Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021
jan
18

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

Deixe um comentário

Nos aproximamos a passos largos do final do ano. É verdade que quem tinha planos para 2020 viu vários projetos serem cancelados ou adiados. O Coronavírus surgiu no meio do caminho, bagunçando a economia e ceifando vidas.

Diante de tantas dúvidas que o Covid-19 trouxe para o mercado de trabalho, há pelo menos uma certeza: as tendências tecnológicas serão cada vez mais baseadas em conceitos como Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.

Se antes do vírus tais tecnologias já eram importantes, para 2021 e além, elas serão fundamentais para a sobrevivência das empresas.

A necessidade do Home Office e de outros recursos são exemplos disso, pois mostraram, em plena pandemia, a importância das ferramentas digitais.

Além do mais, os consumidores também cada vez mais recorrem a várias dessas ferramentas para interagir com as empresas.

É nesse contexto que pequenos, médios e grandes empreendimentos deverão mergulhar fundo na automação de processos para se adaptarem a esses tempos, regidos pelas mídias online, algoritmos e Marketing Digital.

Nesse artigo, você vai ficar a par de algumas das principais tendências em tecnologia para 2021.

O impacto da transformação digital

A presença das ferramentas digitais mudou o modo como a maioria das pessoas consome produtos, serviços e entretenimento. O fluxo rápido de informação nas redes sociais também faz com que os consumidores queiram atendimento ágil a qualquer instante.

Contudo, também é importante mencionar a popularização de smartphones e demais dispositivos móveis, que permitem aos usuários procurar produtos e efetuar compras de um modo prático e fácil.

Essa rapidez de informações provocada pela transformação digital obriga as empresas a se adaptarem a esse ritmo, ditado pela velocidade da internet. Por isso, o gestor que não viabilizar a digitalização do seu negócio estará caminhando na contramão do futuro.


Entenda a diferença entre digitalização e automação de processos


Portanto, daqui por diante, o atendimento de qualidade, a gestão financeira de uma empresa e a elaboração de estratégias de Marketing são conceitos que obterão êxito apenas se forem realizados com uma boa plataforma digital.

Conheça as principais tendências tecnológicas para 2021

Não é necessário contar com superpoderes premonitórios para prever o que a tecnologia reserva para nós no futuro. Uma rápida olhada no cenário atual já dá uma ideia do que 2021 e os anos posteriores irão nos oferecer.

A transformação digital irá continuar em alta e isso parece ser evidente. O consumidor moderno possui perfil digital e o Marketing bem feito deverá ser digital. Conceitos como Home Office, que tiveram destaque por causa da pandemia, ainda estarão em alta.

Inclusive, diante de outros recursos, como a Inteligência Artificial, a Computação em Nuvem e a IoT (Internet das Coisas), novas profissões terão mais espaço. Alguns exemplos são os Analistas de Dados, os Gestores de E-commerce, entre outros profissionais.

É nesse contexto, que já podemos visualizar quais serão as principais tendências tecnológicas para o ano que vem. Será que você já conhece algumas dessas soluções? Confira quais são a seguir.

1 – A Inteligência Artificial

A IA está marcando presença cada vez mais na rotina dos consumidores e também das empresas. A tecnologia do Reconhecimento Facial é um claro exemplo disso.

Outro exemplo marcante da Inteligência Artificial no cenário da gestão das empresas são os Chatbots. Tais soluções são fundamentais para assegurar aos clientes um atendimento da mais alta qualidade e eficiência.

Chatbots que funcionam por meio de IA podem sanar dúvidas básicas dos clientes sempre que for necessário, tornando o seu negócio sempre à disposição do público.

Isso resulta em uma série de vantagens, uma delas é o aumento das vendas e uma redução dos custos.

2 – Computação em Nuvem

A Cloud Computing também irá marcar presença no ano que vem, pois ela viabiliza algo fundamental para qualquer empresa que queira se tornar relevante na era digital: a automação de processos.

A Computação em Nuvem permite que os vários dados e informações de uma empresa possam ser armazenados na internet, ou seja, na “nuvem”. Com isso, posteriormente eles podem ser acessados de forma rápida e segura.

Isso permite mais agilidade na gestão de um negócio, bem como proporciona uma diminuição nos gastos. Pense, por exemplo, na quantidade de recursos financeiros que poderá ser economizada ao armazenar e compartilhar vários documentos na nuvem.

Isso dispensa o uso de papéis, impressoras, tintas e outros insumos. Além disso, o trabalho em Home Office muitas vezes pode ser feito porque a Cloud Computing permite compartilhar e guardar arquivos na nuvem.

3 – Cibersegurança

Diante da quantidade de pessoas utilizando a internet, fazendo compras online, é fundamental encontrar maneiras de tornar essas transações mais seguras. 

Há também o fato de que, diante de tantos dados armazenados em nuvem, é necessário contar com meios para protegê-los. É nesse cenário que a Blockchain terá espaço para se desenvolver ainda mais e se tornar uma importante tecnologia.

4 – Tecnologia 5G

Em um mundo em que muita gente, a todo instante, acessa a internet, é importante assegurar a qualidade da conexão. No cenário da pandemia, por exemplo, o consumo de internet atingiu níveis elevados.

A tecnologia 5G é quem promete trazer mais qualidade quando o assunto é o acesso à internet, inclusive possibilitando downloads e uploads mais rápidos.


Clique aqui e saiba sobre a importância da transformação digital após a COVID-19


Isso sem dúvida será um grande passo para a IoT – a Internet das Coisas – entrar de vez em cena, bem como será muito importante para otimizar e digitalizar ainda mais a gestão das empresas.

5 – Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

A primeira tecnologia simula ambientes virtuais, enquanto a segunda amplia o cenário onde os usuários estão inseridos.

Tais tecnologias já podem ser vistas na concepção de determinados jogos eletrônicos, assim como já são utilizadas na área da educação e também para treinamentos de pilotos na aviação.

Porém, elas podem ser utilizadas no Marketing Digital, com o intuito de melhorar a experiência do usuário no ponto de vendas.

2021 será o começo de uma nova era pautada na digitalização

Sendo assim, um bom gestor deve estar atento para as soluções que surgem, obtendo com isso alternativas para modernizar a sua empresa e melhorar ao máximo o relacionamento com os clientes.

2021 é o ano que ainda vai sentir os efeitos causados pelo Coronavírus. E por essa razão, é importante ficar por dentro das tendências tecnológicas para assim driblar as adversidades. A digitalização é e continuará sendo a solução.

Portanto, para você continuar antenado a respeito do que ocorre no mundo da tecnologia, acompanhe a gente nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

• 28 de julho de 2021

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

• 28 de julho de 2021

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

• 28 de julho de 2021

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
maio
24

Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

• 24 de maio de 2021

A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais