Logo Cervello
Pesquisar
Close this search box.

Trends

Saiba aplicar corretamente a Metodologia Lean e melhore a sua produção

Produtividade3 Comentários

A Metodologia Lean é uma forma de gerenciamento que visa evitar desperdícios no sentido mais amplo da palavra, no tocante ao tempo de trabalho dos colaboradores, aos recursos da empresa, entre outros. A ideia é utilizar apenas o que for estritamente necessário para que determinado trabalho seja realizado.

Sendo assim, os gestores que identificam gargalos nos processos produtivos da sua organização, mas não sabem especificamente de que forma atuar para saná-los, devem considerar a Gestão Lean para alcançar resultados positivos.

Leia este post e entenda melhor o que é a Metodologia Lean, quais são as principais vantagens desse método e de que forma adotá-lo no seu empreendimento. Vamos lá!

  1. O que é a Metodologia Lean?
  2. Quais são as principais vantagens da Metodologia Lean?
    1. Processos mais eficientes
    2. Aumento da produtividade
    3. Redução de despesas
    4. Aperfeiçoamento da experiência do cliente
  3. Como adotar a Gestão Lean em sua empresa?
    1. Dar valor ao projeto de aperfeiçoamento dos processos
    2. Engajar os colaboradores
    3. Garantir o suporte dos líderes
    4. Começar com processos simples

O que é a Metodologia Lean?

Traduzindo para o português, Lean quer dizer enxuto. Portanto, a Metodologia Lean tem como objetivo utilizar somente os recursos indispensáveis à execução de determinada atividade ou procedimento, sem que haja nenhum tipo de desperdício.

Ou seja, a Gestão Lean, quando implantada em uma organização, reduz custos e aumenta a produtividade. Isso porque os gestores são capazes de otimizar o aproveitamento do tempo da sua equipe.

Para tanto, a liderança deve procurar realizar a identificação de entraves que obstruem processos, eliminando essas questões. Também é preciso assegurar que o fluxograma das ações seja bem compreendido por cada membro do time, acabando com qualquer possibilidade de ruído comunicacional.

O coordenador fica responsável pela indicação de quais tarefas devem fazer parte da lista de prioridades, fornecendo todo o apoio necessário para que os colaboradores consigam realizar suas entregas ininterruptamente e com qualidade.

Quais são as principais vantagens da Metodologia Lean?

Atualmente, empresas que aplicam a Metodologia Lean conseguem obter ganhos expressivos, independentemente do seu setor de atuação, dado que a energia e o tempo dos seus profissionais são direcionados às prioridades traçadas, além do orçamento ser gerido com mais eficiência.

Na ponta final, o cliente também fica mais satisfeito, pois tem acesso a produtos e serviços de maior qualidade, enxergando mais valor no que compra. Vejamos agora quais são os principais benefícios da Gestão Lean.

Processos mais eficientes

Dentro de uma empresa, as entregas de tarefas costumam ser prejudicadas, na maior parte das vezes, por conta do excesso de processos. A Metodologia Lean atua justamente no combate a essa ineficiência, enxugando ações desnecessárias, de modo a reduzir as etapas produtivas.

Todo procedimento não estratégico e burocrático é eliminado. Criam-se soluções de integração de plataformas e fluxos de trabalho com objetivos comuns.

Aumento da produtividade

Uma grande vantagem da Gestão Lean é aumentar a produtividade, sem que a qualidade seja afetada. Para tanto, é fundamental que seja implementado um sistema que empregue soluções em concordância com demandas.

Assim, toda a equipe estará devidamente amparada em relação ao ciclo de produção da organização.

Redução de despesas

O resultado de enxugar procedimentos é ter menos despesas empresariais. A redução de custos é altamente relevante para todo negócio, em especial para os empreendimentos que estão nos seus primeiros anos de operação, que estão perdendo fatia de mercado ou durante uma crise econômica.

O Método Lean faz a revisão de toda a cadeia produtiva. Com isso, é possível identificar onde os recursos estão sendo desperdiçados, diminuindo gastos em excesso, modernizando e tornando mais simples os processos, por meio de automações via sistema.

Aperfeiçoamento da experiência do cliente

Atualmente, os consumidores estão passando por uma mudança de mentalidade, enxergando valor em experiências com produtos e serviços que ofereçam bem-estar. A Metodologia Lean atua justamente nesse âmbito, identificando possíveis falhas na experiência do usuário e implantando estratégias que acabem com essas objeções.

Gestão pós pandemia: por que você precisa começar a reestruturar a sua empresa

Por favor, preencha seus dados para receber o material gratuito

 Eu concordo em receber comunicações.

https://cervello.com.br/politica-de-privacidade  

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.Baixar o e-Book agora!

Como adotar a Gestão Lean em sua empresa?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente uma palavra-chave: agilidade. Esse é o conceito central para adoção desse tipo de gestão em uma empresa.

Além disso, também é importante mapear quais são as melhorias de pequeno porte que podem ser introduzidas, de modo a gerarem resultados perceptíveis no curto prazo. A meta é conseguir estimular o time com pequenas vitórias, mantendo a motivação para seguir em frente.

Não se esqueça de considerar a percepção dos clientes durante a modelagem das ações corporativas, pois essa é a contribuição mais importante para chegar aos resultados adequados.

Agora, chegou a hora de entender de que forma você pode implantar a Metodologia Lean na gestão de processos da sua instituição.

Dar valor ao projeto de aperfeiçoamento dos processos

Para dar início à adoção da Gestão Lean, você deve determinar itens comuns a qualquer outro processo, tais como:

  • definição de objetivos;
  • estabelecimento do escopo;
  • escolha dos profissionais que farão parte do projeto, com suas respectivas responsabilidades;
  • determinação dos recursos necessários;
  • organização do cronograma de trabalho;
  • alinhamento dos prazos de entrega.

Portanto, fazer um planejamento estratégico é uma ação indispensável para começar a implantação dessa metodologia em qualquer negócio.

Engajar os colaboradores

É muito comum esbarrar no desconforto das pessoas quando mudanças estão sendo implantadas em uma organização, até mesmo quando comprovada a ineficiência de processos. Isso porque sair da zona de conforto para enfrentar o novo pode gerar muito receio nos colaboradores.

Por essa razão, é imprescindível que toda a equipe seja envolvida do projeto. Eles precisam acreditar que as mudanças são indispensáveis e úteis e devem entender quais serão as vantagens obtidas nos resultados futuros. Ou seja, invista em uma comunicação interna eficiente.

Garantir o suporte dos líderes

É vital contar com o suporte de todas as lideranças da instituição, pois eles são estratégicos na implantação da Metodologia Lean e no alcance dos objetivos traçados.

Começar com processos simples

Um dos pilares da Gestão Lean é possibilitar que pequenos avanços sejam possíveis, com diálogos contínuos, para que o resultado mais expressivo seja alcançado no futuro. Apesar de ser tentador dar início a essa metodologia pelos procedimentos que são menos eficientes e mais urgentes, procure evitar esse tipo de ação.

Opte por algo mais fácil, de resolução simples, para que a equipe seja motivada com esse resultado. Assim, você poderá usar esse aprendizado para, gradativamente, obter mais dedicação de todos na conquista dos desafios de maior porte.

Por fim, procure determinar um local exclusivo para realizar reuniões a respeito das ações de melhoria dos procedimentos. Quando isso é feito, os funcionários tendem a compreenderem a seriedade e a importância dos esforços em relação ao projeto de implantação da Metodologia Lean.

Quer saber mais sobre gestão de processos? Acompanhe as novidades da Cervello nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn.

Você também pode gostar

plugins premium WordPress