ainda não quer dizer que você está se convertendo de vez ao lado digital da força.

Na verdade, a digitalização do seu negócio consiste em tornar digital todos os procedimentos do seu empreendimento, não apenas os canais de interação com os clientes.

Sendo assim, ela é a transformação que todos os setores e processos do seu negócio passam para se tornarem digitais. Diante disso, é possível perceber a distinção existente entre digitalização e automação de processos.

A digitalização de processos consiste em efetuar as atividades da sua empresa sem utilizar papel, tudo de maneira digital.


Entenda com mais profundidade o porquê é importante investir na digitalização de processos


Enquanto isso, a automação de processos compreende as ferramentas digitais que serão usadas no seu negócio para deixar tudo no “piloto automático”.

As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada

A razão para você investir na digitalização e na automação de processos reside nos vários benefícios que ela traz para a sua empresa. Entre essas vantagens, é importante salientar algumas mais relevantes.

Diminuição dos gastos

Você já parou para pensar quanto custa a impressora e seus suprimentos que você usa no escritório? Já pensou também na quantidade de papéis que você gasta para imprimir documentos?

Imagine agora o quanto você irá economizar ao poder digitalizar todos esses documentos, os armazenando na nuvem, acessando e os compartilhando com outros funcionários sempre que possível.

Isso é apenas um exemplo simples do quanto a transformação digital dos processos do seu negócio viabiliza a redução de gastos no dia a dia da sua empresa.

Otimização da produtividade

Com a utilização de ferramentas digitais adequadas, há uma visível melhora na produtividade dos seus colaboradores. Os processos se tornam mais rápidos, com mais qualidade e eficientes.

Um exemplo disso é a possibilidade de adotar o Home Office em tempos de pandemia. As ferramentas digitais hoje em dia permitem compartilhar diversos tipos de arquivo à distância, viabilizando a produtividade da sua empresa.

Acompanhamento do crescimento do seu negócio

A digitalização e a automação de processos possibilitam que você monitore, em tempo real, centenas de informações relevantes do seu negócio, auxiliando, com isso, na execução das estratégias mais eficientes e gerando mais credibilidade diante dos clientes.

E falando em monitoramento, vale mencionar também algumas métricas que a digitalização de processos ajuda analisar e que são essenciais para o andamento da sua empresa. Algumas dessas métricas são taxas de conversão, ROI e o tráfego do seu site.  

Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Como dito antes, a digitalização e a automação de processos vão além de gerenciar um blog e redes sociais. É necessário, acima de tudo, pensar na mudança estrutural completa do seu empreendimento. E alguns desses passos fundamentais você pode conferir a seguir.

Avalie a realidade do seu negócio

Antes de digitalizar, é necessário analisar como está a sua empresa no contexto do mercado. Quais setores demandam mais agilidade e eficiência. Isso vai ajudar a utilizar as ferramentas digitais adequadas para iniciar o processo de transformação.

Além do mais, é fundamental avaliar nessa análise todos os seus procedimentos e fatores que envolvem a sua empresa.

Capacite a sua equipe

É importante também que todos os envolvidos no seu empreendimento estejam cientes da mudança.

Em determinados casos, especialmente quando se trata de negócios mais tradicionais, é comum que os colaboradores demonstrem uma certa resistência inicial quando se trata de usar mais a tecnologia.

Contudo, diante de treinamentos e reuniões, se torna mais fácil trazer para a realidade do seu negócio uma mentalidade com perfil mais digital.

Valorize a experiência do cliente

Ao adotar a transformação digital e a automação de processos, é necessário promover mudanças que auxiliam todos os procedimentos do seu negócio, desde o controle das finanças ao armazenamento de produtos, por exemplo.

Mas lembre-se sempre de otimizar a experiência do cliente. Entender o perfil, as necessidades e as preferências sempre foram importantes. Na era digital a situação não é diferente.

Para auxiliar nesse contexto, existem ferramentas digitais de Big Data onde você tem a possibilidade de conhecer e até prever melhor as reações dos seus clientes. Com isso, você ganha muito mais tranquilidade na hora de elaborar as estratégias de Marketing e de digitalização de processos.


Veja aqui como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise


Mais do que um investimento, a digitalização de processos é a grande solução

Hoje em dia, independente do segmento, utilizar a tecnologia é uma necessidade. Por meio dela você assegura credibilidade e ainda melhora o posicionamento da sua marca no mercado.

As soluções digitais já são uma realidade, basta você encontrar as mais adequadas para as propostas da sua empresa. Portanto, é preciso sim investir em digitalização e automação de processos.

Para saber mais a respeito desses e outros assuntos relacionados com tecnologia e transformação digital, assine a nossa newsletter.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais