5 vantagens do ESM que precisamos te contar
dez
07

5 vantagens do ESM que precisamos te contar

3 Comentários

A tecnologia é algo que está em constante evolução e, na era digital, ela é decisiva para que uma empresa seja bem sucedida.

Hoje em dia é impossível imaginar um pequeno – e também os grandes negócios – se tornar competitivo sem investir na digitalização dos seus processos.

Entre as soluções digitais disponíveis nos dias de hoje há o ESM, que é a sigla para Enterprise Service Management, ou, para facilitar melhor a sua compreensão, em português ele é o Gerenciamento de Serviços Corporativos.

Já mencionamos em outra postagem o que o ESM é. Agora chegou a hora da gente trazer para você algumas vantagens do ESM e o que essa solução proporciona.


Entenda aqui o que é o ESM e por que investir nessa tecnologia


Conheça as principais vantagens do ESM

Há anos, o departamento de tecnologia nas empresas se limitava apenas a sanar problemas nos computadores e reparar alguns bugs nos sistemas. No atual contexto, na era da digitalização de processos, ele ganha mais protagonismo.

Hoje em dia a equipe de Tecnologia da Informação (TI) colabora com as estratégias e oferece as melhores soluções para outras áreas das empresas.

Diante disso, vários setores podem ser beneficiados diante das práticas mais eficientes de TI. Tudo com o intuito de otimizar processos e melhorar ao máximo o desempenho, garantindo com isso resultados mais eficientes.

Esse é o chamado Enterprise Service Management (ESM), ou, em português, Gerenciamento de Serviços Corporativos. Ele é a aplicação das melhores práticas na gestão de TI às várias frentes de um negócio. Entendendo que muitos dos processos que sustentam todas as áreas de negocio podem ser vistas sob a ótica de Serviço, seja a clientes internos ou externos.

Quando uma empresa adota no seu dia a dia o ESM, os benefícios surgem em pouco tempo. Entre as vantagens que ele oferece, vamos mencionar as 5 principais.

1 – Gerenciamento padronizado e eficiente

É normal que as empresas adotem métodos próprios de gestão para cada departamento. No entanto, a partir do momento em que o negócio denota um crescimento, essa falta de padronização no gerenciamento pode gerar alguns empecilhos.

Ela geralmente dificulta a interação entre os setores, que cada vez mais vai se tornando fundamental.

Por isso, diante da utilização de ESM, a gestão começa a ser padronizada nos processos de trabalhos, possibilitando, dessa maneira, a integração e união das áreas.

Outro aspecto relevante é a transparência no gerenciamento. Graças às vantagens do ESM, é possível detectar falhas nos processos internos do negócio, ficar a par deles e sanar falhas cada vez mais rápido. 

Hoje em dia, a gestão que adota as vantagens do ESM pode contar com ferramentas que utilizam padrões que melhoram o fluxo de trabalho.

2 – Otimização na comunicação

Diante da integração e padronização na gestão dos setores da empresa, a comunicação corporativa se fortalece.

É importante salientar que os funcionários que atuam em um departamento necessitam se comunicar e trabalhar com os integrantes de outros departamentos.

Sendo assim, o setor de Recursos Humanos pode necessitar do auxílio da equipe de TI, o time da área jurídica talvez tenha a necessidade de trabalhar com a equipe financeira. Enfim, são várias as necessidades que podem surgir pelo caminho.


Saiba por que um sistema de gestão de TI é importante para manter sua empresa ativa


Nesse aspecto, as vantagens do ESM facilitam a colaboração com um fluxo de trabalho de aprovação em diferentes níveis, auxiliando os colaboradores a interagir com mais eficiência e distribuindo com precisão a responsabilidade do pessoal em diferentes setores e departamentos.

3 – Melhoria na experiência do usuário

O conceito de UX, ou seja, a User Experience (Experiência do Usuário) é bastante presente na era digital. E isso não é mais surpresa.

Hoje em dia vivemos olhando para telas dos mais variados formatos, de smartphones, tablets, notebooks. Por conta disso, é fundamental proporcionar uma boa experiência para as pessoas interagirem com tais dispositivos.

Na gestão de um negócio, o foco na experiência do usuário é uma necessidade tanto no atendimento ao cliente, quanto na realização dos processos internos de trabalho.

Nesse contexto, o ESM contribui de forma significativa para melhorar essa experiência diante da integração dos setores que ele proporciona.

4 – Diminuição dos gastos

Qual o gestor não quer a possibilidade de reduzir os custos das operações no seu negócio? Obter bons resultados com poucas despesas parece um sonho impossível. No entanto, com as vantagens do ESM é possível atingir esse objetivo.

Isso ocorre porque a gestão integrada dos serviços proporciona mais eficiência para o andamento dos processos e facilita a obtenção de resultados positivos.

Diante disso, o seu negócio terá condições de diminuir drasticamente a necessidade da repetição de alguns serviços, por exemplo, já que as falhas e os erros serão menores.

Os colaboradores também irão desperdiçar menos tempo em tarefas manuais e repetitivas, pois elas serão automatizadas. Por causa disso, a equipe terá tempo para manter o foco em estratégias capazes de trazer melhorias para o trabalho.

Na maioria dos casos, alguns desses custos operacionais não são detectados no cotidiano das organizações, porém, quando analisados sob um contexto geral, no final de um período de tempo, é possível aferir que são grandes diferenciais em termos de lucro e eficiência.

5 – Viabiliza o aumento do ROI

O velho conhecido dos gestores, o Retorno sobre o Investimento, também conhecido como ROI, sai ganhando diante do uso do ESM.

A razão disso ocorre pelo fato de que quanto mais funcionários e também mais departamentos utilizarem esse recurso, maior será o ROI.

Além do mais, a economia de recursos é outro motivo que viabiliza o aumento do ROI. Graças às vantagens do ESM, a empresa não tem a necessidade de usar aplicativos em grande quantidade e mais uma série de sistemas com funcionalidades.

Em suma, o fato é que uma única solução é capaz de integrar todas as necessidades da empresa ao mesmo tempo que diminui os custos com diferentes soluções, colaboradores e suporte técnico.


Saiba nesse post o que uma plataforma de digitalização e automação precisa ter para ser excelente


Tudo o que você quis saber sobre as vantagens do ESM, mas não sabia para quem perguntar

Com isso, procuramos trazer à tona as vantagens do ESM e o quanto ele está inserido nesse contexto de transformação digital e automação dos processos, que exige cada vez mais integração dos setores de um negócio.

Ao adotar para a sua gestão a solução do ESM, você irá perceber uma série de melhorias, tanto na questão da eficiência do trabalho quanto no atendimento.

Portanto, para saber mais sobre esse tema tão relevante, acompanhe as nossas redes sociais e fique atento para mais conteúdos.   

3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais