Centralização da Gestão de contratos – Evite riscos e facilite processos
mar
08

Centralização da Gestão de contratos – Evite riscos e facilite processos

3 Comentários

A gestão de contratos é um dos pontos fundamentais no gerenciamento de qualquer negócio. Ela é muito mais do que apenas efetuar o arquivamento de documentos e acordos firmados.

Essa gestão tem por intuito trazer mais segurança ao contratante e contratado por meio de um conjunto de medidas e procedimentos que gerenciam da melhor maneira as variáveis envolvidas na relação contratual, desde a proposta até sua formalização.

Um elemento tão importante como é a gestão de contratos se torna mais eficiente e seguro quando passa a ser centralizado e automatizado. E é justamente esse tema que os tópicos a seguir vão abordar.

Automatização da gestão de contratos

Os vários contratos criados pelas empresas influenciam de forma significativa o crescimento e a abrangência do negócio.

Se levarmos em conta ainda que a digitalização é a palavra de ordem no atual mundo do empreendedorismo, então até mesmo a gestão de contratos, assim como todos os outros aspectos da empresa, deve se tornar digital.

Nesse aspecto, viabilizar a centralização e a automatização desse procedimento é a maneira ideal de realizar uma gestão segura e bem sucedida. E quando se fala na digitalização da gestão de contratos, é necessário contar com softwares apropriados.


Veja neste post como a Hiperautomação pode ajudar sua empresa em 2021


Desse modo, com a ferramenta certa de gestão é possível obter maior agilidade e regularidade na elaboração dos contratos. Com isso, vários riscos podem ser evitados.

Além do mais, a automatização da gestão de contratos consiste na centralização de processos, integrando os vários segmentos da empresa.

Diante disso é possível garantir, por exemplo, a elaboração de contratos personalizados por meio de modelos preenchidos de forma automática pelo sistema. Há a possibilidade também de receber notificações por e-mail, viabilizando assim a gestão em tempo real.

O fato é que a centralização e a automatização na gestão de contratos não apenas facilitam os processos como também reduz os riscos bastante comuns na sua empresa. E tudo isso é fundamental para a segurança do seu negócio.

Conheça as vantagens da centralização da gestão de contratos

São vários os benefícios obtidos ao promover a centralização e a integração de contratos. Além disso, os prejuízos a serem evitados também são muitos. Por isso, confira algumas das vantagens a seguir.

Relatórios cada vez mais precisos e transparentes

Uma gestão automatizada e centralizada de contratos fornece vários tipos de relatórios. Tais relatórios se tornam instrumentos que promovem o gerenciamento identificando alguns detalhes ou pontos fracos que exigem alguma mudança significativa.

Um dos benefícios da produção transparente de relatórios no sistema está na possibilidade de viabilizar a análise dos procedimentos, permitindo mensurá-los, facilitando a compreensão e promovendo mais confiança nos resultados apontados.

Isso reduz os riscos de obter dados que não possuem credibilidade e que podem prejudicar a empresa.

Arquivos digitalizados

A automação dos processos na gestão de contratos permite o armazenamento digitalizado dos arquivos. Isso reduz o risco de perder documentos importantes.

Além disso, isso gera uma maior economia, já que as empresas podem reduzir os espaços físicos, bem como facilita o acesso a tais documentos.

Falando nisso, o acesso a eles é seguro, pois os recursos de proteção dos sistemas digitais hoje em dia priorizam a proteção das informações.

Mais agilidade nos processos

A centralização da gestão de contratos permite obter mais agilidade nos processos, garantindo também mais facilidade na realização das atividades que abrangem as relações de contrato.

Desse modo, o gestor tem condições de conseguir assegurar mais eficiência operacional e aproveitar todas as vantagens relacionadas para ela.


Customer Sucess – Entenda porque pensar no sucesso do cliente faz toda diferença em seus processos


Esses benefícios evitam riscos que, na maioria das situações, podem causar o comprometimento dos prazos de entrega ou recebimento.

Um exemplo disso é a possibilidade de não exigir do colaborador a necessidade de sair da empresa para buscar um contrato, pois isso, de certa forma, resultaria na redução da produtividade.

Conformidade dos procedimentos

Um dos riscos que envolvem a gestão de contratos é a possibilidade de que alguns documentos sejam assinados de maneira indevida ou, em algumas situações, nem mesmo sejam assinados.

No entanto, a gestão centralizada atua impedindo que determinadas negociações ou aquisições sejam efetuadas sem que os gestores saibam da existência de contratos assinados.

Clientes mais integrados

Diante da automatização e da gestão de contratos, o gestor tem a possibilidade de abrir um canal direto entre o cliente e o negócio, tudo de maneira digital, por meio da internet e integrado ao sistema.

Em tais situações podem ser disponibilizados, por exemplo, caminhos que viabilizam a abertura de um chamado pelo cliente ou o acompanhamento dos seus pedidos.

Vale salientar ainda que o gestor terá condições também de receber alguns feedbacks quanto ao nível de excelência dos serviços prestados pela empresa, consolidando a marca do negócio e ajudando a fidelizar clientes.

Com essa integração entre empresa e cliente, é possível evitar o risco de perder contatos e fazer um atendimento de péssima qualidade.

Redução de custos

Diminuir os custos no gerenciamento de qualquer negócio é o grande sonho dos gestores. Essa redução é permitida pela centralização da gestão de contratos, pois permite que haja mais produtividade ao evitar o risco de retrabalhos.

Por ser tudo digital, a centralização também reduz ou praticamente elimina o uso de papéis e impressoras. Isso já proporciona uma economia significativa.


Leia neste post como a experiencia do usuário pode ser melhorada com a inteligência artificial


Além do mais, essa prática permite que os colaboradores mantenham o foco apenas naquilo que é fundamental para a condução do negócio. Sendo assim, com custos reduzidos há a possibilidade de assegurar um maior crescimento da empresa.

A centralização da gestão de contratos é um aspecto essencial para o andamento de um negócio

Ela é essencial para permitir a integridade e o cumprimento correto das relações contratuais, algo que resulta na satisfação dos contratantes e contratados.

A consequência disso é consolidar um processo seguro, equilibrado e vantajoso, adequado para todos os envolvidos.

Por causa disso, para garantir toda essa eficiência, a solução é contar com o auxílio de um sistema voltado para as necessidades do seu empreendimento.

Quer saber mais um pouco sobre esse e outros assuntos voltados para a digitalização dos negócios? Então acompanhe as nossas redes sociais.

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais