Inteligência Artificial: como reduzir custos e prazos em sua empresa?
abr
06

Inteligência Artificial: como reduzir custos e prazos em sua empresa?

1 Comentário

Quando as pessoas ouvem falar a respeito de inteligência artificial (IA), ainda é muito comum pensarem em robôs tomando o lugar de seres humanos no ambiente de trabalho. Mas os tipos de inteligência artificial englobam muito mais do que apenas a automação.

Na verdade, você pode nem perceber, mas esse é um conceito que está em várias atividades cotidianas. Alguns exemplos de inteligência artificial de ampla utilização são corretores ortográficos de celulares e computadores, além da função autocompletar quando você digita alguma coisa. As sugestões feitas pela máquina são baseadas nos termos que você mais utiliza.

No setor empresarial, a IA traz grandes benefícios, como a redução de custos e prazos, quando são utilizados dispositivos que tenham a capacidade de raciocinar, decidir e solucionar problemas. Assim, é possível ter uma gestão mais eficiente e elevar o potencial de comunicação em todas as áreas do negócio. Leia este post e informe-se sobre o assunto!

O que é inteligência artificial, machine learning e deep learning?

Esses são três conceitos intimamente ligados. Entenda cada um deles:

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um segmento científico e da tecnologia da informação que tem como objetivo principal introduzir o processo de pensamento inteligente nas máquinas. A intenção é realizar o desenvolvimento de soluções que sejam capazes de pensar e agir de modo similar ou igual aos seres humanos.

Entre as iniciativas de IA, podemos incluir sistemas que abstraem, criam, deduzem e aprendem determinados conceitos. Hoje em dia, o intuito é conseguir tornar atividades do dia a dia mais fáceis, modernizando processos organizacionais.

Machine Learning

Esse é um tipo de inteligência artificial responsável pelo treinamento das máquinas, de modo que elas aprendam com os dados captados. É, por exemplo, como o Facebook consegue interpretar as informações de todos os seus usuários, para processar entregas adequadas dos anúncios de seus clientes.

Por meio do machine learning pode-se desenvolver modelos algorítmicos que analisam um grande volume de dados de alta complexidade, resultando em avaliações cada vez mais precisas e rápidas. A construção desses modelos permite que uma empresa identifique oportunidades de negócio rentáveis ou evite determinados riscos.

Deep Learning

Essa é a vertente mais inovadora da IA, onde estão concentrados a maior parte dos investimentos de gigantes como Google e Amazon. O aprendizado profundo refere-se à capacidade de uma máquina evoluir para a compreensão humana. Um bom exemplo de deep learning, ainda que parcial, é a Siri da Apple, que reconhece a fala e tenta compreender o padrão do diálogo.

O reconhecimento de imagem e o processamento de linguagem natural são outras formas de aplicação, além dos sistemas de recomendação, que é quando o Netflix, por exemplo, dentro do seu ambiente complexo de quantidade de dados, sugere determinados conteúdos para você assistir.

Como funciona a inteligência artificial?

A intenção da IA é justamente conseguir simular a inteligência do ser humano, elaborando sistemas que possam imitar a nossa forma de raciocinar. Assim, as máquinas são programadas para passarem por adaptações e aprendizados que as façam realizar atividades como os humanos.

Mas, é claro que simular as dinâmicas da mente das pessoas não é uma tarefa das mais fáceis, por conta dos processos inerentes à nossa biologia cerebral. Apesar disso, avanços são conquistados diariamente, devido aos investimentos maciços em inovações relacionadas a inteligência artificial.

O funcionamento da IA engloba o uso de códigos e programações de cunho matemático, para que um certo valor surja quando outro é inserido em um sistema. É essencial compreender que nenhum valor é aleatório, e sim que todos possuem uma função dentro da inteligência artificial.

O procedimento de análise e o jeito como uma máquina interpreta dados dependerá muito do seu objetivo e da abordagem utilizada. Há uma grande diversidade de tecnologias que têm como pilar a inteligência artificial. Afinal, todos esses anos de conhecimento acumulado de códigos e dados propicia um processo intenso de ensino e aprendizado.

Inteligência artificial: exemplos de aplicação

Atualmente, o uso da inteligência artificial já está disseminado em diversos setores. Vejamos alguns exemplos de como ela pode ser aplicada.

Operadoras de saúde

Exames de raio X podem ser lidos por sistemas inteligentes e medicamentos podem ser prescritos depois da análise do resultado de exames. Também existem assistentes pessoais virtuais, que lembram o paciente de tomar os remédios nos horários certos, de fazer exercícios físicos e fazer refeições saudáveis.

Há vários aplicativos que analisam o ritmo dos passos, a distância percorrida durante o dia, as atividades físicas realizadas e até a frequência cardíaca, emitindo relatórios completos e alertas quando algo não vai bem. Clientes saudáveis são mais rentáveis para o negócio.

Varejo online

A IA permite que um e-commerce faça indicações de produtos personalizadas para cada usuário, após cruzar informações dos seus hábitos de consumo. Já existem ferramentas inteligentes que negociam o valor da compra com o cliente na loja virtual, além de sistemas especializados em administrar estoques e fazer a gestão do layout do site.

Entretenimento

Hoje em dia, grande parte da indústria do entretenimento está categorizada como digital. Diversos aplicativos, jogos, plataformas de streaming (tanto de música como de filmes e séries) são conectados à internet e utilizam a inteligência artificial para analisar como seus usuários se comportam. Dessa forma, podem fazer sugestões de acordo com o perfil específico de cada pessoa.

Mercado financeiro

Já existem muitas ferramentas com base na IA para realizarem estudos e análises do cenário financeiro, tanto no setor de concessão de linhas de créditos às pessoas físicas e jurídicas, como também para serviços simples, como a abertura de uma conta corrente.

As fintechs são grandes exemplos de como a tecnologia e a inteligência artificial podem conquistar grandes nichos de mercado, ao oferecer serviços que unem agilidade, facilidade e praticidade, sem que as pessoas tenham que sair de casa para resolverem questões bancárias.

Atendimento

Por fim, existe uma grande atuação do setor de atendimento ao cliente que está intimamente ligada à tecnologia da inteligência artificial. São robôs responsáveis por fazer a triagem ou até resolver as situações até o final, com uma linguagem cada vez mais humanizada, tanto por chat como via telefone.

Quer saber mais sobre como você pode automatizar os processos da sua empresa, reduzindo custos e aumentando o nível de produtividade do negócio? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

1 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    mar
    16

    Computação Cognitiva | Saiba o que é e suas vantagens para os negócios

    • 16 de março de 2021

    É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem as novas demandas e automatizarem os processos produtivos. Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva…. Leia Mais
    mar
    05

    6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

    • 5 de março de 2021

    Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
    fev
    15

    Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

    • 15 de fevereiro de 2021

    Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
    fev
    08

    5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

    • 8 de fevereiro de 2021

    O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais
    fev
    02

    Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente

    • 2 de fevereiro de 2021

    O atendimento automatizado realizado por Chatbots é um dos vários “milagres” que a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) trouxe para o dia a dia das empresas.   Vários tipos de empreendimentos, tanto os pequenos quanto os grandes negócios, podem se beneficiar com a atuação dos Chatbots. No entanto, ainda que a Inteligência Artificial e os… Leia Mais
    jan
    26

    Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?

    • 26 de janeiro de 2021

    A transformação digital há tempos já se tornou uma necessidade no dia a dia de uma empresa. Independente do segmento de atuação, é fato que a automação de processos é um elemento fundamental para um negócio obter bons resultados. Diante do Coronavírus, a digitalização se mostrou ainda mais como uma aliada. Por meio dela se… Leia Mais
    jan
    18

    Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

    • 18 de janeiro de 2021

    Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais