Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio
jun
03

Descubra como um sistema de service desk pode impactar no seu negócio

2 Comentários

O sistema de service desk é uma forma de gerenciamento de tickets que permite uma empresa desenvolver fluxos otimizados de atendimento para seus departamentos internos, de forma que deixe mais eficaz a comunicação e solução de problemas para o cliente.

Atualmente não tem como negar a importância da tecnologia na gestão de um negócio. E isso vale para as pequenas, médias e grandes organizações. O uso das ferramentas digitais é fator determinante para que uma empresa seja bem sucedida.

Diante da digitalização dos processos em uma companhia, é possível obter uma série de avanços como:

  • Destaque da marca no mercado
  • Produtividade da equipe de funcionários
  • Melhor experiência do cliente
  • Aumento das vendas

No contexto da transformação digital e do uso da tecnologia na gestão das empresas, a presença de um sistema de Service Desk adquire uma enorme importância, trazendo impactos positivos para o negócio. Confira mais detalhes sobre esse tema nos tópicos abaixo.  

O que é um sistema de Service Desk

Um dos conceitos mais comentados quando se trata da digitalização de um negócio é a possibilidade de contar com um recurso capaz de reunir os principais processos de gestão em um lugar único.

Essa centralização de atividades em um ambiente auxilia a coordenar os processos e a facilitar ao máximo setores fundamentais, como:

  • o atendimento;
  • o controle das finanças;
  • gestão de estoques;
  • recursos humanos
  • e demais setores de uma organização.

Esse recurso centralizador e de gestão é o Service Desk. E embora se venda no mercado que esse sistema seja um avanço do Help Desk, essa afirmação não é de toda verdade.

Em um cenário de priorização do relacionamento com o cliente, o Help Desk é o primeiro estágio na história de atenção a incidentes e problemas relacionados à tecnologia.

Em seguida, esse sistema evoluiu para Service Desk com caráter menos reativo, mais preventivo e de serviços, para solucionar problemas tecnológicos do dia a dia de uma empresa.

Hoje em dia, o Service Desk atua para resolver falhas mais complexas e assegurar o correto funcionamento de toda estrutura tecnológica de uma organização, contribuindo com o aprimoramento da empresa como um todo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O impacto do Service Desk na gestão do seu negócio

O impacto que esse recurso traz para uma empresa pode ser notado em várias vantagens. Algumas delas são mais evidentes e podem ser conferidas a seguir.  

Solução aos clientes

É notório o quanto os clientes ficam satisfeitos quando os problemas e as dúvidas são sanados com facilidade e rapidez.

Um sistema Service Desk, entre outras atribuições, tem condições de assegurar atendimento da mais alta qualidade por meio de recursos que melhoram de forma significativa a experiência do cliente.

Maior eficiência no atendimento

Diante disso, um dos principais processos de uma empresa é otimizado. Estamos falando do atendimento! Ele é essencial para fidelizar os clientes e tornar a sua marca conhecida pelo profissionalismo e compromisso com a qualidade.

Isso é possível porque o Service Desk permite que os atendimentos sejam realizados de forma planejada e digitalizada.

Melhoria na medição de resultados

Um impacto positivo do Service Desk é permitir mensurar os resultados da sua gestão. Desse modo, é possível determinar melhores estratégias, conhecer com mais eficiência o comportamento do consumidor e tomar decisões com mais precisão. 

Redução de custos

Com a possibilidade de sanar problemas mais complexos na estrutura da sua gestão, bem como garantir a satisfação dos clientes, o Service Desk também promove uma diminuição dos gastos na sua empresa.

Isso ocorre porque ele torna a produtividade dos colaboradores mais eficientes, ajudando no atendimento, assegurando a confiança dos clientes e evitando a realização de tarefas repetitivas que não agregam nenhuma qualidade para o seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como escolher e implementar o sistema de Service Desk ideal para a sua empresa?

Ter à disposição um sistema Service Desk ajuda muito a sua organização. No entanto, para implementar o sistema de Service Desk de forma correta é necessário levar em consideração alguns aspectos. Confira!

Público atendido

É preciso conhecer de forma precisa as principais necessidades do seu público. Assim, o Service Desk será ainda mais efetivo para promover a satisfação e uma boa experiência aos clientes.

Distribuição dos times e responsabilidades

O treinamento dos times e as atribuições de responsabilidades agilizam e facilitam ainda mais a implantação do Service Desk em seu negócio, otimizando a sua atuação e o tornando a solução que você espera.

Acordos de nível de serviços

Também conhecido como SLA, ele consiste em um documento onde consta os níveis de serviços que devem proporcionar para os clientes. É um acordo importante e que deve ser levado em consideração quando se trata também do sistema Service Desk.

Fluxo de entrada de tickets

Os tickets costumam agilizar o atendimento, se tornando um dos principais fatores para tornar esse setor mais eficiente e rápido. Por isso, é importante que o sistema de Service Desk leve em conta esse detalhe.

Um sistema de Service Desk é útil para todos os tipos de negócio?

O Service Desk pode ser utilizado por empresas dos mais variados segmentos. Como esse sistema possui uma função de caráter estratégico na organização, ele pode estabelecer, gerenciar, implementar e supervisionar as ações e tarefas ligadas à tecnologia de todos os setores de uma empresa.

Com isso ele assegura que os processos usados para o atendimento das demandas sejam realmente eficientes. Sendo assim, o Service Desk pode ser usado em organizações como:

  • Lojas
  • Startups
  • Consultórios
  • Indústrias
  • Empresas de serviços

Conclusão

No atual contexto, um sistema de Service Desk surge como uma solução fundamental, tendo em vista que a tecnologia vem se tornando mais presente no cotidiano de todas as empresas.

Por conta disso, mais do que uma simples aliada na gestão de negócio, um sistema de Service Desk se consolida como o recurso fundamental para assegurar atendimento bem feito e alta produtividade.

Da mesma forma, se levarmos em conta o atual nível de exigência dos consumidores, adotar tecnologias que viabilizam um atendimento de qualidade é mais do que essencial, inclusive, vem a ser o único caminho para o negócio se tornar ainda mais competitivo.

Por fim, é desse modo, agilizando atendimentos e resolvendo diversos problemas, que o sistema de Service Desk impacta o seu negócio de forma positiva, se tornando uma solução que traz inúmeros benefícios.

2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    ago
    16

    Atendimento omnichannel – Conheça 10 dicas importantes de como implementar na sua organização

    • 16 de agosto de 2022

    Dificuldade para atender todas as chamadas dos clientes. Não conseguir entender as prioridades do seu público-alvo. Se esses são alguns dos problemas que você enfrenta na gestão da sua organização, a solução é investir no atendimento omnichannel. Na era digital os clientes estão mais exigentes em relação ao atendimento. Além da qualidade dos produtos e… Leia Mais
    ago
    09

    O que é modelagem de processos – Como funciona e como fazer

    • 9 de agosto de 2022

    Um dos requisitos básicos para que uma organização tenha êxito na hora de alcançar os seus objetivos é estabelecer a digitalização e a correta modelagem de processos. O fato é que por meio da transformação digital uma organização consegue otimizar a produtividade dos colaboradores, bem como efetuar um atendimento de qualidade aos clientes. No entanto,… Leia Mais
    jul
    15

    Serviços de TI – Entenda como eles podem revolucionar a sua organização

    • 15 de julho de 2022

    Mais do que uma alternativa, a transformação digital é a solução para que qualquer organização se torne relevante para os seus clientes. No atual contexto, é impossível reforçar o posicionamento da sua marca sem automatizar os processos do seu negócio com serviços de TI. Nesse cenário de digitalização surgindo como solução, os serviços de TI… Leia Mais
    jul
    07

    Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

    • 7 de julho de 2022

    Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
    jun
    27

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 27 de junho de 2022

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jun
    23

    Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

    • 23 de junho de 2022

    A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
    jun
    14

    Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

    , • 14 de junho de 2022

    Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais