Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio
jun
03

Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio

2 Comentários

O sistema de service desk é uma forma de gerenciamento de tickets que permite uma empresa desenvolver fluxos otimizados de atendimento para seus departamentos internos, de forma que deixe mais eficaz a comunicação e solução de problemas para o cliente.

Atualmente não tem como negar a importância da tecnologia na gestão de um negócio. E isso vale para as pequenas, médias e grandes organizações. O uso das ferramentas digitais é fator determinante para que uma empresa seja bem sucedida.

Diante da digitalização dos processos em uma companhia, é possível obter uma série de avanços como:

  • Destaque da marca no mercado
  • Produtividade da equipe de funcionários
  • Melhor experiência do cliente
  • Aumento das vendas

No contexto da transformação digital e do uso da tecnologia na gestão das empresas, a presença de um sistema de Service Desk adquire uma enorme importância, trazendo impactos positivos para o negócio. Confira mais detalhes sobre esse tema nos tópicos abaixo.  

O que é um sistema de Service Desk

Um dos conceitos mais comentados quando se trata da digitalização de um negócio é a possibilidade de contar com um recurso capaz de reunir os principais processos de gestão em um lugar único.

Essa centralização de atividades em um ambiente auxilia a coordenar os processos e a facilitar ao máximo setores fundamentais, como:

  • o atendimento;
  • o controle das finanças;
  • gestão de estoques;
  • recursos humanos
  • e demais setores de uma organização.

Esse recurso centralizador e de gestão é o Service Desk. E embora se venda no mercado que esse sistema seja um avanço do Help Desk, essa afirmação não é de toda verdade.

Em um cenário de priorização do relacionamento com o cliente, o Help Desk é o primeiro estágio na história de atenção a incidentes e problemas relacionados à tecnologia.

Em seguida, esse sistema evoluiu para Service Desk com caráter menos reativo, mais preventivo e de serviços, para solucionar problemas tecnológicos do dia a dia de uma empresa.

Hoje em dia, o Service Desk atua para resolver falhas mais complexas e assegurar o correto funcionamento de toda estrutura tecnológica de uma organização, contribuindo com o aprimoramento da empresa como um todo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O impacto do Service Desk na gestão do seu negócio

O impacto que esse recurso traz para uma empresa pode ser notado em várias vantagens. Algumas delas são mais evidentes e podem ser conferidas a seguir.  

Solução aos clientes

É notório o quanto os clientes ficam satisfeitos quando os problemas e as dúvidas são sanados com facilidade e rapidez.

Um sistema Service Desk, entre outras atribuições, tem condições de assegurar atendimento da mais alta qualidade por meio de recursos que melhoram de forma significativa a experiência do cliente.

Maior eficiência no atendimento

Diante disso, um dos principais processos de uma empresa é otimizado. Estamos falando do atendimento! Ele é essencial para fidelizar os clientes e tornar a sua marca conhecida pelo profissionalismo e compromisso com a qualidade.

Isso é possível porque o Service Desk permite que os atendimentos sejam realizados de forma planejada e digitalizada.

Melhoria na medição de resultados

Um impacto positivo do Service Desk é permitir mensurar os resultados da sua gestão. Desse modo, é possível determinar melhores estratégias, conhecer com mais eficiência o comportamento do consumidor e tomar decisões com mais precisão. 

Redução de custos

Com a possibilidade de sanar problemas mais complexos na estrutura da sua gestão, bem como garantir a satisfação dos clientes, o Service Desk também promove uma diminuição dos gastos na sua empresa.

Isso ocorre porque ele torna a produtividade dos colaboradores mais eficientes, ajudando no atendimento, assegurando a confiança dos clientes e evitando a realização de tarefas repetitivas que não agregam nenhuma qualidade para o seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como escolher e implementar o sistema de Service Desk ideal para a sua empresa?

Ter à disposição um sistema Service Desk ajuda muito a sua organização. No entanto, para implementar o sistema de Service Desk de forma correta é necessário levar em consideração alguns aspectos. Confira!

Público atendido

É preciso conhecer de forma precisa as principais necessidades do seu público. Assim, o Service Desk será ainda mais efetivo para promover a satisfação e uma boa experiência aos clientes.

Distribuição dos times e responsabilidades

O treinamento dos times e as atribuições de responsabilidades agilizam e facilitam ainda mais a implantação do Service Desk em seu negócio, otimizando a sua atuação e o tornando a solução que você espera.

Acordos de nível de serviços

Também conhecido como SLA, ele consiste em um documento onde consta os níveis de serviços que devem proporcionar para os clientes. É um acordo importante e que deve ser levado em consideração quando se trata também do sistema Service Desk.

Fluxo de entrada de tickets

Os tickets costumam agilizar o atendimento, se tornando um dos principais fatores para tornar esse setor mais eficiente e rápido. Por isso, é importante que o sistema de Service Desk leve em conta esse detalhe.

Um sistema de Service Desk é útil para todos os tipos de negócio?

O Service Desk pode ser utilizado por empresas dos mais variados segmentos. Como esse sistema possui uma função de caráter estratégico na organização, ele pode estabelecer, gerenciar, implementar e supervisionar as ações e tarefas ligadas à tecnologia de todos os setores de uma empresa.

Com isso ele assegura que os processos usados para o atendimento das demandas sejam realmente eficientes. Sendo assim, o Service Desk pode ser usado em organizações como:

  • Lojas
  • Startups
  • Consultórios
  • Indústrias
  • Empresas de serviços

Conclusão

No atual contexto, um sistema de Service Desk surge como uma solução fundamental, tendo em vista que a tecnologia vem se tornando mais presente no cotidiano de todas as empresas.

Por conta disso, mais do que uma simples aliada na gestão de negócio, um sistema de Service Desk se consolida como o recurso fundamental para assegurar atendimento bem feito e alta produtividade.

Da mesma forma, se levarmos em conta o atual nível de exigência dos consumidores, adotar tecnologias que viabilizam um atendimento de qualidade é mais do que essencial, inclusive, vem a ser o único caminho para o negócio se tornar ainda mais competitivo.

Por fim, é desse modo, agilizando atendimentos e resolvendo diversos problemas, que o sistema de Service Desk impacta o seu negócio de forma positiva, se tornando uma solução que traz inúmeros benefícios.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
    maio
    23

    Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

    • 23 de maio de 2022

    A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
    abr
    03

    Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

    • 3 de abril de 2022

    O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
    mar
    28

    Serviços de CSC – Do analógico para o digital

    • 28 de março de 2022

    O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
    mar
    20

    Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

    • 20 de março de 2022

    Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais