5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos
set
04

5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

5 Comentários

Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor.

Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar os processos e otimizar as principais atividades de uma empresa.

Visto que a tecnologia é algo que está em permanente e rápida transformação, é importante ficar atento para a situação do seu sistema de automação de processos. Quais os sinais indicam que é hora de trocar? Quando deve ser feita a mudança?

Para você saber responder com precisão a tais perguntas, leia mais sobre o assunto nesse artigo.

Automação de processos e as suas mudanças na era digital

A transformação digital não é um procedimento único e linear. Ela deve ser analisada de forma constante. As ferramentas devem passar por atualização com o intuito de se adaptarem diante da demanda de trabalho.

Em alguns momentos você passa a detectar que o retrabalho aumenta e a produtividade diminui. Isso, mais cedo ou tarde, acaba afetando de maneira negativa o resultado final, prejudicando o atendimento ao cliente.


Veja aqui 5 formas de gerar automação de processos com tecnologia


Hoje em dia o cliente está sempre atento às novas tecnologias, buscando sempre diferentes canais de comunicação com as empresas. Sendo assim, os procedimentos de produção e atendimento do seu negócio precisam ser realizados com muito mais rapidez e qualidade.

No entanto, para assegurar um padrão constante de qualidade do seu negócio na era digital, é fundamental poder contar com um sistema de modelagem de processos. E quanto maior o número de atividades sendo realizadas, maiores as chances de erros nessa etapa.

Indícios para você adquirir um novo sistema de automação de processos

É inevitável, mas vai chegar o instante em que o seu sistema de automação se tornará obsoleto. Isso é normal no atual cenário em que a velocidade é a palavra de ordem para garantir um trabalho bem feito.

Além disso, se você já notou que os concorrentes estão à sua frente, fisgando mais clientes e deixando o seu negócio comendo poeira, então é hora de mudar.

A verdade é que no atual contexto da era digital, todos esses indícios podem ser um sintoma de falha na sua automação de processos.

Contudo, é bem provável que o seu negócio ainda esteja apoiado em sistemas desatualizados que não possibilitam a obtenção de bons resultados, prejudicando inclusive as experiências de abordagem ao consumidor.

Vale salientar que poder integrar todos os segmentos do seu negócio e obter uma boa análise de dados são alguns dos recursos que podem fazer toda a diferença para a sua empresa se manter relevante e bem posicionada no mercado.

Diante disso, é preciso abrir os olhos para a hora de mudar para um novo sistema de automação de processos. A seguir elencamos alguns dos principais sinais de alerta para você buscar novas alternativas. Confira!

1 – Problemas envolvendo a logística

A questão da logística é uma parte importante nos negócios. No entanto, diante de comunicação precária provocado por um sistema de automação que não corresponde mais as expectativas, os gastos com a logística aumentam.

Quando as falhas afetam de forma direta a movimentação e entrega de mercadorias, a situação complica ainda mais. Por isso, ao verificar que a logística do seu negócio é um dos setores que apresenta falhas constantes, considere a aquisição de um novo sistema de automação de processos.

2 – O sistema não acompanhou o crescimento da sua empresa

Mais produtos foram vendidos, houve um aumento de acessos no site, enfim, vários dados mostraram que o seu negócio se desenvolveu, mas a falta de recursos do seu antigo sistema de automação está travando vários processos.


Centro de serviços compartilhados? Veja aqui 6 benefícios que ninguém te contou


Sendo assim, é fundamental que o sistema esteja em sintonia com o crescimento do seu negócio, assim você irá garantir uma boa escalabilidade na gestão da sua empresa, evitando que ela fique estagnada.

3 – Funcionalidades desatualizadas

Caso o software que você utiliza há tempos demonstre indícios de desatualização, você vai detectar que determinadas funções estarão comprometidas, especialmente quando sua empresa se arriscar em novos voos em outros modelos de negócios.

Muitos gestores podem tentar sanar essas falhas acrescentando componentes externos, porém tal iniciativa em breve vai demonstrar ser ineficiente e, o pior, custará caro e ainda poderá gerar a perda de vendas e clientes.

O ideal para essa situação é investir em um novo sistema de automação para garantir que todos os processos do seu negócio sejam realizados por uma solução integrada capaz de atender às necessidades estratégicas de mudança do seu negócio.

4 – Falhas de informação

Uma das características da era digital é a valorização do Big Data, ou seja, do enorme volume dos dados e das análises desses dados.

Não custa lembrar que elementos importantes como, por exemplo, a análise SWOT (aquela que serve para encontrar fraquezas, forças, oportunidades e ameaças) depende muito de uma bem feita análise interna de dados. O mesmo vale para a realização do Benchmarking.

Se você não está obtendo êxito com os processos de cruzamento e análise de dados, então já temos aí mais um indício de que um novo sistema de automação deve entrar em cena.

5 – Falta de qualidade no monitoramento

Não ter a possibilidade de avaliar o acompanhamento das ações é arriscado quando o assunto se trata de gestão de negócios. Não monitorar o andamento das estratégias é como um marinheiro que navega sem um mapa.

Um bom sistema deve oferecer alternativas e funcionalidades de monitoramento. Isso permite que você possa alterar estratégias caso necessário, colocando você sempre no controle da situação.

Por isso, se o seu atual sistema de processos não permite que você tenha um acompanhamento em tempo real, está na hora de adotar um que apresente tal característica.

Com isso você vai reparar que vários aspectos da sua gestão vão melhorar, inclusive a produtividade.

Um novo sistema de automação de processos pode ser decisivo para o seu negócio sair da zona de conforto

O intuito de todo gestor é tornar o seu negócio sempre competitivo. Porém, em alguns casos ocorre uma acomodação, pois o gestor acredita que tudo está em ordem com os seus processos de trabalho e gestão.


Entenda neste post como um sistema de chamados pode melhorar a área de TI


No entanto, um bom sistema de gestão deve sempre corresponder às expectativas da empresa, sempre a tornando atualizada e proporcionando agilidade na realização das tarefas que resultam no atendimento de qualidade.

Por isso, qualquer gestão e planejamento bem feito deve ser construído por meio de tecnologia inteligente e atualizada.

E então, gostou do nosso conteúdo? Para receber mais conteúdos como esse assine a nossa Newsletter.

5 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais