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Agentes de IA: eles não só falam, agora fazem

Já pensou se todos os colaboradores da sua empresa tivessem um assistente de alta performance? Com os agentes de IA isso já é possível! E o melhor: eles não só falam e respondem dúvidas simples; eles “botam a mão na massa” para a sua empresa crescer.

Capazes de observar, planejar e agir de forma autônoma, os agentes de Inteligência Artificial inauguraram uma nova fase na evolução digital das empresas. Diante de tanto potencial, gestores de todo o mundo já os implementaram.

Neste artigo queremos aprofundar um pouco mais neste recurso, suas funcionalidades e benefícios. Continue conosco e fique por dentro!

O que são agentes de IA?

Agentes de IA são tecnologias capazes de agir autonomamente em um ambiente. Assim, podem obter informações, tomar decisões e agir para atingir um objetivo — tudo isso sem intervenção humana.

Um agente leva o poder da IA ​​generativa a um novo patamar. Isso porque, ele não só ajuda o usuário em suas tarefas diárias, como pode trabalhar ao seu lado e até mesmo executar ações por ele.

Quais são as características dos agentes de IA?

As principais características dos agentes de IA são a autonomia, a eficiência e o uso estratégico dos dados. Diferentemente dos assistentes tradicionais, eles assumem funções complexas de acordo com a necessidade do usuário:

·        respondem dúvidas;

·        tomam decisões;

·        realizam múltiplas tarefas ao mesmo tempo;

·        aprendem e mudam o comportamento com o tempo;

·        buscam soluções mais eficientes para o mesmo problema;

·        acessam sistemas e dados externos e internos com autonomia.

Como os agentes de IA funcionam?

Os agentes de IA observam e interagem com o ambiente. Para isso, usam modelos de linguagem específicos e apostam na interconexão de vários sistemas e bancos de dados para atingir seus objetivos.

Confira um breve resumo de como é seu fluxo de funcionamento:

  • Observação: coletam e processam dados o tempo todo, incluindo interações do usuário e KPIs. Além disso, podem “criar” memórias que dão contexto para a tomada de decisão.
  • Planejamento: avaliam e priorizam ações com autonomia e estratégia. Assim, podem agir com base em um planejamento que considera o problema, as metas e o contexto.
  • Ação: interagem com diversos sistemas, ferramentas e fontes de dados para executar tarefas. Eles podem acessar softwares ERP e CRM, por exemplo.

O ciclo de observação-planejamento-ação ocorre de forma contínua. Isso porque, os agentes de IA demandam pouca intervenção humana e podem ser configurados para as necessidades do negócio.

Quais são os benefícios do agente de IA para gestão de serviços?

Como vimos, um agente de IA consegue executar tarefas complexas e tomar decisões em tempo real. Tudo isso enquanto trabalha de forma autônoma em diversas áreas da empresa.

Mas como isso pode beneficiar a gestão de serviços no seu cotidiano?

Serviços mais eficientes

Ofereça a seus clientes e usuários internos um fluxo de trabalho muito mais prático e inteligente. Isso é essencial para um melhor nível de serviço, com menos erros e mais segurança.

Transparência e rastreabilidade

Quando os agentes de IA são implementados da maneira adequada, a empresa consegue explorar o potencial da Inteligência Artificial de forma responsável. Assim, é possível rastrear informações, proteger dados sigilosos e atuar em conformidade legal.

Automação de alta performance

A automação de processos é uma das maiores demandas das empresas atuais. Neste sentido, o uso de assistentes com IA entregam alta performance como jamais visto, pensando, planejando, analisando e agindo.

Como aderir a essa transformação digital e se preparar para o futuro?

Se você chegou até aqui e está pensando “porque ainda não tenho essa tecnologia em meu negócio?”, saiba que os agentes de IA estão se tornando populares e acessíveis.

Aliás, os primeiros a adotá-los já desbloquearam seu valor em várias funções, como marketing e vendas, atendimento ao cliente, dados e tecnologia.

Mas podemos dizer que essa é apenas a ponta do iceberg. Prova disso é a expectativa de crescimento do mercado de agentes de IA para os próximos anos: de US$5,1 bilhões em 2024 para US$15,7 bilhões até 2029.

Sabendo disso, queremos te ajudar a dar os primeiros passos com estratégia, potencializando seus investimentos e transformando-os em diferencial competitivo. Confira!

Comece aos poucos

Caminhe para depois correr. Quando falamos em implementar recursos de Inteligência Artificial, a maioria das empresas se “empolga” e pega pelo excesso.

Este é um universo novo e com inúmeras possibilidades, mas você precisa saber o que está fazendo e o que deseja conquistar. Por isso, indicamos que a tecnologia seja introduzida de forma gradual, automatizando tarefas mais simples primeiro.

Invista em plataformas de integração

Para que os agentes de IA executem bem suas funções, eles precisarão acessar diversos softwares, bancos de dados e ambientes. Portanto, é importante que você tenha uma plataforma que integre e unifique tudo isso.

A tecnologia da Cervello é um grande exemplo, pois centraliza a gestão de diferentes serviços em um só lugar. E o melhor: se aplica a qualquer área da empresa, e não só à TI.

A Cervello ESM Suite é poderosa e traz todos os diferenciais do ITSM para o gerenciamento completo da empresa. Assim, facilita a integração dos agentes de IA em todos os setores.

Treine sua equipe

O terceiro passo para começar a explorar essa tecnologia é treinar seu time. Na prática, é fundamental fomentar o interesse pela inovação na empresa, rompendo barreiras e objeções para o uso da IA.

Muitos profissionais não utilizam os agentes porque não conhecem seu potencial e nem sabem como manuseá-los. Por isso, invista em capacitação e na troca de experiências entre os times.

Os agentes de IA são o futuro; e a Cervello te ajuda a chegar lá!

Não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” a sua empresa começará a trabalhar lado a lado com agentes de IA. Eles já estão mudando o jogo — automatizando tarefas, otimizando decisões e criando fluxos de trabalho inteligentes e autônomos.

E é justamente aqui que entra a Cervello.

A Cervello ESM Suite é o ambiente ideal para que agentes de IA operem com autonomia, segurança e performance. Com um ecossistema altamente integrável, um motor de workflow Low Code robusto e recursos nativos de automação, ela oferece a base perfeita para aplicar IA com propósito e escala.

Imagine agentes de IA atuando em processos de RH, Financeiro, TI, Facilities ou Atendimento ao Cliente — coletando dados, executando tarefas, tomando decisões e evoluindo continuamente. Tudo isso já é possível com a Cervello, que conecta sistemas, automatiza etapas e entrega visibilidade total do que acontece dentro da empresa.

Se você quer deixar de apenas ouvir falar sobre Inteligência Artificial e começar a usá-la, a Cervello está pronta para dar esse salto com você.

Quer ver como isso acontece na prática? Fale com nosso time e entenda em todos os detalhes como ativar seus agentes de IA com a potência da Cervello ESM Suite.

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