Gestão de Mudanças com ITIL – Como implementar usando as melhores práticas
jan
10

Gestão de Mudanças com ITIL – Como implementar usando as melhores práticas

Deixe um comentário

A sigla ITIL vem do inglês e significa Information Technology Infrastructure Library. Traduzindo para o português, podemos concluir que ela significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Mas o que essa sigla tem a ver com a gestão e a digitalização do seu negócio? Na verdade, ela tem muito a ver. O ITIL tem o objetivo de organizar processos de TI e orientar profissionais a exercerem as suas atividades com mais qualidade, segurança e eficiência.

Entre as práticas, existe uma que é fundamental para que o seu negócio seja bem sucedido na atual era digital: a Gestão de Mudanças.

Da mesma forma, quando o assunto é a plataforma de gestão de mudanças, a Cervello é destaque na gestão e a digitalização da sua empresa. E tudo isso com o selo de qualidade PinkVerify.

Portanto, para saber mais sobre como implementar a Gestão de Mudanças com ITIL, acompanhe os tópicos a seguir.

O que é Gestão de Mudanças

Em um empreendimento, a Gestão de Mudanças é uma prática essencial e consiste basicamente em aplicar processos de transição, evitando que os colaboradores e os processos sejam afetados de forma negativa.

Não é à toa que, em tempos de transformação digital, poder contar com uma plataforma de Gestão de Mudanças é a solução para você manter o seu negócio competitivo e com um bom posicionamento de marca.


Clique aqui e baixe agora o nosso manual de digitalização de processos


As mudanças, em geral, devem ser feitas de forma planejada, sempre com o objetivo de evitar falhas e erros que possam comprometer a qualidade da sua empresa. Por essa razão, uma plataforma como a nossa, apta para gerenciar tais mudanças, é uma solução estratégica.

Nesse contexto, vale salientar que as mudanças em seu negócio podem ser de diferentes tipos e características:

Mudança Normal: deve passar por um processo antes de ser implementada. Um exemplo disso pode ser a adoção de um novo servidor na sua empresa.

Mudança Padrão: consiste em alterações em um serviço ou na infraestrutura de TI. Um exemplo desse tipo de mudança é a instalação de um novo software no laptop.

Mudança de Emergência: é o tipo de mudança que deve ser feita em curto prazo. Um exemplo que elucida esse tipo de mudança é a implementação de um novo sistema de segurança.

A importância da Gestão de Mudanças com ITIL

Levando em consideração as boas práticas de ITIL, a Gestão de Mudança é importante, pois constitui os estágios do ciclo de vida da Transição de Serviço, auxiliando o seu negócio a planejar e adotar as melhores decisões para a realização dos processos.


Clique aqui e entenda mais sobre o que é ITIL


Entre as melhores práticas de ITIL para viabilizar a Gestão de Mudanças, convém salientar a solicitação formal de alterações, testar as mudanças, realização do processo de revisão e a adoção de uma plataforma de gestão de mudanças.

Ao contar com a plataforma da Cervello, a Gestão de Mudanças com ITIL será realizada de forma eficiente, planejada e digitalizada. Ela é importante para o seu negócio porque se mostra benéfica em vários pontos.

Auxilia no controle de riscos

Ao realizar qualquer mudança em seu negócio, é pertinente ficar atento a possíveis riscos. Quando se trata da Gestão de Mudanças com ITIL, se torna mais fácil controlar os riscos, evitando falhas e possíveis prejuízos.

Possibilita o monitoramento do processo de mudanças

Mudanças demandam um constante processo de avaliação e monitoramento. E a nossa solução permite que os processos sejam monitorados e realizados sem empecilhos.

Planejar e programar a implementação de mudanças

A Gestão de Mudanças com ITIL conta com fluxos bem definidos que ajudam a planejar e a programar e a implementar as mudanças da melhor maneira.

O fluxo começa com o Iniciador da Mudança, que pode ser qualquer integrante da empresa. Contudo, o ideal é que seja uma pessoa capacitada para que as informações fornecidas sejam as mais adequadas e de fácil compreensão.

O processo também passa pelo Change Manager, que é o responsável por controlar o Ciclo de Vida das alterações. Por fim, o fluxo chega ao Implantador, que pode ser o colaborador ou a equipe que tem a função de executar e implementar as mudanças no seu negócio.

Gestão de mudanças com ITIL

Ter à disposição uma plataforma de Gestão de Mudanças traz resultados significativos para o seu empreendimento. E a nossa plataforma traz todos os recursos para viabilizar essa gestão, inclusive conta com um certificado de qualidade.

Cervello e a Certificação PinkVerify

A Pink Elephant é uma instituição internacional e exerce atuação importante no segmento de ITIL e ITSM. A entidade concede o selo conhecido como PinkVerify, que tem o objetivo de avaliar e certificar softwares que facilitam e suportam as boas práticas de TI.


Clique aqui e entenda mais sobre o que é a certificação PinkVerify


A Cervello conquistou esse certificado para a disciplina de Gestão de Mudanças, comprovando que a nossa solução tem tudo para ajudar a sua empresa a obter bons resultados na hora de digitalizar os processos.

A gestão de mudança com ITIL se tona mais fácil

O ITIL traz várias melhorias para vários aspectos do seu negócio, inclusive para a disciplina de Gestão de Mudanças

A famosa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação auxilia a adotar as melhores práticas para gerenciar essas mudanças, sem trazer prejuízos e ainda adaptar a realidade do seu negócio para a era digital.

Diante disso, é importante ter à disposição uma plataforma como solução para você colocar em prática a metodologia ITIL. A Cervello, nesse contexto, é a ideal, especialmente pelo fato de que ela possui o certificado PinkVerify.

Esse certificado é emitido pela empresa Pink Elephant, uma instituição reconhecida pela qualidade e por prestar consultoria, treinamento e serviços em ITIL e ITSM.

Portanto, entre em contato com a gente e solicite uma demonstração da nossa ferramenta e veja como ela pode auxiliar na Gestão de Mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

• 23 de junho de 2022

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
jun
14

Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

, • 14 de junho de 2022

Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais