Customer Lifetime Value e Customer Equity – Descubra o valor da sua base de clientes
jun
14

Customer Lifetime Value e Customer Equity – Descubra o valor da sua base de clientes

Deixe um comentário

Não adianta escapar, quem gerencia um negócio, seja ele um grande ou pequeno empreendimento, tem que ficar de olho em números, dados, índices e tudo mais que mostra com precisão os rumos que a sua empresa está seguindo (ou que deve seguir).

Sabendo desse contexto surgem dois conceitos cada vez mais presentes no dia a dia de quem vive o Marketing Digital. Pois é, estamos falando do Customer Lifetime Value (LTV) e do Customer Equity.

Esses termos são de extrema relevância para qualquer gestor entender melhor o seu negócio e, especialmente, os seus clientes. Mas afinal, você sabe o que LTV e o CE realmente significam? Para entendê-los melhor, vale dar uma conferida nos tópicos a seguir.

 O que é o Customer Lifetime Value?

O LTV consiste em uma métrica que mostra não apenas o valor do ciclo de vida de um cliente, mas também a receita que ele gera enquanto se relaciona com a marca do seu negócio. Em outras palavras, quanto mais compras os clientes realizam, maior se torna o ciclo de vida deles em seu negócio.

Além do mais, o LTV permite antever quanta receita um cliente vai render para você enquanto se relaciona com a sua marca. Assim é possível saber quanto você demora para recuperar o investimento gasto para conquistar mais clientes com estratégias de marketing.


Clique aqui e aprenda 5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário


Contudo, é importante saber que o atendimento ao cliente influencia muito o Customer Lifetime Value, pois quanto mais satisfeito um comprador fica com a empresa, mais oportunidades ele tem para se tornar de vez um “fiel freguês”.

A partir do momento que você calcula e compreende melhor essa métrica, será possível descobrir com mais precisão o valor da sua base de clientes.

Além disso, você vai descobrir quanto poderá investir em Marketing, quais os clientes mais valiosos e como melhorar o atendimento. Inclusive, existe uma equação para calcular o CLV. Ela consiste na fórmula abaixo:

LTV = (ticket médio x média de compras por cliente) x média de tempo de relacionamento

Saiba como aumentar o seu LTV

Para otimizar o seu Customer Lifetime Value você pode adotar algumas estratégias bastante úteis, como nos exemplos abaixo.

Utilize o Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, diante da automação e digitalização de processos, há vários canais e ferramentas digitais que viabilizam estratégias de Marketing de Conteúdo, que é aquele Marketing capaz de atrair e consolidar uma base de clientes.

Sendo assim, blogs, landing pages e o E-Mail Marketing (só para citar alguns exemplos) são caminhos válidos para você atrair e nutrir os seus leads.

Além disso, não esqueça de utilizar métricas que ajudam a avaliar o seu LTV, como o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e o Churn Rate (que mede quantos consumidores abandonam o seu produto ou serviço).

Melhore o atendimento

Cliente bem atendido é cliente satisfeito. Por isso, medidas que visam melhorar o atendimento sempre são bem-vindas. E nesse contexto, de era digital, alternativas para otimizar o atendimento não faltam.

O uso de chatbots, que são os famosos atendentes virtuais, é um exemplo disso. A utilização de estratégias omnichannel, que utiliza vários canais, também é uma opção bastante em conta.

Estabeleça um programa de fidelidade

Incentivar que a base de cliente realize compras repetidas por meio de programas de fidelidade também é uma excelente forma para fortalecer o seu Customer Lifetime Value. Esse tipo de estratégia traz mais consumidores para perto da sua marca.

Inclusive, consolidar clientes auxilia a trazer novos, pois eles recomendam a sua marca com mais facilidade.

O que é o Customer Equity?

O Customer Equity, também chamado de CE, consiste na estimativa total de receitas que uma empresa pode obter dos clientes que possui no atual momento.

Ao mensurar o valor presente dos clientes, é possível obter uma melhor compreensão dos gastos em Marketing e também avaliar melhor o valor da própria empresa.

Sem compreender o valor do cliente há o risco de adotar decisões de marketing equivocadas. Uma delas é utilizar recursos para captar clientes que trazem benefícios apenas a curto prazo.

Esse erro ocorre quando os esforços de Marketing são direcionados para clientes que possuem mais probabilidades de “abandonar o barco” em pouco tempo.

Isso é negativo, pois o seu negócio pode desperdiçar dinheiro gastando em práticas com pouca ou nenhuma relevância no comportamento e nas decisões de compra do cliente. Sendo assim, o Customer Equity proporciona informações relevantes acerca da base do cliente.

Com isso, é possível estipular os níveis do gasto total em marketing e dos melhores métodos para atribuir o orçamento tendo em vista a maximização dos benefícios em longo prazo.

Entenda como melhorar o Customer Equity do seu negócio

É possível contar com algumas estratégias que demonstram eficiência na hora de melhorar o CE do seu negócio. Entre elas vale algumas abaixo.

Invista em captação eficiente de clientes

Não adianta apenas efetuar a captação dos clientes, é necessário identificar os melhores, sempre partindo do ideal básico de que nem todos possuem o mesmo valor.

Aquela base de clientes capaz de promover a divulgação do seu negócio por meio do “boca a boca” é um exemplo de consumidores com alto valor.

Digitalize o seu negócio

O atendimento rápido e eficiente, assim como o uso de estratégias como o E-mail Marketing, facilitam muito a captar e a reforçar esses clientes mais fiéis. Tudo isso deve ser feito levando em conta a digitalização dos processos do seu negócio.

A transformação digital há anos vem sendo a bússola que guia as empresas, inclusive na hora de se relacionar e fidelizar os consumidores.


Clique aqui e saiba como fazer uma verdadeira transformação digital na sua empresa


Tenha atenção às métricas de vendas

E falando em digitalização de processos, hoje em dia é possível contar com ferramentas e softwares que trazem dados precisos a respeito da quantidade de vendas. Isso ajuda a perceber quais os clientes demonstram mais inclinação e apreço pela sua marca.

A base de clientes é o maior pilar do seu negócio

Sem vendas não há clientes. Eles são o motor que faz mover as engrenagens da sua empresa. É aí que os conceitos de Customer Lifetime Value e Customer Equity passam a exercer papel fundamental no seu negócio.

Por meio dessas práticas você descobre o valor real da sua base de consumidores e, consequentemente, consegue direcionar melhor os gastos com as estratégias de Marketing.

Para saber mais sobre esses e outros temas importantes para o dia a dia do seu negócio, siga as nossas redes sociais e as dicas aqui do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
maio
24

Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

• 24 de maio de 2021

A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
maio
20

O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

• 20 de maio de 2021

No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
maio
04

Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

• 4 de maio de 2021

Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
maio
04

Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

• 4 de maio de 2021

Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
abr
30

Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

• 30 de abril de 2021

No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais