Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021
jan
18

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

Deixe um comentário

Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas.

Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza: as tendências tecnológicas serão cada vez mais baseadas em conceitos como Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.

Se antes do vírus tais tecnologias já eram importantes, para 2021 e além, elas serão fundamentais para a sobrevivência das empresas.

A necessidade do Home Office e de outros recursos são exemplos disso, pois mostraram, em plena pandemia, a importância das ferramentas digitais.

Além do mais, os consumidores também cada vez mais recorrem a várias dessas ferramentas para interagir com as empresas.

É nesse contexto que pequenos, médios e grandes empreendimentos deverão mergulhar fundo na automação de processos para se adaptarem a esses tempos, regidos pelas mídias online, algoritmos e Marketing Digital.

Nesse artigo, você vai ficar a par de algumas das principais tendências em tecnologia para 2021.

O impacto da transformação digital

A presença das ferramentas digitais mudou o modo como a maioria das pessoas consome produtos, serviços e entretenimento. O fluxo rápido de informação nas redes sociais também faz com que os consumidores queiram atendimento ágil a qualquer instante.

Contudo, também é importante mencionar a popularização de smartphones e demais dispositivos móveis, que permitem aos usuários procurar produtos e efetuar compras de um modo prático e fácil.

Essa rapidez de informações provocada pela transformação digital obriga as empresas a se adaptarem a esse ritmo, ditado pela velocidade da internet. Por isso, o gestor que não viabilizar a digitalização do seu negócio estará caminhando na contramão do futuro.


Entenda a diferença entre digitalização e automação de processos


Portanto, daqui por diante, o atendimento de qualidade, a gestão financeira de uma empresa e a elaboração de estratégias de Marketing são conceitos que obterão êxito apenas se forem realizados com uma boa plataforma digital.

Conheça as principais tendências tecnológicas para 2021

Não é necessário contar com superpoderes premonitórios para prever o que a tecnologia reserva para nós no futuro. Uma rápida olhada no cenário atual já dá uma ideia do que 2021 e os anos posteriores irão nos oferecer.

A transformação digital irá continuar em alta e isso parece ser evidente. O consumidor moderno possui perfil digital e o Marketing bem feito deverá ser digital. Conceitos como Home Office, que tiveram destaque por causa da pandemia, ainda estarão em alta.

Inclusive, diante de outros recursos, como a Inteligência Artificial, a Computação em Nuvem e a IoT (Internet das Coisas), novas profissões terão mais espaço. Alguns exemplos são os Analistas de Dados, os Gestores de E-commerce, entre outros profissionais.

É nesse contexto, que já podemos visualizar quais serão as principais tendências tecnológicas para o ano que vem. Será que você já conhece algumas dessas soluções? Confira quais são a seguir.

1 – A Inteligência Artificial

A IA está marcando presença cada vez mais na rotina dos consumidores e também das empresas. A tecnologia do Reconhecimento Facial é um claro exemplo disso.

Outro exemplo marcante da Inteligência Artificial no cenário da gestão das empresas são os Chatbots. Tais soluções são fundamentais para assegurar aos clientes um atendimento da mais alta qualidade e eficiência.

Chatbots que funcionam por meio de IA podem sanar dúvidas básicas dos clientes sempre que for necessário, tornando o seu negócio sempre à disposição do público.

Isso resulta em uma série de vantagens, uma delas é o aumento das vendas e uma redução dos custos.

2 – Computação em Nuvem

A Cloud Computing também irá marcar presença no ano que vem, pois ela viabiliza algo fundamental para qualquer empresa que queira se tornar relevante na era digital: a automação de processos.

A Computação em Nuvem permite que os vários dados e informações de uma empresa possam ser armazenados na internet, ou seja, na “nuvem”. Com isso, posteriormente eles podem ser acessados de forma rápida e segura.

Isso permite mais agilidade na gestão de um negócio, bem como proporciona uma diminuição nos gastos. Pense, por exemplo, na quantidade de recursos financeiros que poderá ser economizada ao armazenar e compartilhar vários documentos na nuvem.

Isso dispensa o uso de papéis, impressoras, tintas e outros insumos. Além disso, o trabalho em Home Office muitas vezes pode ser feito porque a Cloud Computing permite compartilhar e guardar arquivos na nuvem.

3 – Cibersegurança

Diante da quantidade de pessoas utilizando a internet, fazendo compras online, é fundamental encontrar maneiras de tornar essas transações mais seguras. 

Há também o fato de que, diante de tantos dados armazenados em nuvem, é necessário contar com meios para protegê-los. É nesse cenário que a Blockchain terá espaço para se desenvolver ainda mais e se tornar uma importante tecnologia.

4 – Tecnologia 5G

Em um mundo em que muita gente, a todo instante, acessa a internet, é importante assegurar a qualidade da conexão. No cenário da pandemia, por exemplo, o consumo de internet atingiu níveis elevados.

A tecnologia 5G é quem promete trazer mais qualidade quando o assunto é o acesso à internet, inclusive possibilitando downloads e uploads mais rápidos.


Clique aqui e saiba sobre a importância da transformação digital após a COVID-19


Isso sem dúvida será um grande passo para a IoT – a Internet das Coisas – entrar de vez em cena, bem como será muito importante para otimizar e digitalizar ainda mais a gestão das empresas.

5 – Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

A primeira tecnologia simula ambientes virtuais, enquanto a segunda amplia o cenário onde os usuários estão inseridos.

Tais tecnologias já podem ser vistas na concepção de determinados jogos eletrônicos, assim como já são utilizadas na área da educação e também para treinamentos de pilotos na aviação.

Porém, elas podem ser utilizadas no Marketing Digital, com o intuito de melhorar a experiência do usuário no ponto de vendas.

2021 será o começo de uma nova era pautada na digitalização

Sendo assim, um bom gestor deve estar atento para as soluções que surgem, obtendo com isso alternativas para modernizar a sua empresa e melhorar ao máximo o relacionamento com os clientes.

2021 é o ano que ainda vai sentir os efeitos causados pelo Coronavírus. E por essa razão, é importante ficar por dentro das tendências tecnológicas para assim driblar as adversidades. A digitalização é e continuará sendo a solução.

Portanto, para você continuar antenado a respeito do que ocorre no mundo da tecnologia, acompanhe a gente nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

• 23 de junho de 2022

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
jun
14

Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

, • 14 de junho de 2022

Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais