Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?
jun
09

Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?

1 Comentário

A partir do momento em que a internet foi se tornando essencial no dia a dia das pessoas, aos poucos também foi abrindo as portas para a atual era digital e a digitalização de processos.

Hoje em dia, em que smartphones, e-mails, redes sociais e canais de vídeo são comuns, as empresas, de uma forma geral, devem se adequar a esses canais. Digitalizar, nesse caso, é a palavra de ordem, independentemente do tamanho ou do segmento de um negócio.

É nesse contexto que o conceito de digitalização e automação de processos aparecem com cada vez mais frequência no cotidiano dos gestores de negócio. Atualmente quem quer se tornar competitivo no mercado, deve pensar digitalmente.

Por isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos. Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta e ficar por dentro de tudo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo.

  • Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
  • As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
  • Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças

Você pode até utilizar as redes sociais para interagir com os seus clientes. Pode, inclusive, ter um site institucional trazendo aquelas informações básicas a respeito do seu negócio, tais como o bom e velho “Quem Somos”, “nossos serviços”, “missão” e “valores”.

Isso tudo significa que você está investindo e construindo uma boa presença online para o seu negócio, porém ainda não quer dizer que você está se convertendo de vez ao lado digital da força.

Na verdade, a digitalização do seu negócio consiste em tornar digital todos os procedimentos do seu empreendimento, não apenas os canais de interação com os clientes.

Sendo assim, ela é a transformação que todos os setores e processos do seu negócio passam para se tornarem digitais. Diante disso, é possível perceber a distinção existente entre digitalização e automação de processos.

A digitalização de processos consiste em efetuar as atividades da sua empresa sem utilizar papel, tudo de maneira digital.


Entenda com mais profundidade o porquê é importante investir na digitalização de processos


Enquanto isso, a automação de processos compreende as ferramentas digitais que serão usadas no seu negócio para deixar tudo no “piloto automático”.

As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada

A razão para você investir na digitalização e na automação de processos reside nos vários benefícios que ela traz para a sua empresa. Entre essas vantagens, é importante salientar algumas mais relevantes.

Diminuição dos gastos

Você já parou para pensar quanto custa a impressora e seus suprimentos que você usa no escritório? Já pensou também na quantidade de papéis que você gasta para imprimir documentos?

Imagine agora o quanto você irá economizar ao poder digitalizar todos esses documentos, os armazenando na nuvem, acessando e os compartilhando com outros funcionários sempre que possível.

Isso é apenas um exemplo simples do quanto a transformação digital dos processos do seu negócio viabiliza a redução de gastos no dia a dia da sua empresa.

Otimização da produtividade

Com a utilização de ferramentas digitais adequadas, há uma visível melhora na produtividade dos seus colaboradores. Os processos se tornam mais rápidos, com mais qualidade e eficientes.

Um exemplo disso é a possibilidade de adotar o Home Office em tempos de pandemia. As ferramentas digitais hoje em dia permitem compartilhar diversos tipos de arquivo à distância, viabilizando a produtividade da sua empresa.

Acompanhamento do crescimento do seu negócio

A digitalização e a automação de processos possibilitam que você monitore, em tempo real, centenas de informações relevantes do seu negócio, auxiliando, com isso, na execução das estratégias mais eficientes e gerando mais credibilidade diante dos clientes.

E falando em monitoramento, vale mencionar também algumas métricas que a digitalização de processos ajuda analisar e que são essenciais para o andamento da sua empresa. Algumas dessas métricas são taxas de conversão, ROI e o tráfego do seu site.  

Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Como dito antes, a digitalização e a automação de processos vão além de gerenciar um blog e redes sociais. É necessário, acima de tudo, pensar na mudança estrutural completa do seu empreendimento. E alguns desses passos fundamentais você pode conferir a seguir.

Avalie a realidade do seu negócio

Antes de digitalizar, é necessário analisar como está a sua empresa no contexto do mercado. Quais setores demandam mais agilidade e eficiência. Isso vai ajudar a utilizar as ferramentas digitais adequadas para iniciar o processo de transformação.

Além do mais, é fundamental avaliar nessa análise todos os seus procedimentos e fatores que envolvem a sua empresa.

Capacite a sua equipe

É importante também que todos os envolvidos no seu empreendimento estejam cientes da mudança.

Em determinados casos, especialmente quando se trata de negócios mais tradicionais, é comum que os colaboradores demonstrem uma certa resistência inicial quando se trata de usar mais a tecnologia.

Contudo, diante de treinamentos e reuniões, se torna mais fácil trazer para a realidade do seu negócio uma mentalidade com perfil mais digital.

Valorize a experiência do cliente

Ao adotar a transformação digital e a automação de processos, é necessário promover mudanças que auxiliam todos os procedimentos do seu negócio, desde o controle das finanças ao armazenamento de produtos, por exemplo.

Mas lembre-se sempre de otimizar a experiência do cliente. Entender o perfil, as necessidades e as preferências sempre foram importantes. Na era digital a situação não é diferente.

Para auxiliar nesse contexto, existem ferramentas digitais de Big Data onde você tem a possibilidade de conhecer e até prever melhor as reações dos seus clientes. Com isso, você ganha muito mais tranquilidade na hora de elaborar as estratégias de Marketing e de digitalização de processos.


Veja aqui como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise


Mais do que um investimento, a digitalização de processos é a grande solução

Hoje em dia, independente do segmento, utilizar a tecnologia é uma necessidade. Por meio dela você assegura credibilidade e ainda melhora o posicionamento da sua marca no mercado.

As soluções digitais já são uma realidade, basta você encontrar as mais adequadas para as propostas da sua empresa. Portanto, é preciso sim investir em digitalização e automação de processos.

Para saber mais a respeito desses e outros assuntos relacionados com tecnologia e transformação digital, assine a nossa newsletter.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais