Logo Cervello
Pesquisar
Close this search box.

Trends

Sociedade 5.0: A sua empresa está preparada para atender essa demanda?

Tecnologia

  1. O que é Sociedade 5.0?
  2. Para que serve a Sociedade 5.0?
  3. Como funciona a Sociedade 5.0?
    1. Drones
    2. Smart home
    3. Medicina robotizada
    4. Trabalho pesado
    5. Cloud Computing

Um modelo de organização social, como a Sociedade 5.0 ou qualquer outro, nada mais é do que a maneira como uma sociedade estrutura sua dinâmica, atribuindo papéis específicos a todos os setores e cidadãos. Os formatos de organização social sofrem alterações de acordo com as necessidades coletivas ao longo do tempo.

Seja qual for o modelo de escolha, é fundamental que ele assegure o pleno funcionamento da ordem dentro desse grupo social. Afinal de contas, estamos vivendo em meio a avanços tecnológicos constantes, onde a inteligência artificial (IA) é o centro das atenções.

Por isso, é preciso ser dinâmico e rápido na adoção e implantação de ações que modernizam o modelo de negócios de uma empresa. Instituições que não aplicam os conceitos da sociedade 5.0 em suas operações, correm um sério risco de serem ultrapassados por seus concorrentes. Leia este post e fique bem-informado acerca do assunto.

O que é Sociedade 5.0?

A Sociedade 5.0 é um tipo de modelo organizacional social que utiliza a aplicação prática do conhecimento científico e tecnológico para originar soluções focadas nas necessidades dos cidadãos, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Um bom exemplo são as smart cities (cidades inteligentes), que fazem uso do big data, da inteligência artificial e da internet das coisas (IoT) em suas políticas públicas. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2019, Campinas (SP) está no topo da lista. Em seguida, vem São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano do Sul (SP).

Esses municípios que optaram pela modelagem social 5.0 buscam a promoção dos serviços essenciais para proporcionar o bem-estar da população a todo momento, onde quer que seja, para todo mundo.

Isso é possível devido ao planejamento dessas cidades embasados na conectividade, no qual o virtual é integrado harmonicamente com o espaço físico. A Sociedade 5.0 emprega o avanço tecnológico já presente na Indústria 4.0, considerada a Quarta Revolução Industrial.

Entre essas tecnologias, estão a análise de dados, os robôs autônomos, simulações, sistemas horizontalizados e verticalizados de integração, segurança cibernética, cloud computing, impressões 3D e realidade aumentada.

A qualidade de vidas das pessoas é beneficiada a partir do momento que a conversão dessas inovações atua no combate ao envelhecimento, na redução da desigualdade social, na melhoria da segurança pública e na resolução de situações adversas causadas por um desastre natural.

Gestão pós pandemia: por que você precisa começar a reestruturar a sua empresa

Por favor, preencha seus dados para receber o material gratuito

 Eu concordo em receber comunicações.

https://www.cervello.com.br/politica-de-privacidade  

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.Baixar o e-Book agora!

Para que serve a Sociedade 5.0?

O intuito da Sociedade 5.0 é justamente resolver os desafios da humanidade, como livrar as pessoas do estresse que passam no trânsito ou permitir que elas possam acessar inovações no campo da medicina com preços baixos e em todos os lugares.

Isto quer dizer que a Sociedade 5.0 serve para que os seres humanos possam tirar proveito de suas vidas do melhor jeito possível. Os principais valores que embasam esse modelo de organização social são a sustentabilidade, a abertura e a inclusão. Ou seja, trata-se de algo com uma amplitude máxima, sem que seja limitado somente aos profissionais do segmento científico, de engenharia ou aos empresários. A revolução da Sociedade 5.0 tem como um pilar fundamental a participação ativa de todos.

Os especialistas nas tecnologias da Indústria 4.0 antecipam que a Sociedade 5.0 terá resultados bastante positivos em vários setores do nosso cotidiano. Além dos que já falamos, como o envelhecimento, também podemos citar a personalização da mobilidade urbana, a cura de enfermidades e os meios de pagamento.

Tudo isso muda a partir do momento que a virtualização é implantada. Um bom exemplo são as criptomoedas, tendência para esse tipo de sociedade. A intenção é efetivar a adaptação das pessoas em relação à vida dentro de sociedades inteligentes, onde será possível fazer de tudo com a ajuda de tecnologias que conectam e rastreiam comportamentos.

Como funciona a Sociedade 5.0?

O funcionamento da Sociedade 5.0 se dá a partir da união entre o ciberespaço e o espaço físico. Vamos fazer um comparativo com a Sociedade 4.0, para que você possa compreender melhor esse conceito.

Na Sociedade 4.0, podemos acessar os bancos de dados através da nuvem (cloud computing), situada no espaço virtual, por meio na internet. Assim, o ser humano consegue realizar a análise de todas essas informações.

Na sociedade 5.0, o estudo dos dados que são acumulados a cada segundo é feito com a aplicação da inteligência artificial. Como resultado, temos várias formas das pessoas interagirem com seu espaço físico.

A conectividade entre os cidadãos, as coisas e os sistemas para que os resultados e geração de valor sejam otimizados, algo que não seria possível sem essas soluções tecnológicas.

Para esclarecer ainda mais a concepção da Sociedade 5.0, veja algumas das funcionalidades que esse modelo de organização social insere na rotina das pessoas.

Drones

Esse tipo de veículo aéreo não tripulado será cada vez mais usado pelos setores de logística nas entregas de produtos, na prestação de serviços durante desastres e no monitoramento da segurança de cidades, por exemplo.

Smart home

É a mesma ideia da smart city, mas dentro do âmbito doméstico, onde a IoT e a IA transformam um lar em uma casa mais conectada, mais eficiente e mais confortável.

Medicina robotizada

Um robô tem a probabilidade de erro muito menor do que o ser humano. Além do mais, ele não se cansa. A medicina robotizada é fundamental para trazer mais saúde para as pessoas.

Trabalho pesado

As indústrias do agronegócio, da construção e da limpeza podem utilizar os robôs em atividades pesadas, para que os trabalhadores humanos não tenham que se desgastar ou atuar em funções que provoquem degradações físicas.

Cloud Computing

Empresas de qualquer tamanho são muito beneficiadas com a eficiência da gestão em nuvem.

Pode até soar como ficção científica, mas como você pode conferir com essa leitura, a Sociedade 5.0 é uma realidade tangível. Inclusive, apesar de ainda não ter sido disponibilizada a preços acessíveis, já existem carros autônomos e a tendência é que o transporte coletivo e de cargas implantem veículos dirigidos por máquinas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Você considera sua empresa ou a sua cidade inseridas em um modelo de Sociedade ou Indústria 5.0? Conte para nós aqui nos comentários.

Você também pode gostar