Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?
jun
09

Sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos?

Deixe um comentário

A partir do momento em que a internet foi se tornando essencial no dia a dia das pessoas, aos poucos também foi abrindo as portas para a atual era digital e a digitalização de processos.

Hoje em dia, em que smartphones, e-mails, redes sociais e canais de vídeo são comuns, as empresas, de uma forma geral, devem se adequar a esses canais. Digitalizar, nesse caso, é a palavra de ordem, independentemente do tamanho ou do segmento de um negócio.

É nesse contexto que o conceito de digitalização e automação de processos aparecem com cada vez mais frequência no cotidiano dos gestores de negócio. Atualmente quem quer se tornar competitivo no mercado, deve pensar digitalmente.

Por isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir em digitalização e automação de processos. Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta e ficar por dentro de tudo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo.

  • Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças
  • As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada
  • Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Digitalização de processos e automação de processos – Entenda as diferenças

Você pode até utilizar as redes sociais para interagir com os seus clientes. Pode, inclusive, ter um site institucional trazendo aquelas informações básicas a respeito do seu negócio, tais como o bom e velho “Quem Somos”, “nossos serviços”, “missão” e “valores”.

Isso tudo significa que você está investindo e construindo uma boa presença online para o seu negócio, porém ainda não quer dizer que você está se convertendo de vez ao lado digital da força.

Na verdade, a digitalização do seu negócio consiste em tornar digital todos os procedimentos do seu empreendimento, não apenas os canais de interação com os clientes.

Sendo assim, ela é a transformação que todos os setores e processos do seu negócio passam para se tornarem digitais. Diante disso, é possível perceber a distinção existente entre digitalização e automação de processos.

A digitalização de processos consiste em efetuar as atividades da sua empresa sem utilizar papel, tudo de maneira digital.


Entenda com mais profundidade o porquê é importante investir na digitalização de processos


Enquanto isso, a automação de processos compreende as ferramentas digitais que serão usadas no seu negócio para deixar tudo no “piloto automático”.

As vantagens que a sua empresa adquire ao se tornar digitalizada

A razão para você investir na digitalização e na automação de processos reside nos vários benefícios que ela traz para a sua empresa. Entre essas vantagens, é importante salientar algumas mais relevantes.

Diminuição dos gastos

Você já parou para pensar quanto custa a impressora e seus suprimentos que você usa no escritório? Já pensou também na quantidade de papéis que você gasta para imprimir documentos?

Imagine agora o quanto você irá economizar ao poder digitalizar todos esses documentos, os armazenando na nuvem, acessando e os compartilhando com outros funcionários sempre que possível.

Isso é apenas um exemplo simples do quanto a transformação digital dos processos do seu negócio viabiliza a redução de gastos no dia a dia da sua empresa.

Otimização da produtividade

Com a utilização de ferramentas digitais adequadas, há uma visível melhora na produtividade dos seus colaboradores. Os processos se tornam mais rápidos, com mais qualidade e eficientes.

Um exemplo disso é a possibilidade de adotar o Home Office em tempos de pandemia. As ferramentas digitais hoje em dia permitem compartilhar diversos tipos de arquivo à distância, viabilizando a produtividade da sua empresa.

Acompanhamento do crescimento do seu negócio

A digitalização e a automação de processos possibilitam que você monitore, em tempo real, centenas de informações relevantes do seu negócio, auxiliando, com isso, na execução das estratégias mais eficientes e gerando mais credibilidade diante dos clientes.

E falando em monitoramento, vale mencionar também algumas métricas que a digitalização de processos ajuda analisar e que são essenciais para o andamento da sua empresa. Algumas dessas métricas são taxas de conversão, ROI e o tráfego do seu site.  

Conheça os principais passos para digitalizar e automatizar o seu negócio

Como dito antes, a digitalização e a automação de processos vão além de gerenciar um blog e redes sociais. É necessário, acima de tudo, pensar na mudança estrutural completa do seu empreendimento. E alguns desses passos fundamentais você pode conferir a seguir.

Avalie a realidade do seu negócio

Antes de digitalizar, é necessário analisar como está a sua empresa no contexto do mercado. Quais setores demandam mais agilidade e eficiência. Isso vai ajudar a utilizar as ferramentas digitais adequadas para iniciar o processo de transformação.

Além do mais, é fundamental avaliar nessa análise todos os seus procedimentos e fatores que envolvem a sua empresa.

Capacite a sua equipe

É importante também que todos os envolvidos no seu empreendimento estejam cientes da mudança.

Em determinados casos, especialmente quando se trata de negócios mais tradicionais, é comum que os colaboradores demonstrem uma certa resistência inicial quando se trata de usar mais a tecnologia.

Contudo, diante de treinamentos e reuniões, se torna mais fácil trazer para a realidade do seu negócio uma mentalidade com perfil mais digital.

Valorize a experiência do cliente

Ao adotar a transformação digital e a automação de processos, é necessário promover mudanças que auxiliam todos os procedimentos do seu negócio, desde o controle das finanças ao armazenamento de produtos, por exemplo.

Mas lembre-se sempre de otimizar a experiência do cliente. Entender o perfil, as necessidades e as preferências sempre foram importantes. Na era digital a situação não é diferente.

Para auxiliar nesse contexto, existem ferramentas digitais de Big Data onde você tem a possibilidade de conhecer e até prever melhor as reações dos seus clientes. Com isso, você ganha muito mais tranquilidade na hora de elaborar as estratégias de Marketing e de digitalização de processos.


Veja aqui como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa nessa crise


Mais do que um investimento, a digitalização de processos é a grande solução

Hoje em dia, independente do segmento, utilizar a tecnologia é uma necessidade. Por meio dela você assegura credibilidade e ainda melhora o posicionamento da sua marca no mercado.

As soluções digitais já são uma realidade, basta você encontrar as mais adequadas para as propostas da sua empresa. Portanto, é preciso sim investir em digitalização e automação de processos.

Para saber mais a respeito desses e outros assuntos relacionados com tecnologia e transformação digital, assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

• 28 de julho de 2021

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

• 28 de julho de 2021

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

• 28 de julho de 2021

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
maio
24

Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

• 24 de maio de 2021

A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais