Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio
jun
03

Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio

1 Comentário

O sistema de service desk é uma forma de gerenciamento de tickets que permite uma empresa desenvolver fluxos otimizados de atendimento para seus departamentos internos, de forma que deixe mais eficaz a comunicação e solução de problemas para o cliente.

É preciso eliminar demandas engessadas do seu fluxo. Se você ainda acompanha as solicitações do cliente através de troca de e-mails entre os setores, planilhas com atualização manual, notas adesivas ou blocos de anotações, certamente, compromete muito o fluxo do seu atendimento.

Ao utilizar um sistema de service desk efetivo, você permite que diversas problemáticas sejam eliminadas.

Neste post, queremos apontar quais impactos uma boa ferramenta pode trazer positivamente para a sua organização, melhorando ainda mais os resultados do seu time. Veja.

Redução de custos

A redução de custos nos processos trazidos pelo sistema de service desk são notados logo no início da implementação. A adoção da tecnologia permite a otimização dos seus recursos, promovendo uma prestação de serviço com muito mais qualidade.

A solução dos problemas do seu cliente e, até mesmo, dos setores envolvidos, é mais rápida. Você não precisa mais investir em diversas plataformas e ferramentas que atendam os times separadamente. Dá para implementar um único serviço para todo o atendimento, aumentando a sincronicidade de cada etapa do atendimento.

Todas as vantagens acima estão ligadas, automaticamente, ao poder preventivo que o sistema de service desk traz. Com um funcionamento mais dinâmico, interativo e rápido, todo o processo tem menor risco de falhas e, consequentemente, precisará de menos investimento.

Maior eficiência no atendimento

A maioria dos atendimentos que chegam ao service desk de uma empresa, apontam soluções mais simplificadas. Elas estão quase sempre relacionadas com contratempos encontrados na prestação de serviço ou no funcionamento de um produto, problemas no acesso a um sistema, queda na rede, etc.

Essas solicitações têm tempo de solução bem menor, mas são entravadas com a falta de ferramentas ou etapas bem definidas no time do atendimento.

A implementação de um sistema de service desk trará a eficiência que o time precisa, basicamente, pelas mesmas razões que listamos no tópico anterior: time mais dinâmico e comunicativo, processos mais alinhados e respostas mais rápidas ao cliente.

LEIA TAMBÉM: Saiba como a gestão de demandas pode aumentar a eficiência na sua empresa

Otimização no processo de atendimento e solução

A otimização no processo de atendimento e solução ao cliente também é notada logo de início com a implementação do sistema de service desk. Há mais recursos técnicos disponíveis para todos os níveis envolvidos e isso agiliza tudo, como também já ressaltamos nos tópicos anteriores.

As soluções complexas passam a ter uma resposta mais otimizada, visto que seu atendimento, por mais que envolva outros setores, não precisa esperar tanto. O uso de ferramentas de automação permite que haja uma comunicação direta e instantânea e, em alguns casos, não há nem a necessidade de pedir um prazo maior para o cliente.

LEIA TAMBÉM: Como implantar um Sistema de Service Desk eficiente

Melhoria na medição de resultados

Você certamente tem métricas de acompanhamento dos resultados dos times e de toda a empresa. O investimento em um sistema de service desk aponta melhoria em diversas métricas, como atendimento, bilhetes encerrados etc.

O acompanhamento de métricas está diretamente ligado ao sucesso de toda a sua organização. Se você sabe como anda a satisfação do cliente, o controle financeiro, a solução de demandas e outros fatores essenciais, consegue identificar mais rapidamente problemas e respostas para cada um deles. O planejamento também é favorecido com o acompanhamento e análise de métricas.

Gerenciamento com mais segurança

O sistema de service desk ainda garante uma maior segurança para informações internas e de clientes, quando trocadas entre setores da empresa. A segurança de dados, quando feita através de e-mails, planilhas manuais e notas adesivas, como citamos mais acima, permite a exposição maior de casos, dados e outras informações privativas.

Geralmente, essas ferramentas são munidas de tecnologias que permitem a transição de dados sem riscos. Você pode, inclusive, utilizar isso como uma proposta de valor para o seu cliente.

Como escolher e implementar um sistema de service desk ideal para a sua empresa?

Cada um dos pontos que citamos mais acima importa para uma organização. No entanto, há outros fatores mais particulares, como:

  • o tamanho da sua empresa;
  • a distribuição dos times e responsabilidades;
  • os acordos de nível de serviço;
  • fluxo de entrada de tickets.

Esses e outros fatores que podem entrar na lista, é que ajudam a determinar qual o sistema de service desk mais apropriado e que trará melhores resultados.

Na hora de escolher o seu sistema de service desk, opte por empresas especializadas e com tempo de mercado. Também veja a possibilidade de conhecer a ferramenta e a sua usabilidade para entender se é compatível com as necessidades da sua empresa.

Lembre-se que o objetivo é centralizar as demandas e, por isso, essa ferramenta precisa atender o máximo de funções para seu time.

Antes da implementação do sistema de service desk, crie um pequeno projeto com todas as etapas, de forma que o seu atendimento não seja afetado. Erros podem afetar muito o fluxo de trabalho e o desempenho do seu time, prejudicando consequentemente o seu cliente.

De uma forma geral, implementar um sistema de service desk é verdadeiramente possível e até tranquilo, quando bem planejado. Se você já tem um sistema atuando em sua empresa e busca a mudança, o processo é ainda mais simplificado. Considere, nesse caso, que seu time já tem familiaridade com ferramentas similares. O período de adaptação será, provavelmente, bem menor e a adesão mais facilitada.

Você pode entender ainda mais sobre sistema de service desk em nosso blog! Acesse conteúdos exclusivos sobre o tema e entenda melhor como essa solução é vantajosa para a sua empresa.

LEIA MAIS SOBRE SERVICE DESK NO BLOG CERVELLO

 

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    27

    A automação vai substituir o trabalho humano?

    • 27 de setembro de 2021

    Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    ago
    05

    7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

    • 5 de agosto de 2021

    A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais