Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios
mar
16

Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

1 Comentário

É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos.

Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva.

O que é Computação Cognitiva

Podemos definir a computação cognitiva como uma ferramenta que organiza e processa informações de forma semelhante à mente humana. Tudo isso ocorre por meio de um conjunto de recursos como a IA, Machine Learning e algoritmos.

Soluções digitais surgem a todo instante, como a IA que vem sendo desenvolvida para executar tarefas utilizando dispositivos para imitar atividades naturais do ser humano, como o reconhecimento de voz e visão, o processamento de linguagem natural, entre outros recursos.

O Machine Learning consiste na melhoria do processamento de dados, possibilitando que padrões e modelos matemáticos possam ser transformados em previsões, cenários e tendências. Com os estudos são criados mecanismos que oferecem respostas precisas ao usuário, com a menor chance de erro, sem a interferência humana.

A computação cognitiva vem com o objetivo de facilitar ainda mais nossa vida, pois além das máquinas serem mais inteligentes, são mais autônomas.

Essa tecnologia é o que há de mais moderno quanto a inteligência de máquinas, pois ela potencializa a Inteligência Artificial e o Machine Learning, tendo como o objetivo utilizar os benefícios dessas duas inovações de uma forma ainda mais eficaz.

Essa tecnologia entrou nesse cenário para auxiliar as corporações, pois ela é capaz de compreender e interpretar grandes volumes de dados a partir de linguagem natural, imagens, textos e outros dados, sejam eles estruturados ou não.

Esse processo é realizado por meio de algoritmos cognitivos de autoaprendizagem baseado em mineração de dados, reconhecimento de padrões, processamento da linguagem natural e demais elementos, ainda mais próximos do que faz o cérebro humano em suas atividades e tomadas de decisão.

Junto à computação cognitiva, estamos vivenciando um fenômeno chamado Big Data, que se trata de conjuntos de dados que chegam em grande volume, velocidade e variedade, o que facilita a coleta de dados.

O mesmo pode ser utilizado em diversas áreas do conhecimento, tal qual educação, política, ambientes empresariais, saúde, marketing, entre outras áreas.

Vantagens em aplicar a computação cognitiva nos negócios

As inovações tecnológicas estão em constantes transformações em diversas áreas da sociedade.

Segundo o estudo do IDC (Internacional Data Corporation) com as predições para a indústria de TI em 2020, projeta-se que:

  • em 2025, pelo menos 90% das novas aplicações corporativas terão IA incorporadas e que;

  • em 2024, mais de 50% das interfaces de interações com usuários usarão visão computacional, fala, processamento de linguagem natural (PNL) e AR/VR habilitados para IA.

A computação cognitiva deve ser utilizada para proporcionar mais recursos aos líderes empresariais que enfrentam um momento de grande impacto nos negócios. E para ter sucesso ou até mesmo sobreviver, devem reinventar suas organizações com tecnologias digitais, e muitos têm urgência para isso.

Prosseguindo, conheça a seguir algumas vantagens de implementar a computação cognitiva no seu negócio, pois além de facilitar a gestão do empreendimento, ela proporciona mais eficiência para a solução de problemas.

Automação de processos

A computação cognitiva é uma excelente aliada para a automação de processos, uma vez que, por meio de algoritmos, pode ajudar na autoaprendizagem dessas máquinas para que elas executem as atividades de forma mais inteligente, ágil e com a redução ou eliminação de tarefas repetitivas que antes eram executados por pessoas.


Redução de complexidade de tarefas

A tecnologia cognitiva é capaz de simplificar processos que anteriormente eram realizados de forma manual. Por meio de softwares ágeis, as empresas poderão processar grandes quantidades de dados para tomar as melhores decisões possíveis, o que viabiliza o direcionamento dos colaboradores para outras tarefas mais estratégicas para os negócios.

Acesso por todas as mídias

A computação cognitiva pode ser aplicada em qualquer plataforma, já que a execução de algoritmos permite que ela seja acessível em qualquer ambiente, enquanto os resultados gerados podem ser analisados de forma ilimitada.

Por exemplo, alguém com acesso direto ao servidor de um sistema de análise de dados pode usar um smartphone para acessar os principais pontos fornecidos pelo sistema inteligente, o que otimiza os processos da empresa e auxilia na transformação digital.

Leitura de dados não estruturados

Um sistema cognitivo é capaz de analisar tanto informações chamadas de dados estruturados, que são completos e identificados de forma clara, quanto dados que, aparentemente são desconexos para gerar conclusões, conhecidos como dados não estruturados, pois nem sempre estarão disponíveis ou claros.

A sua leitura se torna mais complexa para leitores humanos, mas não para as máquinas. Assim, todo tipo de informação se torna insumo para que o sistema cognitivo determine padrões e faça as suas conexões, de forma rápida e segura, agregando resultados positivos no seu negócio.

 

Gestão de projetos

A computação cognitiva identifica padrões nos dados, calcula, melhora a análise de informações e levantamento de tendências que trazem vantagens ao negócio, e ainda permite que sejam corrigidas as estratégias com segurança para o sucesso das metas.

Gestão de pessoas

Com o auxílio da computação cognitiva e dos sistemas inteligentes que integram dados, o cruzamento dessas informações (em volume e qualidade) facilitam a avaliação de desempenho dos colaboradores de forma mais global e também mais individual.

Com isso, a tomada de decisão se torna mais positiva, seja para realocação de profissionais, mapeamento de candidatos ou direcionamento das equipes.

Gestão de clientes

Com a computação e inteligência artificial cognitiva, todas as informações geradas a partir dos contatos dos clientes podem ser utilizadas para a personalização do atendimento e experiência do usuário. Isso graças às diversas ferramentas tecnológicas que a empresa oferece.

A partir do mapeamento de tendência de comportamento e consumo, a empresa pode criar estratégias comerciais mais eficientes na atração de novos leads e na manutenção do relacionamento com os seus compradores.

Aumento das vendas

Invista nessa tecnologia, onde as máquinas podem ser treinadas para abordar os consumidores em vários canais de comunicação. Por meio dos algoritmos, é realizada uma leitura e avaliação dos históricos dos clientes, sua pontuação de crédito e até mesmo previsões.

Com isso, é possível usar a linguagem correta e mais natural para recomendar produtos e ofertas, auxiliando a empresa em suas vendas.

Monitoramento de sensores externos

Com o uso de aplicações de Internet das Coisas em crescimento, tornou-se necessário a implementação de sensores inteligentes para acompanhar os dados gerados por esses dispositivos.

A união da tecnologia cognitiva com a IoT em sensores externos possibilita captar informações mais detalhadas do funcionamento dos equipamentos, acompanhar os dados gerados das operações e ainda buscar soluções para melhorar a eficiência deles.

Detecção proativa de segurança

A computação cognitiva é muito utilizada no controle da segurança dos dispositivos da empresa. É possível monitorar os dados de desempenho dos dispositivos, por meio de análises cognitivas e verificar relatórios de falhas.

Sendo assim, é possível identificar os possíveis causadores de mau funcionamento e sugerir as melhores ações corretivas para resolver os possíveis problemas com agilidade e eficácia.


Conclusão

Por fim, podemos resumir que a computação cognitiva é um processo de aproximação sucessiva que começa pela transformação digital e o Cervello é uma ferramenta adequada para iniciar essa viagem.

Viu quantas vantagens? Então, o que está esperando para implementar a computação cognitiva ao seu negócio? Se você tem alguma dúvida ou não quer ficar para trás nessa jornada digital, deixe seu comentário abaixo.

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jan
    17

    Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

    • 17 de janeiro de 2022

    Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
    jan
    05

    Central de atendimento integrada com multicanais

    • 5 de janeiro de 2022

    O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
    dez
    20

    Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

    • 20 de dezembro de 2021

    Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
    dez
    06

    ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

    • 6 de dezembro de 2021

    Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
    dez
    03

    Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

    • 3 de dezembro de 2021

    Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
    nov
    25

    Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

    • 25 de novembro de 2021

    A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
    nov
    24

    Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

    • 24 de novembro de 2021

    A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais