Trends

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

Tecnologia1 Comentário

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias.

E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o RPA e o BPM.

  1. Conheça os conceitos principais sobre RPA e BPM
    1. RPA – A era dos robôs
    2. Tornando o seu negócio mais inteligente
  2. Entenda as principais distinções entre RPA e BPM
    1. A tecnologia é agora a sua aliada

Essas tecnologias são fundamentais para trazer ao negócio uma série de benefícios, como, por exemplo, a diminuição de gastos, maior integração entre os diferentes setores da empresa e o aumento de vendas. Ambas possuem suas próprias características.

Sendo assim, nos tópicos abaixo você vai ficar por dentro das principais particularidades que envolvem o RPA e o BPM, e também vai compreender como eles podem ser grandes aliados na automação de processos. Confira!

Conheça os conceitos principais sobre RPA e BPM

Nem sempre é fácil se manter atualizado diante dos avanços da era digital, especialmente quando você gerencia um negócio e quer torná-lo relevante e competitivo. Atualmente não faltam siglas apontando as novas tecnologias que ajudam na automação dos processos.

Entre elas estão a RPA e a BPM que representam conceitos importantes e, ao mesmo tempo, são bem fáceis de entender.

e-Book: saiba como digitalizar os processos da sua empresa

Por favor, preencha seus dados para receber o material gratuito

 Eu concordo em receber comunicações.

https://www.cervello.com.br/politica-de-privacidade  

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.Baixar o e-Book agora!

RPA – A era dos robôs

Talvez você ainda não reparou, mas a IA, ou melhor, a Inteligência Artificial, já se tornou bastante comum no dia a dia das empresas e dos consumidores. Um exemplo prático disso é o funcionamento de serviços de streaming como a Netflix e o Spotify.


Veja aqui como o RPA pode transformar a realidade da sua empresa


As sugestões de músicas, séries e vídeos que aparecem para você nesses serviços são baseadas em IA, que avaliam as suas curtidas e, com isso, disponibilizam conteúdos que mais se aproximam das preferências dos usuários.

Já quando se trata de Inteligência Artificial no segmento dos negócios, temos como exemplo os chatbots, que são os atendentes virtuais capazes de responder perguntas básicas dos clientes.

Entretanto, falando em robôs, entra em cena a RPA, que é a sigla em inglês para Robotic Process Automation. Ela consiste em uma tecnologia voltada para a automação de processos.

Para isso, a RPA utiliza robôs, que são softwares específicos programados para exercerem funções específicas, tais como tarefas repetitivas e burocráticas, que antes eram realizadas pelos colaboradores humanos.

Uma das grandes vantagens desses sistemas consiste em trazer mais velocidade para a automação dos processos, bem como proporcionar uma redução dos gastos. Isso acontece porque as tarefas realizadas ganham em qualidade e mais eficiência.

Além do mais, ela otimiza o desempenho dos funcionários, que passam a ser encarregados de realizar tarefas mais estratégicas e menos repetitivas.

Tornando o seu negócio mais inteligente

A outra sigla do momento é a BPM (Business Process Management). Ela, além de ser uma tecnologia, é também uma metodologia. Por meio dela, o gestor tem condições de reformular as operações do seu negócio, os organizando de forma adequada e estratégica.

Por isso, o BPM é também uma abordagem que torna o seu negócio mais inteligente, permitindo que você padronize e organize os processos de maneira adequada, utilizando para isso os softwares adequados.

Os benefícios que o BPM traz para a sua empresa são vários. Ele permite encontrar falhas na realização das operações e também otimizar tarefas básicas, pois ele proporciona insights relevantes e precisos.

Com isso, o BPM permite consolidar o controle de gestão mais forte e eficiente, com decisões estratégicas bem mais eficientes. Sendo assim, o seu negócio ganha com maior produtividade e mais qualidade para a automação dos processos.


Veja neste post como o BPM pode reduzir os custos da sua empresa


Atualmente o BPM pode ainda ser um complemento com as novas tecnologias digitais para gerenciar o seu negócio. Entre elas está a capacidade de ser um complemento à automação de processos robóticos, que é a RPA.

Entenda as principais distinções entre RPA e BPM

Apesar da evidente relevância, é possível apontar algumas diferenças básicas entre RPA e BPM. A principal delas reside na capacidade e velocidade de implementação.

O BPM, por exemplo, demanda um tempo maior de implementação. A razão disso se deve ao fato de que ele é mais complexo e, na maioria dos casos, exige uma mudança não apenas nas metodologias de realização dos processos, mas também na cultura da empresa.

Por outro lado, o RPA consiste em uma saída menos complexa, voltada para tarefas determinadas. Além disso, o RPA é bastante acessível, pois nem sempre contempla o treinamento e o conhecimento específico de TI.

A influência do RPA também é mais fácil de ser observado, sendo também mais imediato. Por outro lado, o BPM apresenta resultados mais a longo prazo, trazendo alterações que são vistas posteriormente e envolvem várias áreas do negócio.

Diante disso, muitos gestores apresentam a seguinte dúvida. RPA ou BPM, qual eu devo escolher?

A resposta certa deve levar em conta os objetivos da sua automação de processos. Caso o intuito seja digitalizar processos repetitivos e burocráticos, o RPA surge como a solução mais viável.

Caso o objetivo seja mais abrangente e contemple sistemas diversificados, vale então poder contar com o BPM. Ambos são diferentes e possuem as suas particularidades, mas trazem vários benefícios para a digitalização da sua empresa, a tornando mais competitiva.

Ainda assim, é importante salientar que as metodologias podem ser complementares uma a outra e ser trabalhadas em conjunto em prol de melhorar a produtividade em uma empresa.

Entretanto, um dos melhores caminhos para unir essas duas frentes é usar um ESM para atender todas as demandas do negócio e assim promover a digitalização da empresa.

A tecnologia é agora a sua aliada

O mercado já não é mais o mesmo. A tecnologia atualmente guia o rumo da gestão de negócios e a transformação digital está conduzindo as empresas para um outro patamar de gestão, que é muito mais flexível e leva em conta novas ferramentas digitais.

Diante disso, conceitos como RPA e BPM não atuam somente como meros suportes técnicos. No atual cenário, eles são elementos essenciais para as empresas e, por isso fazem parte da base de escolhas cotidianas do gerenciamento de qualquer negócio.

Portanto, para você ficar conhecendo mais a fundo esses e outros assuntos relevantes acerca da automação de processos e o uso da tecnologia na sua empresa, não esqueça de assinar a nossa newsletter.

Autor:

Você também pode gostar