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O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

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Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial.

O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele traz uma série de vantagens para o gerenciamento de um negócio, que nos dias de hoje depende cada vez mais de recursos digitais. 

Apesar de ser um termo que nem sempre é mencionado, inclusive nem todos os gestores o conhecem, vale entendê-lo mais a fundo. Entender como ele pode auxiliar no crescimento da empresa e os benefícios que ele traz a longo e a curto prazo.

  1. O que é o Enterprise Service Management?
  2. Conheça os principais benefícios do Enterprise Service Management
    1. Otimiza a experiência de clientes e colaboradores
    2. Melhora o Retorno sobre o Investimento 
    3. Diminui os custos de operações
    4. Beneficia o atendimento
  3. ESM e ITSM – Existe diferença entre eles?
  4. ESM – Como aplicar na empresa 
    1. Entenda as características do seu negócio
    2. Saiba que nem sempre as necessidades são as mesmas
    3. Preste atenção no setor financeiro
  5. O ESM é uma evolução quando se trata de gestão de negócios

Por essa razão, com o intuito de obter uma melhor compreensão sobre o que é o Enterprise Service Management (ESM), confira o que a gente tem para dizer a respeito dele nos seguintes tópicos.

  • O que é o Enterprise Service Management (ESM)?
  • Conheça os principais benefícios do Enterprise Service Management
  • ESM e ITSM – Existe diferença entre eles?
  • ESM – Como aplicar na empresa 

O que é o Enterprise Service Management?

O Enterprise Service Management (Gerenciamento de Serviços Corporativos) consiste na aplicação das práticas de TI a outras áreas de uma empresa. Desse modo, é possível otimizar o desempenho, trazer mais eficiência na realização das atividades e na entrega de serviços.

Por isso, para você obter uma melhor compreensão do que é e o que faz o Enterprise Service Management, é importante também entender o que é o ITSM.

ITSM consiste na sigla para Information Technology Service Management, que quer dizer Gerenciamento de Serviços de TI (Tecnologia de Informação). 

O ITSM, de um modo geral, vai além do simples TI e consiste em estratégias, ferramentas e softwares que acompanham e administram as práticas de TI.

Em outras palavras, utilizar o ESM é aproveitar o que funciona bem no gerenciamento de serviços de TI e utilizar nas demais áreas da empresa. 

Imagine, por exemplo, áreas do RH, do fluxo de caixa e do atendimento ao cliente, sendo amparados com a eficiência da Tecnologia da Informação.


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Conheça os principais benefícios do Enterprise Service Management

Pelo fato de utilizar a tecnologia em vários setores de uma organização, o ESM se torna fundamental no atual contexto das empresas, em que a automação dos processos é a saída para as empresas se adaptarem a era digital.

Posto isso, é possível mencionar alguns benefícios que o Enterprise Service Management proporciona para quem quer assegurar uma gestão eficiente e moderna. Confira a seguir as vantagens que você obtém ao investir nessa tecnologia. 

Otimiza a experiência de clientes e colaboradores

Quem gerencia um negócio com certeza já ouviu nela, na tão comentada UX, também conhecida como Experiência do Usuário. Ela é um fator básico para melhorar o engajamento dos clientes com a marca, proporcionar atendimento qualificado, entre outros atributos importantes.

O mesmo vale para os funcionários, que necessitam de recursos que melhoram a produtividade e facilitam os procedimentos na empresa. O ESM proporciona essas melhorias por causa das suas características intuitivas, que tornam os serviços mais rápidos e eficientes.

Melhora o Retorno sobre o Investimento 

O ROI (Retorno sobre o Investimento) é beneficiado devido a economia proporcionada pelo Enterprise Service Management.

Graças a esse sistema de gestão, que abrange várias áreas do negócio, não é necessário muitos aplicativos para diferentes funções. Uma única solução já é suficiente para reduzir custos que envolvem a gestão.

Diminui os custos de operações

Com uma tecnologia como o ESM, que automatiza e abrange mais de um setor do negócio, os funcionários irão passar menos tempo na realização de atividades repetitivas e cansativas. Diante disso irá sobrar mais tempo para atividades estratégicas da empresa.

Nem sempre esse benefício é percebido no dia a dia de trabalho, porém, basta no final do mês fazer as contas na ponta do lápis e a economia será percebida.

Beneficia o atendimento

O atendimento é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio. Nesse caso, o sistema ESM pode integrar os vários canais de atendimento do negócio, tornando a abordagem ao cliente mais eficiente e segura.

Diante disso, devido a um atendimento de qualidade e moderno, a sua empresa tem tudo para se tornar mais competitiva e com uma boa reputação.

ESM e ITSM – Existe diferença entre eles?

ITSM é uma maneira de gerenciar e fornecer serviços de TI. No entanto, a estratégia de ITSM não pode ser aplicada de maneira inerente aos processos de organização que vão além da Tecnologia de Informação. Essa é uma distinção básica entre ITSM e ESM.

Além do mais, outra diferença é que o sistema ESM abrange procedimentos que talvez não precisem ser utilizados na gestão de serviços de Tecnologia de Informação.

Um exemplo disso pode ser alguns departamentos, como, por exemplo, recursos humanos ou de contabilidade que podem demandar maior capacidade de privacidade das informações.

Vale salientar que diante da atual Lei de Proteção de Dados, que já é pauta em todo o planeta, várias empresas devem implementar níveis mínimos de privacidade de dados, sempre com o objetivo de deixar tudo mais transparente.

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Por essa razão, o Enterprise Service Management tem os mesmos propósitos do ITSM, melhorando a gestão do negócio e assegurando a satisfação dos clientes.

ESM – Como aplicar na empresa 

O sistema ESM pode ser aplicado no seu negócio levando em conta alguns detalhes importantes. Vamos ver quais são eles? 

Entenda as características do seu negócio

Avalie quais os setores da sua empresa necessitam de mais ajuda. Veja onde você poderá economizar recursos, o que pode ser melhorado em termos de eficiência e quais demandas de trabalho podem ser reduzidas e simplificadas.


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Saiba que nem sempre as necessidades são as mesmas

Existem diferentes tipos de empresas que atuam em diferentes áreas, atendendo clientes com necessidades específicas. Alguns negócios podem exigir melhorias na automação dos seus processos, enquanto outros podem necessitar apenas de mais flexibilidade.

Preste atenção no setor financeiro

O departamento financeiro é muito importante. Por isso, ao adotar um ESM, leve em conta a capacidade que ele tem de gerenciar e rastrear pagamentos com facilidade, enviar faturas, entre outras funções relevantes para o setor.

O ESM é uma evolução quando se trata de gestão de negócios

Ele afeta muitos processos na empresa e não apenas o da Tecnologia de Informação. Diante disso, ele proporciona várias vantagens para a empresa, que vão desde o bom gerenciamento do caixa a um atendimento qualificado.

Ainda mais nos dias de hoje, em que a automação de processos é fator fundamental para quem quer tornar o seu negócio competitivo e atuante.

Portanto, por meio de um Enterprise Service Management é possível melhorar vários aspectos da sua gestão, otimizando a produtividade, reduzindo os custos e garantindo clientes mais satisfeitos.

E então, gostou das informações? Aproveite e compartilhe essa postagem nas suas redes sociais ou com os gestores da sua empresa que precisam modernizar os processos de negócios por meio da tecnologia.  

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