Logo Cervello
Pesquisar
Close this search box.

Trends

Computação Cognitiva – Saiba o que é e as vantagens para o seu negócio

É inevitável a transformação digital acontecer, contudo, a pandemia do Coronavírus acelerou esse movimento, e os empresários tiveram que correr contra o tempo para se adequarem às novas demandas e automatizarem os processos produtivos.

Nesse meio tempo, muitas novidades surgiram, assim como tecnologias, tendências e novas abordagens. E uma dessas novidades é a computação cognitiva.

O que é Computação Cognitiva?

Podemos definir a computação cognitiva como uma ferramenta que organiza e processa informações de forma semelhante à mente humana. Tudo isso ocorre por meio de um conjunto de recursos como a IA, Machine Learning e algoritmos.

Soluções digitais surgem a todo instante, como a IA que vem sendo desenvolvida para executar tarefas utilizando dispositivos para imitar atividades naturais do ser humano, como o reconhecimento de voz e visão, o processamento de linguagem natural, entre outros recursos.

O Machine Learning consiste na melhoria do processamento de dados, possibilitando que padrões e modelos matemáticos possam ser transformados em previsões, cenários e tendências. Com os estudos são criados mecanismos que oferecem respostas precisas ao usuário, com a menor chance de erro, sem a interferência humana.

A computação cognitiva vem com o objetivo de facilitar ainda mais nossa vida, pois além das máquinas serem mais inteligentes, são mais autônomas.

Essa tecnologia é o que há de mais moderno quanto a inteligência de máquinas, pois ela potencializa a Inteligência Artificial e o Machine Learning, tendo como o objetivo utilizar os benefícios dessas duas inovações de uma forma ainda mais eficaz.

Essa tecnologia entrou nesse cenário para auxiliar as corporações, pois ela é capaz de compreender e interpretar grandes volumes de dados a partir de linguagem natural, imagens, textos e outros dados, sejam eles estruturados ou não.

Esse processo é realizado por meio de algoritmos cognitivos de autoaprendizagem baseado em mineração de dados, reconhecimento de padrões, processamento da linguagem natural e demais elementos, ainda mais próximos do que faz o cérebro humano em suas atividades e tomadas de decisão.

Junto à computação cognitiva, estamos vivenciando um fenômeno chamado Big Data, que se trata de conjuntos de dados que chegam em grande volume, velocidade e variedade, o que facilita a coleta de dados.

O mesmo pode ser utilizado em diversas áreas do conhecimento, tal qual educação, política, ambientes empresariais, saúde, marketing, entre outras áreas.

Breve histórico e conceitos importantes sobre a Computação Cognitiva

Apesar de ser algo moderno e fundamental no atual cenário de gestão de negócio, pautado essencialmente pela digitalização, a Computação Cognitiva vem sendo construída de acordo com a evolução das tecnologias.

Se apontarmos os olhos para trás, poderemos aferir que a Computação Cognitiva tem as suas raízes lá em Alan Turing e outros pioneiros dessa tecnologia.

Além disso, não custa lembrar que o termo Inteligência Artificial, hoje cada vez mais onipresente em nosso dia a dia, foi mencionado na década de 50, pelo professor John McCarthy, que define a IA como uma ciência de fabricação de máquinas inteligentes.

Também é interessante destacar que para a computação chegar até ao atual estágio, ela passou por fases. No início os computadores eram enormes maquinários compostos por válvulas e várias peças.

Hoje em dia, eles estão mais compactos e com recursos que os tornam mais inteligentes e eficientes. Não por acaso, a atual computação cognitiva com algumas particularidades bem específicas.

Cognição

O conceito de cognição na tecnologia possibilita que sistemas tenham condições de aprender em grande escala, interagindo com pessoas e sanando alguns problemas.

Na prática, a computação cognitiva permite que as máquinas adotem ações básicas que auxiliam na sua atuação. São elas:

  • Observação
  • Interpretação
  • Avaliação
  • Decisão

Ou seja, os sistemas da Computação Cognitiva, por meio de algoritmos e Machine Learning, podem observar padrões matemáticos, avaliar dados e apresentar respostas.

O impacto e os benefícios para a gestão de uma organização são evidentes. Um exemplo disso pode ser o próprio atendimento aos clientes em uma compra realizada em uma loja virtual.


Conheça aqui a evolução dos serviços de CSC – Do analógico para o digital


A computação cognitiva tem totais condições de entender as preferências do consumidor, inclusive realizando recomendações com base nessas avaliações.

Outras profissões também estão sendo aprimoradas pela computação cognitiva. Por exemplo, analistas de marketing hoje podem ler e analisar dados que viabilizam e tornam as estratégias de vendas cada vez mais eficientes.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, também conhecida como IA (ou AI em inglês), refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana. O objetivo é realizar tarefas que podem ser aprimoradas ainda mais baseadas nas informações coletadas.

A IA, na prática, se manifesta de várias maneiras no nosso dia a dia, especialmente na gestão e na digitalização das empresas.

Um desses exemplos que ilustram essa situação são os chatbots que usam a IA para sanar os problemas dos clientes da forma mais rápida e fornecer respostas mais eficientes.

Outro exemplo são os mecanismos de recomendação automatizados para programas de TV, sempre levando em conta os hábitos de visualização dos usuários.

O principal intuito é otimizar as tarefas humanas, proporcionando mais produtividade e qualidade na realização dos processos.

Por tudo isso, a Inteligência Artificial é um elemento importante para a Computação Cognitiva.

Big Data

O Big Data consiste na análise de imensas quantidades de dados para a obtenção de resultados relevantes com diversas finalidades, o que humanamente seria praticamente impossível ou extremamente demorado.

Os dados consistem basicamente em elementos importantes para a organização, auxiliando na definição de estratégias e outras soluções. Hoje em dia a análise de Big Data é um dos alicerces para assegurar o êxito de uma organização.

No mais, é possível determinar que o Big Data conta com 3 variáveis essenciais. São elas:

  • Velocidade
  • Variedade
  • Volume

A velocidade na análise e coleta dos dados faz toda a diferença. O tempo é um fator fundamental na gestão moderna de uma organização. O mesmo vale para o volume e para a variedade. Ou seja, a quantidade e os tipos de dados também são importantes para a estratégias.

Atualmente, poder contar com ferramentas digitais que tornam a coleta e a análise desses grandes volumes de dados faz toda a diferença para a gestão de um negócio. É nesse aspecto que a Computação Cognitiva tem muito a contribuir.

Por essa razão, conceitos como Inteligência Artificial e Machine Learning são essenciais, pois podem varrer uma vasta quantidade de dados e identificar padrões.

Computação em Nuvem

Também chamada de Cloud Computing, essa tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de várias organizações. Hoje em dia as melhores ferramentas digitais de gestão de negócios contam com a Computação em Nuvem.

Nesse quesito, a Computação Cognitiva também é relevante tornando as ferramentas de Cloud Computing ainda mais eficientes. Isso ocorre porque muitos serviços de computação em nuvem são fornecidos por autosserviço e sob demanda.

Sistema de respostas e perguntas

Esse é um recurso importante para as empresas, especialmente para agilizar o atendimento aos consumidores. E é aí que a Computação Cognitiva se mostra uma importante aliada.

A razão disso é devido ao fato de que os sistemas cognitivos estão aptos para acrescentar várias páginas de texto e aplicar a tecnologia de resposta e perguntas. Com isso é possível responder perguntas feitas por humanos de modo bastante natural. Desse modo, as pessoas podem fazer questionamentos e obter respostas de forma quase imediata para perguntas consideradas complexas.

Esse recurso ajuda de forma significativa qualquer organização a se manter presente, atuante e preocupada em proporcionar para os clientes um atendimento da mais alta qualidade.

Principais características dos sistemas cognitivos

Um dos grandes objetivos da Computação Cognitiva consiste em expandir os limites da cognição humana. Desse modo, é possível aferir que entre as principais características dos sistemas cognitivos podemos destacar alguns pontos essenciais.

Compreensão

A Computação Cognitiva permite compreender linguagens. É desse modo que a tecnologia possibilita oferecer respostas imediatas, bem como avaliar e analisar dados.

Habilidade de raciocínio

A Computação Cognitiva permite que as máquinas tenham condições de estabelecer um certo nível de raciocínio, facilitando a realização das mais variadas funções relacionadas com a gestão do seu negócio. 

Capacidade de aprender

A Computação Cognitiva é uma tecnologia que viabiliza o Aprendizado de Máquina, permitindo que elas aprendam e possam oferecer soluções de forma rápida e acessível.

Possibilidade de interação

Graças aos processos realizados por algoritmos cognitivos, a interação entre máquinas e pessoas se torna mais natural.

Vantagens de aplicar a computação cognitiva nos negócios

As inovações tecnológicas estão em constantes transformações em diversas áreas da sociedade.

Segundo o estudo do IDC (Internacional Data Corporation) com as predições para a indústria de TI em 2020, projeta-se que:

  • em 2025, pelo menos 90% das novas aplicações corporativas terão IA incorporadas e que;
  • em 2024, mais de 50% das interfaces de interações com usuários usarão visão computacional, fala, processamento de linguagem natural (PNL) e AR/VR habilitados para IA.

A computação cognitiva deve ser utilizada para proporcionar mais recursos aos líderes empresariais que enfrentam um momento de grande impacto nos negócios. E para ter sucesso ou até mesmo sobreviver, devem reinventar suas organizações com tecnologias digitais, e muitos têm urgência para isso.

Prosseguindo, conheça a seguir algumas vantagens de implementar a computação cognitiva no seu negócio, pois além de facilitar a gestão do empreendimento, ela proporciona mais eficiência para a solução de problemas.

Baixe agora seu conteúdo exclusivo!

Coloque seus dados nos campos e clique no botão para receber o E-book.

 Eu concordo em receber comunicações.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.Quero meu conteúdo!

Automação de processos

A computação cognitiva é uma excelente aliada para a automação de processos, uma vez que, por meio de algoritmos, pode ajudar na autoaprendizagem dessas máquinas para que elas executem as atividades de forma mais inteligente, ágil e com a redução ou eliminação de tarefas repetitivas que antes eram executados por pessoas.

Redução de complexidade de tarefas

A tecnologia cognitiva é capaz de simplificar processos que anteriormente eram realizados de forma manual.

Por meio de softwares ágeis, as empresas poderão processar grandes quantidades de dados para tomar as melhores decisões possíveis, o que viabiliza o direcionamento dos colaboradores para outras tarefas mais estratégicas para os negócios.

Acesso por todas as mídias

A computação cognitiva pode ser aplicada em qualquer plataforma, já que a execução de algoritmos permite que ela seja acessível em qualquer ambiente, enquanto os resultados gerados podem ser analisados de forma ilimitada.

Por exemplo, alguém com acesso direto ao servidor de um sistema de análise de dados pode usar um smartphone para acessar os principais pontos fornecidos pelo sistema inteligente, o que otimiza os processos da empresa e auxilia na transformação digital.

Leitura de dados não estruturados

Um sistema cognitivo é capaz de analisar informações chamadas de dados estruturados (que são completos e identificados de forma clara) quanto dados que, aparentemente são desconexos para gerar conclusões, conhecidos como dados não estruturados, pois nem sempre estarão disponíveis ou claros.

A sua leitura se torna mais complexa para leitores humanos, mas não para as máquinas. Assim, todo tipo de informação se torna insumo para que o sistema cognitivo determine padrões e faça as suas conexões, de forma rápida e segura, agregando resultados positivos no seu negócio.

Gestão de projetos

A computação cognitiva identifica padrões nos dados, calcula, melhora a análise de informações e levantamento de tendências que trazem vantagens ao negócio, e ainda permite que sejam corrigidas as estratégias com segurança para o sucesso das metas.

Gestão de pessoas

Com o auxílio da computação cognitiva e dos sistemas inteligentes que integram dados, o cruzamento dessas informações (em volume e qualidade) facilitam a avaliação de desempenho dos colaboradores de forma mais global e também mais individual.

Com isso, a tomada de decisão se torna mais positiva, seja para realocação de profissionais, mapeamento de candidatos ou direcionamento das equipes.

Gestão de clientes

Com a computação e inteligência artificial cognitiva, todas as informações geradas a partir dos contatos dos clientes podem ser utilizadas para a personalização do atendimento e experiência do usuário. Isso graças às diversas ferramentas tecnológicas que a empresa oferece.

A partir do mapeamento de tendência de comportamento e consumo, a empresa pode criar estratégias comerciais mais eficientes na atração de novos leads e na manutenção do relacionamento com os seus compradores.

Aumento das vendas

Investir nessa tecnologia, onde as máquinas podem ser treinadas para abordar os consumidores em vários canais de comunicação pode gerar mais economia e mais negócios.

Por meio dos algoritmos, é realizada uma leitura e avaliação dos históricos dos clientes, sua pontuação de crédito e até mesmo previsões.

Com isso, é possível usar a linguagem correta e mais natural para recomendar produtos e ofertas, auxiliando a empresa em suas vendas.

Monitoramento de sensores externos

Com o uso de aplicações de Internet das Coisas em crescimento, tornou-se necessário a implementação de sensores inteligentes para acompanhar os dados gerados por esses dispositivos.

A união da tecnologia cognitiva com a IoT em sensores externos possibilita captar informações mais detalhadas do funcionamento dos equipamentos, acompanhar os dados gerados das operações e ainda buscar soluções para melhorar a eficiência deles.

Detecção proativa de segurança

A computação cognitiva é muito utilizada no controle da segurança dos dispositivos da empresa. É possível monitorar os dados de desempenho dos dispositivos, por meio de análises cognitivas e verificar relatórios de falhas.

Sendo assim, é possível identificar os possíveis causadores de mau funcionamento e sugerir as melhores ações corretivas para resolver os possíveis problemas com agilidade e eficácia.

Conclusão

Por fim, podemos resumir que a computação cognitiva é um processo de aproximação sucessiva que começa pela transformação digital e o Cervello é uma ferramenta adequada para iniciar essa viagem.

Viu quantas vantagens? Então, o que está esperando para implementar a computação cognitiva ao seu negócio?

Se você tem alguma dúvida ou não quer ficar para trás nessa jornada digital, converse agora mesmo com nossos especialistas e entenda como podemos impulsionar os negócios da sua organização com o Cervello ESM, a plataforma ideal para você aproveitar e incorporar essas novas estratégias e possibilidades com o melhor da tecnologia.

Não se esqueça também de seguir a gente em nossos canais oficiais como o LinkedInFacebook e Instagram.

Você também pode gostar