Centralização da Gestão de contratos – Evite riscos e facilite processos
mar
08

Centralização da Gestão de contratos – Evite riscos e facilite processos

3 Comentários

A gestão de contratos é um dos pontos fundamentais no gerenciamento de qualquer negócio. Ela é muito mais do que apenas efetuar o arquivamento de documentos e acordos firmados.

Essa gestão tem por intuito trazer mais segurança ao contratante e contratado por meio de um conjunto de medidas e procedimentos que gerenciam da melhor maneira as variáveis envolvidas na relação contratual, desde a proposta até sua formalização.

Um elemento tão importante como é a gestão de contratos se torna mais eficiente e seguro quando passa a ser centralizado e automatizado. E é justamente esse tema que os tópicos a seguir vão abordar.

Automatização da gestão de contratos

Os vários contratos criados pelas empresas influenciam de forma significativa o crescimento e a abrangência do negócio.

Se levarmos em conta ainda que a digitalização é a palavra de ordem no atual mundo do empreendedorismo, então até mesmo a gestão de contratos, assim como todos os outros aspectos da empresa, deve se tornar digital.

Nesse aspecto, viabilizar a centralização e a automatização desse procedimento é a maneira ideal de realizar uma gestão segura e bem sucedida. E quando se fala na digitalização da gestão de contratos, é necessário contar com softwares apropriados.


Veja neste post como a Hiperautomação pode ajudar sua empresa em 2021


Desse modo, com a ferramenta certa de gestão é possível obter maior agilidade e regularidade na elaboração dos contratos. Com isso, vários riscos podem ser evitados.

Além do mais, a automatização da gestão de contratos consiste na centralização de processos, integrando os vários segmentos da empresa.

Diante disso é possível garantir, por exemplo, a elaboração de contratos personalizados por meio de modelos preenchidos de forma automática pelo sistema. Há a possibilidade também de receber notificações por e-mail, viabilizando assim a gestão em tempo real.

O fato é que a centralização e a automatização na gestão de contratos não apenas facilitam os processos como também reduz os riscos bastante comuns na sua empresa. E tudo isso é fundamental para a segurança do seu negócio.

Conheça as vantagens da centralização da gestão de contratos

São vários os benefícios obtidos ao promover a centralização e a integração de contratos. Além disso, os prejuízos a serem evitados também são muitos. Por isso, confira algumas das vantagens a seguir.

Relatórios cada vez mais precisos e transparentes

Uma gestão automatizada e centralizada de contratos fornece vários tipos de relatórios. Tais relatórios se tornam instrumentos que promovem o gerenciamento identificando alguns detalhes ou pontos fracos que exigem alguma mudança significativa.

Um dos benefícios da produção transparente de relatórios no sistema está na possibilidade de viabilizar a análise dos procedimentos, permitindo mensurá-los, facilitando a compreensão e promovendo mais confiança nos resultados apontados.

Isso reduz os riscos de obter dados que não possuem credibilidade e que podem prejudicar a empresa.

Arquivos digitalizados

A automação dos processos na gestão de contratos permite o armazenamento digitalizado dos arquivos. Isso reduz o risco de perder documentos importantes.

Além disso, isso gera uma maior economia, já que as empresas podem reduzir os espaços físicos, bem como facilita o acesso a tais documentos.

Falando nisso, o acesso a eles é seguro, pois os recursos de proteção dos sistemas digitais hoje em dia priorizam a proteção das informações.

Mais agilidade nos processos

A centralização da gestão de contratos permite obter mais agilidade nos processos, garantindo também mais facilidade na realização das atividades que abrangem as relações de contrato.

Desse modo, o gestor tem condições de conseguir assegurar mais eficiência operacional e aproveitar todas as vantagens relacionadas para ela.


Customer Sucess – Entenda porque pensar no sucesso do cliente faz toda diferença em seus processos


Esses benefícios evitam riscos que, na maioria das situações, podem causar o comprometimento dos prazos de entrega ou recebimento.

Um exemplo disso é a possibilidade de não exigir do colaborador a necessidade de sair da empresa para buscar um contrato, pois isso, de certa forma, resultaria na redução da produtividade.

Conformidade dos procedimentos

Um dos riscos que envolvem a gestão de contratos é a possibilidade de que alguns documentos sejam assinados de maneira indevida ou, em algumas situações, nem mesmo sejam assinados.

No entanto, a gestão centralizada atua impedindo que determinadas negociações ou aquisições sejam efetuadas sem que os gestores saibam da existência de contratos assinados.

Clientes mais integrados

Diante da automatização e da gestão de contratos, o gestor tem a possibilidade de abrir um canal direto entre o cliente e o negócio, tudo de maneira digital, por meio da internet e integrado ao sistema.

Em tais situações podem ser disponibilizados, por exemplo, caminhos que viabilizam a abertura de um chamado pelo cliente ou o acompanhamento dos seus pedidos.

Vale salientar ainda que o gestor terá condições também de receber alguns feedbacks quanto ao nível de excelência dos serviços prestados pela empresa, consolidando a marca do negócio e ajudando a fidelizar clientes.

Com essa integração entre empresa e cliente, é possível evitar o risco de perder contatos e fazer um atendimento de péssima qualidade.

Redução de custos

Diminuir os custos no gerenciamento de qualquer negócio é o grande sonho dos gestores. Essa redução é permitida pela centralização da gestão de contratos, pois permite que haja mais produtividade ao evitar o risco de retrabalhos.

Por ser tudo digital, a centralização também reduz ou praticamente elimina o uso de papéis e impressoras. Isso já proporciona uma economia significativa.


Leia neste post como a experiencia do usuário pode ser melhorada com a inteligência artificial


Além do mais, essa prática permite que os colaboradores mantenham o foco apenas naquilo que é fundamental para a condução do negócio. Sendo assim, com custos reduzidos há a possibilidade de assegurar um maior crescimento da empresa.

A centralização da gestão de contratos é um aspecto essencial para o andamento de um negócio

Ela é essencial para permitir a integridade e o cumprimento correto das relações contratuais, algo que resulta na satisfação dos contratantes e contratados.

A consequência disso é consolidar um processo seguro, equilibrado e vantajoso, adequado para todos os envolvidos.

Por causa disso, para garantir toda essa eficiência, a solução é contar com o auxílio de um sistema voltado para as necessidades do seu empreendimento.

Quer saber mais um pouco sobre esse e outros assuntos voltados para a digitalização dos negócios? Então acompanhe as nossas redes sociais.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais