5 lições que as empresas vão aprender com o trabalho home office
Deixe um comentárioO trabalho home office tornou-se uma realidade para quase todas as empresas. Passado o tempo de adaptação, após esses meses de quarentena, já é possível notar algumas lições tiradas com o novo estilo das jornadas de trabalho.
As empresas agora têm uma oportunidade melhor para entender o que está e o que não está funcionando durante a crise do coronavírus. As lições aprendidas nestes tempos serão úteis para o desenvolvimento de estratégias mais consistentes. Com isso, havendo uma nova crise, seu time não temerá mais quanto as medidas adotadas.
E é sobre essas estratégias que vamos falar no post abaixo. Consideramos cinco lições que as empresas aprenderão com o esquema de trabalho remoto e que farão parte da nova realidade após a pandemia.
1 – Ferramentas ruins não trazem bons resultados
Projetar bem a compra de softwares usuais para o dia a dia da empresa nem sempre foi um conceito bem projetados pelas gestões. Houve um certo contentamento com ferramentas básicas e que ainda demandavam muita mão de obra da operação. Sem notar essa deficiência, a produtividade era muito mais complexa e cheia de entraves.
Geralmente, esse é um problema oculto ou que fica em segundo plano quando todos estão trabalhando alocados na empresa e os usuários podem se ajudar mutuamente. É exatamente em casos escassos, como o da pandemia, que se percebe a deficiência dessas ferramentas.
Investir em um bom software é fundamental para evitar perda de produtividade, reduzir custos operacionais e facilitar o trabalho remoto – mesmo ele não sendo uma rotina da empresa – além de outros benefícios. As empresas devem analisar a experiência do usuário de todos os softwares existentes e atualizá-las e melhorá-las a partir de agora.
2 – Bons negócios não precisam ser fechados pessoalmente
Por muitos anos, julgou-se necessário as viagens para fechamento de contratos mais importantes ou reuniões de negócio mais estratégicas. A videoconferência sempre foi uma ferramenta usual, mas nunca teve a devida importância.
Nessa mudança de perspectiva, com aeroportos e rodovias fechadas, percebeu-se que era possível a adesão de softwares funcionais, onde dava para realizar todos os trâmites da empresa com total segurança. Além disso, o custo de manutenção dessas ferramentas é bem menor do que os gastos com deslocamentos de funcionários.
Outra vantagem das videoconferências foi a agilidade trazida para os negócios. Agora é possível envolver todos os funcionários necessários para o desentrave de um contrato, sem a necessidade de discussões paralelas e custos extras com viagens funcionais.
3 – Desburocratizar processos é mais essencial do que parece
A necessidade de agilizar alguns processos para a adesão do trabalho home office permitiu que a as empresas reavaliassem a sua forma de gestão. Não há mais a necessidade de funis longos e prazos tão demorados. O acesso remoto trouxe também a urgência das respostas, visto que tudo é automatizado.
Com isso, houve um corte de atividades que não eram mais tão pertinentes, os trâmites de aprovação de um projeto ou liberação do financeiro também foram melhorados, entre outros exemplos. Mesmo retomando para o trabalho alocado após o fim da pandemia, essa desburocratização permanecerá vigente, visto que não apenas traz uma melhor experiência para o cliente, mas também melhora os cursos para os processos internos acontecerem.
LEIA TAMBÉM: Como a tecnologia pode ser uma aliada no crescimento da empresa através da experiência do usuário?
4 – O trabalho home office pode ser bastante rentável
Além de ser uma realidade bem aplicável, mesmo nos modelos mais antigos de negócio. No Brasil, o teletrabalho foi regulamentado em 2017 pela reforma trabalhista ocorrida nesse ano. Antes disso, já havia muita adesão por parte de pequenas empresas e marcas digitais, que atuavam completamente em um ambiente doméstico.
A ideia de grandes escritórios parece que vai ficando cada vez mais no passado. Grandes marcas como Google e Twitter já anunciaram a redução de seus espaços e a adesão de jornadas de trabalho home office como uma nova realidade das empresas.
Além disso, podemos apontar as vantagens desse modelo de jornada, como:
- Redução de custos: a empresa tem menos gastos com encargos trabalhistas, manutenção e adesão de maquinários, contas fixas etc.;
- Entregas com mais qualidade: o estresse do trânsito durante o deslocamento, a falta de um ambiente totalmente confortável e outros fatores influenciam diretamente na produtividade de um funcionário. O trabalho home office traz um conforto maior em relação a esses pontos e favorece a produtividade dos colaboradores;
- Maior absorção de talentos: o trabalho home office permite a contratação de talentos que não precisam estar alocados no escritório da sua empresa. Isso gera mais oportunidade de mercado para o profissional e mais avanço para a empresa.
5 – Maior senso de liderança e de time
Gerenciar pessoas é um dos elementos mais difíceis da jornada remota, principalmente porque todos responderão de maneira diferente à mudança cultural e aos desafios do trabalho home office.
Como os gestores se comunicam é tão importante quanto o que está sendo dito e precisa ser feito com confiança, consistência e confiabilidade. É preciso definir claramente todas as ações tomadas pelo time, apontar propósitos para médio e longo prazo e oferecer uma visão forte e realista sobre a empresa. Quando você faz isso, gera um senso de pertencimento muito maior.
Lembre-se que o trabalho home office depende da ação de todos. Cada um em suas casas fica responsável por cumprir as suas demandas de maneira responsável e na qualidade que é necessário. Isso envolve muito mais pessoas do time. Não há apenas um líder gerenciando a produção. Há um grupo inteiro se cobrando, se movimentando para que a experiência do cliente seja a melhor possível. A comunicação é muito mais aberta, honesta e produtiva.
O trabalho home office ainda trará grandes descobertas para a sua empresa. É preciso considerar isso como uma nova realidade, mesmo que acabe o isolamento e todos voltem a se alocarem no escritório.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!
- Metodologia Ágil: como entregar mais valor para o seu cliente?
- 5 formas de gerar automação de processos com a tecnologia