Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021
jan
18

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

Deixe um comentário

Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas.

Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza: as tendências tecnológicas serão cada vez mais baseadas em conceitos como Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.

Se antes do vírus tais tecnologias já eram importantes, para 2021 e além, elas serão fundamentais para a sobrevivência das empresas.

A necessidade do Home Office e de outros recursos são exemplos disso, pois mostraram, em plena pandemia, a importância das ferramentas digitais.

Além do mais, os consumidores também cada vez mais recorrem a várias dessas ferramentas para interagir com as empresas.

É nesse contexto que pequenos, médios e grandes empreendimentos deverão mergulhar fundo na automação de processos para se adaptarem a esses tempos, regidos pelas mídias online, algoritmos e Marketing Digital.

Nesse artigo, você vai ficar a par de algumas das principais tendências em tecnologia para 2021.

O impacto da transformação digital

A presença das ferramentas digitais mudou o modo como a maioria das pessoas consome produtos, serviços e entretenimento. O fluxo rápido de informação nas redes sociais também faz com que os consumidores queiram atendimento ágil a qualquer instante.

Contudo, também é importante mencionar a popularização de smartphones e demais dispositivos móveis, que permitem aos usuários procurar produtos e efetuar compras de um modo prático e fácil.

Essa rapidez de informações provocada pela transformação digital obriga as empresas a se adaptarem a esse ritmo, ditado pela velocidade da internet. Por isso, o gestor que não viabilizar a digitalização do seu negócio estará caminhando na contramão do futuro.


Entenda a diferença entre digitalização e automação de processos


Portanto, daqui por diante, o atendimento de qualidade, a gestão financeira de uma empresa e a elaboração de estratégias de Marketing são conceitos que obterão êxito apenas se forem realizados com uma boa plataforma digital.

Conheça as principais tendências tecnológicas para 2021

Não é necessário contar com superpoderes premonitórios para prever o que a tecnologia reserva para nós no futuro. Uma rápida olhada no cenário atual já dá uma ideia do que 2021 e os anos posteriores irão nos oferecer.

A transformação digital irá continuar em alta e isso parece ser evidente. O consumidor moderno possui perfil digital e o Marketing bem feito deverá ser digital. Conceitos como Home Office, que tiveram destaque por causa da pandemia, ainda estarão em alta.

Inclusive, diante de outros recursos, como a Inteligência Artificial, a Computação em Nuvem e a IoT (Internet das Coisas), novas profissões terão mais espaço. Alguns exemplos são os Analistas de Dados, os Gestores de E-commerce, entre outros profissionais.

É nesse contexto, que já podemos visualizar quais serão as principais tendências tecnológicas para o ano que vem. Será que você já conhece algumas dessas soluções? Confira quais são a seguir.

1 – A Inteligência Artificial

A IA está marcando presença cada vez mais na rotina dos consumidores e também das empresas. A tecnologia do Reconhecimento Facial é um claro exemplo disso.

Outro exemplo marcante da Inteligência Artificial no cenário da gestão das empresas são os Chatbots. Tais soluções são fundamentais para assegurar aos clientes um atendimento da mais alta qualidade e eficiência.

Chatbots que funcionam por meio de IA podem sanar dúvidas básicas dos clientes sempre que for necessário, tornando o seu negócio sempre à disposição do público.

Isso resulta em uma série de vantagens, uma delas é o aumento das vendas e uma redução dos custos.

2 – Computação em Nuvem

A Cloud Computing também irá marcar presença no ano que vem, pois ela viabiliza algo fundamental para qualquer empresa que queira se tornar relevante na era digital: a automação de processos.

A Computação em Nuvem permite que os vários dados e informações de uma empresa possam ser armazenados na internet, ou seja, na “nuvem”. Com isso, posteriormente eles podem ser acessados de forma rápida e segura.

Isso permite mais agilidade na gestão de um negócio, bem como proporciona uma diminuição nos gastos. Pense, por exemplo, na quantidade de recursos financeiros que poderá ser economizada ao armazenar e compartilhar vários documentos na nuvem.

Isso dispensa o uso de papéis, impressoras, tintas e outros insumos. Além disso, o trabalho em Home Office muitas vezes pode ser feito porque a Cloud Computing permite compartilhar e guardar arquivos na nuvem.

3 – Cibersegurança

Diante da quantidade de pessoas utilizando a internet, fazendo compras online, é fundamental encontrar maneiras de tornar essas transações mais seguras. 

Há também o fato de que, diante de tantos dados armazenados em nuvem, é necessário contar com meios para protegê-los. É nesse cenário que a Blockchain terá espaço para se desenvolver ainda mais e se tornar uma importante tecnologia.

4 – Tecnologia 5G

Em um mundo em que muita gente, a todo instante, acessa a internet, é importante assegurar a qualidade da conexão. No cenário da pandemia, por exemplo, o consumo de internet atingiu níveis elevados.

A tecnologia 5G é quem promete trazer mais qualidade quando o assunto é o acesso à internet, inclusive possibilitando downloads e uploads mais rápidos.


Clique aqui e saiba sobre a importância da transformação digital após a COVID-19


Isso sem dúvida será um grande passo para a IoT – a Internet das Coisas – entrar de vez em cena, bem como será muito importante para otimizar e digitalizar ainda mais a gestão das empresas.

5 – Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

A primeira tecnologia simula ambientes virtuais, enquanto a segunda amplia o cenário onde os usuários estão inseridos.

Tais tecnologias já podem ser vistas na concepção de determinados jogos eletrônicos, assim como já são utilizadas na área da educação e também para treinamentos de pilotos na aviação.

Porém, elas podem ser utilizadas no Marketing Digital, com o intuito de melhorar a experiência do usuário no ponto de vendas.

2021 será o começo de uma nova era pautada na digitalização

Sendo assim, um bom gestor deve estar atento para as soluções que surgem, obtendo com isso alternativas para modernizar a sua empresa e melhorar ao máximo o relacionamento com os clientes.

2021 é o ano que ainda vai sentir os efeitos causados pelo Coronavírus. E por essa razão, é importante ficar por dentro das tendências tecnológicas para assim driblar as adversidades. A digitalização é e continuará sendo a solução.

Portanto, para você continuar antenado a respeito do que ocorre no mundo da tecnologia, acompanhe a gente nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mar
05

6 maiores vantagens do atendimento com acesso remoto

• 5 de março de 2021

Imagine a possibilidade de ter acesso remoto das principais funcionalidades do seu negócio de onde você estiver. Com certeza você vai conseguir otimizar a sua gestão, sanar problemas com mais agilidade e eficiência, entre outros benefícios. A possibilidade do acesso remoto tem melhorando o gerenciamento de grandes e pequenas empresas é um avanço proporcionado pela… Leia Mais
fev
15

Como a Hiperautomação pode ajudar a sua empresa em 2021

• 15 de fevereiro de 2021

Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “automatização”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio. Especialmente, em tempos de crise de Coronavírus, um termo está conquistando uma posição de destaque entre as… Leia Mais
fev
08

5 técnicas de Rapport para melhorar a experiência do usuário

• 8 de fevereiro de 2021

O atendimento é um bem precioso em qualquer tipo de negócio. Sem um bom atendimento, clientes se tornam cada vez mais raros e as vendas sofrem quedas. É aí que surgem as técnicas de rapport. Rapport é um conceito que veio da Psicologia, porém ele também se encaixa quando o assunto é vendas e gestão… Leia Mais
fev
02

Chat humano e Chatbot – Como eles precisam se complementar em seu atendimento ao cliente

• 2 de fevereiro de 2021

O atendimento automatizado realizado por Chatbots é um dos vários “milagres” que a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) trouxe para o dia a dia das empresas.   Vários tipos de empreendimentos, tanto os pequenos quanto os grandes negócios, podem se beneficiar com a atuação dos Chatbots. No entanto, ainda que a Inteligência Artificial e os… Leia Mais
jan
26

Plataforma Cervello | Por que escolhê-la?

• 26 de janeiro de 2021

A transformação digital há tempos já se tornou uma necessidade no dia a dia de uma empresa. Independente do segmento de atuação, é fato que a automação de processos é um elemento fundamental para um negócio obter bons resultados. Diante do Coronavírus, a digitalização se mostrou ainda mais como uma aliada. Por meio dela se… Leia Mais
jan
18

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

• 18 de janeiro de 2021

Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas. Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza:… Leia Mais
jan
12

LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

• 12 de janeiro de 2021

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online. No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio… Leia Mais