Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios
mar
16

Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

Deixe um comentário

É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos.

Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva.

O que é Computação Cognitiva

Podemos definir a computação cognitiva como uma ferramenta que organiza e processa informações de forma semelhante à mente humana. Tudo isso ocorre por meio de um conjunto de recursos como a IA, Machine Learning e algoritmos.

Soluções digitais surgem a todo instante, como a IA que vem sendo desenvolvida para executar tarefas utilizando dispositivos para imitar atividades naturais do ser humano, como o reconhecimento de voz e visão, o processamento de linguagem natural, entre outros recursos.

O Machine Learning consiste na melhoria do processamento de dados, possibilitando que padrões e modelos matemáticos possam ser transformados em previsões, cenários e tendências. Com os estudos são criados mecanismos que oferecem respostas precisas ao usuário, com a menor chance de erro, sem a interferência humana.

A computação cognitiva vem com o objetivo de facilitar ainda mais nossa vida, pois além das máquinas serem mais inteligentes, são mais autônomas.

Essa tecnologia é o que há de mais moderno quanto a inteligência de máquinas, pois ela potencializa a Inteligência Artificial e o Machine Learning, tendo como o objetivo utilizar os benefícios dessas duas inovações de uma forma ainda mais eficaz.

Essa tecnologia entrou nesse cenário para auxiliar as corporações, pois ela é capaz de compreender e interpretar grandes volumes de dados a partir de linguagem natural, imagens, textos e outros dados, sejam eles estruturados ou não.

Esse processo é realizado por meio de algoritmos cognitivos de autoaprendizagem baseado em mineração de dados, reconhecimento de padrões, processamento da linguagem natural e demais elementos, ainda mais próximos do que faz o cérebro humano em suas atividades e tomadas de decisão.

Junto à computação cognitiva, estamos vivenciando um fenômeno chamado Big Data, que se trata de conjuntos de dados que chegam em grande volume, velocidade e variedade, o que facilita a coleta de dados.

O mesmo pode ser utilizado em diversas áreas do conhecimento, tal qual educação, política, ambientes empresariais, saúde, marketing, entre outras áreas.

Vantagens em aplicar a computação cognitiva nos negócios

As inovações tecnológicas estão em constantes transformações em diversas áreas da sociedade.

Segundo o estudo do IDC (Internacional Data Corporation) com as predições para a indústria de TI em 2020, projeta-se que:

  • em 2025, pelo menos 90% das novas aplicações corporativas terão IA incorporadas e que;

  • em 2024, mais de 50% das interfaces de interações com usuários usarão visão computacional, fala, processamento de linguagem natural (PNL) e AR/VR habilitados para IA.

A computação cognitiva deve ser utilizada para proporcionar mais recursos aos líderes empresariais que enfrentam um momento de grande impacto nos negócios. E para ter sucesso ou até mesmo sobreviver, devem reinventar suas organizações com tecnologias digitais, e muitos têm urgência para isso.

Prosseguindo, conheça a seguir algumas vantagens de implementar a computação cognitiva no seu negócio, pois além de facilitar a gestão do empreendimento, ela proporciona mais eficiência para a solução de problemas.

Automação de processos

A computação cognitiva é uma excelente aliada para a automação de processos, uma vez que, por meio de algoritmos, pode ajudar na autoaprendizagem dessas máquinas para que elas executem as atividades de forma mais inteligente, ágil e com a redução ou eliminação de tarefas repetitivas que antes eram executados por pessoas.


Redução de complexidade de tarefas

A tecnologia cognitiva é capaz de simplificar processos que anteriormente eram realizados de forma manual. Por meio de softwares ágeis, as empresas poderão processar grandes quantidades de dados para tomar as melhores decisões possíveis, o que viabiliza o direcionamento dos colaboradores para outras tarefas mais estratégicas para os negócios.

Acesso por todas as mídias

A computação cognitiva pode ser aplicada em qualquer plataforma, já que a execução de algoritmos permite que ela seja acessível em qualquer ambiente, enquanto os resultados gerados podem ser analisados de forma ilimitada.

Por exemplo, alguém com acesso direto ao servidor de um sistema de análise de dados pode usar um smartphone para acessar os principais pontos fornecidos pelo sistema inteligente, o que otimiza os processos da empresa e auxilia na transformação digital.

Leitura de dados não estruturados

Um sistema cognitivo é capaz de analisar tanto informações chamadas de dados estruturados, que são completos e identificados de forma clara, quanto dados que, aparentemente são desconexos para gerar conclusões, conhecidos como dados não estruturados, pois nem sempre estarão disponíveis ou claros.

A sua leitura se torna mais complexa para leitores humanos, mas não para as máquinas. Assim, todo tipo de informação se torna insumo para que o sistema cognitivo determine padrões e faça as suas conexões, de forma rápida e segura, agregando resultados positivos no seu negócio.

 

Gestão de projetos

A computação cognitiva identifica padrões nos dados, calcula, melhora a análise de informações e levantamento de tendências que trazem vantagens ao negócio, e ainda permite que sejam corrigidas as estratégias com segurança para o sucesso das metas.

Gestão de pessoas

Com o auxílio da computação cognitiva e dos sistemas inteligentes que integram dados, o cruzamento dessas informações (em volume e qualidade) facilitam a avaliação de desempenho dos colaboradores de forma mais global e também mais individual.

Com isso, a tomada de decisão se torna mais positiva, seja para realocação de profissionais, mapeamento de candidatos ou direcionamento das equipes.

Gestão de clientes

Com a computação e inteligência artificial cognitiva, todas as informações geradas a partir dos contatos dos clientes podem ser utilizadas para a personalização do atendimento e experiência do usuário. Isso graças às diversas ferramentas tecnológicas que a empresa oferece.

A partir do mapeamento de tendência de comportamento e consumo, a empresa pode criar estratégias comerciais mais eficientes na atração de novos leads e na manutenção do relacionamento com os seus compradores.

Aumento das vendas

Invista nessa tecnologia, onde as máquinas podem ser treinadas para abordar os consumidores em vários canais de comunicação. Por meio dos algoritmos, é realizada uma leitura e avaliação dos históricos dos clientes, sua pontuação de crédito e até mesmo previsões.

Com isso, é possível usar a linguagem correta e mais natural para recomendar produtos e ofertas, auxiliando a empresa em suas vendas.

Monitoramento de sensores externos

Com o uso de aplicações de Internet das Coisas em crescimento, tornou-se necessário a implementação de sensores inteligentes para acompanhar os dados gerados por esses dispositivos.

A união da tecnologia cognitiva com a IoT em sensores externos possibilita captar informações mais detalhadas do funcionamento dos equipamentos, acompanhar os dados gerados das operações e ainda buscar soluções para melhorar a eficiência deles.

Detecção proativa de segurança

A computação cognitiva é muito utilizada no controle da segurança dos dispositivos da empresa. É possível monitorar os dados de desempenho dos dispositivos, por meio de análises cognitivas e verificar relatórios de falhas.

Sendo assim, é possível identificar os possíveis causadores de mau funcionamento e sugerir as melhores ações corretivas para resolver os possíveis problemas com agilidade e eficácia.


Conclusão

Por fim, podemos resumir que a computação cognitiva é um processo de aproximação sucessiva que começa pela transformação digital e o Cervello é uma ferramenta adequada para iniciar essa viagem.

Viu quantas vantagens? Então, o que está esperando para implementar a computação cognitiva ao seu negócio? Se você tem alguma dúvida ou não quer ficar para trás nessa jornada digital, deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mar
16

Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

• 16 de março de 2021

É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos. Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva…. Leia Mais
mar
05

6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

• 5 de março de 2021

Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
fev
15

Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

• 15 de fevereiro de 2021

Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
fev
08

5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

• 8 de fevereiro de 2021

O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais
fev
02

Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente

• 2 de fevereiro de 2021

O atendimento automatizado realizado por Chatbots é um dos vários “milagres” que a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) trouxe para o dia a dia das empresas.   Vários tipos de empreendimentos, tanto os pequenos quanto os grandes negócios, podem se beneficiar com a atuação dos Chatbots. No entanto, ainda que a Inteligência Artificial e os… Leia Mais
jan
26

Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?

• 26 de janeiro de 2021

A transformação digital há tempos já se tornou uma necessidade no dia a dia de uma empresa. Independente do segmento de atuação, é fato que a automação de processos é um elemento fundamental para um negócio obter bons resultados. Diante do Coronavírus, a digitalização se mostrou ainda mais como uma aliada. Por meio dela se… Leia Mais
jan
18

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

• 18 de janeiro de 2021

Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais